Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões BPM
Materiais de Estudo disponíveis
Apostila on-line |
Teste 3: Processos de Negócio – BPM – BPMN
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Results
#1. (ESAF – ANAC/2016) Relacione a primeira com a segunda coluna, considerando conceitos preconizados pelo Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento BPM CBOK v.3.0. CONCEITO 1- Handoffs 2- Regras de Negócio 3- Análise de Capacidade 4- Gargalo 5- Negócio 6- Processo de Negócio DESCRIÇÃO ( ) Restrição de capacidade que cria uma fila. ( ) Refere-se a pessoas que interagem para executar um conjunto de atividades de entrega de valor para os clientes e gerar retorno às partes interessadas. ( ) Testa os limites inferior e superior e determina se fatores de execução do processo podem apropriadamente diminuir ou aumentar em escala para atender a demanda. ( ) Qualquer ponto em um processo em que o trabalho ou a informação passa de uma função para outra. ( ) Impõem restrições e direcionam decisões que impactam a natureza e o desempenho do processo. ( ) É um trabalho que entrega valor para os clientes ou apoia/ gerencia outros processos. Assinale a opção correta.
#2. (CESPE – TRT – 8ª Região (PA e AP)/2016) Assinale a opção correta a respeito da gestão de processos de negócio (BPM – business project management).
#3. (CESPE – FUNPRESP-EXE/2016) Diagramas, mapas e modelos de processos se distinguem, principalmente, por seus propósitos, pelo volume de informação de que dispõem e por serem elaborados em diferentes momentos e estágios de conhecimento sobre o processo.
#4. (CESPE – FUNPRESP-EXE/2016) Os core processes, também denominados processos primários ou essenciais, tendem a expressar a cadeia de valor das organizações quando agrupados a outros processos da mesma natureza, propiciando uma visão abrangente acerca da criação de valor aos clientes.
#5. (CESPE – FUNPRESP-EXE/2016) Os processos de suporte ou de apoio são caracterizados pelo vínculo marcante com a visão funcional tradicional e por não entregarem valor diretamente ao cliente. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Gerenciamento de Processos de Negócio ( )
#6. (CESPE – FUNPRESP-EXE/2016) Na arquitetura organizacional orientada a processos, a função do analista de negócio é analisar as necessidades tecnológicas, avaliar os processos atuais, propor soluções e sugerir melhorias, além de apoiar os donos dos processos com informações relevantes para a tomada de decisão, quando for constatada a necessidade de mudança. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Analista de Negócios: </br>
São responsáveis pelo levantamento de requisitos e propostas de solução de tecnologia da informação. Podem facilitar reuniões para auxiliar a equipe no mapeamento de tecnologias ou estarem envolvidos em operações de negócio e desenho de novas funcionalidades. </br>
Dentro do ciclo de desenvolvimento de sistemas, assume a função de ligação entre áreas funcionais da organização e a área de Tecnologia da Informação ou provedores de serviços externos. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Papéis na Orientação por Processos ( )
#7. (CESPE – FUNPRESP-EXE/2016) A análise de ciclo de tempo possibilita conhecer o tempo total de realização das atividades de um processo, que consiste na medida das atividades desde o momento da entrada (input) até o momento da criação da saída (output). ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Análise de Tempo de Ciclo ( )
#8. (CESPE – FUNPRESP-EXE/2016) A modelagem de processos ocorre, basicamente, nos cenários futuro (to be) e como deveria ser (should be).
#9. (CESPE – FUNPRESP-EXE/2016) No início da análise de processo, recomenda-se a profissionais de BPM (business process management) a realização de workshops de apresentação e de nivelamento de conhecimentos e expectativas com os principais envolvidos no projeto.
#10. (CESPE – FUNPRESP-EXE/2016) A principal desvantagem da técnica de análise de custo é que ela não permite a identificação de atividades que não agregam valor. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Análise de Custos </br>
Essa análise é uma lista de custo por atividade totalizado para compor o custo total do processo. </br>
Esta técnica analítica é usada com frequência para obter um entendimento e apreciação do verdadeiro custo associado a um produto ou serviço. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Análise de Custos ( )
#11. (CESPE – FUNPRESP-EXE/2016) Brainstorming, modelagem em tempo real com software específico e scripts de cenários e roteiros são técnicas utilizadas como auxiliares na definição de melhorias para o processo atual (as is)
#12. (CESPE – FUNPRESP-EXE/2016) A técnica de redução de atividades de handoffs e a de análise de atividades com adição de valor, que utiliza como insumo o processo atual (as is), são mutuamente excludentes.
#13. (FCC – TRT – 23ª REGIÃO (MT)/2016) O grau de maturidade na gestão de processos é definido a partir de níveis, que medem a evolução da organização quanto às práticas de gerenciamento de processos. Um dos modelos a partir do qual é possível descrever o grau de maturidade de um processo é o preconizado pela Society for Design and Process Science − SDPS, que aponta, como o nível mais avançado, o correspondente aos processos ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
A visão da Society for Design and Process Science (SDPS) de maturidade de processos acompanha a própria definição de seu ciclo de gestão, ou seja, os níveis pretendidos basicamente dizem respeito a cada uma das etapas do conhecimento das equipes envolvidas e da minimização dos riscos de efeitos indesejados: </br>
Nível 1 – Processos modelados </br>
Os processos são identificados a partir de seus valores, de seus impactos / motivações /
características, de seus papéis (valor adicionado, insumo, referência, infraestrutura), das
sincronias envolvidas (critérios, condições / ações, atividades) e de seus efeitos colaterais. </br>
Nível 2 – Processos simulados </br>
Os processos são simulados a partir da introdução de dados estimados (quantidades, filas,
tempos de espera, tempos de transformação, distribuições estatísticas, valores máximo /
mínimo / médio, etc) que nos permitem a criação e a análise de cenários distintos, reduzindo os riscos da implantação e induzindo, quando necessário, mudanças nos modelos de processos. </br>
Nível 3 – Processos emulados </br>
Os processos são emulados a partir da coexistência de dados da realidade junto aos dados
estimados, permitindo um maior refinamento dos cenários e dos possíveis impactos e,
novamente, minimizando a possibilidade de efeitos indesejados. </br>
Nível 4 – Processos encenados </br>
Os processos são realizados conforme os modelos desenhados, simulados e emulados, e a
observação das novas condições exigidas pela realidade induz a permanente adequações dos requisitos de processo.
Nível 5 – Processos interoperados </br>
Os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo
cadeias de valor entre instituições como, por exemplo, no caso da execução de políticas
públicas. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Maturidade em Processos – SDPS ( )
#14. (FCC – TRT – 23ª REGIÃO (MT)/2016) De acordo com a referência mundial em Gerenciamento de Processos de Negócio − BPM, durante a Análise de Processo o Analista deve observar diversas situações. Dentre elas: I. Fatores que impõem restrições e direcionam decisões que impactam a natureza e o desempenho do processo. Frequentemente esses fatores são criados sem suficiente compreensão dos cenários que a organização pode encontrar ou se tornam desconectados devido a mudanças não gerenciadas. II. Elementos que testam os limites de sustentação inferior e superior do processo e determinam se seus fatores de execução podem apropriadamente diminuir ou aumentar em escala para atender à demanda. III. Elementos que restringem a capacidade do processo e criam uma fila. Os itens I, II e III correspondem, correta e respectivamente, aos elementos
#15. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) O Business Process Management (BPM) envolve a descoberta, projeto e entrega de processos de negócios. Adicionalmente o BPM inclui o controle executivo, administrativo e supervisório desses processos. A literatura especializada propõe vários modelos para orientar o gerenciamento de processos de negócios. Muitos deles assumem a forma cíclica, isto é, contêm uma série de ações que se repetirão na fase seguinte. Neste sentido, assinale, das opções a seguir, aquela que apresenta a relação de etapas mais apropriadas para implantação de processos de uma organização:
#16. (PUC-PR – TJ-MS/2017) A notação BPMN é uma representação gráfica para especificar processos de negócio na forma de um modelo, apoiando a gestão de processos tanto por usuários técnicos, quanto por áreas de negócio. Tem como objetivo ser uma notação representativa e intuitiva, ao mesmo tempo que deve permitir expressar processos complexos. Avalie as seguintes afirmações sobre BPMN. I. As raias organizam as categorias do processo, podendo mostrar agentes ou unidades responsáveis pelo trabalho e estar agrupadas ou subdivididas. II. São categorias de componentes envolvidas no padrão BPMN: eventos, atividades, desvios, papéis, métricas, raias e valor. III. As atividades na notação BPMN podem ser denominadas de tarefas quando não podem ser decompostas em outras atividades. Já os agrupamentos de atividades que precisam ser todas completadas para alcançar um objetivo podem ser chamados de transações. É CORRETO apenas o que se afirma em:
#17. (FUNDEP - SEFAZ-PA/2022) Em BPM, o nome que se dá a qualquer ponto em um processo em que o trabalho ou a informação passa de uma função para outra é:
#18. (CESPE - TELEBRAS/2022) O conceito de explicitação de processos, uma das dimensões da gestão de processos, se refere à capacidade de intervir em um processo de maneira a garantir que seus resultados cheguem o mais próximo possível dos resultados esperados.
A explicitação de processos é uma explicação mais elaborada, ou seja, ter uma visão mais abrangente e clara dos componentes bem como da visão e definição. Assim, ela faz parte do planejamento e não da execução.
#19. (FADESP - SEFAZ-PA/2022) Considerando a conexão do Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) com os objetivos estratégicos, assinale a alternativa a seguir que complementa as afirmações. I. Objetivos organizacionais devem estar conectados à entrega de ____________. II. Objetivos organizacionais podem ser atingidos por meio de um gerenciamento centrado em ____________.
#20. (Instituto AOCP - ALE-RN/2022) Sobre a tecnologia de workflow, indique a letra incorreta:
#21. (FADESP - SEFAZ-PA/2022) No BPM, notação é um conjunto padronizado de símbolos e regras que determinam o significado desses símbolos. Dentre as notações descritas no BPM CBOK, assinale a alternativa que inclui um conjunto simples e limitado de símbolos não padronizados que facilita entendimento rápido do fluxo de um processo.
#22. (CESPE/2022) Dentre os conceitos de BPM, (1) cenário está relacionado com grupo de atividades e competências especializadas; (2) subprocesso é a decomposição de atividades em um conjunto de passos ou ações para realizar o trabalho em um determinado cenário.
O BPM que possui uma abordagem centrada em processos. Portanto, a assertiva está incorreta.
#23. (CESPE - TELEBRAS/2022) Para a modelagem de processos, o dono do processo deve ser sempre a pessoa que ocupa o cargo mais alto de uma empresa, já que não há necessidade alguma de que essa pessoa conheça profundamente o processo do qual ela é proprietária.
O dono de processo pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoas com a responsabilidade e a prestação de contas pelo desenho, execução e desempenho de um ou mais processos de negócio. A prioridade dos processos pode ser uma responsabilidade em tempo integral ou parcial.
Donos de processos são normalmente indivíduos em nível executivo, tipicamente diretores ou acima, com responsabilidades que cruzam silos verticais. Podem ter autoridade direta ou indireta sobre estratégia, orçamentos e recursos.
#24. (Instituto AOCP - SEAD-GO/2022) Após a compreensão dos processos atuais (AS-IS), qual área de conhecimento aborda as técnicas para a criação do modelo futuro de processos de negócio ("TO-BE")?
#25. (Instituto AOCP - SEAD-GO/2022) Business Process Model and Notation é um padrão criado pela Business Process Management Initiative (BPMI) e incorporado ao Object Management Group (OMG), grupo que estabelece padrões para sistemas de informação. Essa notação apresenta um conjunto robusto de símbolos para modelagem de diferentes aspectos de processos de negócio. Qual das alternativas a seguir não é uma vantagem do uso de BPMN?
#26. (CESPE - SEFAZ-SE/2022) Em BPM, de acordo com as definições do CBOK, o termo que melhor define a decomposição de atividades em um conjunto de passos ou ações para realizar o trabalho em um determinado contexto é o(a)
#27. (Instituto AOCP - SEAD-GO/2022) Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) representa uma nova forma de visualizar as operações de negócio que vai além das estruturas funcionais tradicionais. Dentre os conceitos de BPM, qual que pode ser descrito como uma modalidade de execução da tarefa?
#28. (CESPE/2022) Em relação à modelagem de processos e aos seus conceitos e definições, na prática, diagrama, mapa e modelo são intercambiáveis ou sinônimos, sendo úteis para entendimento, análise e desenho de processos.
De acordo com o CBOK, os termos diagrama de processo, mapa de processo e modelo de processos são muitas vezes utilizados de forma intercambiável ou como sinônimos. Contudo, diagramas, mapas e modelos têm diferentes propósitos e aplicações. Na prática, diagrama, mapa e modelo são diferentes estágios do desenvolvimento, cada qual agregando mais informação e utilidade para entendimento, análise e desenho de processos.
#29. (CESPE/2022) Na disciplina de BPM, os processos de negócio podem ser classificados em três tipos: primário, de suporte, de gerenciamento. Processo primário é um processo tipicamente interfuncional ponta a ponta (e até interorganizacional ponta a ponta) que agrega valor diretamente para o cliente. Processos primários são frequentemente referenciados como processos essenciais ou finalísticos, pois representam as atividades essenciais que uma organização executa para cumprir sua missão. É exemplo de processo primário: montagem de veículo, numa montadora.
#30. (CEBRASPE - TELEBRAS/2022) Eliminar desperdício, amplificar o aprendizado e decidir o mais tarde possível são alguns dos princípios do método Lean.
A metodologia Lean é distribuída em sete princípios. Sendo eles:
- Eliminar desperdício: este é o princípio ao qual se dá a maior ênfase. Às vezes pode ser difícil mensurar como um desenvolvimento de software pode gerar desperdício, mas na metodologia Lean tudo o que não agregar valor é considerado desperdício.
- Amplificar o aprendizado: examine uma ideia, propondo alternativas a ela, antes de partir para a ação. A melhor abordagem para melhorar o ambiente de desenvolvimento de software é pela expansão do conhecimento.
- Decidir o mais tarde possível: o principal conceito deste princípio é diminuir as incertezas retardando as decisões até que as mesmas possam serem tomadas com base em acontecimentos mais concretos.
- Entregar o mais rápido possível: sem entregas rápidas não é possível colher feedback, ou aprender com erros, por exemplo. Velocidade na entrega garante que o cliente receberá o que ele precisa hoje e não o que ele precisava ontem.
- Capacitar a equipe: a metodologia Lean utiliza técnicas de produção puxada (Pull System – Kanban) para agendar o trabalho e em empresas são dotadas de mecanismos com sinalizações locais.
- Construir com qualidade: o princípio de construir com qualidade está relacionado com o dever da equipe de desenvolvimento em elaborar soluções que deixem a equipe segura de que está sendo construído um software de qualidade.
- Enxergar o todo: no desenvolvimento enxuto de software, o software não deve ser visto somente como um quebra-cabeça formado de partes separadas que serão montadas juntas para fazer o produto, afinal, o cliente não enxerga o produto como um emaranhado de funcionalidades colocadas juntas.