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Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) Questões de Engenharia de Software

Materiais de Estudo disponíveis

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Questões – CMMI

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Questão #1: (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) CMMI 1.2: Tanto a abordagem contínua quanto a abordagem por estágios possuem vinte e dois processos. O cenário em que uma organização escolhe apenas duas áreas de processos, como, por exemplo, desenvolvimento de requisitos e gestão de requisitos, e eleva-os até o patamar de capacidade cinco, reflete o princípio fundamental da representação contínua.

Questão #2: (FCC – 2014 – TRF – 3ª REGIÃO) Os modelos do CMMI são descritos em termos de áreas de processo, metas e práticas. Áreas de processo são conjuntos de práticas relacionadas em uma determinada área que, quando executadas coletivamente, satisfazem um conjunto de metas consideradas importantes para causarem uma melhoria significativa naquela área. São áreas de processo relacionadas diretamente à Engenharia de Requisitos no CMMI:

Questão #3: (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) O CMMI 1.2 possui quatro categorias de áreas de processos que interagem entre si e afetam umas às outras independentemente da categoria a que pertençam. Por exemplo, a área análise e tomada de decisões, pertencente à categoria de suporte, contém práticas específicas para se realizar a avaliação formal que é usada pela área solução técnica, pertencente, por sua vez, à categoria de engenharia.

? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.Questão #4: (IESES – IFC-SC/2014) A Governança em TI, segundo os autores Weill e Ross (2012), é um Modelo que define direitos e responsabilidades pelas decisões que encorajam comportamentos desejáveis no uso de TI. Com relação a essa definição analise os itens a seguir: 
I. BSC (Balanced Scorecard) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, criada em 1992 por Robert Kaplan e David Norton. Seu objetivo é reunir os elementos-chave para poder acompanhar o cumprimento da estratégia. 
II. O modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute), da Universidade Carnegie Mellon. Seu objetivo atestar a maturidade dos processos de desenvolvimento da organização. 
III. O PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) é um plano para definir a evolução de TI em uma organização. 
IV. MPS-BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) é um projeto que possui como objetivo aumentar a maturidade dos processos de software das empresas brasileiras, a um custo acessível. 
A sequência correta é: 

I. BSC (Balanced Scorecard) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, criada em 1992 por Robert Kaplan e David Norton. Seu objetivo é reunir os elementos-chave para poder acompanhar o cumprimento da estratégia.  
Para ler mais sobre o assunto, acesse: BSC (+) 
 
II. O modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute), da Universidade Carnegie Mellon. Seu objetivo atestar a maturidade dos processos de desenvolvimento da organização.  
Para ler mais sobre o assunto, acesse: CMMI (+) 

III. O PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) é um plano para definir a evolução de TI em uma organização.  
Para ler mais sobre o assunto, acesse: PDTI (+) 

IV. MPS-BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) é um projeto que possui como objetivo aumentar a maturidade dos processos de software das empresas brasileiras, a um custo acessível.  
Para ler mais sobre o assunto, acesse: MPS-BR (+)

Questão #5: (CESPE – SUFRAMA/2014) No CMMI, a gestão de requisitos e o planejamento de projetos são áreas chave no nível 2, considerado como repetitivo.

Questão #6: (FCC – INFRAERO/2011) Em relação ao CMMI-DEV 1.2 e MPS.BR, é correto afirmar:

Questão #7: (CESPE – TCU/2015) De acordo com o CMMI, o uso da representação contínua permite que a organização atinja níveis de maturidade. Por outro lado, o uso da representação por estágios permite que a organização atinja níveis de capacidade.

Questão #8: (CESPE – TCU/2015) Quando situados no nível 1 de capacidade do CMMI, os processos são usualmente ad hoc e caóticos. Em contrapartida, quando situados no nível 2, os processos são gerenciados de modo proativo por meio do entendimento dos inter-relacionamentos entre as atividades de processo e de medições detalhadas do processo, produtos de trabalho e serviços.

Questão #9: (CESPE – ANATEL/2014) Tendo como referência o modelo CMMI (capability maturity model integration), versão 1.3, e o guia geral de serviços de melhoria de processos do software brasileiro (MPS.BR), versão 2012, julgue os itens seguintes. A norma NBR ISO/IEC 12207 — uma das bases técnicas para a definição do modelo MPS — é aplicável não só ao desenvolvimento de produtos de software, mas também à aquisição de sistema ou serviço.

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