Teste 3: Orientação a Objetos e UML

Juliana Jenny Kolb

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Teste 3: Orientação a Objetos e UML

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FGV – IBGE/2017) Observe a Modelagem UML de um Sistema da Universidade UNIFERA: 
  
 A partir da modelagem UML acima analise as seguintes afirmativas: 
 I. Não existe limite para a quantidade de disciplinas cursadas por um aluno. 
 II. O Caso de Uso descrito acima “Matricular aluno em turma” deveria ter ao menos os seguintes fluxos alternativos: “Não existem vagas na turma selecionada” e “Aluno não cadastrado”. 
 III. Não é possível cadastrar turma sem cadastrar seus pré-requisitos. 
 Está correto o que se afirma em:

#2. (FGV – IBGE/2017) O sistema de aluguel de veículos da empresa SoCarros foi modelado em UML. Como parte de seu desenvolvimento, o Analista de Testes Pedro definiu diversos testes a serem realizados. Considere as seguintes descrições dos testes definidos por Pedro: 
– Testar se ao final do caso de uso “Alugar carro” aparece a mensagem “Aluguel realizado com sucesso”. 
– Testar se o sistema suportaria 500 aluguéis simultâneos.
– Testar se o módulo dos Atendentes consegue trocar mensagens corretamente com o modulo da Gerência. 
– Testar se o método “Verificar disponibilidade” da classe “Veiculo” está funcionando corretamente. 
– Verificar quanto tempo o sistema está demorando para retornar à lista de veículos disponíveis. 
 Os testes descritos são, respectivamente:

#3. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Com base no diagrama ao lado, considere as seguintes afirmativas relacionadas à notação e ao que esse diagrama representa. 
 1. A associação entre Lista e Item é do tipo composição e indica que o objeto todo deve gerenciar a criação e destruição de suas partes. 
 2. A associação entre Item, Música e Vídeo representa uma herança múltipla. 
 3. tocar() é uma operação polimórfica, significando que, quando uma mensagem é despachada em tempo de execução, uma correspondência é determinada em tempo de execução de acordo com o tipo do objeto.  
 4. A classe Segue deve possuir atributos ou operações para justificar sua representação como classe de associação. 
 5. Em tempo de execução, a classe Item precisa ser instanciada para que as classes Música ou Vídeo possam ser utilizadas. 
 Assinale a alternativa correta.

#4. (FUNCERN –  IF-RN/2017) Quanto aos tipos de relacionamentos do paradigma orientado a objetos, a ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: 

– associação especifica que objetos de um item estão conectados a objetos de outro item. 

Errado: 

– dependência determina que um item utiliza as informações e os serviços de outro item e vice-versa

    • Este relacionamento tem como objetivo identificar um certo grau de dependência de uma classe em relação à outra, ou seja, sempre que ocorrer uma mudança na classe da qual outra classe depende, esta deverá também sofrer uma mudança. 

 

– generalização permite que os objetos da classe-filha possam ser utilizados em qualquer local em que a classe-mãe ocorra e vice-versa. 

– especialização define uma relação entre itens gerais, chamados classes-filha, e itens específicos, chamados classes-mãe, dos itens gerais. 

    • O relacionamento de especialização/generalização é uma forma de associação entre casos de uso na qual existem dois ou mais casos de uso com características semelhantes, apresentando pequenas diferenças entre si. Quando tal situação ocorre, costuma-se definir um Caso de Uso Geral que descreve as características compartilhadas e então relacioná-lo com os outros Casos de Uso envolvidos (características específicas).

 

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Diagrama de Classes ( )

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