.Teste 3: Língua Portuguesa – Questões Gerais

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos >  Conhecimentos Gerais >  Língua Portuguesa > Questões Gerais

Teste 3: Língua Portuguesa – Questões Gerais

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. Em relação à concordância verbal, julgue: À autora e à leitora do romance só interessam a verdade.

#2. Em relação à concordância verbal, julgue: Tu e teu colega devereis comparecer ao tribunal.

#3. Em relação à concordância verbal, julgue: Juro que tu e tua mulher me pagam.

#4. Em relação à concordância verbal, julgue: Não quero que fique contra ela o pai e os amigos.

#5. Em relação à concordância verbal, julgue: Casarás com a prima e sereis felizes para sempre.

#6. Em relação à concordância verbal, julgue: Aflição, dores, tristezas, nada o fazia abandonar a luta. ? Quando os núcleos forem sinônimos ou estiverem formando gradação, o verbo deverá ficar no singular. Exemplo: “Cada rosto, cada voz, cada corpo lhe lembrava a amada.”

#7. Em relação à concordância verbal, julgue: A tranquilidade e a calma transmite segurança ao público. ? Núcleos ligados pela conjunção “e”: Quando os núcleos forem sinônimos ou estiverem formando gradação, o verbo deverá ficar no singular. Exemplo: “A lisura e a sinceridade freqüenta pouco o Congresso Nacional.” (lisura = sinceridade).

#8. Em relação à concordância verbal, julgue: Um grito, um gemido, um sussurro acordava a pobre mãe. ? Quando os núcleos forem sinônimos ou estiverem formando gradação, o verbo deverá ficar no singular. Exemplo: “Cada rosto, cada voz, cada corpo lhe lembrava a amada.”

#9. Em relação à concordância verbal, julgue: A viúva com o resto da família mudaram-se para Santiago. ? Núcleos ligados pela preposição “com”: Verbo após os núcleos: facultativamente ficará no plural ou concordará com o primeiro núcleo o verbo que estiver após o sujeito composto cujos núcleos sejam ligados pela preposição com. Exemplos: "O gerente com os funcionários dará início à promoção de descontos". "O gerente com os funcionários darão início à promoção de descontos".

#10. Em relação à concordância verbal, julgue: A riqueza ou o poder o livrou do processo. ? Núcleos ligados pela conjunção “ou”: Não havendo ideia de exclusão: quando não houver um elemento praticando a ação e, com isso, impedindo que o outro também a pratique, o verbo ficará no plural.

#11. Em relação à concordância verbal, julgue: Alunos ou aluno farão a homenagem. ? Quando os núcleos do sujeito composto forem ligados pela conjunção ou, deve-se analisar se há ou não exclusão, ou seja, analisar se um elemento, ao praticar a ação, impede que o outro também a pratique. Havendo ideia de exclusão: quando houver um elemento praticando a ação e, com isso, impedindo que o outro também a pratique, o verbo ficará no singular. Neste caso o correto seria: "Alunos ou aluno Fará a homenagem."

#12. Assinale a frase incorreta: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Concordância ATRATIVA: o adjetivo preposto (plausível), deve concordar com o substantivo (argumentos). </br>

Errada: “Acho plausível os seus argumentos”, o correto seria: “Acho plausíveis os seus argumentos”.  </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Concordância Verbal e Nominal ( )

#13. Em relação à concordância verbal, julgue: Ler e escrever provocam entusiasmo na juventude. ? Núcleos ligados pela conjunção “e”: quando os núcleos forem sinônimos ou estiverem formando gradação, o verbo deverá ficar no singular.

#14. Em relação à concordância verbal, julgue: O jovem como o adulto têm os mesmos conflitos.

#15. Assinale a frase que contém erro:

#16. Em relação à concordância verbal, julgue: Um e outro vício nega os foros da natureza. ? Um e outro: quando o sujeito for a expressão "um e outro", o substantivo correspondente a ela ficará no singular, o adjetivo no plural e o verbo facultativamente no singular ou no plural.

#17. Incorreta:

#18. Em relação à concordância verbal, julgue: Mais de um atleta completaram o percurso da maratona. ? Quando o sujeito for iniciado pela expressão "mais de um", o verbo concordará com o numeral que vier imediatamente à frente. Exemplos: Mais de uma criança se machucou no brinquedo. (criança - machucou). Menos de dez pessoas chegaram na hora marcada. (pessoas - chegaram).

#19. Incorreta: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

PROIBIDO: concorda com o artigo. Quando o artigo não estiver explicitado, considera-se no masculino. No caso, o correto seria: “Entrada é proibido”. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Concordância Verbal e Nominal ( )

 

#20. Incorreta: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

ERRADO: </br>

“Remeti anexo a carta e o requerimento” </br>

Anexo concorda com o substantivo, o correto seria “Remeti anexa a carta e o requerimento.” </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Concordância Verbal e Nominal ( )

 

#21. Incorreto: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

MESMO: concorda com o substantivo a que se refere, se “Ela”, então “mesma”. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Concordância Verbal e Nominal ( )

#22. Incorreta:

#23. Incorreta: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Errado: </br>

“São alunas bastantes estudiosas”, o correto seria “”São alunas bastante estudiosas”, pois o BASTANTE é um advérbio. </br> </br>

*** Advérbio é toda palavra invariável que acompanha o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, modificando o seu sentido. Exemplo: Cheguei “cedo”. Esse carro é “muito” bom. Ele estava “muito” bem. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Concordância Verbal e Nominal ( )

#24. Assinale a alternativa correta: “Faz muitos anos que compramos uma caneta e uma gramática __________ para estudar a língua e a literatura __________.

#25. Marque a alternativa cuja seqüência preencha adequadamente as lacunas do seguinte período: “Nós __________socorremos o rapaz e a moça __________. ? MESMO: Concorda com o substantivo a que se refere, neste caso, poderia ser utilizado "mesmos" ou "mesmas". BASTANTE: Quando modificarem substantivo, concordarão com ele, por serem pronomes indefinidos adjetivos ; Quando modificarem verbo, adjetivo ou outro advérbio, ficarão invariáveis, por serem advérbios. Neste caso, permanece "bastante".

#26. Todas as concordâncias nominais estão corretas, exceto: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

O adjetivo fica invariável quando termina em substantivo, no caso, o correto seria: “A moça usava vestidos azul-marinho.” </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Concordância Verbal e Nominal ( )

 

#27. ”Os seus projetos são os _________elaborados, por isso garantem as verbas _________ para sua execução e evitam ______ – entendidos.” ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

MAIS BEM/MELHOR: Na ocorrência de expressões adjetivas com verbos no particípio, utiliza-se a expressão “mais bem”, ao invés do advérbio “melhor”. </br>

SUFICIENTE: concorda com o substantivo, portanto: “verbas suficientes”. </br>

MAL/MAU: Mal <> bem, invariável. Mau <> bom, variável. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Concordância Verbal e Nominal ( )

#28. “Ainda ______ furiosa, mas com ________ violência, proferia injúrias ___________ para escandalizar todos. “ ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

MEIO:  Concordará com o elemento a que se referir, quando significar metade;   Ficará invariável, quando significar um pouco, mais ou menos.  Quando formar substantivo composto, ambos os elementos variarão.  </br> </br>

MENOS: invariável.  </br> </br>

MUITO / BASTANTE:  Quando modificarem substantivo, concordarão com ele, por serem pronomes indefinidos adjetivos;  Quando modificarem verbo, adjetivo, ou outro advérbio, ficarão invariáveis, por serem advérbios.  Bastante também será adjetivo, quando significar que basta, que satisfaz. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Concordância Verbal e Nominal ( )

#29. Nas manchetes a seguir, assinale a alternativa em que não ocorre crase: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Erradas: </br> </br>

“Cárter acusa Israel de criar obstáculos a paz”, a palavra “paz” se substituída por uma palavra no masculino, exigiria a mudança de “a” para “ao”, neste caso há crase – o mesmo ocorre na frase: “Poço na bacia de Campos leva Petrobrás a maior jazida já descoberta”, caso a palavra “jazida” venha a ser substituída por uma palavra masculina.   </br>

Já na fase: “Itália pede a Alemanha extradição de nazistas”, “quem vai a, volta da, crase há“. </br> </br>

Correta: </br> </br>

“Presidente sírio pede a ajuda do Parlamento par vencer a corrupção”, se trocar a palavra “ajuda” por “socorro”, não há a necessidade de inclusão do artigo masculino, então, não há crase. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Crase ( )

#30. Em relação à concordância verbal, julgue: Mentiras era o que me pediam, sempre mentiras.

Ver Resultado

msg

Deixe uma resposta