.Teste 5: Linguagem de Programação

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões Linguagem de Programação

Teste 5: Linguagem de Programação

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (CESPE – ANATEL/2014) Na plataforma JEE (Java Enterprise Edition) versão 6, não é possível encontrar bibliotecas da própria plataforma para o consumo dos serviços REST no formato JSON.

#2. (FUNCAB – SEMAD/2013) Observe as seguintes afirmativas sobre o empacotamento de aplicações na arquitetura Java EE.
I. Um descritor de implantação (deployment descriptor) é um documento XML que descreve as configurações de implantação de uma aplicação, de um módulo ou de um componente.
II. Existem três tipos de descritores de implantação: Java EE, EJB e runtime.
III. Módulos EJB são empacotados como arquivos JAR com a extensão (web archive ).
Em relação às afirmativas acima, está(ão) correta(s) apenas:

#3. (CESPE – CPRM/2013) Na arquitetura JEE7, compatível com a versão 5 do HTML, a camada de apresentação é muitas vezes representada por páginas web criadas pelo JavaServer Faces, por meio de tags que adicionam comandos HTML. Como exemplo disso, a tag h:command adiciona o elemento HTML que pode ser do tipo submit, reset ou image.

#4. (FGV – IBGE/2017) Em PHP, variáveis superglobais são variáveis nativas que estão sempre disponíveis em todos os escopos. A variável superglobal que contém informação sobre cabeçalhos, paths e localizações do script é:

#5. (FUNDEP (Gestão de Concursos) – CRM – MG/2017) Qual é a forma correta de conectar o PHP a um banco de dados MySQL?

#6. (CESPE – CPRM/2013) Java persistence API (JPA) é uma solução para persistência de dados, utilizada, inclusive, quando há mapeamento do modelo orientado a objeto para bancos de dados relacionais.

#7. (FGV – IBGE/2017) OOCSS (Object Oriented CSS) é uma metodologia de desenvolvimento que:

#8. (Quadrix – CFO-DF/2017)
javascript3
Com base no código acima, escrito na linguagem de implementação JavaScript, julgue o item subsecutivo.
O JavaScript não exige que seja colocado ponto e vírgula (;) ao término das instruções, bastando que se mude de linha para que ele perceba que a instrução chegou ao fim.

#9. (Quadrix – CFO-DF/2017)
javascript3
Com base no código acima, escrito na linguagem de implementação JavaScript, julgue o item subsecutivo.
Após este código ser salvo em um arquivo com extensão html e, posteriormente, ser aberto em um navegador qualquer, será mostrada a seguinte mensagem: O número agora é 1.

#10. (FEPESE – JUCESC/2017) A conversão de uma string vazia (“”) em Javascript para número, string, e boolean, respectivamente, resultaria em:

#11. (CS-UFG – CELG/GT-GO/2017) Código Javascript pode ser embutido em páginas HTML, o que permite a modificação dinâmica do conteúdo das páginas. Assim, o código Javascript deve ser inserido dentro do código HTML no

#12. (FEPESE – JUCESC/2017) Qual propriedade de elementos CSS DIV deve ser utilizada para que um objeto DIV tenha uma largura que funcione, na prática, de forma dinâmica, reajustando-se em janelas de browser cuja largura for inferior à largura do elemento, por exemplo?

#13. (FCC – TRE-SP/2017) Considere as linhas abaixo, presentes em um método de uma aplicação Java SE que acessa um banco de dados MySQL.
Class.forName(“com.mysql.jdbc.Driver”);
Connection con=DriverManager.getConnection(“jdbc:mysql://localhost:3307/b”,”r”, “p”);
Ao executar estas linhas podem ocorrer, respectivamente, as seguintes exceções:

#14. (FCC – TRE-SP/2017) No interior do bloco de uma página HTML existe o fragmento CSS:

div#block, div.box{ width:200px;height:100px;background-color:#336699}

A palavras block e box são

#15. (IFB – IFB/2017) Um arquivo CSS, Cascading Style Sheets ou folhas de estilo em cascata, é responsável pela apresentação visual da estrutura de um arquivo XHTML. A definição do estilo ou aparência dos objetos XHTML pode ser feita internamente ao arquivo XHTML ou externamente a ele em um arquivo CSS à parte. A folha de estilo CSS é dita externa quando os comandos CSS são escritos em:

#16. (FCC – TRE-SP/2017) Considere a imagem de um servidor de aplicação Java EE abaixo. jee2 As lacunas I, II e III são, correta e respectivamente, preenchidas com

#17. (IFB – IFB/2017) As folhas de estilo em cascata CSS fornecem algumas maneiras distintas de especificar a cor dos elementos constituintes de uma página web escrita em XHTML. As maneiras distintas de especificação de cor em CSS são: pelo nome de uma cor, por porcentagens relativas de vermelho, verde e azul, ou por um código hexadecimal que descreve as quantidades de vermelho, de verde e de azul. Analise um trecho de um arquivo CSS, como o exemplo a seguir:
css4
Neste trecho do arquivo CSS, a propriedade background-color teve sua cor definida pela palavra red. Marque a alternativa que apresenta duas outras formas corretas para substituir, no trecho de código fornecido no quadro acima, a palavra red e obter o mesmo resultado de apresentação no navegador.

#18. (CESPE – TRE-RS/2015) Containers são interfaces entre determinado componente e uma funcionalidade de baixo nível de uma plataforma. Acerca dos containers em JEE 7 (Java Platform, Enterprise Edition), assinale a opção correta. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correta

– A gerência da execução dos componentes da aplicação cliente é feita no application client container.

Erradas 

O container pode ser configurado em tempo de deployment, desde que os atributos sejam mantidos, por meio da técnica da segurança declarativa. 

O container pode ser configurado em tempo de deployment, com declarative programming, isto é, mudança de atributos.

– O applet container consiste em um navegador web e um plug-in Java, ambos rodando no servidor Java EE.

O applet container consiste em um navegador da Web e um Java Plug-in executado no cliente em conjunto.

– Devido à persistência dos dados, o container gerencia unicamente serviços configuráveis.

O container também gerencia serviços não configuráveis:

    • O lifecycle dos componentes (achar, criar, destruir, …).

 

    • Pooling de recursos (conexões de bancos de dados, por exemplo).

 

    • Persistência de dados.

 

– O container EJB (Enterprise JavaBeans), que é executado no servidor Java EE, gerencia a execução de páginas JSP e componentes servlets.

O Entertprise Java Bean (EJB) é um componente server-side que encapsula a lógica de negócio de uma aplicação. A lógica de negócio é o código que preenche os objetivos da aplicação. Ocupa a camada web em em um container EJB.

Para ler mais sobre o assunto, acesse: JEE/J2EE – Java Enterprise Edition ( )

#19. (FCC – DPE-SP/2015) Para suportar a especificação Java EE, incluindo as tecnologias servlet, JSP e EJB, a Apache Software Foundation, criou um servidor de aplicação chamado

#20. (FCC – TRE-AP/2015) Em uma aplicação corporativa distribuída Java EE, clientes locais (no mesmo server da aplicação) e clientes remotos (em outro server) precisam acessar classes que encapsulam a lógica do negócio no servidor. A tecnologia Java EE ideal para isso é

#21. (FGV – IBGE/2017) HTML5 (Hypertext Markup Language, versão 5) é uma linguagem utilizada para estruturação e apresentação de conteúdo na Internet. Analise a página HTML5 a seguir:
html51
Considere que você está utilizando um navegador web que suporta HTML5 Local Storage e ao acessar essa página pela primeira vez você apertou três vezes o botão indicado com id=”B” e então você fechou o navegador.
Posteriormente, você utiliza o mesmo navegador para acessar novamente essa mesma página. Após apertar duas vezes o mesmo botão, será apresentada a seguinte mensagem no corpo da página:

#22. (FGV – IBGE/2017) Para definir a cor de fundo de todos os elementos

para azul em uma página HTML, o código jQuery correto é:

#23. (FUNDEP (Gestão de Concursos) – UFVJM-MG/2017) Assinale a alternativa que apresenta corretamente um tipo de linguagem de programação para marcação de hipertextos utilizado na construção de páginas na Web.

#24. (CONSULPLAN – TRF – 2ª REGIÃO/2017) O acrônimo HTML vem do inglês e significa Hypertext Markup Language ou em português Linguagem de Marcação de Hipertexto. As etiquetas (tags) da linguagem são utilizadas para definir a forma na qual se apresentará o texto e outros elementos de uma página WEB. Com o intuito de melhorar a experiência do usuário e o tempo de desenvolvimento na versão HTML5 foram introduzidos 13 novos tipos de entrada para formulários. Assinale a alternativa que contém as novas entradas.

#25. (FCC – TRT – 11ª Região (AM e RR)/2017) Considere o formulário HTML abaixo.
html2
Para receber o conteúdo do campo usuário, transformando eventuais caracteres especiais do HTML na sua forma codificada para que não seja possível injetar tags HTML ou JavaScript através do campo, utiliza-se, no arquivo controle.php, a instrução

#26. (CESPE – MEC/2015) Julgue o seguinte item, com base na arquitetura Modelo, Visão e Controlador (MVC).  
 A visão encapsula objetos de conteúdo, solicita atualizações do modelo e seleciona o comportamento do modelo.

#27. (FGV – IBGE/2017) WSDL (Web Services Description Language) é uma linguagem baseada em XML, utilizada para descrever Web Services.
Na estrutura de um documento WSDL, o elemento que define o conjunto de operações que podem ser executadas pelo serviço é:

#28. (IBFC – EBSERH/2017) Assinale a alternativa que apresenta o serviço de diretório onde empresas podem registrar (publicar) e buscar (descobrir) por Serviços Web (Web Services):

Correto: UDDI. </br> </br>

Errado: </br>

WSDL: linguagem para descrever Web Services. </br>

LDAP: protocolo de rede que roda sobre o TCP/IP que permite organizar os recursos de rede de forma hierárquica, como uma árvore de diretório, onde temos primeiramente o diretório raiz, em seguida a rede da empresa, o departamento e por fim o computador do funcionário e os recursos de rede (arquivos, impressoras, etc.) compartilhados por ele. </br>

X.500: protocolo que especifica um modelo para a conexão de Serviços de Diretórios locais a fim de formar um diretório global distribuído. </br>

NIS: protocolo de serviço de diretório cliente-servidor para distribuição de dados de configuração de sistema como nomes de usuário e de host/hospedeiro entre computadores em uma rede de computadores. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Web Service ( )

#29. (ESAF – ANAC/2016) São tecnologias essenciais para Web Services: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Se você errou esta questão, por favor, pelo menos leia o artigo: Web Service ( )

#30. (CESPE – TRE-GO/2015) Com relação à JPA (Java persistence API), julgue o item subsequente.
Ao se declarar uma coluna que seja a chave primária de uma tabela, é necessário utilizar a anotação @Id. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Analise o trecho de código:

// A notação @GeneratedValue(strategy=GenerationType.SEQUENCE) informa que o id será gerado automaticamente pelo DB. 
@Id 
@GeneratedValue(strategy=GenerationType.SEQUENCE) 
@Column(name=”id_cliente”) 
public Integer getId_cliente() { 
return id_cliente; 

Onde, os arrobas em cima dos atributos, são as anotações para mapear o seu objeto para a tabela Cliente.

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Java Persistence API (JPA) ( )

Ver Resultado

msg

Deixe uma resposta