Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões Banco de Dados
Teste 4: Banco de Dados
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Results
#1. (IESES – BAHIAGÁS/2016) Qual arquivo de configuração padrão é utilizado para controlar a autenticação de usuários no PostgreSQL 9.1?
#2. (FCC – TRT-23ª REGIÃO(MT)/2016) São vários os tipos de dados numéricos no PostgreSQL. O tipo ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Errado: </br>
– bigint é a escolha usual para números inteiros, pois oferece o melhor equilíbrio entre faixa de valores, tamanho de armazenamento e desempenho. </br>
Faixa -> -9223372036854775808 to 9223372036854775807. </br> </br>
– numeric pode armazenar números com precisão variável de, no máximo, 100 dígitos. </br>
Faixa -> ilimitada. </br> </br>
– integer tem tamanho de armazenamento de 4 bytes e pode armazenar valores na faixa de −32768 a 32767. </br>
Faixa -> -2147483648 to 2147483647. </br> </br>
– smallint tem tamanho de armazenamento de 1 byte, que permite armazenar a faixa de valores inteiros de −128 a 127. </br>
Armazenamento -> 2 bytes. </br>
Faixa -> -32768 to 32767. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipos de Dados PostgreSQL ( )
#3. ( FURB – ISSBLU/2015) Um dos primeiros passos no desenvolvimento de um novo sistema, ou mesmo de uma nova funcionalidade para um sistema existente, é o estudo e levantamento dos requisitos necessários para a sua construção. A partir das informações obtidas, pode-se desenvolver um modelo de banco de dados que servirá como estrutura de persistência dos dados a serem manipulados. A modelagem de um banco de dados deve considerar as características de entidades e relacionamentos que sejam relevantes para o cenário que está sendo descrito. Essas características são representadas por meio dos seus:
#4. (Quadrix – CFO-DF/2017) A respeito do sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) Oracle em ambiente Linux, da arquitetura de banco de dados relacional e da metodologia de desenvolvimento Scrum, julgue o item. Para realizar uma conexão local em um banco de dados Oracle por meio de uma linha de comando no ambiente Linux, é suficiente digitar, com o usuário Oracle, sqlplus /nolog e, posteriormente, pressionar a tecla .
#5. (FEPESE – JUCESC/2017) Assinale a alternativa que indica o pacote (package) que deve ser usado em bancos de dados Oracle Enterprise 11g R2 para SQL Tuning Automático.
#6. (FCC – TRT – 14ª Região (RO e AC)/2016) No Oracle Reports Builder 11g, na janela de boas-vindas (Welcome to Reports Buider), é possível escolher algumas opções para iniciar os trabalhos, dentre elas:
#7. (IBFC – EBSERH/2017) Os Bancos de Dados PostgreSql e Oracle possuem alguma similaridade. É o caso do operador de concatenação desses dois Bancos de Dados, que para ambos é representado por:
#8. (INSTITUTO AOCP – CASAN/2016) Quando ocorrem vazamentos d’água nas cidades, os técnicos da Casan utilizam um aplicativo no qual informam o raio do vazamento e recebem de volta o valor da área atingida. Esse aplicativo realiza consultas à tabela AREAS do banco de dados Oracle 10g. A tabela foi construída por meio de um código PL/SQL que está demonstrado na sequência. Sabendo disso, assinale a alternativa correta sobre o código em questão.
#9. (CESPE – TCU/2015) Se, em uma tabela de nome Cliente, a chave primária for NrCliente, então o comando Oracle SQL a seguir será bem-sucedido em eliminar a coluna NrCliente dessa tabela, qualquer que seja a condição dos registros do banco de dados. ALTER TABLE Cliente DROP (NrCliente) CASCADE CONSTRAINTS;
#10. (FCC – CNMP/2015) Considere a sintaxe de instrução Oracle a seguir: Sobre esta sintaxe, é correto afirmar que
#11. (FCC – TRT – 1ª REGIÃO (RJ)/2014) O sistema gerenciador de Bancos de Dados Oracle 11g armazena as tabelas de dicionário de dados na tablespace
#12. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) A seguir são dadas duas tabelas. A tabela pessoa possui o código (pessoa_id) e o nome da pessoa. A tabela pessoagrupo relaciona a pessoa a determinados grupos.
#13. (CESPE – TRE-BA/2017) Um técnico pretende implantar a seguinte política de becape para sua organização: • becape no servidor de banco de dados, a ser realizado todas as noites, diretamente em um HD externo conectado ao servidor via porta USB; • becape no servidor de arquivos, a ser realizado a cada dois dias, diretamente em um SSD instalado em outro servidor. Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
#14. (CETRO – AMAZUL/2015) Uma transação de banco de dados deve possuir as propriedades abaixo, exceto uma. Assinale a alternativa que a apresenta.
#15. (CESPE – TJ-SE/2014) A replicação em banco de dados Oracle é fornecida em dois níveis: replicação básica e replicação simétrica. Esta última permite que as aplicações atualizem réplicas de tabela por meio de um banco de dados distribuído replicado, e os dados podem ser lidos e atualizados em qualquer sítio.
#16. (FGV – MPE-BA/2017) No MySQL 6, o valor do atributo engine que pode ser usado para a criação de tabelas Transaction-safe é:
#17. (FGV – IBGE/2017) Sobre o sys schema do MySQL 5.7, é correto afirmar que:
#18. (IADES – CRF – DF/2017) No que diz respeito às noções básicas de banco de dados MySql, assinale a alternativa correta.
#19. (PUC-PR – TJ-MS/2017) Analise as seguintes funções analíticas do SQL Server 2012. Marque aquela que calcula o grau relativo de uma linha dentro de um conjunto de linhas e é usada para avaliar a posição relativa de um valor dentro de um conjunto de resultados ou partição.
#20. (IF-CE – IF-CE/2017) Para inserir um registro na tabela Clientes, no banco de dados MySQL a seguir, e em seguida alterar a idade deste cliente para 53, são utilizados os seguintes códigos SQL, respectivamente. Considere que o campo COD recebeu também o atributo AUTO_INCREMENT.
#21. A respeito dos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs) MySQL e PostgreSQL, é correto afirmar:
#22. (FCM- IF Sudeste – MG/2016) Em PHP, existem diversas funções para rotinas específicas. A função que habilita uma conexão com o servidor de banco de dados MySQL, sendo indispensável a chamada dessa função antes de qualquer transação na base de dados, é a
#23. (CESPE – TCE-SC/2016) Na administração do MySQL 5.6, ao se executar o becape full lógico por meio do aplicativo mysqldump, recomenda-se verificar a integridade dos dados antes de realizar o becape. Nesse caso, a sintaxe correta é a mostrada a seguir. mysqldump -u usuario -p senha –check-all-db –all-databases > arquivo.sql
#24. (MS CONCURSOS – Creci – 1° Região (RJ)/2016) Qual alternativa está correta a respeito do comando que deve ser dado para iniciar o programa cliente mysql e acessar o servidor?
#25. (IESES – BAHIAGÁS/2016) Suponha que o seguinte comando foi executado no MySQL 5.5: “GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO ‘usuario’@’localhost’ IDENTIFIED BY ‘identificacao’ WITH GRANT OPTION;”. Sabendo-se que não existia no momento da execução o usuário ‘usuario’ cadastrado no banco de dados, qual o resultado esperado?
#26. (FCC – IBGE/2017) Em um Banco de Dados PostgreSQL, Joana precisa criar uma trigger para inserir dados na tabela de auditoria chamada AGENTE_AUDIT todas as vezes que um registro da tabela AGENTE for efetivamente excluído. Para isso, considerando que a função “agente_removido()” já esteja implementada, Joana utilizará o comando:
#27. (IESES – BAHIAGÁS/2016) Qual tipo de dado é utilizado para armazenar a data e hora no Mysql 5.7?
#28. (CS-UFG – UFG/2017) Analise as instruções CREATE TABLE a seguir, escritas no SGBD PostgreSQL 9.0.23. A relação entre as tabelas cidade e capital implementa o importante conceito de:
#29. (CESPE – TCE-SC/2016) Acerca dos sistemas gerenciadores de banco de dados MySQL e PostgreSQL, julgue o item subsequente. O PostgreSQL 9.3 provê serviço de replicação de dados nativa, ou seja, não exige a instalação de softwares adicionais de terceiros. Contudo, uma vez que o pg_xlog é protegido contra cópias advindas de outros hosts, essa replicação é assíncrona.
#30. (FGV – IBGE/2016) No PostGreSQL, a linguagem PL/pgSQL pode ser utilizada para definir procedures que são executadas como triggers, quando várias “special variables” são criadas, no escopo do bloco mais externo, e tornam-se disponíveis para uso no código da procedure. Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas sobre algumas dessas variáveis e o funcionamento de triggers no PostgreSQL: I. A variável NEW contém um valor booleano que indica se o registro objeto do trigger está sendo incluído (true) ou não (false). II. A variável NEW contém os campos de um registro que está sendo incluído (insert) ou alterado (update). III. A variável TG_OP contém uma string que determina o nome da operação que desencadeou o trigger (insert, update, etc.). IV. Na declaração de um trigger, as opções FOR EACH ROW e FOR EACH STATEMENT são equivalentes, tendo sido mantidas apenas para efeito de compatibilidade com