4.3 Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto – PMBok 6ª Edição

Juliana Jenny Kolb

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4.3 Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto

Orientar e gerenciar o trabalho do projeto consiste no processo de conduzir e executar o trabalho definido no plano de gerenciamento de projeto, bem como implementar mudanças aprovadas para alcançar os objetivos do projeto.

O gerente do projeto, juntamente com a equipe de gerenciamento do projeto, conduz a execução das atividades planejadas e gerencia as diversas interfaces técnicas e organizacionais que existem no projeto. O processo Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto também requer a análise do impacto de todas as mudanças no projeto e a implementação das mudanças aprovadas: ação corretiva, ação preventiva e/ou reparo de defeito.

Durante a execução do projeto, os dados de desempenho do trabalho são coletados e comunicados aos processos de controle aplicáveis para análise. A análise de dados de desempenho do trabalho fornece informações sobre o progresso de finalização das entregas e outros detalhes relevantes sobre o desempenho do projeto. Os dados de desempenho do trabalho também serão usados como uma entrada para o Grupo de Processos de Monitoramento e Controle e podem ser usados como feedback em lições aprendidas para melhorar o desempenho dos pacotes de trabalho futuros.

Benefício-chave: gestão global do trabalho do projeto.

A figura 1 apresenta as entradas, ferramentas e saídas do processo Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto.

Figura 1: Entradas, ferramentas e saída do processo Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto

Fonte: Adaptado do PMBok (2019)

A figura 2 apresenta as integrações do processo Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto.

Figura 2: Integrações do processo  Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto

Fonte: Autora (2019). Propriedade intelectual registrada

Entradas

4.2 – S1 – Plano de Gerenciamento do Projeto (+)

E8 – Documentos do Projeto (+)

4.5 – S2 – Solicitações de Mudanças Aprovadas (+)

E6 – Fatores Ambientais da Empresa (+)

E7 – Ativos de Processos Organizacionais (+)

Ferramentas

F1 – Opinião Especializada (+)

F3 – Sistema de Informações do Gerenciamento de Projetos (+)

F4 – Reuniões  (+)

Saídas

4.3 – S1 – Solicitações de Mudanças  (+)

4.3 – S2 – Entregas  (+)

4.3 – S3 – Registro de Questões (+)

S1 – Atualizações do Plano de Gerenciamento do Projeto  (+)

S2 – Atualizações dos Documentos do Projeto  (+)

S3 – Dados do Desempenho do Trabalho  (+)

S8 – Atualizações de Ativos de Processos Organizacionais (+)

Referência Bibliográfica

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 6ª  Edição, 2017.

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5ª  Edição, 2013.