Juliana Jenny Kolb
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Questões – Técnicas de Comunicação
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Results
#1. (FUNRIO- AL-RR/2018) Na comunicação organizacional, as cartas, os memorandos, relatórios, as normas e os procedimentos se referem ao seguinte tipo de comunicação:
#2. (COPS-UEL – Paraná Previdência/2013) Quando a comunicação mal se estabelece ou não se realiza entre as pessoas que estão juntas, ou em grupos, dizemos que há
#3. (FAUEL – Prev São José – PR/2017) Recebe o nome de Comunicação Interna o conjunto de processos envolvidos na transmissão e recepção de informações dentro da empresa. Neste processo, cartas e documentos, meios pelos quais a comunicação é feita e é transmitida entre locutores e interlocutores, recebem o nome de:
#4. (IESES – CRA-SC/2017) Na comunicação humana podem ocorrer três tipos de barreiras, as barreiras pessoais, físicas e semânticas. É exemplo de barreira física:
#5. (IESES – CRA-SC/2017) É um conjunto de dados com determinado significado, ou seja, que reduz a incerteza a respeito de algo ou que permite o conhecimento a respeito de algo:
#6. (IF-SC – IF-SC/2015) Assinale a alternativa CORRETA sobre o processo de comunicação.
#7. (INSTITUTO AOCP – Câmara de Maringá- PR/2017) A troca de mensagens pode ser realizada de maneiras distintas. Relacione a seguir alguns elementos característicos da comunicação aos respectivos significados e assinale a alternativa com a sequência correta. 1. Código. 2. Canal. 3. Contexto. 4. Ruído. ( ) Tudo aquilo que perturba ou distorce o processo de comunicação. ( ) Conjunto de variáveis que rodeia e influencia a situação de comunicação. ( ) Suporte físico por meio do qual passa a mensagem do emissor para o receptor. ( ) Conjunto de sinais e regras que permite transformar o pensamento em informação.
#8. (VUNESP – Câmara de Mogi das Cruzes – SP /2017) Evitar ruídos na comunicação é fundamental para que as mensagens sejam entendidas. Para uma comunicação eficaz, algumas barreiras devem ser evitadas. Assinale a alternativa que aponta tais barreiras.
#9. (COMPERVE – UFRN/2017) A transmissão de uma informação no dia a dia de trabalho é sempre afetada por falhas que ocorrem no processo de comunicação. A falha que ocorre no momento da decodificação do significado da mensagem é provocada pelo
#10. (UFMT – UFMT /2014) Os debates formais, em congressos, entre duas pessoas ou grupos caracterizam-se como comunicação
#11. (FGV – Prefeitura de Salvador – BA /2017) A velocidade de circulação da informação, a possibilidade de interatividade e a multiplicidade dos meios de comunicação são algumas das evidências de que estamos vivendo a chamada Revolução da Informação. Sobre a comunicação, analise as afirmativas a seguir. I. A comunicação é o processo pelo qual alguma coisa torna-se comum ou é compartilhada entre as pessoas. II. As formas não verbais, como gestos, expressões faciais e movimentos corporais também são códigos e sinais usados pelas pessoas para expressar suas ideias e sentimentos. III. As finalidades básicas da comunicação são entender o mundo, relacionar-se com os outros e transformar a si mesmo e à realidade. Está correto o que se afirma em:
#12. (FGV – Prefeitura de Salvador – BA /2017) No processo de comunicação, a mensagem é composta por conteúdo e forma. As afirmativas acerca da mensagem, apresentadas a seguir, estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
#13. (FGV – TRT – 12ª Região (SC) /2017) Em relação à riqueza de informação dos canais de comunicação, um dos canais menos ricos de informação é o(a):
#14. (UPENET/IAUPE – SESC-PE /2013) A comunicação é a troca de informações entre pessoas. Significa tornar comum uma mensagem ou informação. Trata-se de uma atividade administrativa que tem dois propósitos principais. Sobre ela, analise os itens abaixo: I. Proporciona informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam se conduzir em suas tarefas. II. Proporciona atitudes que promovam motivação, cooperação e satisfação nos cargos. III. Promove um ambiente que deturpa a divisão de tarefas e o repartilhamento de responsabilidades. Está CORRETO o que se afirma em
#15. (COMPERVE – UFRN/2018) Para que a gestão de uma organização alcance os resultados desejados, é necessário um processo de comunicação bem estruturado, de forma a garantir o intercâmbio de ideias e o andamento das atividades. A respeito do processo de comunicação, analise as afirmativas abaixo. I Emissor é a fonte ou a pessoa do processo que emite uma mensagem. II Informação é um registro ou anotação a respeito de uma determinada ocorrência. III Ruído é uma interferência que ocorre no processo de comunicação. IV Para uma comunicação eficiente, a capacidade de falar é mais relevante que a de ouvir. Dentre as afirmativas, estão corretas
#16. (CESPE – IPHAN/2018) Em contexto organizacional, a comunicação ocorre quando se tem envio de informação exclusivamente por uma pessoa a outra.
#17. (FGV – MPE-AL/2018) O processo de comunicação pode fluir em diferentes direções, sendo sua dimensão definida de acordo com o contexto. Em uma situação na qual os relatórios de desempenho dos funcionários são enviados para análise dos altos executivos da organização, está ocorrendo uma comunicação
#18. (FGV – MPE-AL/2018) A comunicação organizacional se realiza de diferentes formas, surgindo tanto de maneira formal como informal, a exemplo da rede de rumores. Sobre a comunicação por meio da rede de rumores, analise as afirmativas a seguir. I. É controlada pela administração da empresa. II. É tida pelos colaboradores como a fonte mais confiável. III. É utilizada para servir ao interesse comum da organização. Está correto o que se afirma em
#19. (INAZ do Pará – CORE-MS/2018) Independentemente do segmento empresarial, uma boa comunicação é fundamental para que a organização se mantenha competitiva no mercado. A boa comunicação proporciona melhores planejamentos, exposição clara e objetiva de ideias, negociações e acordos, além de favorecer a criação de um bom ambiente de trabalho. Acerca das características da mensagem no processo de comunicação, pode-se afirmar,exceto:
#20. (Quadrix – CRP – 2º Região (PE)/2018) No que diz respeito à comunicação, julgue os seguintes itens. I A comunicação requer um código para formular uma mensagem e enviá-la na forma de sinal (como ondas sonoras, letras impressas, símbolos), por meio de um canal (ar, fios, papel), a um receptor, que a decodifica e interpreta seu significado. II Comunicação é a troca de informações entre pessoas. Significa tornar comum uma mensagem ou informação e constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social. III A comunicação interpessoal também pode se dar a distância, por meio da escrita, de telefone ou da Internet, para transmitir uma mensagem. Assinale a alternativa correta.
#21. (CESPE – EBSERH/2018) No âmbito das organizações, a comunicação é afetada por ruídos que podem alterar ou deturpar a mensagem transmitida de forma imprevisível e são passíveis de redução por meio da redundância.
#22. (FCC – SABESP/2018) O departamento de comunicação de determinada instituição planeja executar uma série de ações de comunicação interna para promover a participação dos colaboradores numa campanha de economia de energia. Na definição das estratégias dessa campanha, a partir da análise da pirâmide de necessidades de Maslow, é correto afirmar:
#23. (CEPS-UFPA – UNIFESSPA/2018) As falhas nos fluxos de comunicação organizacional afetam diretamente o resultado de um processo de mudança. Diante das possíveis disfunções capazes de comprometer o processo de comunicação, duas são as estratégias e ação indicadas:
#24. (CEPS-UFPA – UNIFESSPA/2018) Comunicação implica a relação entre a parte que transmite e a parte que compreende. Comunicar significa também repartir, compartilhar, é ação entendida como um processo de socialização e de evolução humana tanto em forma como em conteúdo. Um conceito relacionado com a comunicação, considerado o produto real da codificação da fonte (emissor), é a(o)
#25. (Quadrix – CRM-DF/2018) Os principais meios de comunicação são o oral, a escrita, as imagens e a linguagem corporal. As imagens são um canal primário de comunicação.
#26. (Quadrix – CRM-DF/2018) Um elemento importante no processo de comunicação é o feedback, que envolve o emissor e independe da mensagem. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
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- feedback/retroação: retorno do entendimento. É a forma de verificar se a mensagem foi entendida corretamente ou se existiram ruídos na comunicação.
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Modelos de Comunicação ( )
#27. (FGV – Câmara de Salvador – BA/2018) A comunicação formal da Câmara dos Vereadores de certo município está sendo realizada por meio do Twitter e do Facebook, que nesse caso são exemplos de: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
- meio/canal: método usado para transmitir a mensagem;
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Modelos de Comunicação ( )
#28. (CCV-UFC – UFC/2017) Acerca dos elementos fundamentais do processo de comunicação: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
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- feedback/retroação: retorno do entendimento. É a forma de verificar se a mensagem foi entendida corretamente ou se existiram ruídos na comunicação.
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Para ler mais sobre o assunto, acesse: Modelos de Comunicação ( )