Teste 7: Engenharia de Software – Todas as matérias da disciplina

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões de Engenharia de Software Engenharia de Software-Todas as Matérias

Teste 7: Engenharia de Software – Todas as matérias da disciplina

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (CESPE – TCU/2015) De acordo com o CMMI, o uso da representação contínua permite que a organização atinja níveis de maturidade. Por outro lado, o uso da representação por estágios permite que a organização atinja níveis de capacidade. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Ambos permitem que a organização atinja níveis de maturidade.

Para ler mais sobre o assunto, acesse: CMMI ( )

#2. (CESPE – TCU/2015) Os casos de testes são especificações acerca das entradas para o teste e da saída esperada e englobam, também, uma declaração do que está sendo testado. Devido ao tamanho do espaço de possibilidades de teste, a geração automática exaustiva de casos de testes que exploram todas as entradas e saídas para qualquer configuração de teste é impossível ou computacionalmente intratável.

#3. (CESPE – TCU/2015) Uma característica positiva da ferramenta SonarQube, quando utilizada para realizar a análise estática de código-fonte, é a conveniência de instalação e utilização em dispositivos móveis.

O Sonar é uma ferramenta open source construída para avaliar a qualidade do código que está sendo desenvolvido. Questões de arquitetura, código duplicado, pontos potenciais de bugs, nível de complexidade e cobertura dos testes são avaliadas pelo Sonar, de modo a dar para a equipe um feedback da qualidade do seu código.

 

O Sonar pode ser configurado para armazenar todas as informações do seu código em um banco de dados para que se possa fazer também um acompanhamento da evolução da qualidade do código. O usuário pode selecionar o tipo de avaliação que desejar. Por exemplo, avaliar a situação quanto ao percentual código duplicado em cada projeto. Quanto mais próximo da cor verde, maior a qualidade do projeto quanto ao tipo de avaliação selecionado. O usuário também pode selecionar um dos projetos  para visualizar informações detalhadas do projeto correspondente.

 

Uma forma de utilizar o Sonar é integrando-o a um serviço de integração contínua (IC) para automatizar a geração destes relatórios de avaliação da qualidade do código. Uma forma interessante seria programar o servidor de IC para diariamente fazer uma chamada ao Sonar e emitir um relatório dos projetos, de maneira a dar um feedback diário para a equipe sobre a qualidade do que ela está desenvolvendo. Ou então emitindo um relatório a cada commit no repositório de código. Dessa forma os desenvolvedores podem tomar conhecimento mais rápido acerca dos débitos técnicos da equipe e tomar as ações necessárias para corrigir o problema.

 

#4. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) O chamado ISO 9000 é um conjunto internacional de padrões que pode ser usado no desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de qualidade em todas as indústrias. Para Ian Sommerville (Engenharia de Software, 8 edição. São Paulo: Pearson Addison-Wesley, 2007) o padrão ISO 9001 é o mais geral desses padrões e se aplica às organizações que se dedicam a processos de qualidade nas organizações que projetam, desenvolvem e mantêm produtos. Referente à ISO 9001 é incorreto afirmar que:

#5. ( FURB – ISSBLU/2015) Sobre o diagrama de atividades da UML, é correto afirmar que: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correta

– Utiliza elementos como barras de bifurcação e ponto de ramificação.

Erradas

Exige utiliza as raias de natação para modelar os métodos de um sistema.

– Permite representar as classes de interface mais importantes de um sistema. as atividades que compõem um processo do sistema e o fluxo de controle.

– Tem como objetivo principal modelar as trocas de mensagens entre objetos.  modelar a execução de atividades sequenciais ou concorrentes.

É usado com mais frequência em conjunto com o diagrama de implantação.

Para ler mais sobre o assunto, acesse:  Diagrama de Atividade ( )

#6. (CESPE – TCU/2015) Quando situados no nível 1 de capacidade do CMMI, os processos são usualmente ad hoc e caóticos. Em contrapartida, quando situados no nível 2, os processos são gerenciados de modo proativo por meio do entendimento dos inter-relacionamentos entre as atividades de processo e de medições detalhadas do processo, produtos de trabalho e serviços. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br>

Quando situados no nível 1 de capacidade do CMMI, os processos são usualmente ad hoc e caóticos.  </br> </br>

Errado: </br>

Em contrapartida, quando situados no nível 2, (nível 3) os processos são gerenciados de modo proativo por meio do entendimento dos inter-relacionamentos entre as atividades de processo e de medições detalhadas do processo, produtos de trabalho e serviços. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Modelo em Estágios ( )

#7. (FEPESE – JUCESC/2017 ) Sobre diagramas de classes UML 2, considere as seguintes afirmativas:
1. No diagrama de classes, uma classe é modelada empregando-se três partes: nome da classe, seus atributos e seus métodos.
2. Além das classes, um diagrama de classes modela também o relacionamento entre classes: um para um; um para muitos; zero para um; etc.
3. O diagrama de classes é tido como um diagrama comportamental, uma vez que contém os métodos que definem o comportamento das classes. 
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#8. (FEPESE – JUCESC/2017 ) Sobre o diagrama de componentes UML 2, considere as seguintes afirmativas: 
1. Descreve todos os componentes de um sistema de informação, incluindo os componentes de hardware e software. 
2. Os diagramas de componentes possuem um nível de abstração maior que os diagramas de classes.
3. Além de descrever os componentes propriamente ditos, um diagrama de componentes descreve também como os componentes são interligados entre si. 
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#9. (CESPE –  TRE-TO/2017) Assinale a opção que apresenta o mecanismo a partir do qual os detalhes da implementação dos métodos de uma classe são ocultos dos usuários da classe.

#10. (CESPE – TRE-TO/2017) Assinale a opção que apresenta um recurso da metodologia ágil Scrum utilizado para representar o progresso diário de um projeto.

#11. (FCC – TRF – 5ª REGIÃO/2017)  Um Analista Judiciário está trabalhando no primeiro projeto utilizando a metodologia Scrum de um Tribunal. Ao assumir o papel de Scrum Master, dentre as suas funções está

#12. (CONSULPLAN – TRE-RJ/2017)  Scrum é considerado um método ágil geral, mas, ao invés das abordagens técnicas tradicionais específicas da engenharia de software, seu foco está no gerenciamento do desenvolvimento iterativo. Ele não prescreve o uso de práticas de programação, como programação em pares e desenvolvimento test-first, mas pode ser utilizado com abordagens ágeis mais técnicas, como XP, para fornecer um framework de gerenciamento do projeto. O ciclo Sprint, do scrum, pode ser resumido em quatro passos; assinale-os.

#13. (CONSULPLAN – TRE-RJ/2017) Dentro do scrum algumas responsabilidades são atribuídas a alguns componentes. Entre essas responsabilidades podem ser citadas: definir as propriedades; elaborar e manter o Produt Backlog; decidir sobre as datas de lançamento do produto; aceitar ou rejeitar os resultados dos trabalhos etc. Tais responsabilidades pertencem a:

#14. (CONSULPLAN –  TRE-RJ/2017) “_______________ é um tipo de relacionamento mais forte entre objetos, permitindo construir objetos complexos a partir de objetos simples. Semelhante ao relacionamento de _______________, nesse caso, os objetos-parte podem pertencer apenas ao objeto-todo. O objeto-todo vive e morre com suas partes, acontecendo remoção em cascata.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

#15. (UPENET/IAUPE –  UPE/2017) Em orientação a objetos, o conceito que determina que as classes devem cuidar dos seus atributos de forma exclusiva, expondo o mínimo possível de suas funcionalidades para outras classes, é 

#16. (PUC-PR – TJ-MS/2017) A respeito das metodologias de desenvolvimento de software, assinale a opção CORRETA:  ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: 

No XP (Extreme Programming) as práticas de test-first e refatoração são usadas para evitar a degeneração do código e a integração contínua de novas releases.  

Para ler mais sobre o assunto, acesse:  XP ( ) 

Errado: 

No Scrum  (XP) as práticas de test-first e programação em pares são utilizadas para aumentar a qualidade do produto entregue na revisão da sprint.  

Para ler mais sobre os assuntos, acesse:  SCRUM ( ) XP ( ) 

O RUP (Rational Unified Process) é um exemplo de processo interativo e incremental baseado principalmente no modelo cascata.  (cascata não é incremental) 

Para ler mais sobre o assunto, acesse: RUP ( ) 

No RUP (Rational Unified Process)  (SCRUM) a disciplina de requisitos analisa o problema e define as necessidades dos usuários a partir das estórias do usuário. 

Para ler mais sobre os assuntos, acesse:  SCRUM ( ) e  RUP ( ) 

No XP (Extreme Programming) as funcionalidades são especificadas por casos de uso

Para ler mais sobre o assunto, acesse:  XP ( )

 

#17. (IBFC – TJ-PE/2017) O Scrum está sendo implantado dentro da sua empresa, portanto existe a necessidade de se criar o Time Scrum que é formado pelo:

#18. (FCC – DPE-RS/2017) Considere que um sistema está sendo desenvolvimento na Defensoria Pública e algumas das práticas adotadas são listadas a seguir: 
− O Time de Desenvolvimento funciona de forma auto-organizada, sendo composto por profissionais que realizam o trabalho de entregar uma versão do sistema que seja funcional e que incrementa o produto “Pronto” ao final de cada sprint. Somente quem integra o Time de Desenvolvimento cria incrementos. 
− Para desenvolver o sistema podem ser criadas várias sprints. Cada sprint é uma iteração que segue o ciclo PDCA. Ao final de cada sprint bem sucedida o time terá produzido um incremento potencialmente integrável, ou seja, com qualidade, testado, completo e pronto, por isso são realizadas reuniões de planejamento para definir a meta de cada sprint. 
− O desenvolvedor escreve um teste que falha, faz este teste passar da maneira mais simples possível e, por fim, refatora o código. Esta prática visa a criação de código limpo, atuando como uma ferramenta de apoio na qualidade do desenvolvimento de sistema. 
Um Técnico em Informática afirma, corretamente, que

#19. (FCC – TRE-PR/2017) Considere que um Analista Judiciário é membro do Time Scrum e está participando de uma reunião de 4 horas, na qual ocorrem as atividades: 
− O Product Owner esclarece quais itens do Backlog do Produto ficaram e quais não ficaram “Prontos”. 
− O Time de Desenvolvimento discute o que foi bem, quais problemas ocorreram dentro da Sprint e como estes problemas foram resolvidos. 
− O Time de Desenvolvimento demonstra o trabalho que está “Pronto” e responde as questões sobre o incremento. 
− O Product Owner apresenta o Backlog do Produto tal como está e, se necessário, projeta as prováveis datas de conclusão baseado no progresso até a data. 
− É feita uma análise da linha do tempo, orçamento, potenciais capacidades e mercado para a próxima versão esperada do produto. 
O Analista está participando da Reunião 

#20. (CESPE – TCU/2015) O processo gerência de reutilização (GRU) faz parte do grupo de processos que compõem o nível F — gerenciado, de acordo com o modelo MPS.BR.

#21. (NC-UFPR –  ITAIPU BINACIONAL/2017)  Com base no diagrama abaixo, considere as seguintes afirmativas relacionadas à notação e ao que esse diagrama representa. 
 1. A associação entre Lista e Item é do tipo composição e indica que o objeto todo deve gerenciar a criação e destruição de suas partes. 
 2. A associação entre Item, Música e Vídeo representa uma herança múltipla. 
 3. tocar() é uma operação polimórfica, significando que, quando uma mensagem é despachada em tempo de execução, uma correspondência é determinada em tempo de execução de acordo com o tipo do objeto. 
 4. A classe Segue deve possuir atributos ou operações para justificar sua representação como classe de associação. 
 5. Em tempo de execução, a classe Item precisa ser instanciada para que as classes Música ou Vídeo possam ser utilizadas. 
  
  Assinale a alternativa correta ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Errado: 1. A associação entre Lista e Item é do tipo composição e indica que o objeto todo deve gerenciar a criação e destruição de suas partes.  </br>

        • Agregação: Agregação é um tipo especial de associação onde tenta-se demonstrar que as informações de um objeto (chamado objeto-todo) precisam se complementadas pelas informações contidas em um ou mais objetos de outra classe (chamados objeto-parte)

Errado: 2. A associação entre Item, Música e Vídeo representa uma herança múltipla.  </br>

        • Herança Simples.

Correto: 3. tocar() é uma operação polimórfica, significando que, quando uma mensagem é despachada em tempo de execução, uma correspondência é determinada em tempo de execução de acordo com o tipo do objeto.  </br> </br>

Correto: 4. A classe Segue deve possuir atributos ou operações para justificar sua representação como classe de associação.  </br> </br>

Errado: 5. Em tempo de execução, a classe Item precisa ser instanciada para que as classes Música ou Vídeo possam ser utilizadas.  </br>

        • Classes abstrata não pode ser instanciada.

       

       

 

 

#22. (CESPE – TCU/2015) O teste de integração consiste em construir gradualmente o sistema, por integração de seus componentes, e testar o sistema resultante, buscando identificar e analisar problemas originados a partir das interações entre esses componentes, em um ambiente de execução com características próximas àquelas a serem utilizadas no ambiente operacional real.

#23. (CESPE – TRE-BA/2017)  A reunião de planejamento da sprint do Scrum é o evento em que

#24. (CESPE – TRT – 7ª Região (CE)/2017)  A respeito de metodologia RUP, assinale a opção correta.

#25. (UPENET/IAUPE – UPE/2017) Sobre as melhores práticas recomendadas pelo RUP, analise os itens abaixo:  
 I. Deve se utilizar um sistema de gerenciamento de mudanças, ferramentas e procedimentos para gerenciamento de configuração.  
 II. A verificação da qualidade do software garante que este atenda todos os padrões organizacionais de qualidade.  
 III. Deve se estruturar a arquitetura do sistema em componentes.  
 IV. Novas mudanças no sistema devem, primeiro, ser realizadas para, depois, terem o impacto avaliado e documentado.  
 Quantos itens estão CORRETOS?

#26. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Sobre o Rational Unified Process (RUP), identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: 
 ( ) Utiliza DFDs (Diagrama de Fluxo de Dados) para definir o comportamento do sistema. 
 ( ) Define um ciclo de vida de quatro fases para o desenvolvimento do software: concepção, elaboração, construção e transição. 
 ( ) Um de seus fluxos (ou workflows) define como fazer o gerenciamento de configuração e mudança. 
 ( ) Em seu fluxo de requisitos, sugere utilizar modelos de engenharia de software para a modelagem do negócio. 
 ( ) Cada iteração do RUP segue uma abordagem semelhante à abordagem em cascata: contém atividades de requisitos e análise, projeto e implementação, integração e teste. 
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

#27. (COPESE-UFPI – UFPI/2017) O Processo Unificado (PU) consiste em uma tentativa de aproveitar melhor os recursos dos modelos tradicionais de processo de software, mas buscando implementar melhores princípios do desenvolvimento ágil de software. Assim, sobre o PU, assinale a opção CORRETA.

#28. (FCC – TRE-SP/2017) Um Técnico do TRE-SP foi solicitado a contribuir nas seguintes atividades de um projeto: − realizar testes beta para validar o novo sistema e verificar se atende às expectativas dos usuários. − operar o sistema legado que está sendo substituído pelo novo sistema. − realizar a conversão de bases de dados operacionais. − treinar os usuários no uso do novo sistema. Considerando-se que o projeto está sendo desenvolvido com base no RUP, as atividades se referem à fase

#29. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Ivar Jacobson relata o caso de uso como um documento narrativo que descreve a sequência de eventos de um ator, que usa um sistema, para completar um processo. No caso de uso, o ator pode ser uma pessoa, um sistema ou uma entidade externa. Os casos de usos podem se relacionar usando Include ou Extend. Assinale a alternativa que descreve corretamente o uso destes relacionamentos.

#30. (PUC-PR – TJ-MS/2017) O SCRUM tem uma adoção bastante significativa na indústria de desenvolvimento de software e procura viabilizar que pessoas possam tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com mais alto valor possível. Avalie as seguintes afirmações:  
 I. Segundo o Guia do Scrum, mantido pelos autores Ken Schwaber e Jeff Sutherland (2016), o Scrum é um processo ágil de desenvolvimento de software que integra eventos, papéis e artefatos, sendo originado a partir do empirismo e contempla os seguintes pilares: transparência, inspeção e restrospectiva. 
 II. Nas abordagens de desenvolvimento ágeis, o conceito de pronto é utilizado para definir o entendimento comum sobre um item de backlog, ou um incremento, e representa o entendimento compartilhado e homogêneo entre todos os times Scrum do que significa o trabalho estar completo, assegurando a transparência. 
 III. A reunião diária do Scrum é um evento de tempo fixo para que o Time de Desenvolvimento possa sincronizar as atividades e criar um plano de curto prazo. O objetivo é inspecionar o trabalho desde a última reunião e prever o trabalho a ser feito antes da próxima reunião. O Scrum Master deve assegurar que a reunião ocorra e que seja mantida no tempo, mas o time de Desenvolvimento é responsável pela sua condução. 
 É CORRETO apenas o que se afirma em

Ver Resultado

Deixe uma resposta