Teste 9: Banco de Dados

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões Banco de Dados

Teste 9: Banco de Dados

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FGV – COMPESA/2016) No MS SQL Server, a cláusula TOP, quando utilizada em um comando “SELECT”, tem por finalidade

#2. (FGV – COMPESA/2016) Nas implementações de bancos de dados por meio do MS SQL Server, o termo “collation” está associado, dentre outros tópicos, às regras de comparação de strings de caracteres. 
A sensibilidade aos acentos, às maiúsculas e minúsculas é identificada nos “collation-names” por meio dos termos 

#3. (FGV – IBGE/2017) Em projetos de Banco de Dados Relacional, a dependência funcional representada por A→B e B→C, então A→C é a base para caracterizar que uma relação está na:

#4. (FGV – IBGE/2017) Em um Banco de Dados PostgreSQL, Joana precisa criar uma trigger para inserir dados na tabela de auditoria chamada AGENTE_AUDIT todas as vezes que um registro da tabela AGENTE for efetivamente excluído. 
Para isso, considerando que a função “agente_removido()” já esteja implementada, Joana utilizará o comando:

#5. (FGV – IBGE/2017) Algumas consultas SQL podem ser escritas de mais de uma forma. 
 Observe a consulta abaixo: 
 SELECT * FROM agro1 WHERE Ag1Regiao IN (SELECT Ag2Regiao FROM agro2); 
 Para obter o mesmo conjunto de resultado, essa consulta pode ser reescrita como:

#6. (FGV – IBGE/2017) Observe a figura a seguir que ilustra os registros da tabela AGENTES criada no esquema PESSOAL do Banco de Dados AGRO implementado no PostgreSQL por Vitor.  
  
Vitor precisa selecionar e armazenar no mesmo esquema, mas segregado da tabela AGENTES, o resultado de uma consulta que lista o Nome e o CPF de todos os agentes que foram cadastrados em Fevereiro de 2017. 
 Para isso, Vitor utilizou o comando: 

#7. (CONSULPLAN – TSE/2012) Observe a figura, que ilustra o uso do editor HQL, disponibilizado pelo Hibernate Tools. 
 
O editor permite as funcionalidades descritas a seguir.  
 • A digitação de uma query HQL, com a correspondente visualização numa VIEW-1 da instrução SQL gerada automaticamente pelo Hibernate.  
 • A visualização do resultado da execução da query digitada, em Run HQL, numa VIEW-2. Neste caso, quando o resultado é selecionado, é possível a visualização dos dados na view Properties.  
  As VIEW-1 e VIEW-2 são conhecidas, respectivamente, por 

#8. (CESPE – MEC/2015) Julgue os itens seguintes, relativos ao framework Hibernate. Nesse sentido, considere que a sigla HQL, sempre que utilizada, se refere a  Hibernate Query Language. 
 Uma das desvantagens da utilização do Hibernate é o aumento do tempo de desenvolvimento, já que todas as consultas SQL deverão ser transcritas para a linguagem HQL para poderem ser mapeadas em classes Java.

#9. (CESPE – TC-DF/2014) O comando abaixo permite recuperar informação HQL (Hibernate Query Language), linguagem de consulta do Hibernate que permite a consulta e recuperação de informação. 
 retrieve (a=count(y.i by y.d where y.str = “ii*” or y.str = “foo”),b=max(count(y.i by y.d)))

#10. (FGV – IBGE/2017) O SQL Server fornece uma série de funções internas disponibilizadas pelo próprio sistema e também permite criar funções definidas pelo usuário. As funções internas são organizadas em categorias como, por exemplo, as categorias de funções: lógicas, de agregação, de replicação, matemáticas, criptográficas, escalares, de segurança, de classificação, etc. É uma função de agregação do SQL Server:

#11. (FUNCAB – CODATA/2013) O CLOG do ADABAS é usado para registrar:

#12. (FUNCAB – CODATA/2013) No livro “Projeto Lógico e Projeto Físico de Banco de Dados”, o professor Valdemar Setzer classifica o modelo lógico de dados do ADABAS como sendo Relacional Não Normalizado. Essa classificação se baseia no fato de o ADABAS:

#13. (CESGRANRIO – ELETROBRAS/2010) Um órgão público federal utiliza o ADABAS como sistema gerenciador de banco de dados corporativo. Nesse SGBD, o ISN é o(a)

#14. (COPERVE – UFSC  – UFSC/2018)  Considere o seguinte banco de dados relacional: 
         Funcionário (Cod-F, Nome, Salário, Cod-S) 
         Supervisor (Cod-S, Nome, Salário) 
     A chave primária da tabela Funcionário é o atributo Cod-F e a chave primária da tabela Supervisor é o atributo Cod-S. O atributo Cod-S na tabela Funcionário é uma chave estrangeira para a tabela Supervisor, indicando o supervisor do funcionário. Esse banco de dados será utilizado na questão. 
Considere a seguinte consulta, formulada na linguagem SQL: 
                 SELECT Cod-F 
                 FROM Funcionário, Supervisor 
                 WHERE Funcionário.Salário > Supervisor.Salário 
                 AND Funcionário.Cod-S = Supervisor.Cod-S 
A alternativa que expressa corretamente a intenção dessa consulta é buscar os códigos:

#15. (FGV – Câmara de Salvador – BA/2018)  Considere os comandos SQL a seguir. 
 I.  select r.* FROM R where exists (select * FROM S where r.a = s.c) 
 II.  select r.* FROM R where (select count(*)  FROM S where r.a = s.c) > 0 
 III. select r.* FROM R where r.a in (select c FROM S) 
 IV. select r.* FROM R  where exists (select 1 FROM S where r.a = s.c) 
 V. select distinct r.* FROM R, S where r.a = s.c 
 Sabe-se que quatro desses comandos sempre produzem resultados com conteúdos idênticos, mesmo considerando-se diferentes instâncias de R e S. 
 O comando que NÃO faz parte desse grupo é:

#16. (FCC – DPE-AM/2018) A linguagem SQL inclui, em seus comandos, a criação e utilização de procedimentos armazenados e de funções, sobre os quais é correto afirmar que

#17. (FCC – DPE-AM/2018) O comando SQL–ANSI para criar um procedimento chamado P1, que selecione os atributos A e B, de uma tabela T é:

#18. (FCC – DPE-AM/2018) Considere que exista uma tabela denominada TabProcessos que possui os seguintes campos: NroProcesso (tipo varchar), NroVara (tipo int), CPFAutor (tipo varchar). Para que seja feita uma consulta que resulte no total de processos em cada uma das varas, o comando SQL correto é 

#19. (CESPE – CGM de João Pessoa – PB/2018) 
    
 Com base no trecho de código apresentado para execução pelo SGBD MySQL, julgue o item a seguir. 
 Quando executado, o código retornará os nomes dos dez contribuintes com maior valor atribuído de IPTU, considerando a soma dos valores de IPTU de todos os imóveis registrados nos nomes desses contribuintes.

#20. (UEL/COPS – UEL/2015) 
    
  Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as regras que serão ativadas quando um funcionário de um departamento tiver o seu salário alterado.

#21. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017) O Departamento de Recursos Humanos de uma instituição solicitou ao Analista de Sistemas um relatório mostrando o nome do funcionário e o salário acrescido de 13.5%. O salário deverá ser expresso como número inteiro e com a seguinte legenda de coluna: Salário Reajustado. Considerando que a tabela funcionarios possui os campos nome e salario, para gerar o relatório o Analista deverá usar, em um banco de dados Oracle aberto e em condições ideais, a instrução

#22. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017) Um Analista de Sistemas foi solicitado a criar uma tabela chamada processo em um banco de dados Oracle aberto e em condições ideais. Nesta tabela, se nenhum valor for fornecido para o campo data_abertura, quando se utilizar a instrução INSERT a data do sistema deve ser automaticamente inserida. Para fazer isso, o Analista deve utilizar a instrução CREATE TABLE processo(processo_no NUMBER(10), data_abertura 

#23. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017) Para localizar os juízes cujos nomes começam pela letra p e têm pelo menos 3 caracteres de comprimento (incluindo p) utiliza-se a instrução SELECT * FROM juizes WHERE nome 

#24. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017) Considere que a tabela abaixo para controle de funcionários, possui o campo registro como chave primária e que o campo salario_liquido é resultante da subtração do desconto sobre o salario_bruto. 
  
Esta tabela  

#25. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) O modelo entidade-relacionamento a seguir representa os conceitos envolvidos na publicação de uma revista.  
 
Com base no modelo acima, pode-se afirmar que: 

#26. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) Com base no modelo relacional a seguir, responda às questões.  Qual das seguintes expressões SQL NÃO atende à consulta “mostrar do ano de 2010 o nome dos clientes, o mês e seu valor total vendido nesse mês, organizando essas informações por mês”: 
 

#27. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Assinale a alternativa que relaciona o nome do processo de segundo plano do Oracle, versão 12c, com sua respectiva finalidade.

#28. (IESES –  BAHIAGÁS/2016) Qual comando pode ser utilizado para criar e atribuir direitos de acesso a um usuário ao mesmo tempo em um banco de dados Mysql 5.7?

Ver Resultado

Deixe uma resposta