4.5 Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto – PMBok 6ª Edição

Juliana Jenny Kolb

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4.5 Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto

Monitorar e controlar o trabalho do projeto é o processo de acompanhamento, revisão e ajuste do progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento.

O processo Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto é realizado para monitorar os processos do projeto associados com a iniciação, planejamento, execução e encerramento. São tomadas ações preventivas ou corretivas para controlar o desempenho do projeto. O monitoramento contínuo permite que a equipe de gerenciamento de projetos tenha uma visão clara da saúde do projeto e identifica as áreas que exigem atenção especial.

O processo Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto está relacionado a:

  • comparação do desempenho real do projeto com o Plano de Gerenciamento do Projeto;
  • avaliação do desempenho para determinar se são indicadas ações preventivas ou corretivas;
  • identificação, análise, acompanhamento e monitoramento de riscos do projeto para garantir que os riscos sejam identificados, que o andamento seja relatado e que planos de respostas a riscos estejam sendo executados;
  • manutenção de uma base de informações precisas relativas aos produtos do projeto e a sua documentação;
  • fornecimento de informações para dar suporte a relatórios de andamento, medições de progresso e previsões;
  • fornecimento de previsões para atualizar o custo atual e as informações sobre o cronograma atual;
  • monitoramento da implementação de mudanças aprovadas quando e conforme ocorrem.

A figura 1 apresenta as integrações do processo Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto com os demais processos do PMBok.

Figura 1: Integrações do processo Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto

Fonte: Autora (2019). Propriedade intelectual registrada

Entradas

4.2 – S1 – Plano de Gerenciamento do Projeto (+)

E8 – Documentos do Projeto (+)

S7 – Informações sobre o Desempenho do Projeto (+)

E3 – Acordos (+)

E6 – Fatores Ambientais da Empresa (+)

E7 – Ativos de Processos Organizacionais (+)

Ferramentas

F1 – Opinião Especializada (+)

F121 – Análise de Dados (+)

F11 – Técnicas de Tomada de Decisão (+)

F4 – Reuniões (+)

Saídas

S8  – Relatório de Desempenho do Trabalho (+)

4.3 – S1 – Solicitações de Mudanças (+)

S1 – Atualizações do Plano de Gerenciamento de Projeto (+)

S2 – Atualizações dos Documentos do Projeto (+)

 

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 6ª  Edição, 2017.

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5ª  Edição, 2013.