.Teste 15: Língua Portuguesa – Questões Gerais

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos >  Conhecimentos Gerais >  Língua Portuguesa > Questões Gerais

Teste 15: Língua Portuguesa – Questões Gerais

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões, ordenadas randomicamente.

Results

#1. (COMPERVE – MPE-RN/2017) A Política Nacional de Participação Social (PNPS), instituída pelo “decreto” 8.243/2014 com esse propósito, foi suspensa pelo Parlamento em meio à refrega política que toma conta do país.
No gênero discursivo designado pela palavra em destaque,

#2. (NC-UFPR – UFPR/2017)O que é e onde fica o mesentério, o ‘novo’ órgão do corpo humano identificado por cientistas
A primeira menção ao mesentério publicamente conhecida foi feita por Leonardo da Vinci em um de seus escritos sobre a anatomia humana no início do século 16.
Mas essa parte do corpo, que até bem pouco tempo era considerada apenas um ligamento do aparelho digestivo, acaba de ser reclassificada.
Ao fim de um estudo que durou mais de seis anos, cientistas acreditam agora que a estrutura é, na verdade, um órgão único e contínuo.
Trata-se, portanto, da mais nova descoberta no corpo humano.
“A descrição anatômica de cem anos atrás era incorreta. Este órgão está longe de ser fragmentado; é uma estrutura simples, contínua e única”, assinalou J. Calvin Coffey, pesquisador do University Hospital Limerick, na Irlanda, responsável pela equipe que realizou a descoberta.
A reclassificação foi publicada em um artigo assinado por Coffey e por seu colega Peter O’Leary na prestigiada revista científica The Lancet Gastroenterology & Hepatology.
“No estudo, que foi revisado e aprovado por colegas, dizemos que agora temos um órgão no corpo que até esta data não era reconhecido como tal”, assinalou Coffey. […]
Sobre o gênero textual do texto, considere as seguintes afirmativas:
1. Trata-se de um texto argumentativo, em que o autor expressa sua opinião sobre o assunto.
2. Trata-se de um texto descritivo, por apresentar uma descrição do novo órgão do corpo humano.
3. Trata-se de um texto informativo, caracterizado por informações dadas pelo autor, sem contudo expressar a própria opinião sobre o assunto.
Assinale a alternativa correta.

#3. (COPEVE-UFAL – Prefeitura de Maceió – AL/2017)
saia
Dadas as afirmativas sobre o vocábulo saia no texto,
I. Pode ser classificado como “saia” = substantivo; “saia” = verbo.
II. É chamado de homônimo perfeito, pois apresenta uma mesma grafia e uma mesma pronúncia.
III. Possui polissemia.
Verifica-se que está(ão) correta(s)

#4. (FEPESE – CELESC/2016) Assinale a alternativa em que os parônimos estão usados corretamente.

#5. (Instituto Excelência – Prefeitura de Cruzeiro – SP/2016) Assinale a alternativa em que as palavras podem servir de exemplos de parônimos:

#6. (Cursiva – CIS – AMOSC – SC/2015) Assinale o item em que as palavras completam adequadamente os espaços abaixo:
I. Trouxeram-me um ramalhete de flores__________.
II. A justiça _________a pena merecida aos desordeiros.
III. Devemos ser fiéis ao __________do dever.
IV. A _________ de terras compete ao Estado.

#7. (Fundação La Salle –  SUSEPE-RS/2017) De acordo com as regras gramaticais vigentes, analise as afirmações abaixo e verifique quais estão corretas. Para tanto, nos parênteses, marque (A) para as afirmações adequadas e (I) para as inadequadas.
  ( )Na linha 02, a palavra “onde” deve obrigatoriamente ser substituída por “aonde”.
  ( )0 verbo ter, na linha 03, deve receber acento circunflexo para concordar com o sujeito da oração.
 ( )Na linha 04, a palavra “onde” pode ser substituída por “em que”, sem alterar o sentido da frase. 
 A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

#8. (COSEAC –  UFF/2017) Em “Pusera no papel o que lhe parecia próprio de acontecer”, sem alterar o sentido do trecho, o pronome “lhe” poderia ser substituído por: 

#9. (FUNDEP (Gestão de Concursos) –  UFVJM-MG/2017) Decifrar os segredos das conexões no sulco fusiforme permitirá entender os casos de prosopagnosia congênita ou causada por pequenos derrames cerebrais que lesam os neurônios do sulco fusiformes.

#10. (FUNDEP (Gestão de Concursos) –  UFVJM-MG/2017) Releia o trecho a seguir.
“Essa necessidade foi tão ‘premente’ que, na seleção natural de nossos ancestrais, levaram vantagem aqueles com uma área do cérebro especializada no reconhecimento de faces: o giro fusiforme.”
A palavra destacada pode, respeitando o sentido original desse trecho, ser substituída por:

#11. ( FCC – TRT – 24ª REGIÃO (MS)/2017) As peças em geral trazem à tona temas referentes ao Pantanal e às populações indígenas, são feitas em cores da paisagem regional e, além da fauna e da flora, podem retratar tipos humanos e costumes da região. (3o parágrafo) 
Após o deslocamento da expressão destacada, sem alterar o sentido da frase original, o uso da vírgula fica correto em: 

#12. ( MPE-RS – MPE-RS/2017) ignorancia
 Considere as seguintes afirmações sobre o uso do sinal de ponto e vírgula no texto.
 I. A ocorrência da linha 02 poderia ser substituída por uma vírgula.
 II. A ocorrência da linha 21 poderia ser substituída por dois-pontos.
 III. A ocorrência da linha 28 poderia ser substituída por ponto final.

#13. ( CESPE – TRE-PE/2017) Seriam mantidas a correção gramatical e o sentido original do texto CG1A1AAA, caso, no trecho “Como lembra Marilena Chaui, a cidadania se define pelos princípios da democracia, significando necessariamente conquista e consolidação social e política” (l. 21 a 23), 

#14. (UFMT – POLITEC-MT/2017) Atenas, na Grécia Antiga, abrigou a primeira sociedade a acreditar em que a liberdade de expressão era essencial ao bom governo. Mais de 2.500 anos atrás, qualquer cidadão ateniense podia falar livremente à assembleia reunida perto da Acrópole. Todos ouviam. Decisões coletivas eram tomadas por meio do debate aberto e de argumentos racionais, no regime chamado de “democracia”. Não é à toa que, em grego antigo, discurso e razão são a mesma palavra logos, de onde derivaram a lógica e o racionalismo. Hoje, a liberdade de expressão não é um conceito uniforme. Mesmo as sociedades ocidentais, tidas como livres, a interpretam de modos distintos. As mesmas manifestações contra etnias ou culturas podem ser proibidas na Europa, mas permitidas nos Estados Unidos. A internet encurtou as distâncias, tornou mais agudos os dilemas — e mais urgentes as escolhas relativas à liberdade de expressão. À medida que governos e corporações digitais estabelecem controles sobre a informação, esvai-se o ideal da grande praça que traria, nos moldes atenienses, liberdade, democracia e racionalidade a bilhões de conectados.
No último período do texto, o conector “À medida que” estabelece qual relação de sentido com a oração seguinte? ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Proporção </br>

Correto -> Oração Subordinada Adverbial Proporcional – Exprime proporção entre as orações: principal e subordinada. Exemplo: À medida que o tempo passa, a chuva aumenta. </br> </br>

Finalidade </br>

Errado -> Oração Subordinada Adverbial Final – Exprime finalidade. Exemplo: Todos trabalham para que possam vencer. </br> </br>

Consequência  </br>

Errado -> Oração Subordinada Adverbial Consecutiva – exprime a consequência referente a oração principal. Exemplo: Gritei tanto, que fiquei sem voz. </br> </br>

Concessão </br>

Errado ->  Oração Subordinada Adverbial Concessiva – Indica permissão (concessão) entre as orações. Exemplo: Alguns se retiraram da reunião apesar de não terem terminado a exposição. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Orações Subordinadas ( )

#15. ( CESPE – TRE-PE/2017) cg3 
  A correção gramatical do texto CG3A1AAA seria mantida caso  

#16. ( IADES – Fundação Hemocentro de Brasília – DF/2017) Com relação à pontuação, assinale a alternativa que apresenta trecho do texto em que a inserção da vírgula é facultativa.

#17. (COMPERVE – MPE-RN/2017) Considere os períodos:
Tais dispositivos mostram que o modelo representativo de democracia é insuficiente para realizar o projeto constitucional. Para atender (1) a essa missão, é urgente engajar (2) a sociedade civil, por meio de mecanismos de participação e controle social.
Os verbos destacados constituem núcleos de orações as quais apresentam valor de

#18. (UEM – UEM/2017) Em “As sobras de refeições aguentam alguns dias, se forem bem cozidas e guardadas, no máximo a 4ºC.” (nono parágrafo), a conjunção em destaque introduz uma

#19. (FEPESE – JUCESC/2017) Leia o texto.
Açaí é bom, mas engorda.
Sabe aquele grupo de antocianinas que auxiliaria o corpo a expulsar as gordurinhas a mais? Ele também está presente no açaí, uma das frutas tipicamente brasileiras, riquíssima no pigmento. Mas, calma lá, você provavelmente já ouviu falar que açaí engorda. E é preciso botar isso em preto no branco.
Ele é calórico porque possui um elevado teor de lipídios, justifica o pesquisador Evaldo Silva, da Universidade Federal do Pará. O que se deve ressaltar, no entanto, é que a fruta contém ácidos graxos insaturados, gorduras de perfil semelhante às do azeite de oliva. Ou seja, para o coração, consumido sem exagero, é um coquetel maravilhoso de gordura benéfica com antocianina. Numa tigela você também garante fibras e proteínas. Mas, se o ponteiro da balança já incomoda, o melhor é escolher outros ingredientes cheios do pigmento.
Analise as afirmativas feitas sobre o texto.
1. O título é formado por duas orações coordenadas que estabelecem entre si uma relação de oposição.
2. O trecho sublinhado no texto ressalta características positivas do açaí. Para conseguir isso, o autor vale-se da conjunção coordenada “no entanto” que traz sentido de conclusão do que foi dito na frase imediatamente anterior.
3. A conjunção “no entanto” está posta entre vírgulas porque está deslocada no período.
4. Pela leitura do texto, conclui-se que seu autor indica açaí para todas as pessoas.
5. Pela leitura do texto, pode-se concluir – mesmo sendo leigo no assunto – que antocianinas é um pigmento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#20. (VUNESP – CRBio – 1º Região/2017) Considere a charge de Ronaldo para responder à questão.
rir
Na frase dita pela personagem, a segunda oração “e ela começou a rir…” apresenta, em relação à primeira oração, ideia de

#21. (EDUCA – CRQ – 19ª Região (PB)/2017) “Sua esposa, a deusa Friga, algumas vezes é confundida com Freia, deusa guerreira, a primeira das Valquírias – que significa, nas primitivas línguas germânicas, as que escolhem os mortos.”.
A palavra primitivas pode ser substituída, sem prejuízo de sentido para o contexto, pelo termo:

#22. (COPEVE-UFAL – Prefeitura de Maceió – AL/2017) Fitoterapia
O uso das plantas para o tratamento de doenças, incluindo a ansiedade, é uma prática antiga – mais do que os chás que as avós adoram sugerir para curar qualquer coisa. E, com a evolução dos estudos sobre o tema, novos conceitos sobre essa terapia surgiram, como explica Patrícia Cândido, uma das desenvolvedoras da Fitoenergética, sistema natural de cura por meio da energia das plantas: “elas possuem um caráter energético capaz de repor a energia que perdemos em momentos de tensão, estresse e ansiedade, mantendo o nosso equilíbrio de forma geral”.
Patrícia considera que o benefício da fitoterapia abrange o tratamento de quatro tipos de ansiedade: física (excesso de energia física), emocional (acúmulo de emoções nocivas), espiritual (falta de integração entre o “eu” físico e o espiritual) e mental (concentração excessiva de ideias na mente).
Para combater esses tipos de ansiedade, como sugere a especialista, “as plantas mais indicadas no caso da ansiedade são a camomila, cavalinha, marcela, valeriana, boldo do Chile e arruda”. Lembrando que a infusão em água quente não é o único meio de consumo, Patrícia também sugere a absorção das propriedades por meio de banhos, incensos, compressas, essências e sprays.
Dadas as afirmativas quanto aos aspectos linguísticos dos fragmentos textuais,
I. A locução adjetiva destacada das plantas exerce função sintática de adjunto adnominal.
II. No fragmento como explica Patrícia Cândido, uma das desenvolvedoras da Fitoenergética, sistema natural de cura por meio da energia das plantas estão presentes dois apostos explicativos.
III. O elemento articulador destacado que introduz uma oração subordinada adverbial consecutiva.
IV. O pronome destacado esses exerce importante recurso de coesão referencial catafórica.
verifica-se que está(ão) correta(s)

#23. (CONSULPLAN – TRF – 2ª REGIÃO/2017) Atualmente, já está muito claro que nossas experiências mentais estão sempre criando estruturas cerebrais que facilitam a resposta rápida a futuras demandas semelhantes. O tema mais importante, no entanto, não é que as estruturas se ampliem sempre, é a liberdade natural da mente, que opera além das estruturas.
Um motorista não é seu carro, nem por onde circula. Ele tem a liberdade de deixar o carro e seguir por outros meios e também de repensar seus trajetos. Ainda assim, se as estradas ficarem bloqueadas ou o carro quebrar, ele terá dificuldade em andar a pé e usará o tempo arrumando o carro ou colocando a estrada em condições de uso. Só ao final de um tempo ele conseguirá ultrapassar as fixações estruturais internas e refazer suas opções.
Em verdade, a liberdade do motorista é tal que nem mesmo motorista ele é. Ele é um ser livre. A prática espiritual profunda conduz a essa liberdade, naturalmente presente. As fixações são o carma. As experiências comuns no mundo, eventos maiores e menores, vão se consolidando como trajetos e redes neurais internas e estruturas cármicas que balizam a operação da mente, estruturando recursos limitados como se fossem as únicas opções, ainda que, essencialmente, a mente siga livre.
As estruturas grosseiras como os espaços das cidades, as ruas físicas, e em um sentido mais amplo tudo o que aciona nossos sentidos físicos, surgem também como resultado das atividades mentais repetitivas, assim como a circulação da energia interna, que é o aspecto sutil. Um automobilista precisa de uma transformação interna e externa complexa para se tornar um ciclista; não é fácil. Já o tripulante do sofá tem dificuldade em incluir exercícios, novos hábitos de alimentação e mudanças na autoimagem – os desafios são idênticos.
Nossos melhores pensamentos constroem mundos melhores e também cérebros melhores. Já os pensamentos aflitivos constroem mundos piores e cérebros com estruturas que conduzem à aflição e à doença.
Tanto os aspectos grosseiros como os sutis flutuam; é visível. A única expressão incessantemente presente e disponível é a liberdade natural silenciosa dentro de nós mesmos. É dessa natureza que surge a energia que, livre de condicionamentos, cria novos caminhos neurais e novas configurações de mundo. Os mestres de sabedoria apontam-na como sempre disponível, mesmo durante experiências como a doença e a morte. É dessa região inabalável que irradiam sua sabedoria, compaixão e destemor.
De acordo com o contexto em que os vocábulos aparecem, seu significado pode ser diverso. Assinale, a seguir, o significado correto atribuído ao termo destacado.

#24. (CS-UFG – CELG/GT-GO/2017)Leia o texto a seguir para responder à questão.
Fontes renováveis serão protagonistas no futuro da energia do Brasil
Até 2050, a demanda por energia elétrica no Brasil deve triplicar, segundo estimativas da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Ministério de Minas e Energia. Atendê-la com um sistema confiável, sustentável e acessível aos consumidores é um desafio. E ao mesmo tempo, apresenta uma série de boas oportunidades não só de negócio, mas de desenvolvimento da indústria nacional, de formação de mão de obra qualificada e de inclusão social.
[…]

Fontes renováveis e diversificação da matriz
Com cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de território cortado por rios caudalosos, mais de sete mil quilômetros de litoral, bem como condições climáticas favoráveis, não surpreende que o Brasil já tenha quase 90% de sua matriz energética elétrica renovável.
O problema é que mais da metade dela está concentrada em energia hidrelétrica, o que ficou evidente com a seca que assolou o País em 2015, e acabou por contribuir para a elevação do preço da energia nacionalmente. “Mas toda crise tem seu lado positivo”, diz Marcos Costa, da GE.
“Percebemos que não podemos ser tão dependentes da geração hidrelétrica, precisamos diversificar”. Fontes alternativas não faltam. Segundo Ferreira, da CPFL, se explorássemos todo potencial de geração de energia eólica e solar do país, por exemplo, que soma 440 mil MW, já teríamos três vezes mais energia que toda nossa capacidade instalada atualmente, que é de 140 mil MW.
Hoje, porém, a capacidade instalada de geração eólica, a mais desenvolvida das duas, é de pouco mais de 6 mil MW, ou 4,8% do total, segundo dados do Boletim Mensal de Monitoramento do Sistema Elétrico, de setembro de 2015, do Ministério de Minas e Energia.
Pode parecer pouco, mas não é. Afinal, o primeiro leilão para esse tipo de geração de energia foi em 2009, como lembra Elbia Silva Gannoum, da ABEEólica. “Começamos há pouco mais de cinco anos e já somos a 10ª economia do mundo em geração de energia eólica, e o 4º País do mundo que mais aumentou a capacidade instalada em 2014”, diz.
“Geramos 40 mil postos de trabalho, investimos R$ 18 bilhões no ano passado, e vamos gerar mais de 50 mil postos de trabalho em 2015, com outros R$ 22 bilhões investidos”. As perspectivas e o ritmo de crescimento são tão bons que a estimativa é de que, até 2025, 25% da matriz de energia brasileira poderão ser de energia eólica. E ainda há a solar, de biomassa e outras variações de energia térmica.

Em relação ao gênero textual, o texto se situa, predominantemente, na esfera

#25. (MPE-RS – MPE-RS/2017) acessorio 
 Considere as afirmações a seguir, referentes às relações de regência do texto.
 I. A substituição de contém (l.12) por consta exigiria a inserção de em antes de que (l.12).
 II. A substituição de lhe tenham sido apresentadas (l.19) por tenha ensejado não exigiria nenhuma outra modificação na frase.
 III. O apagamento do pronome lhe (l.25) não exigiria nenhuma outra modificação na frase.
 Quais afirmações estão corretas?

#26. (Big Advice – Prefeitura de Pradópolis – SP/2017) “Todos viajaram para a praia.”   Temos:

#27. (COPESE – UFJF – UFJF/2017) Releia o trecho:
“É o caso também da regra sintática obsoleta que ainda é exigida em concursos, e da concordância ou regência que atentam contra a lógica e a natureza da língua, mas são tidas como canônicas pela gramática normativa. O que fazer com elas? A desobediência civil cabe nesses casos?”
Marque a alternativa em que há ERRO de regência, do ponto de vista da gramática normativa, ainda que o uso seja comum entre os falantes da língua:

#28. (FEPESE – JUCESC/2017) Leia o texto.
Enfim casados. Venho agora da prainha, aonde os fui embarcar para Petrópolis. O casamento foi ao meio-dia em ponto, na matriz da Glória, poucas pessoas, muita comoção. Fidélia vestia escuro e afogado, as mangas presas nos pulsos por botões de granada, e o gesto grave. D. Carmo, austeramente posta, é verdade, ia cheia de riso, e o marido também. Tristão estava radiante. Ao subir a escadaria, troquei um olhar com mana Rita, e creio que sorrimos; não sei se nela, mas em mim era a lembrança daquele dia de cemitério, e do que ouvi sobre a nova viúva do Noronha. Aí vínhamos nós com ela a outras núpcias. Tal era a vontade do Destino.
Machado de Assis. Memorial de Aires – excerto.
Analise as afirmativas feitas sobre o texto.
1. Trata-se de um texto descritivo e narrativo.
2. O texto retrata as personagens, sem se deter no que elas estão fazendo.
3. O texto disserta sobre um casamento e conta como agiam as personagens.
4. A frase sublinhada no texto apresenta um pronome em próclise.
5. Em: “…troquei um olhar com mana Rita, e creio que sorrimos” há uma relação de subordinação entre a primeira e a segunda oração.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

1. Trata-se de um texto descritivo e narrativo.  </br>

Correto: Apresenta personagens (narrativo) e descrições detalhadas, como se estivesse descrevendo uma fotografia (Descritivo). </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )  </br>  </br>

2. O texto retrata as personagens, sem se deter no que elas estão fazendo.   </br>

Errado: detalha cada ação dos  personagens, exemplo: “D. Carmo, austeramente posta, é verdade, ia cheia de riso, e o marido também.” </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )  </br> </br>

3. O texto disserta sobre um casamento e conta como agiam as personagens.  </br>

Errado: não disserta, narra e descreve. </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )  </br> </br>

4. A frase sublinhada no texto apresenta um pronome em próclise.  </br>

Correto: “aonde os fui embarcar para Petrópolis”A palavra “aonde – conjunção subordinada” atrai o pronome. </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Pronomes ( )  </br> </br>

5. Em: “…troquei um olhar com mana Rita, e creio que sorrimos” há uma relação de subordinação entre a primeira e a segunda oração.   </br>

Errado: A segunda oração não depende da primeira – relação de coordenação.  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Orações Subordinadas ( )

 

#29. “Nessa guerra ou guerrilha usamos muitas armas…” (3º§) A forma verbal que apresenta a mesma transitividade da sublinhada na frase anterior está destacada em:

#30. (CONSULPLAN – TRF – 2ª REGIÃO/2017) Acerca dos elementos linguísticos empregados em “Os mecanismos de produção desenvolveram-se de tal forma a adequarem-se às necessidades e vontades humanas.” (1º§), assinale o comentário cujas informações estão corretas de acordo com a norma padrão da língua.  

Ver Resultado

msg

Deixe uma resposta