Teste 8: Governança de TI

Juliana Jenny Kolb

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Teste 8: Governança de TI

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (COMPERVE – Prefeitura de Ceará-Mirim – RN/2016) No projeto de recuperação de um viaduto, a Prefeitura Municipal considerou o limite máximo de gastos estabelecido pelo edital de licitação, bem como o percentual de acréscimo que poderia ser efetuado em prováveis adequações orçamentárias do respectivo projeto. Caso se adotasse o modelo Project Model Canvas – PMC para planejar esse projeto, esses aspectos estariam corretamente contidos no componente 

#2. (FCC – TRE-AP/2015) Imagine que uma determinada entidade integrante da Administração Pública pretenda implementar uma metodologia de Planejamento Estratégico visando à melhoria dos serviços disponibilizados ao cidadão e o alinhamento com as políticas públicas determinadas para sua execução, bem como a avaliação de desempenho dos seus colaboradores. Entre as ferramentas disponíveis e consagradas para o atingimento dos objetivos almejados, poderá utilizar

#3. (CESPE – TCE-PR/2016) O COBIT 5 apoia a adoção dos princípios e da abordagem de implementação da norma ISO/IEC 38500 e descreve que a organização (cliente) e a TI (fornecedor) deverão colaborar em um modelo de parceria, utilizando comunicações efetivas, fundamentadas em um relacionamento positivo e confiável. Em todos os casos, as estruturas, funções e responsabilidades adequadas de governança corporativa devem ser definidas pelo corpo diretivo, sendo que uma das formas de orientar e monitorar o uso de TI na organização pode ser por meio de um comitê estratégico de TI. 
 Considerando o texto precedente e a relação entre o COBIT 5 e a norma ISO/IEC 38500, assinale a opção correta.

#4. (CESPE – TCE-PR/2016) Devido a escândalos corporativos e a crises financeiras nos últimos anos, tem havido maior conscientização dos membros da alta administração das organizações quanto à existência e às implicações de leis e regulamentos mais rigorosos. Nesse contexto, as partes interessadas demandam maior garantia de que as organizações estejam atuando conforme as leis e regulamentos. 
 À luz do COBIT 5 e da norma ISO/IEC 38500, o fragmento de texto precedente

#5. (CESPE – TCE-PR/2016) Um gestor de TI pretende implantar os processos e as práticas do COBIT 5 no órgão em que trabalha e, para tal, adotará como referência o guia de implementação do COBIT, composto de sete fases. 
  Nessa situação hipotética, ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br>

–  reconhecer pontos de dor e eventos desencadeadores no órgão, tais como perda de dados ou falha em projetos, é um fator importante para as iniciativas de implementação do COBIT. </br> </br>

Errado: </br>

antes de se iniciar um novo ciclo, estritamente ao final da sétima fase, deve-se elaborar um estudo de caso que abranja os processos a serem implantados no próximo ciclo</br>

O Estudo de Casos é elaborado como um dos primeiros passos para a implementação do COBIT na organização. </br> </br>

 – na terceira fase, em que a orientação do COBIT é definida, deve ser dada prioridade às iniciativas de alcance mais difícil, com vistas a transpor os principais obstáculos e facilitar a implementação</br>

Durante a 3ª Fase, uma meta de melhoria é definida, seguida por uma análise mais detalhada, que alavanca a orientação do COBIT, a fim de identificar falhas e possíveis soluções. Algumas soluções podem apresentar resultados rápidos enquanto outras poderão exigir atividades mais desafiadoras em um prazo maior. Prioridade deve ser dada às iniciativas mais fáceis de alcançar e que provavelmente produzirão os melhores benefícios. </br> </br>

 – a definição do escopo da implementação deverá ocorrer antes da identificação dos atuais pontos fracos e desencadeadores da aceitação da implantação dos processos</br>

A  definição do escopo é realizada na 2ª Fase, após a 1ª Fase, onde começa o reconhecimento e aceitação da necessidade de uma implementação ou iniciativa de implementação (estudo de caso pode ser elaborado). Ela identifica os atuais pontos fracos e desencadeadores e cria um desejo de mudança nos níveis de gestão executiva.  </br> </br>

– planejar o programa e executar o plano são ações relacionadas diretamente e respectivamente à primeira e à segunda fase</br>

A execução do plano inicia na 3ª Fase. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Ciclo de Vida da Implementação COBIT 5 ( )

#6. (FCC – SEGEP-MA/2016) Considere que a Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão tenha adotado as práticas de governança de TI do COBIT 5 e espera resultados positivos da aplicação e uso dos habilitadores. Para controlar o desempenho dos habilitadores, as seguintes perguntas terão de ser monitoradas e posteriormente respondidas, periodicamente, com base em indicadores: 
 − As necessidades I foram consideradas? 
 − As II do habilitador foram atingidas? 
 − O III do habilitador é controlado? 
 − As IV foram aplicadas? 
 Sabendo-se que os dois primeiros itens tratam de indicadores de resultado e os dois últimos tratam de indicadores de progresso, as lacunas de I a IV são preenchidas, correta e respectivamente, com:

#7. (CESPE  – SEDF/2017) Quanto às diferenças entre a ISO/IEC 20000, COBIT 4.1 e ITIL V2/V3, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta (de cima para baixo): 
 ( ) o COBIT rastreia problemas em áreas de T.I. como help desk e suporte a usuários.  
 ( ) o ITIL é voltado para auditoria de processos, redução de riscos, confiabilidade e segurança. 
 ( ) a ISO 20000 deve ser utilizada como um complemento do ITIL, pois atesta que as melhores práticas em gestão de serviços de TI estão efetivamente implantadas.

#8. (FCC – Prefeitura de Teresina – PI/2016) Olhando para os objetivos corporativos do Cobit 5, um Analista de Sistemas da Prefeitura de Teresina observa que existe relação entre estes e as dimensões do BSC − Balanced Scorecard. Observando-se, por exemplo, dois destes objetivos, ou seja, (I) a necessidade de ter um portfólio de produtos e serviços competitivos que possam ser ofertados aos cidadãos e (II) a busca pela otimização dos custos de prestação de serviços ofertados à sociedade, ele verificou que tais objetivos se enquadram, respectivamente, nas dimensões (perspectivas) BSC 

#9. (FCC – Prefeitura de Teresina – PI/2016) O COBIT 5 possui alguns domínios, os quais comportam diversos processos. Em particular, o processo

#10. (FCC – Prefeitura de Teresina – PI/2016) O COBIT 5 define um ciclo de implementação representado por um círculo com 3 anéis, denominados externo, intermediário e interno, correspondentes respectivamente às atividades de ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

O ciclo de vida da implementação apresenta uma forma das organizações usarem o COBIT para tratar da complexidade e os desafios geralmente encontrados durante as implementações. Os três componentes inter-relacionados do ciclo de vida são: </br>

1. INTERNO -> Ciclo de vida principal de melhoria contínua – Este não é um projeto isolado. </br>

2. INTERMEDIÁRIO -> Capacitação da mudança – Abordagem dos aspectos comportamentais e culturais. </br>

3. EXTERNO -> Gestão do programa. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Ciclo de Vida da Implementação COBIT 5 ( )

#11. (CESPE – TCE-PA/2016) No COBIT 5, as atividades da gestão e da governança são diferenciadas, visto que encontram-se em níveis e domínios distintos; para não haver superposição e sombreamento dos objetivos, o modelo restringe a ocorrência de interação entre as atividades desses domínios. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Errado: </br>

– No COBIT 5, as atividades da gestão e da governança são diferenciadas, visto que encontram-se em níveis e domínios distintos; para não haver superposição e sombreamento dos objetivos, o modelo restringe a ocorrência de interação entre as atividades desses domínios. </br>

O COBIT 5 faz uma clara diferenciação entre as atividades de governança e gestão nos domínios de governança e gestão, bem como a interação entre elas e os especialistas envolvidos. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Domínios e Processos do COBIT5 ( )

 

#12. (FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE – AGEHAB/2010) “Processo contínuo e interativo para com as realidades ambientais para avaliação do desempenho corrente, estabelecimento de objetivos, bem como para identificação de áreas de aperfeiçoamento e mudança nas empresas” (OLIVEIRA apud LEIBFRIED; McNAIR, 2004).  
 A citação acima define um processo utilizado pelas organizações, cuja denominação é

#13. (CESPE – TRE-MS/2013) Os princípios básicos da reengenharia incluem o princípio de

#14. (PUC-PR – TJ-MS/2017) No dia 27 de abril de 2017, o CEO da United Airlines enviou um e-mail aos participantes do programa de fidelidade retratando-se sobre o ocorrido no início do mesmo mês, com a retirada forçada de um passageiro já embarcado, que teve repercussões muito negativas à imagem da Organização. Parte do conteúdo é apresentado abaixo e retrata a materialização do conceito de “alinhamento estratégico”: 
 “ … Ao longo das últimas semanas, estivemos trabalhando com forte senso de urgência para responder a duas perguntas: 
 como isso pôde ocorrer e de que forma podemos assegurar que nunca mais aconteça algo semelhante? 
 Aquele fato ocorreu porque nossas políticas corporativas foram colocadas acima dos valores que compartilhamos. 
 Nossos procedimentos impediram que nossos funcionários fizessem o que eles sabem ser o certo. … 
 Além disso, lançaremos um novo aplicativo para os nossos funcionários que lhes permitirá realizar diretamente gestos de boa vontade na forma de milhas, créditos de viagem e outras comodidades quando estivermos em falta com você. …  “  
 A respeito do conteúdo acima e a relação com o conceito de alinhamento estratégico, avalie as afirmações a seguir: 
 I. Alinhamento estratégico é o processo de transformar a estratégia do negócio em estratégias e ações de Tecnologia da Informação que garantam que os objetivos de negócio sejam apoiados. 
 II. O alinhamento estratégico é bidirecional, ou seja, da estratégia do negócio para a estratégia de Tecnologia da Informação e vice-versa, pois a Tecnologia da Informação pode potencializar estratégias de negócio que seriam impossíveis de ser implantadas sem o auxílio da tecnologia da informação. No caso da United Airlines, vê-se apenas a direção da estratégia de negócios para a área de Tecnologia da Informação. 
 III. O alinhamento estático é a derivação da estratégia de TI a partir da concepção do Plano Estratégico ou de Negócios da empresa e o alinhamento dinâmico ocorre a cada marco de revisão do Plano Estratégico ou de Negócios, conforme agendado previamente na sua institucionalização.

#15. (FEPESE – JUCESC/2017 ) O processo do COBIT v.4.1 no qual estratégias de mitigação de risco são adotadas para minimizar riscos residuais a níveis aceitáveis e na qual o framework documenta os níveis de risco aceitos pela organização é o:

#16. (PUC-PR – TJ-MS/2017) O Balanced Scorecard (BSC), técnica de planejamento empresarial desenvolvida pelos professores de Harvard Kaplan & Norton (1996), propicia o alinhamento das iniciativas (projetos, ações, serviços) de TI aos objetivos estratégicos do negócio, considerando as perspectivas: financeira, clientes e usuários, processos internos (gestão de projetos, desenvolvimento, gestão de incidentes etc.) e, por fim, aprendizado e crescimento. 
 Sobre BSC, avalie as assertivas a seguir. 
 I. O BSC demonstra uma relação de causa e efeito e é uma poderosa ferramenta de planejamento e de gestão de desempenho específica para promover o alinhamento dos objetivos da área de negócios com a área de Tecnologia da Informação (TI). 
 II. Uma forma de materialização do BSC é pela utilização de Cartões CRC, que materializam as metas da TI valendo-se dos indicadores e da especificação dos responsáveis e da colaboração que cada um exerce nos objetivos estratégicos da TI. 
 III. A perspectiva de aprendizagem e crescimento não contempla infraestrutura e tecnologias, pois o foco recai no capital humano envolvido com a elaboração do BSC. 
 IV. O BSC é um método bastante utilizado para escolher os indicadores-chave (KPI) e conectá-los com os objetivos da organização, estabelecendo uma relação entre os KPIs, o processo medido pelo KPI e os objetivos da organização, geralmente apresentados na perspectiva financeira. 
 É CORRETO apenas o que se afirma em

#17. A norma que visa estabelecer, implementar, operar, monitorar, analisar criticamente, manter e melhorar um SGSI documentado dentro do contexto das atividades de negócio da organização e os riscos que ela enfrenta é a:

#18. (PUC-PR – TJ-MS/2017) Os ambientes da organização podem ser entendidos como tudo que circunda ou envolve a organização e suas pessoas por todos os lados. O mapeamento ambiental da organização ou a análise do seu meio ambiente pode ser elaborado por meio da técnica das forças e fraquezas, ameaças e oportunidades. A técnica é chamada em inglês SWOT (Strengths, Weakness, Opportunities, Threats). Sobre esta técnica, é CORRETO afirmar:

#19. (PUC-PR – TJ-MS/2017) O Ciclo PDCA é creditado à W. Edwards Deming, referência em controle de qualidade em todo o mundo. O ciclo PDCA, definido por Deming como ciclo de Shewart, um físico que, na década de 1920 introduziu gráficos de controle na Bell Labs, baseia-se nos conceitos anteriores do método científico, que envolve formular uma hipótese, experimentá-la e avaliá-la. Considerando PDCA como sendo o ciclo de Plan (Planejamento), Do (Execução), Check (Avaliação ou Auditoria) e Act (Ação), avalie as seguintes afirmações:  
 I. Planejar (Plan) é estabelecer metas e processos para se atingir o objetivo. Em nível organizacional, contempla determinar a missão, visão e objetivos. 
 II. Executar (Do) é pôr os processos em execução para se atingir o objetivo, perseguindo que sigam as definições da forma como foram desenhados. Somente após o término da Execução (Do), é acionada a Avaliação (Check) para, por fim, dar andamento à Ação (Act). 
 III. Agir (Act) vale-se da etapa de Avaliação (Check) deste ciclo que gerou relatórios demonstrando a aderência da execução final dos processos às métricas e indicadores de qualidade planejados, para que sejam elaborados planos de ação para serem incluídos no planejamento e serem tratados na execução do próximo ciclo PDCA. 
 É CORRETO apenas o que se afirma em:

#20. (PUC-PR – TJ-MS/2017) O Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC), situado no nível  estratégico, é um documento que complementa o Planejamento Estratégico da Organização, por meio do planejamento de sistemas de informação, conhecimentos e informática, possibilitando a definição de objetivos específicos para a área de TI. Sobre a elaboração e constituição de um PETIC, avalie as seguintes afirmações: 
 I. A fase de Análise do Portfólio atual de TI considera, dentre outros aspectos: os projetos e serviços e seus respectivos status; execução do orçamento de TI; melhorias requeridas e já registradas; quantidade de mudanças no portfólio no período analisado. 
 II. O PETIC está posicionado no nível de Estratégico e Tático, subsidiando que ocorra o cascateamento dos objetivos diretamente para os Planos de Ação para o nível da Operação. 
 III. O plano considera a estratégia para sourcing, ou seja, a definição de terceirização ou adoção de outra estratégia para os recursos humanos da TI. É possível definir esta parte do plano após ter ocorrido o levantamento das necessidades de aplicações, arquitetura de TI, infraestrutura de TI e capacidade requerida. 
 É CORRETO apenas o que se afirma em:

#21. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Sobre o COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies), assinale a alternativa correta

#22. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017) Uma equipe de Analistas Judiciários está utilizando o modelo Canvas em um projeto de um Tribunal. Um dos analistas expôs o seguinte cenário:  
 − Principais questões a serem respondidas: Qual valor nós oferecemos aos nossos clientes? | Qual dos problemas de nossos clientes nós estamos ajudando a solucionar? | Qual mix de produtos e serviços será oferecido para cada segmento de cliente? | Quais necessidades dos nossos clientes estamos satisfazendo?   
 − Elementos que podem agregar valor: Novidade | Performance | Customização | Fazer o serviço | Design | Redução de Custo | Redução de Risco | Acessibilidade | Conveniência/Usabilidade.  
 As questões e os elementos apresentados pelo Analista indicam que eles estão trabalhando no bloco 

#23. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) O e-MAG é um modelo de acessibilidade em governo eletrônico que prevê acesso a computador a partir de diferentes situações vivenciadas por usuários com deficiência visual, com a adaptação de todos os componentes tag HTML para acesso por meio de braile.

#24. (PUC-PR – TJ-MS/2017) O Balanced Scorecard (BSC), técnica de planejamento empresarial desenvolvida pelos professores de Harvard Kaplan & Norton (1996), propicia o alinhamento das iniciativas (projetos, ações, serviços) de TI aos objetivos estratégicos do negócio, considerando as perspectivas: financeira, clientes e usuários, processos internos (gestão de projetos, desenvolvimento, gestão de incidentes etc.) e, por fim, aprendizado e crescimento. 
 Sobre BSC, avalie as assertivas a seguir. 
 I. O BSC demonstra uma relação de causa e efeito e é uma poderosa ferramenta de planejamento e de gestão de desempenho específica para promover o alinhamento dos objetivos da área de negócios com a área de Tecnologia da Informação (TI). 
 II. Uma forma de materialização do BSC é pela utilização de Cartões CRC, que materializam as metas da TI valendo-se dos indicadores e da especificação dos responsáveis e da colaboração que cada um exerce nos objetivos estratégicos da TI. 
 III. A perspectiva de aprendizagem e crescimento não contempla infraestrutura e tecnologias, pois o foco recai no capital humano envolvido com a elaboração do BSC. 
 IV. O BSC é um método bastante utilizado para escolher os indicadores-chave (KPI) e conectá-los com os objetivos da organização, estabelecendo uma relação entre os KPIs, o processo medido pelo KPI e os objetivos da organização, geralmente apresentados na perspectiva financeira. 
 É CORRETO apenas o que se afirma em

#25. (PUC-PR – TJ-MS/2017) Os ambientes da organização podem ser entendidos como tudo que circunda ou envolve a organização e suas pessoas por todos os lados. O mapeamento ambiental da organização ou a análise do seu meio ambiente pode ser elaborado por meio da técnica das forças  fraquezas, ameaças e oportunidades. A técnica é chamada em inglês SWOT (Strengths, Weakness, Opportunities, Threats). Sobre esta técnica, é CORRETO afirmar:  

#26. (PUC-PR – TJ-MS/2017) O Ciclo PDCA é creditado à W. Edwards Deming, referência em controle de qualidade em todo o mundo. O ciclo PDCA, definido por Deming como ciclo de Shewart, um físico que, na década de 1920 introduziu gráficos de controle na Bell Labs, baseia-se nos conceitos anteriores do método científico, que envolve formular uma hipótese, experimentá-la e avaliá-la. Considerando PDCA como sendo o ciclo de Plan (Planejamento), Do (Execução), Check (Avaliação ou Auditoria) e Act (Ação), avalie as seguintes afirmações: 
 I. Planejar (Plan) é estabelecer metas e processos para se atingir o objetivo. Em nível organizacional, contempla determinar a missão, visão e objetivos. 
 II. Executar (Do) é pôr os processos em execução para se atingir o objetivo, perseguindo que sigam as definições da forma como foram desenhados. Somente após o término da Execução (Do), é acionada a Avaliação (Check) para, por fim, dar andamento à Ação (Act). 
 III. Agir (Act) vale-se da etapa de Avaliação (Check) deste ciclo que gerou relatórios demonstrando a aderência da execução final dos processos às métricas e indicadores de qualidade planejados, para que sejam elaborados planos de ação para serem incluídos no planejamento e serem tratados na execução do próximo ciclo PDCA. 
 É CORRETO apenas o que se afirma em:

#27. (PUC-PR – TJ-MS/2017) O Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC), situado no nível estratégico, é um documento que complementa o Planejamento Estratégico da Organização, por meio do planejamento de sistemas de informação, conhecimentos e informática, possibilitando a definição de objetivos específicos para a área de TI. Sobre a elaboração e constituição de um PETIC, avalie as seguintes afirmações: 
 I. A fase de Análise do Portfólio atual de TI considera, dentre outros aspectos: os projetos e serviços e seus respectivos status; execução do orçamento de TI; melhorias requeridas e já registradas; quantidade de mudanças no portfólio no período analisado. 
 II. O PETIC está posicionado no nível de Estratégico e Tático, subsidiando que ocorra o cascateamento dos objetivos diretamente para os Planos de Ação para o nível da Operação. 
 III. O plano considera a estratégia para sourcing, ou seja, a definição de terceirização ou adoção de outra estratégia para os recursos humanos da TI. É possível definir esta parte do plano após ter ocorrido o levantamento das necessidades de aplicações, arquitetura de TI, infraestrutura de TI e capacidade requerida. 
 É CORRETO apenas o que se afirma em:

#28. (PUC-PR – TJ-MS/2017) O COBIT 5 fornece orientações da ISACA sobre governança corporativa e gestão de TI e é baseado na evolução decorrente da aplicação prática do COBIT por muitas organizações e usuários das comunidades de negócios, TI, risco, segurança e garantia. Considerando o “Modelo Corporativo para Governança e Gestão de TI da Organização” do COBIT 5, avalie as seguintes assertivas. 
 I. A qualidade intrínseca reflete o quanto os habilitadores do COBIT 5 e seus resultados cumprem a meta levando-se em consideração o contexto em que operam. 
 II. A gestão é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento das atividades em consonância com a direção definida pelo órgão de governança a fim de atingir os objetivos corporativos. 
 III. A forma proposta pelo COBIT 5 para avaliar se o processo atinge seus objetivos, avaliando os resultados dos processos, utiliza a classificação da norma ISO/IEC 15504 conforme as seguintes escalas: Não Atingido, Fracamente Atingido, Parcialmente Atingido, Amplamente Atingido, Plenamente Atingido. 
 IV. Os habilitadores “Informação”, “Serviços, infraestrutura e aplicativos” e “Pessoas, habilidades e competências” também são recursos da organização e devem ser gerenciados e governados. 
 É CORRETO apenas o que se afirma em:

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