Joseph M. Juran

Home > Sumário Qualidade > Introdução > História da Qualidade

Joseph M. Juran

Juran nasceu na Romênia em 1904 e emigrou para os Estados Unidos com oito anos de idades. Era formado em Engenharia e Direito e foi professor na Universidade de Nova York. Em 1979 fundou o Instituto Juran, uma das maiores instituições voltadas ao estudo da qualidade no mundo. Faleceu no dia 29 de fevereiro de 2008, com 103 anos.
juranAssim como Deming, Juran encontrou maior acolhimento para suas idéias no Japão do que nos Estados Unidos. Juran foi o pioneiro na aplicação dos conceitos de qualidade à gestão empresarial, especialmente porque não considerava proveitoso separar planejamento de execução.

Para Juran, a definição de qualidade está pautada em três eixos centrais (premissas da trilogia Juran para a qualidade):

  • a qualidade relacionada ao desempenho do produto, ou seja, a satisfação do cliente com o produto;
  • a qualidade relacionada à ausência de deficiências. Deficiências que ficam no âmbito da empresa geram apenas custos mais altos, mas deficiências que chegam ao cliente geram insatisfação;
  • os dois eixos anteriores não são opostos, é plenamente possível que um produto não tenha deficiências e ainda não tenha boas vendas porque algum concorrente tem um desempenho melhor.

A figura 1 apresenta a trilogia Juran para a qualidade.

trilogia

Figura 1: Trilogia Juran para a Qualidade.

Fonte: PEARSON (2011).

Referência Bibliográfica

Pearson Education do Brasil. Gestão da Qualidade. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011.

Deixe uma resposta