Teste 3: Linguagem de Programação: Java

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Java > Questões Java

facebook Apostilas - jBoss

Materiais de Estudo disponíveis

Apostila on-line 1596_64x64

Teste 3: Linguagem de Programação: Java

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FGV – IBGE/2017) Uma classe em Java declarada com o modificador final, não pode: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

final </br>

Quando é aplicado na classe, não permite estende-la, nos métodos impede que o mesmo seja sobrescrito (overriding) na subclasse, e nos valores de variáveis não pode ser alterado depois que já tenha sido atribuído um valor. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse:  Java: Sintaxe – Modificadores de Acesso ( )

#2. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Um Sistema Web, voltado para a execução na Internet, pode ser definido como um sistema composto por componentes localizados em uma rede de computadores cujas ações são coordenadas somente através de troca de mensagens.  
 Java RMI (Remote Method Invocation) tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento de aplicações com objetos distribuídos. Neste contexto, marque a afirmativa correta.

#3. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) A linguagem de programação Java é uma linguagem orientada a objetos e como tal, possui características como: herança (habilidade de especificar que um programa é igual a outro, determinando somente as suas diferenças.), polimorfismo (habilidade de uma mesma palavra ou símbolo ter significado diferente em contextos distintos.) e encapsulamento (divisão de um programa em componentes distintos com interação limitada.). Neste contexto, marque a afirmativa correta:

#4. (CETAP – MPCM/2015) A plataforma .Net possui um conceito semelhante ao conceito de pacote em Java. Este conceito se conhece como:

#5. (FGV – IBGE/2017) O operador instanceof em Java: 
 I. aplica-se a operandos que sejam referências para objetos; 
 II. aplica-se a qualquer tipo de operando; 
 III. produz resultado do tipo boolean. 
 Está correto o que se afirma em: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Operador instanceof 

Esse operador realiza a comparação do tipo de um objeto com um determinado tipo. Ou seja, é possível utilizar esse operador para testar se um objeto é do tipo de uma classe, uma subclasse, uma interface ou enum:

 

Operador Descrição
instanceof Operador que realiza a comparação de tipos de instâncias de um objeto

O operador instanceof:

    • aplica-se a operandos que sejam referências para objetos;

 

    • produz resultado do tipo boolean.

 

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Operadores Java ( )

#6. (FGV – IBGE/2017) Um programador Java precisa utilizar um array unidimensional dinâmico armazenando números inteiros e decide importar a classe java.util.ArrayList.  
 A declaração da referência ao array que ele deverá utilizar é:

#7. (FCC – TRT – 9ª REGIÃO (PR)/2013) O JBoss Seam é um framework para desenvolvimento de aplicações Java EE que integra diversas tecnologias, principalmente da plataforma Java EE. Foi desenvolvido para eliminar a complexidade em níveis de arquitetura e API. A figura a seguir mostra a Integração do framework JBoss Seam em uma arquitetura Java EE. 
 
  As lacunas I, II, III e IV são preenchidas, correta e, respectivamente, por

#8. (IBFC – TJ-PE/2017) Relacione as duas colunas quanto a referência mais direta que possa existir do padrão de arquitetura de software MVC (Model-View-Controller) com os respectivos componentes Java EE: 
 (1) Model  
 (2) View 
 (3) Controller 
 (A) EJB (Enterprise JavaBeans) 
 (B) Servlet 
 (C) JSP (Java Server Pages)

#9. (INSTITUTO CIDADES – TCM-GO/2012) Analise:
I. O Java refere-se tanto a uma linguagem de programação quanto a uma plataforma;
II. O Java SE (Standard Edition) é formalmente chamado de J2SE;
III. O J2EE é a edição corporativa do Java. Esta versão inclui o Java Standard Edition além de outras tecnologias como javamail, servlets, JSF e Enterprise Java Beans.
IV. O Java possui uma versão para dispositivos móveis chamada J2ME (Micro Edition).
São verdadeiras as afirmações:

#10. (FCC – AL-MS/2016) Um Técnico em Informática está desenvolvendo uma aplicação utilizando os recursos da plataforma Java EE. Dentre os componentes que desenvolveu na aplicação estão: 
 I. Servlets. 
 II. Classes utilizando Data Access Object. 
 III. Classes utilizando Business Object. 
 IV. Páginas JSP. 
  Considerando o uso do padrão de projeto MVC (Model-View-Controller), o que consta em

#11. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Visto que o protocolo HTTP não mantém estado entre as requisições, um recurso do Java EE supre essa necessidade em aplicações. Qual é o nome desse recurso?

#12. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) No JavaEE 7, qual é a anotação usada para indicar que uma classe é um Web Service JAX-RS?

#13. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Sobre a API JAX-WS do Java EE 7, é correto afirmar:

#14. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Qual dos seguintes trechos de código JSF 2.2 renderiza uma caixa de seleção (combo box)? 

#15. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Qual anotação de escopo do JSF 2 mantém o Managed Bean enquanto a aplicação permanece na mesma página?

#16. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) O JSF possui mecanismos de validação explícita de campos, separando essa validação da lógica de negócio e garantindo que os valores a serem processados estão dentro do esperado. Qual dos seguintes trechos de código indica uma validação de um campo inteiro longo, para que esteja em uma faixa de valores entre 100 e 200, inclusive?

#17. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Seja o seguinte trecho de código Java EE 7 usando JAX-RS para definir um WebServices: 
 
Para que o parâmetro passado na URI de acesso ao WebService seja injetado no parâmetro “x” do método getCliente(), deve ser adicionada uma anotação na lacuna apresentada. Qual anotação tem esse propósito?

#18. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) No Java EE 7, há uma tecnologia padrão de gerenciamento do ciclo de vida de componentes atrelados a escopos bem definidos. Essa tecnologia é:

#19. (FCM – IF Baiano/2017)  Em uma aplicação desenvolvida sob o paradigma da orientação por objetos, é comum utilizar o recurso de herança entre classes. Em se tratando de classes Java persistentes, para trabalhar com herança entre classes, a API de JPA (Java Persistence API) NÃO fornece 

#20. (FCC – DPE-SP/2015) As aplicações para web que utilizam Java EE normalmente utilizam o padrão de arquitetura MVC. Neste padrão

#21. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Em relação ao controle de acesso aos membros de uma classe no Java 8, é correto afirmar:

#22. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017)Considere o programa Java a seguir, compilado na versão 8 (JDK 1.8): 
 
Qual é a saída obtida ao se executar esse programa?

#23. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) O método sort a seguir, escrito na linguagem Java, utiliza um método de classificação para ordenar vetores de números inteiros. 
 
Assinale a alternativa que contém o método de classificação que corresponde ao padrão de comportamento do método sort.

#24. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Durante o processo de desenvolvimento de um programa, é muito difícil conseguir prever todas as possíveis exceções e erros que a aplicação possa gerar, mas linguagens modernas como o Java oferecem ótimos recursos para o tratamento de falhas. Sobre o tratamento de exceções em Java, assinale a alternativa correta.

#25. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Sobre a linguagem de programação Java, assinale a alternativa correta.

#26. (FCC – TRT – 4ª REGIÃO (RS)/2015)A plataforma Java EE define um padrão de arquitetura de três camadas para o desenvolvimento de aplicações web: Camada de Apresentação (Web Tier), Camada de Negócio (Business Tier) e Camada de Integração (EIS Tier). Na camada de Negócio são representados ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

O Entertprise Java Bean (EJB) é um componente server-side que encapsula a lógica de negócio de uma aplicação.  

ara ler mais sobre o assunto, acesse: JEE/J2EE – Java Enterprise Edition ( )

 

#27. (FGV – TCE-SE/2015) A plataforma Java Enterprise Edition (JEE) consiste de um conjunto de containers que fornecem serviços necessários para desenvolver aplicativos multicamadas com base na Web. Cada componente da plataforma JEE necessita de um tipo de container específico para ser executado.
Em relação aos componentes da plataforma JEE, é correto afirmar que Servlets, Message Driven Beans e JSF Managed Beans rodam, respectivamente, nos seguintes containers:

#28. (FCC – TRT – 15ª Região/2015) Em uma aplicação web que utiliza Enterprise JavaBeans − EJB para implementar um carrinho de compras, utilizou-se um tipo de bean que mantém o estado durante uma sessão com o cliente. Nesta aplicação, para indicar ao servidor que a classe é um bean com estado de sessão deve-se utilizar, antes da declaração da classe, a anotação

#29. (CESPE – TCU/2015) Considere as seguintes informações referentes à configuração de servidores JBoss AS 7 (JBoss Application Server 7): 
  I- Há dois modos de se iniciar e configurar o JBoss AS 7: domain ou server group; e standalone. O primeiro modo provê     alta disponibilidade e permite tanto a utilização do JBoss como controlador de domínio quanto a ocorrência de mais de uma instância em um mesmo ponto de controle, compartilhando políticas de gerenciamento em comum.  Ao contrário do modo domain, o segundo modo possibilita apenas uma instância do JBoss AS 7 em cada máquina. 
II – Dois servidores JBoss AS 7 foram instalados em máquinas físicas distintas, utilizando, consequentemente, JVM também distintas, em modo remote standalone client. 
III – Em um servidor C, foi instalada uma única instância do JBoss AS 7 no modo domain, e não houve mudanças em suas configurações-padrão no que se refere ao realm, sockets Binding e arquivos domain.xml e host.xml. 
Com base nessas informações, julgue o item que se segue. 
Segundo o que se afirma em II, é possível implementar cluster de EJBs (Enterprise JavaBeans) de modo a prover fail-over. 
Entretanto, por questões de segurança, é necessário utilizar explicitamente APIs nativas do cliente JBoss EJB para a comunicação com os servidores. Nesse caso, é vedada a utilização de JNDI (Java Naming and Directory Interface) para comunicação entre os nós do cluster, uma vez que a JNDI acessa os recursos externos utilizando hierarquia nos nomes de seus objetos.

#30. (CESPE – TRE-GO/2015) Com relação à JPA (Java persistence API), julgue o item subsequente.
Ao se declarar uma coluna que seja a chave primária de uma tabela, é necessário utilizar a anotação @Id. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Analise o trecho de código:

// A notação @GeneratedValue(strategy=GenerationType.SEQUENCE) informa que o id será gerado automaticamente pelo DB. 
@Id 
@GeneratedValue(strategy=GenerationType.SEQUENCE) 
@Column(name=”id_cliente”) 
public Integer getId_cliente() { 
return id_cliente; 

Onde, os arrobas em cima dos atributos, são as anotações para mapear o seu objeto para a tabela Cliente.

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Java Persistence API (JPA) ( )

Ver Resultado

Deixe uma resposta