11.6 Controlar os Riscos

teste seu conhecimento

Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 5ª Edição > Gerenciamento dos Riscos

11.6 Controlar os Riscos

Monitorar e Controlar os Riscos é o processo de implementação dos planos de respostas a riscos, acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificação de novos riscos e avaliação da eficácia do processo de  riscos durante todo o projeto.

Este processo utiliza técnicas, como análises de variações e tendências, que requerem o uso das informações de desempenho geradas durante a execução do projeto. Outras finalidades do processo de Monitorar e Controlar os Riscos determinam-se:

  • as premissas do projeto ainda são válidas;
  • a análise mostra um risco avaliado que foi modificado ou que pode ser desativado;
  • as políticas e os procedimentos de gerenciamento dos riscos estão sendo seguidos ;
  • as reservas para contingências de custo ou cronograma devem ser modificadas de acordo com a avaliação atual dos riscos.

A figura 1 ilustra as entradas, ferramentas e saídas do processo Monitorar e Controlar os Riscos.

11.6 Controlar os Riscos

Figura 1: Entradas, ferramentas e saídas do processo Monitorar e Controlar os Riscos

Fonte: Adaptado do PMBok (2013)

A figura 2 apresenta as integrações do processo Monitorar e Controlar os Riscos.

11.6 Controlar os Riscos

Figura 2: Integrações do processo Monitorar e Controlar os Riscos

Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada

Entradas

11.1 – S1 – Plano de Gerenciamento de Riscos (+)

11.2 – S1 – Registro de Risco (+)

S6 – Dados do Desempenho do Trabalho (+)

S8 – Relatório sobre o Desempenho do Trabalho (+)

Ferramentas

F4 – Reuniões (+)

F23 – Análise de Variação (+)

F35 – Análise das Reservas (+)

F96 – Reavaliação de Riscos (+)

F97 – Auditoria de Riscos (+)

F98 – Medição de Desempenho Técnico (+)

Saídas

4.3 – S1 – Solicitações de Mudanças (+)

S1 – Atualizações do Plano de Gerenciamento de Projeto (+)

S2 – Atualizações dos Documentos do Projeto (+)

S3 – Atualizações de Ativos de Processos Organizacionais (+)

S7 – Informações sobre o Desempenho do Trabalho (+)

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5°  Edição, 2013.

Deixe uma resposta