Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Conhecimentos Gerais > Língua Portuguesa > Questões Gerais
Teste 5: Língua Portuguesa – Questões Gerais
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões, selecionadas randomicamente.
Errado: </br> – Em hipótese alguma mandar-lhe-ei notícias, embora isso doa-me muito. (a palavra alguma atrai o pronome (próclise) ) </br> – Assim que desceu do avião, o avistamos e não contivemo-nos de alegria. ( “,” afasta o pronome) (a palavra não atrai o pronome (próclise) ) </br> – Se esperava que tudo desse certo depois do anúncio das novas medidas econômicas. (Não é possível iniciar uma frase com pronome) </br> – Assim que viram-no, saíram, se fingindo de desentendidos. (a palavra que atrai o pronome (próclise) ) ( “,” afasta o pronome) </br> Correto: </br> Desta forma, a frase correta é: “É necessário que os compreendamos para ajudar.”Results
#1. (UFV – MG) Das alternativas abaixo, apenas uma preenche de modo correto as lacunas das frases. Assinale-a.
#2. Substitua os termos destacados por um pronome oblíquo enclítico. A – Nunca mais há de ver as terras. B – Deixaram o homem sonhar com suas estrelas. C – Acompanhamos sua agonia até o fim. D – Há muito aspirava o ar da montanha.
?
A-veR as terras: verbo terminado em "r" = "-las". B-DeixarAM o homem: verbo terminado em som nasal = "-no". C-AcompanhamoS sua agonia: verbo terminado em "s" = "-la". D-aspirava o ar da montanha: não apresenta preposição = "-o".
#3. Marque a alternativa que não contraria a norma culta, no que se concerne às normas de topologia pronominal:
?
Quem, Quanto, Não e Nunca são palavras que atraem o pronome (Próclise). Segundo as regras formais, a Mesóclise é obrigatória com o verbo no futuro do presente ou futuro do pretérito, como consta na frase: Devolver-te-ão os documentos apresentados.
#4. (FSJT-SP) Quanto à colocação pronominal, segundo preceitua a norma culta, está correta a alternativa:
?
Dica: a palavra que atrai o pronome (próclise).
#5. (FAU – UNICENTRO – Câmara de Ibiporã-PR/2016) De acordo com a novas regras ortográficas vigentes no país deste 1º de janeiro de 2016, não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas. Neste sentido, assinale a alternativa em que as palavras estão em conformidade com as novas regras ortográficas:
#6. (FAU – UNICENTRO – Leia o seguinte fragmento: É fato real: eu gosto de escrever palavras da mesma forma que gosto de ler textos. Isso é comum em várias pessoas de vários países do mundo. O hábito da leitura de textos deveria ser regra geral no mundo, pois existe uma multidão de pessoas que nunca tocaram num livro. Há muitos anos atrás conheci um general do exército que tinha uma filha que toda vez que via um livro abria um sorriso nos lábios, como se a leitura fosse seu habitat natural. Mas recentemente ela morreu logo depois de se casar com seu marido. Eu fui ao enterro para dar meus sentidos pêsames ao viúvo da falecida. Ele então me encarou de frente e eu pude ver labaredas de fogo saindo de seus olhos quando ele gritou alto: Vai….bem…! Depois disso saí pra fora e nunca mais compareci pessoalmente na casa dele. As expressões “fato real, multidão de pessoas, habitat natural, há muitos anos atrás, encarou de frente, saí pra fora, comparecer pessoalmente” são classificadas numa figura de linguagem denominada:
#7. (FAU – UNICENTRO – Câmara de Ibiporã- 2016) Leia o seguinte fragmento: É fato real: eu gosto de escrever palavras da mesma forma que gosto de ler textos. Isso é comum em várias pessoas de vários países do mundo. O hábito da leitura de textos deveria ser regra geral no mundo, pois existe uma multidão de pessoas que nunca tocaram num livro. Há muitos anos atrás conheci um general do exército que tinha uma filha que toda vez que via um livro abria um sorriso nos lábios, como se a leitura fosse seu habitat natural. Mas recentemente ela morreu logo depois de se casar com seu marido. Eu fui ao enterro para dar meus sentidos pêsames ao viúvo da falecida. Ele então me encarou de frente e eu pude ver labaredas de fogo saindo de seus olhos quando ele gritou alto: Vai….bem…! Depois disso saí pra fora e nunca mais compareci pessoalmente na casa dele. Na segunda linha do fragmento textual, o autor destaca a palavra “hábito” que apresenta como significado “mania; ação que se repete com frequência e regularidade; comportamento que alguém aprende e repete frequentemente”. Neste sentido, assinale o significado correto para o antônimo da palavra hábito:
#8. Correto:
#9. Correto:
#10. Correto:
#11. Correto:
#12. Assinale o item correto:
#13. m relação à concordância verbal, julgue:Quantos de nós será aprovado neste concurso?
#14. Em relação à concordância verbal, julgue: Os Lusíadas imortalizaram Camões.
?
Quando houver um nome próprio usado apenas no plural, deve-se analisar o elemento a que ele se refere: se for nome de obra, o verbo tanto poderá ficar no singular, quanto no plural.
#15. Em relação à concordância verbal, julgue: Não mais viajaremos, haja visto os problemas.
#16. Em relação à concordância verbal, julgue: Já não se fazem planos mirabolantes.
#17. Em relação à concordância verbal, julgue: Fala-se de festas em que se assistem a filmes instrutivos.
#18. Em relação à concordância verbal, julgue: A partir de agora, sou eu quem passa a transmitir o jogo.
#19. Em relação à concordância verbal, julgue: Com certeza ainda faltam discutir todas as questões.
#20. Em relação à concordância verbal, julgue: Faz muitos anos que não chovem flores em minha vida, mas houve casos de chover tomates. Basta apenas de problemas.
#21. (CESPE – TCE-SC/2016) Nesse texto, de natureza informativo-argumentativa, busca-se convencer o leitor de que a integridade, como qualidade de órgãos e entidades públicas, contribui para que os agentes do serviço público atuem prevenindo a corrupção e em prol do interesse público
#22. Em relação ao uso da crase, julgue: Florianópolis possui muitas praias, as quais visitaremos.
#23. Em relação ao uso da crase, julgue: Prefiro esta matéria a aquela que estudávamos.
#24. Em relação ao uso da crase, julgue: Obedecerei àquilo que for determinado em lei.
#25. Em relação ao uso da crase, julgue: O deputado foi a Grécia comprar vinho.
#26. Em relação ao uso da crase, julgue: O professor foi a Taguatinga comprar pinga.
#27. Em relação ao uso da crase, julgue: Vocês, caros alunos, ainda visitarão a Europa.
#28. Em relação ao uso da crase, julgue: Gostaria de ir a Curitiba dos pinheirais.
#29. Em relação ao uso da crase, julgue: Chegou a casa e logo se jogou na cama.
#30. Em relação ao uso da crase, julgue: Jamais voltou à casa paterna.