4.1 Desenvolver o Termo de Abertura – PMBok 6ª Edição

Juliana Jenny Kolb

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4.1 Desenvolver o Termo de Abertura

Desenvolver o Termo de Abertura (Project Charter) é o processo de elaboração de um documento que autoriza formalmente a existência de um projeto e fornece ao gerente de projetos a autoridade para aplicar os recursos organizacionais nas atividades do projeto.

Os principais benefícios desse processo incluem o fornecimento de um vínculo direto entre o projeto e os objetivos estratégicos da organização, criar um registro formal do projeto e demonstrar o compromisso da organização com o projeto.

O termo de abertura do projeto estabelece uma parceria entre a organização executora e a organização solicitante. No caso dos projetos externos, um contrato formal é normalmente a forma preferida de  estabelecer um acordo. Um termo de abertura do projeto também pode ser usado para estabelecer acordos internos no âmbito de uma organização para garantir a entrega apropriada nos termos do contrato. O termo de abertura do projeto aprovado inicia formalmente o projeto. O gerente do projeto é identificado e designado o mais cedo possível, preferivelmente enquanto o termo de abertura do projeto está sendo desenvolvido e sempre antes do início do planejamento. O termo de abertura do projeto pode ser desenvolvido pelo patrocinador ou pelo gerente do projeto em colaboração com a entidade iniciadora. Esta colaboração permite que o gerente do projeto tenha uma melhor compreensão da finalidade, objetivos e benefícios esperados do projeto. Esta compreensão permitirá uma designação de recursos mais eficientes para as atividades do projeto. O termo de abertura do projeto fornece ao gerente do projeto a autoridade para planejar, executar e controlar o projeto.

Os projetos são iniciados por uma entidade externa ao projeto, tais como um patrocinador, programa, escritório de gerenciamento de projetos (EGP) ou dirigente do órgão diretivo do portfólio ou o seu representante autorizado. O responsável pela iniciação do projeto ou patrocinador do projeto deve estar em um nível apropriado para captar o financiamento e dedicar recursos para o projeto. Os projetos são iniciados em virtude de necessidades internas de negócio da empresa ou influências externas. Essas necessidades ou influências normalmente provocam a criação de uma análise de necessidades, estudo de viabilidade, business case, ou descrição da situação que o projeto abordará. A abertura de um projeto valida o alinhamento do projeto com a estratégia e o trabalho em progresso da organização. Um termo de abertura do projeto não é considerado um contrato, porque não há pagamento, promessa ou troca de dinheiro envolvidos na sua criação.

A figura 1 apresenta as entradas, ferramentas e saídas do processo Desenvolver o Termo de Abertura.

Figura 1: Entradas, ferramentas e saída do processo Desenvolver o Termo de Abertura.

Fonte: Adaptado do PMBok (2017).

Entradas

Documentos de Negocio:

E2 – Plano de Gerenciamento de Benefícios (+)

E2 – Business Case (BC) (+)

E3 – Acordos (+)

E6 – Fatores Ambientais da Empresa (+)

E7 – Ativos de Processos Organizacionais (+)

Ferramentas

F1 – Opinião Especializada (+)

F92 – Técnicas de Coleta de Informações (+)

F2 – Técnicas de Facilitação – Habilidades Interpessoais e de Equipe (+)

F4 – Reuniões (+)

Saídas

4.1 – S1 – Termo de Abertura do Projeto (TA) (+).

4.1 – S2 – Registro de Premissas (+)

 

Modelo: Termo de Abertura.docx ou Formato html

Referência Bibliográfica

KEPNER, Charles H.; TREGOE, Benjamin B.O Novo Administrador Racional. São Paulo: Kepner-Tregoe, 1992.

MERHI, Daychoum. 40 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. Brasport, 2007.

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 6°  Edição, 2017.

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5°  Edição, 2013.

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