PMBok 6ª Edição – Gerenciamento de Integração

Juliana Jenny Kolb

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Gerenciamento de Integração

O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e atividades para identificar, definir,  combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades de gerenciamento de projeto dentro dos Grupos de Processos de Gerenciamento do Projeto. No contexto de gerenciamento de projetos, a integração inclui características de unificação, consolidação, comunicação e inter-relacionamentos. Estas ações devem ser aplicadas desde o início do projeto até a sua conclusão. O Gerenciamento da Integração do Projeto inclui fazer escolhas sobre:

  • Alocação de recursos,
  • Balanceamento de demandas concorrentes,
  • Exame de todas as abordagens alternativas,
  • Adaptação dos processos para atender aos objetivos do projeto, e
  • Gerenciamento das interdependências entre as Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

Os processos de Gerenciamento da Integração do Projeto são:

Iniciação Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento
4.1 Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto (+) 4.2 Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto (+) 4.3 Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto (+) 4.5 Monitorar e controlar o Trabalho do Projeto (+) 4.7 Encerrar o Projeto ou Fase (+)
4.4 Gerenciar o Conhecimento do Projeto (+) 4.6 Realizar o Controle Integrado de Mudanças (+)

O Gerenciamento da Integração do Projeto é uma atribuição específica dos gerentes do projeto. Embora outras Áreas de Conhecimento possam ser gerenciadas por especialistas (por exemplo: análise de custos, especialistas em cronograma e especialistas em gerenciamento de risco), a responsabilidade do Gerenciamento da Integração do Projeto não pode ser delegada nem transferida. O gerente do projeto é quem combina os resultados em todas as outras Áreas de Conhecimento e tem a visão geral do projeto. O gerente do projeto é responsável pelo projeto como um todo.

Os projetos e o gerenciamento de projetos são integradores por natureza. Por exemplo, uma estimativa de custos necessária para um plano de contingência envolve a integração dos processos nas Áreas de  Conhecimento de Gerenciamento dos Custos do Projeto, Gerenciamento do Cronograma do Projeto e Gerenciamento dos Riscos do Projeto. Quando riscos adicionais associados às várias alternativas de mobilização de pessoal são identificados, então um ou mais desses processos podem ser reconsiderados.

As ligações entre os processos nos Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos são muitas vezes iterativas.

Por exemplo, o Grupo de Processos de Planejamento fornece ao Grupo de Processos de Execução um plano de gerenciamento do projeto documentado no início do projeto, e então o atualiza caso ocorram mudanças à medida que o projeto progride.

O Gerenciamento da Integração do Projeto envolve:

  • Garantir que as datas finais de entrega do produto, serviço ou resultado; do ciclo de vida do projeto; e do plano de gerenciamento de benefícios estejam alinhadas;
  • Fornecer um plano de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos do projeto;
  • Assegurar a criação e o uso do conhecimento apropriado de e para o projeto conforme for  necessário;
  • Gerenciar o desempenho e as mudanças das atividades no plano de gerenciamento do projeto;
  • Tomar decisões integradas em relação às mudanças chave que impactam o projeto;
  • Medir e monitorar o progresso do projeto e tomar as medidas necessárias para atender aos seus objetivos;
  • Coletar dados sobre os resultados obtidos, analisar os dados para obter informações e comunicar estas informações às partes interessadas relevantes;
  • Concluir todo o trabalho do projeto e encerrar formalmente cada fase, contrato e o projeto como um todo; e
  • Gerenciar as transições de fase quando for necessário.

Quanto mais complexo o projeto e mais diversas as expectativas das partes interessadas, mais complexa é a abordagem necessária à integração.

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 6ª  Edição, 2017.

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5ª  Edição, 2013.