Juliana Jenny Kolb
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Teste 7: Língua Portuguesa – Questões Gerais
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões, selecionadas randomicamente.
Results
#1. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Assinale em qual das alternativas o conectivo empregado mantém o sentido da fala da personagem “Portanto, não vou cair na mediocridade do corte e costura”:
#2. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Marque a alternativa correta. No terceiro quadrinho, os pontos de exclamação reforçam o sentido de:
#3. (UNIMEP-SP) I. Coloquem os móveis no lugar. II. Enviamos cartas a vocês. III. Refez a lição que estava errada? Substituindo as palavras destacadas por pronomes, teremos:
?
I. Coloquem: termina em som nasal = "-nos". II. Enviamos cartas a vocês: preposição "a" = "-lhes". III. Verbo Refez: terminado em "z" = "-la".
#4. (FURB – ISSBLU/2015) Assinale a alternativa em que tanto os vocábulos como as expressões retiradas do texto apresentam flexão de grau:
#5. (FURB – ISSBLU/2015) Após a leitura atenta do segundo parágrafo, assinale a alternativa que contém os sinônimos corretos das expressões “remoto mosteiro” e “preciosos alfarrábios”:
#7. (FURB – ISSBLU/2015) Considere as seguintes afirmações: I- Em “─ Mestre, o que houve?” e “Mas nós, humanos, nem sempre espertos […]”, as vírgulas são obrigató- rias e isolam, respectivamente, um vocativo e um aposto. II- As palavras “centenário”, “alfarrábios”, “enciclopédia” e “providências” recebem acento gráfico porque são paroxítonas terminadas em ditongo crescente. III- O uso de palavras antônimas, por exemplo, “celibate” e “celebrate”, pode ter efeito cômico e ambíguo, conforme a afirmação da autora no sétimo parágrafo. Assinale a alternativa correta:
#8. (FURB – ISSBLU/2015) Escreva V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas: ( ) A crase é facultativa em “O jovem monge instala […] o velhíssimo velhinho junto a uma mesa imensa […]” (segundo parágrafo). ( ) No sétimo parágrafo, pode-se substituir a expressão “para a” por “à”: “[…] trabalhando mais do que seria necessário à nossa dignidade […]”. ( ) Há uma oração explicativa em “[…] toque essa sineta que eu venho acudi-lo.” ( ) Em “O monge centenário chora e repete certas palavras que o moço custa a entender:”, o período é composto por coordenação e por subordinação. ( ) As palavras “portinhola”, “historinha”, “livrão” e “dignidade” foram empregadas no texto em sentido figurado.
#9. (FURB – ISSBLU/2015) Lya Luft usou a história de um monge como (assinale a alternativa correta):
#10. (FURB – ISSBLU/2015) Releia um trecho do sétimo parágrafo: “[…] desperdiçamos tempo, vida e energia sofrendo por bobagens, arruinando as alegrias, ignorando afetos, trabalhando mais do que seria necessário para a nossa dignidade, curtindo mais o negativo do que o positivo, quando afinal a ordem divina metafórica é que não precisamos fazer o sacrifício do celibato, mas celebrar a vida.” Sobre esse trecho, considere as seguintes afirmações e identifique a(s) correta(s): I- Lya Luft empregou “celibato” em sentido figurado, pois, segundo ela, a ordem divina é celebrar e não viver inutilmente uma vida de sacrifícios, amarga, sem proveitos. II- O vocábulo “celibato” foi empregado em sentido real ou denotativo, levando em conta que o monge celibatário opta por uma vida de sacrifícios, afasta-se do convívio social e deixa de celebrar a vida, como muitos de nós. III- Em “[…] a ordem divina metafórica é que não precisamos fazer o sacrifício do celibato […]”, há uma oração substantiva predicativa. A alternativa correta é:
#11. (FURB – ISSBLU/2015) Em algumas passagens do texto, Lya Luft usa o recurso da enumeração, a fim de enfatizar suas ideias. Assinale a alternativa em que há um exemplo completo desse recurso:
#13. Não ocorre crase:
#14. ____noite, todos os operários voltaram ____ fábrica e só deixaram o serviço _____ uma hora da manhã:
#15. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Constitui opinião sobre os fatos apresentados no texto, apenas a alternativa:
#16. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Em relação às expressões retiradas do texto: “assim como” e “além de”, assinale a alternativa correta quanto à função que elas desempenham:
#17. Em que frase o “A” deve receber o acento indicador da crase?
#18. Todas ___ Sexta-feira vamos ___ faculdade ___ pé, percorrendo a rua XV de ponta ___ponta:
#19. Resistirei ___ pressão, pois estou prestes ___ transferir-me e devo evitar aborrecimentos ___ que confiaram em mim:
#20. (INTEGRI BRASIL – Câmara de Votorantim-SP/2016) Na frase: “essa terra de esplendor”, a palavra grifada “ESPLENDOR” é:
#21. Em relação ao uso da crase, julgue: Diga a Adriana que a estamos esperando.
#22. Em relação ao uso da crase, julgue: Avisa a Adriana, minha filha, que amanhã teremos prova.
#23. Em relação ao uso da crase, julgue: O diretor fez alusões a sua classe e não a minha.
#24. Em relação ao uso da crase, julgue: O cônsul enviou vária cartas as suas filhas.
#25. Em relação ao uso da crase, julgue: O conselheiro jamais perdoou a Dona Margarida.
#26. Em relação ao uso da crase, julgue: Esta alameda frondosa vai até à chácara de meu pai.
#27. Em relação ao uso da crase, julgue: Os meninos cheiravam a cola.
#28. Em relação ao uso da crase, julgue: Eles viviam à toa, mas sempre à procura de dinheiro.
#29. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Em relação à finalidade dos textos de diferentes gêneros, considere as afirmações: I. O resumo tem por finalidade apresentar fatos essenciais contidos em um texto. II. O artigo científico pode se referir à apresentação de um relatório escrito de estudos a respeito de uma questão específica ou à divulgação de resultados de uma pesquisa realizada. III. A carteira de identidade ou Registo Geral (RG)serve para confirmar a identidade da pessoa e para solicitação de outros documentos. Assinale a alternativa correta.
#30. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Assinale a alternativa correta em relação à tirinha. É possível identificar o efeito de ironia no fato de: