Questões – História e Geografia do Brasil

Juliana Jenny Kolb

Home > Concursos > Questões de Concursos > Conhecimentos Gerais > História e Geografia

Questões – História e Geografia do Brasil

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FURB – ISSBLU/2015) “O primeiro reservatório da usina de Belo Monte já começou a ser inundado pelas águas do rio Xingu, no sudoeste do Pará. Depois de anos de polêmica, usina recebe licença do Ibama para operar.” 
 (Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/belo-monte-comeca-a-encher-reservatorios-no-xingu-8169.html. Acesso em: 27 nov. 2015.) 
 A respeito da usina de Belo Monte, assinale a alternativa correta:

#2. (FURB – ISSBLU/2015) Desde a Revolução Verde, na década de 1950, o processo tradicional de produção agrícola sofreu drásticas mudanças, com a inserção de novas tecnologias, visando à produção extensiva de commodities agrícolas. Estas tecnologias envolvem, quase em sua maioria, o uso extensivo de agrotóxicos, com a finalidade de controlar doenças e aumentar a produtividade. Segundo a legislação vigente, agrotóxicos são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, utilizados nos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, pastagens, proteção de florestas, nativas ou plantadas, e de outros ecossistemas e de ambientes urbanos, hídricos e industriais. (MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Disponível em:  http://www.mma.gov.br/seguranca-quimica/agrotoxicos?tmpl=component&print=1. Acesso em:19 ago. 2015.) 
Mediante o exposto, avalie as afirmações abaixo e identifique as corretas: 
 I- O Brasil é o maior consumidor de produtos agrotóxicos no mundo. 
 II- Alguns dos agrotóxicos usados no Brasil hoje são banidos em países da União Europeia e nos Estados Unidos. 
 III- O consumo de alimentos orgânicos é uma alternativa para se proteger dos agrotóxicos. 
 IV- Santa Rosa de Lima, na região Sul do estado, é conhecida como a capital catarinense da agroecologia. 
 V- Agrotóxico mais vendido no Brasil, o glifosato, pode estar relacionado ao aparecimento de doenças como câncer, depressão, Alzheimer, diabetes, autismo e mal de Parkinson, conforme o parecer técnico n° 01/2015, produzido por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

#3. (FURB – ISSBLU/2015) – Microcefalia, diagnosticada no começo da vida, é uma condição neurológica rara em que a cabeça da pessoa é significativamente menor do que a de outros da mesma idade e sexo. A esse respeito, assinale a alternativa correta:

#4. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) O Biodiesel é uma das armas do governo brasileiro para combater a falta de matéria-prima (petróleo) na fabricação de combustíveis fósseis. 
 Com esse projeto, o governo do Brasil ganhou dimensões mundiais pelo avanço nas tecnologias desse novo combustível. A fonte básica para a produção do Biodiesel brasileiro é o(a):

Ver Resultado

Deixe uma resposta