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11.2 Identificar os Riscos
Identificar os riscos é o processo de determinação dos riscos que podem afetar o projeto e de identificação de suas características.
Entre os participantes das atividades de identificação de riscos, constam:
- gerente do projeto;
- membros da equipe do projeto;
- equipe de gerenciamento dos riscos;
- clientes;
- especialistas externos;
- usuários finais;
- outros gerentes de projetos.
Identificar os riscos é um processo iterativo porque novos riscos podem surgir ou se tornar conhecidos durante o ciclo de vida do projeto.
O formato das declarações de riscos deve ser consistente para garantir a capacidade de comparar o efeito relativo de um evento de risco com outros no projeto.
A figura 1 ilustra as entradas, ferramentas e saídas do processo Identificar os Riscos.
Figura 1: Entradas, ferramentas e saídas do processo Identificar os Riscos
Fonte: Adaptado do PMBok (2013)
A figura 2 apresenta as informações de entrada do processo Identificar os Riscos.
Figura 2: Informações de entrada do processo Identificar os Riscos
Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada
A figura 3 apresenta os processo atualizados pelas saídas do processo Identificar os Riscos.
Figura 3: Informações de saída do processo Identificar os Riscos
Fonte: Autora (2013). Propriedade intelectual registrada
Entradas
5.4 – S1 – Linha de Base do Escopo (+)
6.1 – S1 – Plano de Gerenciamento de Tempo (+)
6.5 – S1 – Estimativa da Duração das Atividades (+)
7.1 – S1 – Plano de Gerenciamento de Custo do Projeto (+)
7.2 – S1 – Estimativa do Custo das Atividades (+)
8.1 – S1 – Plano de Gerenciamento da Qualidade (+)
9.1 – S1 – Plano de Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto (+)
11.1 – S1 – Plano de Gerenciamento de Riscos (+)
12. 1 – S4 – Documentos de Aquisição (+)
13.1 – S1 – Registro das Partes Interessadas (+)
E6 – Fatores Ambientais da Empresa (+)
E7 – Ativos de Processos Organizacionais (+)
E8 – Documentos do Projeto (+)
Ferramentas
F1 – Opinião Especializada (+)
F17 – Análise de Documentos (+)
F82 – Análise de Listas de Verificação (+)
F83 – Análise de Suposições (+)
F84 – Técnicas de Diagramas (+)
F92 – Técnicas de Coleta de Informações (+)
Saídas
11.2 – S1 – Registro de Risco (+)
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.