11.2 Identificar os Riscos

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11.2 Identificar os Riscos

Identificar os riscos é o processo de determinação dos riscos que podem afetar o projeto e de identificação de suas características.

Entre os participantes das atividades de identificação de riscos, constam:

  • gerente do projeto;
  • membros da equipe do projeto;
  • equipe de gerenciamento dos riscos;
  • clientes;
  • especialistas externos;
  • usuários finais;
  • outros gerentes de projetos.

Identificar os riscos é um processo iterativo porque novos riscos podem surgir ou se tornar conhecidos durante o ciclo de vida do projeto.

O formato das declarações de riscos deve ser consistente para garantir a capacidade de comparar o efeito relativo de um evento de risco com outros no projeto.

A figura 1 ilustra as entradas, ferramentas e saídas do processo Identificar os Riscos.

11.2 Identificar os Riscos

 Figura 1: Entradas, ferramentas e saídas do processo Identificar os Riscos

Fonte: Adaptado do PMBok (2013)

A figura 2 apresenta as informações de entrada do processo Identificar os Riscos.

11.2 Identificar os Riscos_entradas

Figura 2: Informações de entrada do processo Identificar os Riscos

Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada

A figura 3 apresenta os processo atualizados pelas saídas do processo Identificar os Riscos.

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Figura 3: Informações de saída do processo Identificar os Riscos

Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada

Entradas

5.4 – S1 – Linha de Base do Escopo (+)

6.1 – S1 – Plano de Gerenciamento de Tempo (+)

6.5 – S1 – Estimativa da Duração das Atividades (+)

7.1 – S1 – Plano de Gerenciamento de Custo do Projeto (+)

7.2 – S1 – Estimativa do Custo das Atividades (+)

8.1 – S1 – Plano de Gerenciamento da Qualidade (+)

9.1 – S1 – Plano de Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto (+)

11.1 – S1 – Plano de Gerenciamento de Riscos (+)

12. 1 – S4 – Documentos de Aquisição  (+)

13.1 – S1 – Registro das Partes Interessadas  (+)

E6 – Fatores Ambientais da Empresa  (+)

E7 – Ativos de Processos Organizacionais (+)

E8 – Documentos do Projeto (+)

Ferramentas

F1 – Opinião Especializada (+)

F17 – Análise de Documentos (+)

F82 – Análise de Listas de Verificação (+)

F83 – Análise de Suposições (+)

F84 – Técnicas de Diagramas (+)

F85 – Análise SWOT (+)

F92 – Técnicas de Coleta de Informações (+)

Saídas

11.2 – S1 – Registro de Risco (+)

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5°  Edição, 2013.

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