E3 – Acordos – PMBok 6ª Edição

Juliana Jenny Kolb

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Acordos

 

Entrada dos processos: << 4.1 Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto – PMBok 6ª Edição (+)
<< 4.5 Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto – PMBok 6ª Edição 

Acordos são usados para definir as intenções iniciais de um projeto. Acordos podem tomar a forma de contratos, memorandos de entendimento (MDEs), acordos de nível de serviço (ANSs), cartas de acordo, cartas de intenção, acordos verbais, e-mails ou outros tipos de acordos por escrito.

Um contrato é um acordo mutuamente vinculante que obriga o vendedor a fornecer os produtos, serviços ou resultados especificados; obriga o comprador a remunerar o vendedor; e declara um relacionamento jurídico que está sujeito a reparação em tribunais. Os principais componentes de um documento de acordo variam e podem incluir, entre outros:

  • Especificação do trabalho das aquisições ou principais entregas;
  • Cronograma, marcos ou data até a qual um cronograma é requerido;
  • Relatórios de desempenho;
  • Preços e condições de pagamento;
  • Critérios de inspeção, qualidade e aceitação;
  • Garantia e suporte futuro ao produto;
  • Incentivos e penalidades;
  • Seguros e obrigações de realização;
  • Aprovações de subcontratados subordinados;
  • Termos e condições gerais;
  • Tratamento de solicitações de mudança; e
  • Cláusula de rescisão e mecanismos para resolução alternativa de disputas.

Existem diversos tipos de contratos (+), disponibilizo um modelo que pode ser útil para prestações de serviços (TI): Contrato de Prestação de Serviços.

A tabela 1 apresenta os características de acordos para cada processo envolvido.

Tabela 1: Processos e tipos de acordos.

 

Processo Tipos de Acordos
4.1 Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Os acordos são usados para definir as intenções iniciais de um projeto. Acordos podem tomar a forma de contratos, memorandos de entendimento (MDEs), acordos de nível de serviço (ANSs), cartas de acordo, cartas de intenção, acordos verbais, e-mails ou outros tipos de acordos por escrito. Normalmente um contrato é usado quando o projeto está sendo realizado para um cliente externo.
4.5 Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto Um acordo de aquisição inclui termos e condições e pode incorporar outros itens especificados pelo comprador relativos ao que o vendedor deve executar ou fornecer. Se o projeto incluir a terceirização de parte do trabalho, o gerente do projeto precisa assegurar que todos os acordos atendam às necessidades específicas do projeto e, ao mesmo tempo, cumpram as políticas de aquisição da organização.

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 6° Edição, 2017.

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.

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