Javascript – Variáveis

Juliana Jenny Kolb

teste seu conhecimento

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Javascript

 

Javascript – Variáveis

Assim como as propriedades que armazenam dados sobre os objetos, é possível com JavaScript a utilização das variáveis que têm a finalidade de armazenar temporariamente informações como textos, valores, datas, entre outros.

O conteúdo de uma variável pode ser simplesmente atribuído ou vir de um resultado de uma ação dada de uma expressão ou função. Veja alguns exemplos.

nome=“ADRIANO LIMA”
idade=“25”
Soma=2002-25
tempo=Date()

 

NOMES DE VARIÁVEIS

O nome de uma variável poderá iniciar-se com uma letra ou através do caractere “underscore” seguido de letras ou números. Outra semelhança do JavaScript com outras linguagens é a diferenciação de de letras minúsculas e maiúsculas.

Na linguagem JavaScript existem dois tipos de variáveis que são:

  • GLOBAIS  usadas em qualquer parte de uma aplicação.
  • LOCAIS  usadas somente na rotina que foi desenvolvida.

Para criar variáveis locais, é necessário que o usuário utilize a palavra-chave var. Veja a declaração de uma variável local:

var nome=“ADRIANO LIMA”
var soma=2002-25

As variáveis definidas fora de uma função sempre estão disponíveis para todas as funções dentro do script que estão na mesma página. Estas variáveis são referenciadas como variáveis globais. As variáveis que são definidas dentro de função, também são globais, desde que não seja utilizado a instrução var em
sua declaração.

Caso o usuário declare uma variável dentro de uma função através da instrução var, esta variável passa a ser apenas local, ou seja, são utilizadas apenas para aquela função onde foi declarada.

É bom saber que, as variáveis globais ficam na memória mesmo após a execução do script, estas variáveis somente são liberadas da memória quando o documento é descarregado.

As variáveis podem ser declaradas também separadas por vírgula, da seguinte maneira:

var nome, endereco, telefone;

ou

var nome;
var endereco;
var telefone;

Outro exemplo prático de atribuição, é atribuir um mesmo valor a mais de uma variável, da seguinte maneira:

var campo1 = campo2 = campo3 = 5

No exemplo anterior, foi atribuído o número 5 nas variáveis campo1, campo2 e campo3.

Veja pelo exemplo do código abaixo como manipular variáveis através da linguagem JavaScript:

< HTML>
< HEAD>
< TITLE>CÁLCULOS</TITLE>
< /HEAD>
< BODY>
< script>
valor=30
document.write(“Resultado do cálculo “,(10*2)+valor)
< /script>

Neste exemplo foi definida a variável valor que armazena o valor 30 em seu conteúdo, em seguida, através do objeto document foi usado o método write que escreverá no corpo da página o texto Resultado do cálculo e em seguida o resultado da expressão (10*2)+valor que resultará em 50.

Caso tenha que executar outro cálculo abaixo do primeiro, utilize o tag HTML < BR> após o cálculo, separando-o com vírgula e entre aspas. Veja o exemplo abaixo:

document.write(“Resultado do cálculo “,(10*2)+valor,“<BR>”)
document.write(“A soma de 5+2 é: “,5+2)

O resultado iria apresentar os valores dos cálculos um abaixo do outro, veja agora o mesmo exemplo colocando o resultado em negrito através do tag HTML <B>.

document.write(“A soma de 5+2 é: “,”<b>”,5+2,”</b>”)

Lembre-se que estas instruções deverão estar entre as tag’s HTML < SCRIPT> e < /SCRIPT>. No caso de querer utilizar alguma instrução HTML, atribua-as entre aspas como propriedade do método conforme exemplo mostrado anteriormente.

 

Deixe uma resposta