Juliana Jenny Kolb
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Teste 8: Governança de TI
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Results
#1. (COMPERVE – Prefeitura de Ceará-Mirim – RN/2016) No projeto de recuperação de um viaduto, a Prefeitura Municipal considerou o limite máximo de gastos estabelecido pelo edital de licitação, bem como o percentual de acréscimo que poderia ser efetuado em prováveis adequações orçamentárias do respectivo projeto. Caso se adotasse o modelo Project Model Canvas – PMC para planejar esse projeto, esses aspectos estariam corretamente contidos no componente
#2. (FCC – TRE-AP/2015) Imagine que uma determinada entidade integrante da Administração Pública pretenda implementar uma metodologia de Planejamento Estratégico visando à melhoria dos serviços disponibilizados ao cidadão e o alinhamento com as políticas públicas determinadas para sua execução, bem como a avaliação de desempenho dos seus colaboradores. Entre as ferramentas disponíveis e consagradas para o atingimento dos objetivos almejados, poderá utilizar
#3. (CESPE – TCE-PR/2016) O COBIT 5 apoia a adoção dos princípios e da abordagem de implementação da norma ISO/IEC 38500 e descreve que a organização (cliente) e a TI (fornecedor) deverão colaborar em um modelo de parceria, utilizando comunicações efetivas, fundamentadas em um relacionamento positivo e confiável. Em todos os casos, as estruturas, funções e responsabilidades adequadas de governança corporativa devem ser definidas pelo corpo diretivo, sendo que uma das formas de orientar e monitorar o uso de TI na organização pode ser por meio de um comitê estratégico de TI. Considerando o texto precedente e a relação entre o COBIT 5 e a norma ISO/IEC 38500, assinale a opção correta.
#4. (CESPE – TCE-PR/2016) Devido a escândalos corporativos e a crises financeiras nos últimos anos, tem havido maior conscientização dos membros da alta administração das organizações quanto à existência e às implicações de leis e regulamentos mais rigorosos. Nesse contexto, as partes interessadas demandam maior garantia de que as organizações estejam atuando conforme as leis e regulamentos. À luz do COBIT 5 e da norma ISO/IEC 38500, o fragmento de texto precedente
#5. (CESPE – TCE-PR/2016) Um gestor de TI pretende implantar os processos e as práticas do COBIT 5 no órgão em que trabalha e, para tal, adotará como referência o guia de implementação do COBIT, composto de sete fases. Nessa situação hipotética, ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Correto: </br>
– reconhecer pontos de dor e eventos desencadeadores no órgão, tais como perda de dados ou falha em projetos, é um fator importante para as iniciativas de implementação do COBIT. </br> </br>
Errado: </br>
– antes de se iniciar um novo ciclo, estritamente ao final da sétima fase, deve-se elaborar um estudo de caso que abranja os processos a serem implantados no próximo ciclo. </br>
O Estudo de Casos é elaborado como um dos primeiros passos para a implementação do COBIT na organização. </br> </br>
– na terceira fase, em que a orientação do COBIT é definida, deve ser dada prioridade às iniciativas de alcance mais difícil, com vistas a transpor os principais obstáculos e facilitar a implementação. </br>
Durante a 3ª Fase, uma meta de melhoria é definida, seguida por uma análise mais detalhada, que alavanca a orientação do COBIT, a fim de identificar falhas e possíveis soluções. Algumas soluções podem apresentar resultados rápidos enquanto outras poderão exigir atividades mais desafiadoras em um prazo maior. Prioridade deve ser dada às iniciativas mais fáceis de alcançar e que provavelmente produzirão os melhores benefícios. </br> </br>
– a definição do escopo da implementação deverá ocorrer antes da identificação dos atuais pontos fracos e desencadeadores da aceitação da implantação dos processos. </br>
A definição do escopo é realizada na 2ª Fase, após a 1ª Fase, onde começa o reconhecimento e aceitação da necessidade de uma implementação ou iniciativa de implementação (estudo de caso pode ser elaborado). Ela identifica os atuais pontos fracos e desencadeadores e cria um desejo de mudança nos níveis de gestão executiva. </br> </br>
– planejar o programa e executar o plano são ações relacionadas diretamente e respectivamente à primeira e à segunda fase. </br>
A execução do plano inicia na 3ª Fase. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Ciclo de Vida da Implementação COBIT 5 ( )
#6. (FCC – SEGEP-MA/2016) Considere que a Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão tenha adotado as práticas de governança de TI do COBIT 5 e espera resultados positivos da aplicação e uso dos habilitadores. Para controlar o desempenho dos habilitadores, as seguintes perguntas terão de ser monitoradas e posteriormente respondidas, periodicamente, com base em indicadores: − As necessidades I foram consideradas? − As II do habilitador foram atingidas? − O III do habilitador é controlado? − As IV foram aplicadas? Sabendo-se que os dois primeiros itens tratam de indicadores de resultado e os dois últimos tratam de indicadores de progresso, as lacunas de I a IV são preenchidas, correta e respectivamente, com:
#7. (CESPE – SEDF/2017) Quanto às diferenças entre a ISO/IEC 20000, COBIT 4.1 e ITIL V2/V3, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta (de cima para baixo): ( ) o COBIT rastreia problemas em áreas de T.I. como help desk e suporte a usuários. ( ) o ITIL é voltado para auditoria de processos, redução de riscos, confiabilidade e segurança. ( ) a ISO 20000 deve ser utilizada como um complemento do ITIL, pois atesta que as melhores práticas em gestão de serviços de TI estão efetivamente implantadas.
#8. (FCC – Prefeitura de Teresina – PI/2016) Olhando para os objetivos corporativos do Cobit 5, um Analista de Sistemas da Prefeitura de Teresina observa que existe relação entre estes e as dimensões do BSC − Balanced Scorecard. Observando-se, por exemplo, dois destes objetivos, ou seja, (I) a necessidade de ter um portfólio de produtos e serviços competitivos que possam ser ofertados aos cidadãos e (II) a busca pela otimização dos custos de prestação de serviços ofertados à sociedade, ele verificou que tais objetivos se enquadram, respectivamente, nas dimensões (perspectivas) BSC
#9. (FCC – Prefeitura de Teresina – PI/2016) O COBIT 5 possui alguns domínios, os quais comportam diversos processos. Em particular, o processo
#10. (FCC – Prefeitura de Teresina – PI/2016) O COBIT 5 define um ciclo de implementação representado por um círculo com 3 anéis, denominados externo, intermediário e interno, correspondentes respectivamente às atividades de ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
O ciclo de vida da implementação apresenta uma forma das organizações usarem o COBIT para tratar da complexidade e os desafios geralmente encontrados durante as implementações. Os três componentes inter-relacionados do ciclo de vida são: </br>
1. INTERNO -> Ciclo de vida principal de melhoria contínua – Este não é um projeto isolado. </br>
2. INTERMEDIÁRIO -> Capacitação da mudança – Abordagem dos aspectos comportamentais e culturais. </br>
3. EXTERNO -> Gestão do programa. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Ciclo de Vida da Implementação COBIT 5 ( )
#11. (CESPE – TCE-PA/2016) No COBIT 5, as atividades da gestão e da governança são diferenciadas, visto que encontram-se em níveis e domínios distintos; para não haver superposição e sombreamento dos objetivos, o modelo restringe a ocorrência de interação entre as atividades desses domínios. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Errado: </br>
– No COBIT 5, as atividades da gestão e da governança são diferenciadas, visto que encontram-se em níveis e domínios distintos; para não haver superposição e sombreamento dos objetivos, o modelo restringe a ocorrência de interação entre as atividades desses domínios. </br>
O COBIT 5 faz uma clara diferenciação entre as atividades de governança e gestão nos domínios de governança e gestão, bem como a interação entre elas e os especialistas envolvidos. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Domínios e Processos do COBIT5 ( )