Juliana Jenny Kolb
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PDTI – Preparação – 1.6 Identificar princípios e diretrizes
Objetivo:
Identificar os princípios e diretrizes que nortearão a elaboração do PDTI.
Responsável:
Equipe de elaboração do PDTI.
Entradas:
• Documentos de Referência.
Descrição das Atividades:
• Analisar e criar uma lista dos princípios e diretrizes, aplicáveis e relacionados a TI, contidos nos
documentos de referência identificados.
• Identificar possíveis necessidades ou demandas relacionadas à TI, a partir dos princípios e diretrizes
identificados, e registrá-las no Inventário de Necessidades.
Observações:
• Princípios e diretrizes são regras gerais que norteiam os conceitos de uma matéria, orientando uma
tomada de decisão. Constituem proposições estruturantes para determinado fim. Ou seja, são os
alicerces de um assunto. Os princípios e diretrizes representam as estratégias relevantes com as quais a TI
deve se alinhar. Por exemplo: políticas públicas, uso de software livre, aderência a padrões de governo e
governo eletrônico brasileiro e boas práticas.
• Os princípios e diretrizes devem ser observados e seguidos durante toda a elaboração do PDTI, pois são
eles que permearão todas as decisões ao longo do processo de elaboração do PDTI.
• Não é necessário criar uma lista exaustiva dos princípios e diretrizes explicitados nos documentos, mas
deve-se identificar aqueles relevantes e, em especial, aqueles que podem nortear a elaboração do PDTI e
sua execução, considerando as limitações do órgão e da área de TI.
• Durante a definição dos princípios e diretrizes deve-se identificar os critérios de priorização, que,
posteriormente, serão validados pelo Comitê de TI. Deve-se observar também os critérios de prazos,
criticidade e impacto na realização ou não das necessidades levantadas, bem como os critérios para
aceitação de risco.
◦ A visualização de critérios de priorização nesse momento permite identificar os principais eixos que
orientarão o estabelecimento das prioridades para as necessidades. Pode-se identificar eixos
relacionados a aspectos financeiro, abrangência no órgão, relacionamento com programas
estratégicos, entre outros.
• A partir deste processo começam a surgir as necessidades que comporão o Inventário de Necessidades, o
qual será consolidado ao final da fase de diagnóstico. Pode ser que haja repetição entre as necessidades
identificadas aqui e nos próximos processos. Porém, não há problema que essa situação ocorra, pois, na
consolidação final, as redundâncias serão tratadas.
◦ Listar as necessidades relacionadas à TI não quer dizer fazer uma lista exaustiva, mas identificar
aquelas relevantes e, em especial, que têm potencial de ser atendidas.
Saídas:
• Lista dos princípios e diretrizes (compõe a minuta do PDTI);
• Inventário de Necessidades – identificadas a partir dos princípios e diretrizes (compõe a Minuta do PDTI).