Teste 5: Banco de Dados

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões Banco de Dados

Teste 5: Banco de Dados

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (IESES – BAHIAGÁS/2016) Qual a ferramenta interativa de linha de comando padrão utilizado para acessar o SGBD PostgreSQL 9.1? ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: psql 

psql é um cliente no modo terminal do PostgreSQL. Permite digitar comandos interativamente, submetê-los para o PostgreSQL e ver os resultados. Como alternativa, a entrada pode vir de um arquivo. Além disso, disponibiliza vários meta-comandos e diversas funcionalidades semelhantes às do interpretador de comandos (shell) para facilitar a criação de scripts e automatizar um grande número de tarefas. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse:  psql – PostgreSQL ( )

 

#2. (CESPE – TCE-PA/2016) A ferramenta SQL Server Configuration Manager permite realizar configurações de modo que uma instância do SQL Server se inicie automaticamente quando o servidor for ligado.

#3. (IESES – BAHIAGÁS/2016) Qual linguagem procedural utilizada para a criação de funções e gatilhos no PostgreSQL 9.1?

#4. (CESPE – FUNPRESP-EXE/2016) Um database cluster do PostgreSQL é acessível por apenas uma instância de um servidor de banco de dados em execução.

#5. (FEPESE – JUCESC/2017) Assinale a alternativa correta sobre CURRENT_ DATE e SYSDATE da tabela Oracle Dual.

#6. (FEPESE – JUCESC/2017) RMAN é uma ferramenta/solução Oracle de:

#7. (FGV – ALERJ/2017)O SGBD Oracle 11g armazena logicamente seus dados em tablespaces e fisicamente em datafiles associados à tablespace. Considere um banco de dados com a tablespace tbs_03.Para aumentar esse banco, adicionando o datafile tbs_f04.dbf à tablespace tbs_03, deve-se executar o comando:

#8. (FCC – TRT – 14ª Região (RO e AC)/2016) No Oracle Reports Builder 11g, na janela de boas-vindas (Welcome to Reports Buider), é possível escolher algumas opções para iniciar os trabalhos, dentre elas:

#9. (CESPE – MEC/2015) Uma forma de monitorar um banco de dados envolve realizar consultas em visões do dicionário de dados como, por exemplo, a visão DBA_THRESHOLDS do Oracle 11g, que contém uma linha para cada alerta ativo no banco de dados, até que ele seja fechado ou redefinido.

#10. (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2015) A manipulação de datas em SQL sempre demanda particular atenção. Em Oracle, quais cuidados devem ser tomados ao armazenar a data (7/ maio/1970) no banco de dados?

#11. (FCC – TJ-AP/2014) O parâmetro PCTREE do sistema gerenciador de bancos de dados Oracle 11g estabelece

#12. (FCC – TRT – 13ª Região (PB)/2014) Um banco de dados Oracle possui uma tabela chamada processo com os seguintes campos:
numero_processo ……………………………. number (5)
sequencia_processo ………………………….number (2)
digito_processo ……………………………… number (2)
ano_processo …………………………………..number (4)
orgao_processo ………………………………..number (1)
regiao_processo ……………………………….varchar2 (5)
vara_processo …………………………………..number (4)
Após a tabela ter sido criada, observou-se um requisito informando que campo vara_processo deve permitir apenas valores entre 0 e 28. Para adicionar tal restrição na tabela deve-se digitar a instrução

#13. (FGV – IBGE/2017) O Oracle Recovery Manager (RMAN) é uma ferramenta do Banco de Dados Oracle utilizada para gerenciamento de backup. Analise o seguinte script de backup elaborado por Júlia: 
 
 Sobre o script de backup elaborado por Júlia, é correto afirmar que:

#14. (FGV – MPE-BA/2017) Considere a opção auto_increment, usada no MySQL quando da especificação de colunas de tabelas relacionais. No MS SQL Server, efeito semelhante pode ser obtido por meio da cláusula: 

#15. (FGV – IBGE/2017) Observe a figura a seguir, que ilustra a estrutura da tabela USO_TERRA criada por Lucia em um Banco de Dados MySQL 5.7.   
    
  Para inserir dois registros na tabela USO_TERRA, Lucia deverá executar o comando: 

#16. (CS-UFG – UFG/2017)  Considere executar no SGBD MySQL 5.0 Community Edition um script com instruções SQL que configuram um banco de dados de alunos e suas respectivas tabelas. O comando necessário para que a execução do script crie no diretório data do servidor MySQL um novo diretório, que contenha esse banco de dados, é: 

#17. (PUC-PR – TJ-MS/2017) Analise as funções lógicas a seguir, introduzidas no SQL Server 2012. Marque aquela que retorna o item no índice especificado a partir de uma lista de valores.  

#18. (IF-CE – IF-CE/2017) Para responder à questão, considere as informações. 
   
 No contexto do MySQL 5.0, considere-se que a tabela Aluno foi criada sem chave primária. Nesse caso, para definir a chave primária, antes de serem inseridos registros, deve-se utilizar a instrução

#19. (IF-PE – IF-PE/2017) Tomando como referência o SGBD MYSQL, associe os comandos à sua descrição exata.
  I. O comando use [name bd] tem a função de mudar de base de dados. 
 II. O comando Show [name bd] oferece suporte para o DBA identificar os formatos dos campos da tabela. 
 III. O comando Drop Tables pode ser utilizado para apagar uma base de dados. 
 IV. O comando Flush Privileges é utilizado para atualizar os privilégios e permissões de uma base de dados no MYSQL. 
 V. O comando Check [name tabela] tem como função mudar a base de dados e verificar o formato dos campos da tabela. 
 Estão CORRETOS, apenas, os itens 

#20. (CESPE –  TCE-PA/2016) ANSI e STRIC_TRANS_TABLES são exemplos de SQL Mode utilizados pelo MySQL.

#21. (PUC-PR – TJ-MS/2017) Introduzido no SQL Server 2012, a função de string CONCAT retorna uma sequência de caracteres que é o resultado da concatenação de dois ou mais valores de sequência de caracteres (strings). 
   
O resultado da seguinte declaração SELECT que usa a função de string CONCAT é 

#22. (PUC-PR – TJ-MS/2017) O Microsoft SQL Server Reporting Services (SSRS) fornece um conjunto de ferramentas e serviços prontos, totalmente integrados ao SQL Server, que permitem criar, gerenciar e entregar relatórios personalizados para uma organização. Com o Reporting Services, é possível publicar relatórios, agendar o processamento de relatórios ou acessar relatórios sob demanda. 
Com relação às diferentes ferramentas e serviços do Reporting Services, analise as assertivas a seguir. 
I. O Report Builder, que faz parte do SQL Server Data Tools (SSDT) e cujo acesso ocorre através do Microsoft Visual Studio, é adequado para criadores de relatórios experientes em Excel e que desejam evoluir para a criação de relatórios com o Reporting Services. 
II. O Report Designer é melhor aproveitado por criadores de relatórios experientes em desenvolvimento com ferramentas SSDT, como o SQL Server Integration Services, pois seu editor de expressões do Visual Basic permite a criação de itens personalizados em relatórios. 
III. A integração do Reporting Services com banco de dado e segurança do SharePoint permite que o SharePoint atue como servidor front-end. Nesse caso, relatórios, fontes de dados e modelos de dados são armazenados, acessados e gerenciados no próprio SharePoint. 
IV. O SSRS pode se conectar diretamente com diferentes tecnologias de fonte de dados, como uma instância do SQL Server. Contudo, para se conectar com um modelo do SQL Server Analysis Services (SSAS) é preciso a intermediação de um web service. 
Estão CORRETAS apenas as assertivas: 

#23. (IBFC – EMBASA/2017) O subconjunto da linguagem SQL que apresenta os comandos INSERT, UPDATE e DELETE é representado pela sigla em inglês:

#24. (FGV  –  IBGE/2016) No MySQL, o comando SQL 
 
 provoca: 

#25. (IESES –  BAHIAGÁS/2016) No MySQL 5.7, qual a ferramenta de linha de comando pode ser utilizada para acessá-lo e qual o arquivo de configuração possui as opções globais deste SGBD, respectivamente?

#26. (FCC – IBGE/2017) Observe a figura a seguir que ilustra os registros da tabela AGENTES criada no esquema PESSOAL do Banco de Dados AGRO implementado no PostgreSQL por Vitor.
postgresql1
Vitor precisa selecionar e armazenar no mesmo esquema, mas segregado da tabela AGENTES, o resultado de uma consulta que lista o Nome e o CPF de todos os agentes que foram cadastrados em Fevereiro de 2017.
Para isso, Vitor utilizou o comando:

#27. (IBFC – EBSERH/2017) PostgreSQL é um sistema gerenciador de banco de dados objeto relacional (SGBDOR), desenvolvido como projeto de código aberto. Para um aplicativo cliente acessar um banco de dados PostgreSQL deve se conectar (através de uma rede ou localmente) a um:

#28. (FGV – IBGE/2016) Com relação ao sistema de replicação, disponível para o PostgreSQL, denominado Slony-I, analise as afirmativas a seguir:
I. Permite a replicação em cascata, master→slave→slave.
II. Permite que um componente slave seja empregado no papel de master em caso de falha deste.
III. É um componente nativo, que implica pequeno esforço de instalação e configuração.
É correto concluir que:

#29. (FCC – ARTESP/2017) Em relação à remoção de linhas no SQL Server, é correto afirmar:

#30. (CESPE – SEDF/2017) Ao executar consultas aninhadas, os bancos de dados SQL Server e DB2 utilizam avaliação correlacionada para eliminar as correlações, sem considerarem como opção o nivelamento das consultas aninhadas ou a utilização de técnicas de reescrita.

Ver Resultado

 

Deixe uma resposta