Juliana Jenny Kolb
Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 6ª Edição > Gerenciamento de Integração
Termo de Abertura do Projeto (TA)
Segundo o PMBok (2013), “o Termo de Abertura do projeto é o documento que autoriza formalmente um projeto. O Termo de Abertura (TA) ou Project Charter, concede ao gerente do projeto a autoridade para aplicar os recursos organizacionais nas atividades do projeto”.
O Termo de Abertura (TA) documenta necessidades do negócio, o entendimento atual das necessidades do cliente, e o novo produto, serviço ou resultado que o projeto pretende satisfazer. O TA é composto pelos seguintes itens:
- justificativa do projeto: apesar de não ser uma técnica formal do PMBok, sugere-se a utilização do 5W2H para a elaboração da justificativa;
- objetivos mensuráveis: por exemplo, metas estratégicas que o projeto pretende atender;
- requisitos de alto nível: ativos necessários para o desenvolvimento do projeto;
- descrição do projeto/produto de alto nível: visão geral do escopo, bem como as etapas previstas para a execução do mesmo;
- riscos de alto nível;
- resumo do cronograma macro;
- resumo do orçamento;
- premissas: fatores que, para fins de planejamento, são considerados como verdadeiros;
- restrições: fatores que podem limitar as opções da equipe de gerenciamento do projeto;
- definição do gerente de projetos;
- outros itens importantes para o entendimento e inicialização do projeto.
TA é utilizado como entrada para diversos processos, conforme ilustrado na figura 1.
Figura 1: Termo de Abertura.
Fonte: Autora (2017). Propriedade intelectual registrada.
Modelo de Termo de Abertura: Termo de Abertura.docx ou Termo de Abertura.html
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 6° Edição, 2017.
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5° Edição, 2013.