Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Results
#1. (UFG – DPE-GO/2014) Considerando-se o conteúdo jurídico do princípio da igualdade, é vedada:
#2. (TJ-PR – TJ-PR/2013) A decretação de intervenção federal nos Estados, na hipótese de recusa de execução de lei federal, depende de provimento:
#3. (TJ-PR – TJ-PR/2013) Acerca da intervenção, assinale a alternativa correta
#4. (UFG – DPE-GO/2014) Um conjunto articulado de ações por parte do Estado e da sociedade, desde a concepção de políticas públicas até a realização de programas locais de atendimento implementados por entidades governamentais e não governamentais, é corolário dos princípios estabelecidos no texto da Constituição Federal de 1988. Nesse contexto,
#5. (CESPE – TCU/2015) Compete ao TCU julgar as contas do presidente da República.
?
art. 49 da Constituição Federal
É competência exclusiva do Congresso Nacional julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo. (CF, art. 49).
#6. (CESPE – TCU/2015) O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político que tenha representação no Congresso Nacional.
#7. (TJ-PR – TJ-PR/2013) Qual o tempo mínimo definido pela Emenda Constitucional nº 19, de 4 de junho de 1998, para que um servidor público ocupante de cargo em efetivo exercício conquiste a estabilidade?
#8. A despeito do seu papel constitucional de auxiliar o Poder Legislativo, o TCU não depende de autorização ou provocação desse poder para exercer suas atribuições constitucionais, podendo exercê-las até mesmo contra ele.
#9. (IESES – IGP-SC/2017) Conforme prevê a Constituição Federal, é correto afirmar:
#10. (IESES – IGP-SC/2017) Sobre a Administração Pública na Constituição Federal, é correto afirmar:
#11. (IESES – IGP-SC/2017) Sobre a Administração Pública na Constituição Federal, é correto afirmar:
#12. (CESPE – TCU/2015) Embora leis complementares não sejam consideradas inconstitucionais pelo simples fato de veicularem matéria reservada a leis ordinárias, os dispositivos desse tipo de lei que não tratem de assunto próprio de lei complementar ficam sujeitos a modificações posteriores promovidas por lei ordinária.
#13. (CESPE – TRE-RS/2015) O direito eleitoral, precisamente, dedica-se ao estudo das normas e procedimentos que organizam e disciplinam o exercício do poder de sufrágio popular, de modo a que se estabeleça a precisa equação entre a vontade do povo e a atividade governamental. Para melhor ordenação lógica (das fontes), há que se partir da Constituição Federal de 1988 (CF), que é a fonte suprema de onde promana a ordem jurídica estatal. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
#14. (IBCF – TJ-PR/2014) Sobre a intervenção é correto afirmar: