Web Service RESTful

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI)

Web Service RESTful

Os Web services RESTful são serviços construídos com o estilo de arquitetura RESTful. A construção de Web services com a abordagem RESTful está surgindo como uma alternativa popular ao uso de tecnologias baseadas em SOAP para implantação de serviços na Internet, por ser mais leve e ter a capacidade de transmitir dados diretamente via HTTP.

O IDE oferece suporte ao rápido desenvolvimento de Web services RESTful usando a JSR 311 – API Java para Web services RESTful (JAX-RS) e Jersey, a implementação de referência para JAX-RS.

Além de construir Web services RESTful, o IDE também oferece suporte ao teste e à construção de aplicações clientes que acessem Web services RESTful e à geração de código para chamar Web services (baseados em RESTful e em SOAP.)

Veja uma lista das funcionalidades RESTful fornecidas pelo IDE:

  1. Criação rápida de Web services RESTful com base em padrões e classes de entidade JPA.
  2. Geração rápida de código para chamar Web services como Google Maps, Yahoo News Search e o StrikeIron arrastando e soltando componentes do gerenciador de Web Services na janela Serviços.
  3. Geração de Clientes Java RESTful para serviços registrados no gerenciador de Web Services.
  4. Geração de cliente de teste para testar Web services RESTful.
  5. View lógica para navegação fácil de classes de implementação do Web service RESTful no seu projeto.

Web Services RESTful, Persistência e Classes de Entidade

Os Web services RESTful no Java dependem da Java Persistence API para se comunicarem com um banco de dados. Especificamente, os Web services RESTful dependem de classes de entidade e uma unidade de persistência, como definido na API de Persistência. As classes de entidade são classes Java que mapeiam para objetos em um banco de dados relacional. Conforme o Tutorial Java EE5, “Uma entidade é um objeto de domínio de persistência leve. Normalmente, uma entidade representa uma tabela em um banco de dados relacional, e cada instância da entidade corresponde a uma linha nessa tabela”. Uma unidade de persistência consiste no conjunto de classes de entidades, na fonte de dados, no provedor da persistência e no próprio nome da unidade de persistência, como definido em um arquivo persistence.xml.

Você pode usar o NetBeans IDE para criar classes de entidade e Web services RESTful no mesmo processo, ou você pode usar o IDE para criar Web services RESTful de classes de entidade existentes. Neste tutorial, use o assistente Serviços RESTful a partir do Banco de Dados para gerar classes de entidade e Web services RESTful no mesmo processo. O assistente gera automaticamente a unidade de persistência.

 

Deixe uma resposta