Juliana Jenny Kolb
Home > Gerenciamento de Projetos > PMBok 6ª Edição > Ferramentas e Técnicas
F121 – Análise de Dados – PMBok 6ª Edição
Ferramenta do processo: | << 4.5 Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto – PMBok 6ª Edição |
Técnicas de análise de dados que podem ser usadas para esse processo incluem, mas não estão limitadas a:
- F27 – Análise de Alternativas A análise de alternativas é usada para selecionar as ações corretivas ou uma combinação de ações corretivas e preventivas a serem implementadas quando ocorre um desvio.
- F54 – Análise do Custo-Benefício. A análise de custo-benefício ajuda a determinar a melhor ação corretiva em termos de custo em caso de desvios do projeto.
- F51 – Gerenciamento do Valor Agregado A análise de valor agregado fornece uma perspectiva integrada sobre escopo, cronograma e desempenho de custo.
- F122 – Análise de causa-raiz. A análise de causa-raiz foca na identificação dos principais motivos de um problema. Ela pode ser usada para identificar as razões para um desvio e as áreas em que o gerente do projeto deve se concentrar para atingir os objetivos do projeto.
- Análise de tendências. A análise de tendências é usada para previsão de desempenho futuro com base nos últimos resultados. Considera o projeto mais à frente para detectar desvios esperados e avisa ao gerente de projeto antes que problemas aconteçam posteriormente no cronograma se as tendências estabelecidas persistirem. Estas informações são disponibilizadas em tempo hábil na linha de tempo do projeto para permitir que a equipe de projeto possa analisar e corrigir quaisquer anomalias. Os resultados da análise de tendências
podem ser usados para recomendar ações preventivas, se necessárias. - F23 – Análise de Variação A análise de variação avalia as diferenças (ou variações) entre o desempenho planejado e o real. Isso pode incluir estimativas de duração, de custo, utilização de recursos, taxas de recursos, desempenho técnico e outras métricas.
A análise de variação pode ser realizada em cada Área de Conhecimento com base nas suas variáveis particulares.
Em Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto, a análise de variação analisa as variações de uma perspectiva integrada considerando as variações de custo, tempo, técnica e de recursos em relação uma à outra para obter uma visão geral de variação no projeto. Isso permite que as ações preventivas ou corretivas adequadas sejam iniciadas.
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 6ª Edição, 2017.