Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Results
#1. (FCC – SEGEP-MA/2016) Trabalhando com o SQL Server 2012, foi utilizado um comando SQL cujo resultado mostrou apenas os seguintes dados: Dígito 12 50 O comando digitado foi
#2. (CESPE – TCE-PA/2016) Acerca da configuração e administração dos bancos de dados SQL Server 2008 R2. Caso a senha de uma conta do SQL Server 2008 R2 seja alterada, a nova senha entrará em vigor imediatamente, sem a necessidade de reinicialização do SQL Server.
#3. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Supondo um Modelo Relacional adequado, observe o Diagrama Estrutura de Dados e suas definições, a seguir. Com base nesse diagrama, considere as afirmativas a seguir. I. Código-Cliente é chave primária em Cliente, Código-Cliente é chave estrangeira em Adquire e Código-Produto é chave estrangeira em Adquire. II. Código-Cliente é chave estrangeira em Adquire, Código-Cliente é chave primária em Cliente e Código-Produto é chave estrangeira em Adquire. III. Código-Produto é chave primária em Produto, Código-Produto é chave estrangeira em Adquire e Código-Cliente é chave primária em Adquire. IV. Código-Cliente é chave estrangeira em Adquire, Código-Cliente é chave primária em Cliente e Código-Produto é chave estrangeira em Produto. Assinale a alternativa correta.
#4. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) Considerando a utilização da Structured Query Language (SQL), versão SQL-1999, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a sintaxe para a obtenção de todos os funcionários, independentemente de terem ou não tarefas.
#5. (FCJ – CIGA/2014) Das opções abaixo, qual delas não é característica do MySQL:
#6. (FCC – TRT – 19ª Região (AL)/2011) Linguagem de queries, fornecida pelo Hibernate, que é similar em aparência ao SQL e que, no entanto, é orientada a objeto e compreende noções como herança, polimorfismo e associação. Trata-se de
#7. (CESPE – MEC/2015) Julgue os itens seguintes, relativos ao framework Hibernate. Nesse sentido, considere que a sigla HQL, sempre que utilizada, se refere a Hibernate Query Language. Ao se utilizar o Hibernate, não é preciso que se reescrevam consultas HQL durante a migração entre bancos de dados diferentes.
#8. (CESGRANRIO – TJ-RO/2008) Assumindo que existem registros no banco de dados que satisfazem à cláusula where da query HQL mostrada acima, a variável x será populada com
#9. (CESPE – TCU/2010) A tecnologia Hibernate 3.5 é apropriada para o sistema a ser desenvolvido: entre as características que a credenciam, está o fato de ela possibilitar a recuperação de objetos por meio da formulação de queries em linguagens HQL (hibernate query language) e SQL (structured query language), bem como pelo uso de APIs (application programming interfaces) de busca por critério, entre outras.
#10. (CESPE – TCE-RN/2015) O ADABAS é um sistema gerenciador de bancos de dados que utiliza lista invertida, possui recurso de replicação para ADABAS e RDBMS (relational database management system) e fornece SQL padrão para acesso a aplicação externa ou ferramenta de business intelligence.
#11. (FUNCAB – CODATA/2013) Os códigos de comandos ADABAS são compostos por dois caracteres (XY). O primeiro (X) é um caractere alfabético e o segundo (Y) é um caractere alfanumérico. Qual alternativa contém comandos ADABAS usados, respectivamente, para leitura sequencial de registros, recuperação de registros baseada em um critério de busca e inclusão de um novo registro em uma base de dados?
#12. (CESPE – SAD-PE/2010) Julgue os seguintes itens, relativos à administração de banco de dados Oracle e ADABAS. I Embora seja considerado um SGBD relacional, o ADABAS difere do modelo relacional clássico, entre outras razões, por permitir o uso de campos (ou colunas) de registros com múltiplas ocorrências. II No desenho do ADABAS, existe a preocupação com a provisão de elevado nível de abstração para seus modelos de dados, em detrimento do menor desempenho. III Para se gerenciarem a recuperação após falhas de instâncias e o roolback de transações não comitadas, o Oracle mantém, respectivamente, dois registros independentes, o redo log e o undo record. IV Para estabelecer comunicação primária e direta com o Oracle, a fim de gerenciá-lo, um DBA Oracle, usualmente, emprega a interface gráfica Oracle Enterprise Manager, embasada em tecnologia web. V Em uma instância do Oracle, um DBA pode encontrar tanto vários tablespaces associados a um único datafile quanto várias tables associadas a um único tablespace. Estão certos apenas os itens
#13. (CESPE – INMETRO/2009) Adabas e Natural podem ser componentes de um ambiente de desenvolvimento de aplicações em que o primeiro é um SGBD transacional que suporta modelo de dados com construções próximas às do modelo relacional, enquanto o segundo é uma linguagem de programação de alto nível com uma linguagem embutida de acesso a banco de dados.
#14. (COPERVE – UFSC – UFSC/2018) Considere as seguintes tabelas de um banco de dados relacional, nas quais são armazenados dados referentes aos funcionários de uma empresa de software: Programador (Cod-P, Nome, DataContrato, Cod-G) Gerente (Cod-G, Nome, DataContrato) A chave primária da tabela Programador é o atributo Cod-P, e a chave primária da tabela Gerente é o atributo Cod-G. O atributo Cod-G na tabela Programador é uma chave estrangeira para a tabela Gerente, indicando o gerente responsável pelo projeto no qual o programador está alocado. O atributo DataContrato, presente nas duas tabelas, indica a data em que o funcionário foi contratado pela empresa. Considere, ainda, a seguinte consulta sobre esse banco de dados: “Buscar os nomes dos programadores que foram contratados há mais tempo pela empresa do que o gerente do projeto no qual estão alocados”. A alternativa que expressa corretamente essa consulta, na linguagem SQL, é:
#15. (CONSULPLAN – Câmara de Belo Horizonte – MG/2018) Em SQL é possível realizar uma busca dentro de outra busca; trata-se de um recurso extremamente útil do comando SELECT. Isso significa colocar um SELECT dentro de outro SELECT, ou seja, serão colocados vários SELECTs internos, sendo um recurso denominado subquery. Alguns tipos de subqueries são definidos. Assinale a alternativa que apresenta o número de subqueries existentes.
#16. (CESPE – SERPRO/2008) Um dos primeiros SGDBs encontrado no mercado foi o Adabas. Originalmente disponibilizado para mainframes IBM, sua única limitação é não acessar SQL ou XML, por motivos comerciais.
#17. (CONSULPLAN – Câmara de Belo Horizonte – MG/2018) “Somente em visões simples é possível utilizar comandos DML (Data Manipulation Language). O padrão SQL (Structured Query Language) determina as condições em que uma visão pode ser atualizada.” Acerca dessas condições, assinale a INCORRETA.
#18. (FCC – DPE-AM/2018) Para apagar todos os registros da tabela copia_eleitores utiliza-se a instrução SQL
#19. (FEPESE – JUCESC/2017) Assinale a alternativa correta sobre CURRENT_ DATE e SYSDATE da tabela Oracle Dual.
#20. (FGV – SEFIN-RO/2018) Considere as tabelas de bancos de dados T1, T2 e T3, que contêm, respectivamente, 10, 500 e 2.000 registros, e o comando SQL a seguir. select count(*) FROM T1, T2, T3 Assinale a opção que apresenta o número exibido no resultado da execução desse comando.
#21. (UEL/COPS – UEL/2015) Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a regra que será ativada quando um funcionário possuir um salário maior que seu supervisor.
#22. (UEL/COPS – UEL/2015) Considere que, em um departamento, todos os funcionários receberam 10% de aumento. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a regra que será ativada e quantas vezes ela será ativada.
#23. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Considere seguinte consulta SQL, submetida ao PostgreSQL 9.5: SELECT depname, empno, salary, avg(salary) OVER (PARTITION BY depname) FROM empsalary; Assinale a alternativa que descreve corretamente o resultado esperado:
#24. (PUC-PR – TJ-MS/2017) Dada uma estrutura de variáveis do tipo tabela, conforme abaixo, no SQL Server 2012, com os dados de amostra fornecidos:
#25. (FCJ – CIGA/2014) MyISAM é…
#26. (PUC-PR – TJ-MS/2017) O tamanho máximo recomendado de agregação de tabelas otimizadas para memória que podem ser configuradas no SQL Server 2016 para uso com o recurso “In-Memory OLTP feature” é:
#27. (FCC – DPE-RS/2017) O sistema gerenciador de banco de dados MS SQL Server 2016, se comparado com a versão anterior, possui dois novos tipos de gráficos, denominados
#28. (FGV – IBGE/2017) O SQL Server 2012 traz uma série de funções do sistema que auxiliam o Suporte Operacional a executar operações e informações de retorno sobre valores, objetos e configurações em uma instância do SQL Server. Dentre as funções de segurança do sistema, aquela que retorna uma lista das permissões efetivamente concedidas à entidade em um protegível é a:
#29. (IESES – BAHIAGÁS/2016) Analise as seguintes afirmações com relação ao Sistema Gerenciador de Banco de Dados MS SQL Server 2008: I. Uma Trigger é um objeto associado a uma Tabela ou a uma View. Uma Trigger é composta de evento de disparo, momento da ação de disparo e um ou mais comandos a executar. II. Os eventos de disparo de uma Trigger são INSERT, SELECT, UPDATE e DELETE. III. Uma View é uma consulta nomeada que pode ser chamada através de seu nome. O resultado dessa chamada é uma Visão de Tabela. Em relação a estas afirmações, assinale a alternativa correta:
#30. (CONSULPLAN – TRF – 2ª REGIÃO/2017) O SQL Server 2008 R2 é um SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados), da Microsoft, muito utilizado pelas organizações, pois é robusto e oferece muita segurança para as transações. Há muitas ferramentas que facilitam a administração, o desenvolvimento e a própria implementação em diversos ambientes. Na administração do SQL Server 2008 R2 um conceito muito importante é o da replicação, em que é utilizado um modelo que, muitas vezes, é chamado de metáfora de replicação, baseado em alguns elementos. Esses elementos são: Publisher, Distributor, Subscribers, Publicação e Artigo. Sobre o elemento Publisher, assinale a alternativa correta.