Teste 8: Linguagem de Programação

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões Linguagem de Programação

Teste 8: Linguagem de Programação

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FUNCAB – MDA/2014) São características das arquiteturas desenvolvidas com tecnologia JEE, COM EXCEÇÃO DE:

#2. (FCC – DPE-SP/2015) Na plataforma .Net, como a máquina virtual deve trabalhar com diversas linguagens de programação diferentes, a Common Language Runtime − CLR não pode executar diretamente o código do C#, sendo assim, ela precisa executar uma linguagem comum a todas as linguagens de programação da plataforma, chamada Common

#3. (FGV –  DPE-RO/2015) Programas escritos em C# operam na presença do .NET framework, que é uma tecnologia cujos elementos fundamentais são: 

#4. (CESPE – TJ-SE/2014) Na arquitetura Java EE 7, JAXB (Java Architecture for XML Binding) provê uma forma de interagir um schema XML e um programa desenvolvido em Java. Assim, é possível combinar JAXB com JAX-WS (Java API for XML Web Services) na troca de mensagens advindas de Web Services, desde que nessa arquitetura se utilize a versão JAXB 2.2 ou superior.

#5. (VUNESP – TCE-SP/2015) Na plataforma .NET, o componente responsável pela execução do código é chamado de

#6. (CESPE – MPOG/2013) O JME foi criado para trabalhar com ambientes de programação multiprocessados em ambientes distribuídos.

#7. (FUNCAB  – MDA/2014) A figura a seguir fornece a visão geral do framework.net 
 
Na figura, GAMA representa o ambiente de execução para todos os programs e interpreta o bytecode e o executa dinamicamente, enquanto, simultaneamente, providencia serviços como coleta de lixo e o tratamento de exceções. 
GAMA é conhecido como: 

#8. (FCC – AL-PE/2014) O .NET framework consiste em dois componentes principais. Um deles é a biblioteca de classes do framework. O outro, que gerencia a execução de memória, execução de thread, execução de código, verificação de segurança do código, compilação e outros serviços do sistema, é denominado

#9. (FUNDEP (Gestão de Concursos) – CRM – MG/2017) Assinale a alternativa que apresenta a forma correta para criar uma classe com dois atributos em PHP.

#10. (FCC – DPE-RS/2017) No Spring MVC, as requisições HTTP são tratadas por uma classe controladora, que deve possuir a anotação @Controller para indicar que os métodos são ações (actions). Estes métodos podem ter quaisquer nomes, desde que estejam com uma anotação que recebe um atributo para indicar qual será a URL utilizada para invocar o método. Esta anotação é a

#11. (FCC – MPE-AM/2013) São classes Java EE usadas para estender as capacidades dos servidores que hospedam aplicativos acessados por meio de um modelo de programação de solicitação-resposta. Apesar de poderem responder a qualquer tipo de pedido, essas classes são comumente usadas para estender os aplicativos hospedados por servidores web. As classes citadas no texto são conhecidas como

#12. (FCC – ARTESP/2017) Em uma aplicação ASP.net, um Especialista em Tecnologia da Informação criou um arquivo chamado header.cshtml com um conteúdo que deseja utilizar como cabeçalho de muitas páginas do site. Para importar o conteúdo deste arquivo em uma página que está criando, este Especialista deve utilizar a instrução 

#13. (CESPE – SEDF/2017) Acerca de aspectos de linguagens de programação, algoritmos e estruturas de dados e objetos, programação orientada a objetos e arquitetura MVC, julgue o item subsequente.  
Na arquitetura MVC, a definição de propriedades e atributos de um programa ocorrem na camada Model.

#14. (VUNESP – Câmara Municipal de São José dos Campos – SP/2014)  No ASP.NET, a classe base dos controles de validação é:

#15. (CONSULPLAN – CEGÁS/2017) Considere o código a seguir.
css1
O código expressa propriedades CSS aplicadas a uma

#16. (CONSULPLAN –  TRE-RJ/2017) “Uma _________________ é uma classe cuja finalidade principal é definir uma interface comum para suas subclasses. As operações que uma classe _________ declara, mas não implementa, são chamadas de operações _________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

#17. (IBFC – EBSERH/2016) O MVC foi amplamente adaptado como uma arquitetura para as aplicações World Wide Web em todas as linguagens de programação maiores. Relacione as duas colunas abaixo quanto ao significado de cada uma das letras da sigla MVC: 
 

#18. (IFB – IFB/2017) As células das tabelas, em HTML, possuem um enchimento e uma borda. Essas bordas são caracterizadas por linhas duplas, conforme pode ser observado no exemplo abaixo. Para um melhor efeito visual, poderíamos fazer com que as bordas duplas se tornassem uma só. Assinale a alternativa que apresenta o atributo CSS que solucionaria essa questão.
css3

#19. (PUC-PR –  TTJ-MS/2017) Sobre herança em Programação Orientada a Objetos, considere as afirmativas a seguir. 
 I. Uma subclasse é uma instância específica da superclasse. 
 II. A técnica de herança é essencial para o reuso e extendabilidade de classes. 
III. Polimorfismo é a habilidade de uma subclasse realizar herança múltipla de diferentes classes. 
 Está (ão) CORRETA(S) apenas as assertivas:  

#20. (IF-SE – IF-SE /2016) Uma arquitetura de sistema baseada no padrão MVC (Model View Controller) tem como principal característica: 

#21. (CESPE –  TRT – 7ª Região (CE)/2017) Acerca de orientação a objetos, assinale a opção correta.

#22. (FUNDEP (Gestão de Concursos) – UFVJM-MG/2017) Qual é a sintaxe correta para se criar um campo do tipo texto em html que contenha 4 linhas e 50 colunas?

#23. (FCM – IF Baiano/2017)  Uma referência para um objeto de subclasse pode ser convertida implicitamente em uma referência para um objeto de superclasse porque um objeto de subclasse é um objeto de superclasse, por herança. Existem, portanto, maneiras possíveis de misturar e corresponder referências para superclasse e referências para subclasse com objetos de superclasse e objetos de subclasse. (DEITEL & DEITEL, 2003, p.446). 
 Analise as afirmativas abaixo com relação à possibilidade de se misturar as referências às subclasses/superclasses e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso. 
 ( ) Fazer referência a um objeto de superclasse com uma referência para superclasse é simples e direto. 
 ( ) Fazer referência a um objeto de subclasse com uma referência para subclasse não é direto. 
 ( ) Fazer referência a um objeto de subclasse com uma referência para superclasse é simples e direto, porque o objeto de subclasse também é um objeto de uma superclasse. 
 ( ) Fazer referência a um objeto de superclasse com uma referência para subclasse é simples e direto. 
 De acordo com as afirmações, a sequência correta é

#24. (ESAF – ESAF/2015) O modelo MVC (Model-View-Controller) tem por objetivo separar dados ou lógica de negócios (Model) da interface do usuário (View) e do fluxo da aplicação (Control). Este modelo apresenta vantagens e desvantagens. Uma das desvantagens é que

#25. (CESPE – SEDF/2017) Serviços expressos por meio de contratos web services têm o potencial de evitar completamente a transformação, objetivo-chave dos contratos de serviços padronizados.

#26. (CESPE – STJ/2015) O JMS (Java Message Service) permite a troca de mensagens assíncronas entre um ou mais clientes e faz parte da especificação do Java EE.

#27. (IBFC – Emdec/2016) Quanto as tecnologias aplicadas em um Web Service temos:
“Para a representação e estruturação dos dados nas mensagens recebidas/enviadas é utilizado o _______ . As chamadas às operações, incluindo os parâmetros de entrada/saída, são codificadas no protocolo_______ . Os serviços (operações, mensagens, parâmetros, etc.) são descritos usando a linguagem_______ . O processo de publicação/pesquisa/descoberta de Web Services utiliza o protocolo_______.”
Assinale a alternativa que complete correta e respectivamente as lacunas: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

XML: Base/estrutura para as mensagens. </br>

SOAP: Define as mensagens que serão transportadas pelo HTTP, bem como, realiza as chamadas, incluindo os parâmetros de entrada/saída. </br>

WSDL: Linguagem para descrever Web Services, é como um índice dos métodos disponíveis em um certo Web Service. </br>

UDDI: Processo de publicação/pesquisa/descoberta de Web Services. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Web Service ( )

#28. (FCC – TRT – 4ª REGIÃO (RS)/2015)A plataforma Java EE define um padrão de arquitetura de três camadas para o desenvolvimento de aplicações web: Camada de Apresentação (Web Tier), Camada de Negócio (Business Tier) e Camada de Integração (EIS Tier). Na camada de Negócio são representados ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

O Entertprise Java Bean (EJB) é um componente server-side que encapsula a lógica de negócio de uma aplicação.  

ara ler mais sobre o assunto, acesse: JEE/J2EE – Java Enterprise Edition ( )

 

#29. (FGV – TCE-SE/2015) A plataforma Java Enterprise Edition (JEE) consiste de um conjunto de containers que fornecem serviços necessários para desenvolver aplicativos multicamadas com base na Web. Cada componente da plataforma JEE necessita de um tipo de container específico para ser executado.
Em relação aos componentes da plataforma JEE, é correto afirmar que Servlets, Message Driven Beans e JSF Managed Beans rodam, respectivamente, nos seguintes containers:

#30. (FCC – TRT – 15ª Região/2015) Em uma aplicação web que utiliza Enterprise JavaBeans − EJB para implementar um carrinho de compras, utilizou-se um tipo de bean que mantém o estado durante uma sessão com o cliente. Nesta aplicação, para indicar ao servidor que a classe é um bean com estado de sessão deve-se utilizar, antes da declaração da classe, a anotação

Ver Resultado

Deixe uma resposta