Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Results
#1. (FCC – PC-AP/2017) Sobre os crimes previstos no estatuto do desarmamento (Lei Federal no 10.826/2003), considere: I. Podem portar arma de fogo os integrantes das Guardas Municipais das capitais dos Estados e dos Municípios com mais de 30.000 habitantes. II. Incorre nas mesmas penas previstas para o crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito quem adulterar, de qualquer forma, munição. III. Nos crimes de comércio ilegal e de tráfico internacional de arma de fogo, a pena é aumentada da metade se a arma de fogo, acessório ou munição forem de uso proibido ou restrito. IV. Deixar o proprietário ou diretor responsável de empresa de segurança e transporte de valores de registrar ocorrência policial e de comunicar à Polícia Federal perda, furto, roubo ou outras formas de extravio de arma de fogo, acessório ou munição que estejam sob sua guarda, nas primeiras 24 horas depois de ocorrido o fato, é crime punido com reclusão. Está correto o que se afirma APENAS em
#2. (IDECAN – SEJUC-RN/2017) Considerando os tipos penais descritos no Estatuto do Desarmamento – Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, assinale a alternativa que contenha uma descrição típica INCORRETA.
#3. (FCC – TJ-SC/2017) Conforme a lei e a interpretação dos tribunais superiores, é INCORRETO afirmar:
#4. (FCC – TJ-SC/2017) Conforme jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça,
#5. (IBADE – PC-AC/2017) Acerca do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003), assinale a alternativa correta.
#6. (Fundação La Salle – SUSEPE-RS/2017) Considerando a legislação que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição (Lei n° 10.826/2003), os integrantes do quadro efetivo de agentes e guardas prisionais poderão portar arma de fogo de propriedade particular ou fornecida pela respectiva corporação ou instituição, mesmo fora de serviço, desde que estejam: I – submetidos a regime de dedicação exclusiva. II – sujeitos à formação funcional, nos termos do regulamento. III – subordinados a mecanismos de fiscalização e de controle. Das afirmações acima, qual(is) está(ão) correta(s)?
#7. (CESPE – TJ-PR/2017) Considerando a jurisprudência do STJ a respeito dos crimes hediondos, do tráfico de entorpecentes, do Estatuto do Desarmamento e do ECA, assinale a opção correta.
#8. (MPE-RS – MPE-RS/2017) A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
#9. (FCC – TRT – 24ª REGIÃO (MS)/2017) De acordo com a Lei n° 10.826/2003, têm direito de portar arma de fogo de propriedade particular ou fornecida pela respectiva corporação ou instituição, mesmo fora de serviço, com validade em âmbito nacional,
#10. (FCC – TRT – 24ª REGIÃO (MS)/2017) De acordo com a Lei n° 10.826/2003, a comprovação de capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo deverá ser atestada por instrutor de armamento e tiro. Além disso, deverá possuir comprovação da aptidão psicológica, por um(a)
#11. (IESES – IGP-SC/2017) De acordo com a Lei 10.826/03, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição e sobre o Sistema Nacional de Armas – Sinarm compete ao Sinarm, dentre outras atribuições: I. Identificar as características e a propriedade de armas de fogo, mediante cadastro. II. Cadastrar as armas de fogo das Forças Armadas e Auxiliares, mantendo registro próprio. III. Cadastrar as apreensões de armas de fogo, exceto as vinculadas a procedimentos policiais e judiciais. IV. Cadastrar os armeiros em atividade no País, bem como conceder licença para exercer a atividade. Assinale a alternativa correta:
#12. (CESPE – PJC-MT/2017) João, ao trafegar com sua moto, foi surpreendido por policiais que encontraram em seu poder arma de fogo — revólver — de uso permitido. João trafegava com a arma sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar. A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta de acordo com o Estatuto do Desarmamento e com o entendimento jurisprudencial dos tribunais superiores.
#13. (FCC – PC-AP/2017) Mário e Mauro combinam a prática de um crime de furto a uma residência. Contudo, sem que Mário saiba, Mauro arma-se de um revólver devidamente municiado. Ambos, então, ingressam na residência escolhida para subtrair os bens ali existentes. Enquanto Mário separava os objetos para subtração, Mauro é surpreendido com a presença de um dos moradores que, ao reagir a ação criminosa, acaba sendo morto por Mauro. Nesta hipótese