Juliana Jenny Kolb
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4.5 Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto
Monitorar e controlar o trabalho do projeto é o processo de acompanhamento, revisão e ajuste do progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento.
O processo Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto é realizado para monitorar os processos do projeto associados com a iniciação, planejamento, execução e encerramento. São tomadas ações preventivas ou corretivas para controlar o desempenho do projeto. O monitoramento contínuo permite que a equipe de gerenciamento de projetos tenha uma visão clara da saúde do projeto e identifica as áreas que exigem atenção especial.
O processo Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto está relacionado a:
- comparação do desempenho real do projeto com o Plano de Gerenciamento do Projeto;
- avaliação do desempenho para determinar se são indicadas ações preventivas ou corretivas;
- identificação, análise, acompanhamento e monitoramento de riscos do projeto para garantir que os riscos sejam identificados, que o andamento seja relatado e que planos de respostas a riscos estejam sendo executados;
- manutenção de uma base de informações precisas relativas aos produtos do projeto e a sua documentação;
- fornecimento de informações para dar suporte a relatórios de andamento, medições de progresso e previsões;
- fornecimento de previsões para atualizar o custo atual e as informações sobre o cronograma atual;
- monitoramento da implementação de mudanças aprovadas quando e conforme ocorrem.
A figura 1 apresenta as integrações do processo Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto com os demais processos do PMBok.
Figura 1: Integrações do processo Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto
Fonte: Autora (2019). Propriedade intelectual registrada
Entradas
4.2 – S1 – Plano de Gerenciamento do Projeto (+)
E8 – Documentos do Projeto (+)
S7 – Informações sobre o Desempenho do Projeto (+)
E6 – Fatores Ambientais da Empresa (+)
E7 – Ativos de Processos Organizacionais (+)
Ferramentas
F1 – Opinião Especializada (+)
F11 – Técnicas de Tomada de Decisão (+)
Saídas
S8 – Relatório de Desempenho do Trabalho (+)
4.3 – S1 – Solicitações de Mudanças (+)
S1 – Atualizações do Plano de Gerenciamento de Projeto (+)
S2 – Atualizações dos Documentos do Projeto (+)
Referência Bibliográfica
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 6ª Edição, 2017.
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 5ª Edição, 2013.