Questões – Técnicas de Comunicação

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI)

facebook 2018 - Concurso CRM-PR - Tecnologia da Informação (Analista, Programador e Técnico)

Questões – Técnicas de Comunicação

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FUNRIO-  AL-RR/2018) Na comunicação organizacional, as cartas, os memorandos, relatórios, as normas e os procedimentos se referem ao seguinte tipo de comunicação:

#2. (COPS-UEL –  Paraná Previdência/2013) Quando a comunicação mal se estabelece ou não se realiza entre as pessoas que estão juntas, ou em grupos, dizemos que há

#3. (FAUEL –  Prev São José – PR/2017) Recebe o nome de Comunicação Interna o conjunto de processos envolvidos na transmissão e recepção de informações dentro da empresa. Neste processo, cartas e documentos, meios pelos quais a comunicação é feita e é transmitida entre locutores e interlocutores, recebem o nome de:

#4. (IESES –  CRA-SC/2017) Na comunicação humana podem ocorrer três tipos de barreiras, as barreiras pessoais, físicas e semânticas. É exemplo de barreira física: 

#5. (IESES –  CRA-SC/2017) É um conjunto de dados com determinado significado, ou seja, que reduz a incerteza a respeito de algo ou que permite o conhecimento a respeito de algo: 

#6. (IF-SC –  IF-SC/2015) Assinale a alternativa CORRETA sobre o processo de comunicação. 

#7. (INSTITUTO AOCP  –  Câmara de Maringá- PR/2017) A troca de mensagens pode ser realizada de maneiras distintas. Relacione a seguir alguns elementos característicos da comunicação aos respectivos significados e assinale a alternativa com a sequência correta. 
 1. Código. 
 2. Canal. 
 3. Contexto. 
 4. Ruído. 
 ( ) Tudo aquilo que perturba ou distorce o processo de comunicação. 
 ( ) Conjunto de variáveis que rodeia e influencia a situação de comunicação. 
 ( ) Suporte físico por meio do qual passa a mensagem do emissor para o receptor. 
 ( ) Conjunto de sinais e regras que permite transformar o pensamento em informação. 

#8. (VUNESP –  Câmara de Mogi das Cruzes – SP /2017) Evitar ruídos na comunicação é fundamental para que as mensagens sejam entendidas. Para uma comunicação eficaz, algumas barreiras devem ser evitadas. Assinale a alternativa que aponta tais barreiras.

#9. (COMPERVE –  UFRN/2017) A transmissão de uma informação no dia a dia de trabalho é sempre afetada por falhas que ocorrem no processo de comunicação. A falha que ocorre no momento da decodificação do significado da mensagem é provocada pelo

#10. (UFMT  –  UFMT /2014) Os debates formais, em congressos, entre duas pessoas ou grupos caracterizam-se como comunicação 

#11. (FGV –  Prefeitura de Salvador – BA /2017) A velocidade de circulação da informação, a possibilidade de interatividade e a multiplicidade dos meios de comunicação são algumas das evidências de que estamos vivendo a chamada Revolução da Informação. 
 Sobre a comunicação, analise as afirmativas a seguir. 
 I. A comunicação é o processo pelo qual alguma coisa torna-se comum ou é compartilhada entre as pessoas. 
 II. As formas não verbais, como gestos, expressões faciais e movimentos corporais também são códigos e sinais usados pelas pessoas para expressar suas ideias e sentimentos. 
 III. As finalidades básicas da comunicação são entender o mundo, relacionar-se com os outros e transformar a si mesmo e à realidade. 
 Está correto o que se afirma em:

#12. (FGV –  Prefeitura de Salvador – BA /2017) No processo de comunicação, a mensagem é composta por conteúdo e forma. As afirmativas acerca da mensagem, apresentadas a seguir, estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.

#13. (FGV –  TRT – 12ª Região (SC) /2017) Em relação à riqueza de informação dos canais de comunicação, um dos canais menos ricos de informação é o(a): 

#14. (UPENET/IAUPE –  SESC-PE /2013) A comunicação é a troca de informações entre pessoas. Significa tornar comum uma mensagem ou informação. Trata-se de uma atividade administrativa que tem dois propósitos principais. Sobre ela, analise os itens abaixo: 
 I. Proporciona informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam se conduzir em suas tarefas. 
 II. Proporciona atitudes que promovam motivação, cooperação e satisfação nos cargos. 
 III. Promove um ambiente que deturpa a divisão de tarefas e o repartilhamento de responsabilidades. 
 Está CORRETO o que se afirma em 

#15. (COMPERVE –  UFRN/2018) Para que a gestão de uma organização alcance os resultados desejados, é necessário um processo de comunicação bem estruturado, de forma a garantir o intercâmbio de ideias e o andamento das atividades. A respeito do processo de comunicação, analise as afirmativas abaixo. 
 I Emissor é a fonte ou a pessoa do processo que emite uma mensagem. 
 II Informação é um registro ou anotação a respeito de uma determinada ocorrência. 
 III Ruído é uma interferência que ocorre no processo de comunicação. 
 IV Para uma comunicação eficiente, a capacidade de falar é mais relevante que a de ouvir. 
 Dentre as afirmativas, estão corretas

#16. (CESPE –  IPHAN/2018) Em contexto organizacional, a comunicação ocorre quando se tem envio de informação exclusivamente por uma pessoa a outra.

#17. (FGV –  MPE-AL/2018) O processo de comunicação pode fluir em diferentes direções, sendo sua dimensão definida de acordo com o contexto. 
 Em uma situação na qual os relatórios de desempenho dos funcionários são enviados para análise dos altos executivos da organização, está ocorrendo uma comunicação  

#18. (FGV –  MPE-AL/2018) A comunicação organizacional se realiza de diferentes formas, surgindo tanto de maneira formal como informal, a exemplo da rede de rumores. 
 Sobre a comunicação por meio da rede de rumores, analise as afirmativas a seguir. 
 I. É controlada pela administração da empresa. 
 II. É tida pelos colaboradores como a fonte mais confiável. 
 III. É utilizada para servir ao interesse comum da organização. 
 Está correto o que se afirma em 

#19. (INAZ do Pará –  CORE-MS/2018) Independentemente do segmento empresarial, uma boa comunicação é fundamental para que a organização se mantenha competitiva no mercado. A boa comunicação proporciona melhores planejamentos, exposição clara e objetiva de ideias, negociações e acordos, além de favorecer a criação de um bom ambiente de trabalho. Acerca das características da mensagem no processo de comunicação, pode-se afirmar,exceto: 

#20. (Quadrix –  CRP – 2º Região (PE)/2018) No que diz respeito à comunicação, julgue os seguintes itens.  
 I A comunicação requer um código para formular uma mensagem e enviá-la na forma de sinal (como ondas sonoras, letras impressas, símbolos), por meio de um canal (ar, fios, papel), a um receptor, que a decodifica e interpreta seu significado.  
 II Comunicação é a troca de informações entre pessoas. Significa tornar comum uma mensagem ou informação e constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social.  
 III A comunicação interpessoal também pode se dar a distância, por meio da escrita, de telefone ou da Internet, para transmitir uma mensagem.  
 Assinale a alternativa correta.

#21. (CESPE –  EBSERH/2018) No âmbito das organizações, a comunicação é afetada por ruídos que podem alterar ou deturpar a mensagem transmitida de forma imprevisível e são passíveis de redução por meio da redundância.

#22. (FCC –  SABESP/2018) O departamento de comunicação de determinada instituição planeja executar uma série de ações de comunicação interna para promover a participação dos colaboradores numa campanha de economia de energia. Na definição das estratégias dessa campanha, a partir da análise da pirâmide de necessidades de Maslow, é correto afirmar:

#23. (CEPS-UFPA –  UNIFESSPA/2018) As falhas nos fluxos de comunicação organizacional afetam diretamente o resultado de um processo de mudança. Diante das possíveis disfunções capazes de comprometer o processo de comunicação, duas são as estratégias e ação indicadas:

#24. (CEPS-UFPA –  UNIFESSPA/2018) Comunicação implica a relação entre a parte que transmite e a parte que compreende. Comunicar significa também repartir, compartilhar, é ação entendida como um processo de socialização e de evolução humana tanto em forma como em conteúdo. Um conceito relacionado com a comunicação, considerado o produto real da codificação da fonte (emissor), é a(o)

#25. (Quadrix –  CRM-DF/2018) Os principais meios de comunicação são o oral, a escrita, as imagens e a linguagem corporal. As imagens são um canal primário de comunicação.

#26. (Quadrix –  CRM-DF/2018) Um elemento importante no processo de comunicação é o feedback, que envolve o emissor e independe da mensagem. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

    • feedback/retroação: retorno do entendimento. É a forma de verificar se a mensagem foi entendida corretamente ou se existiram ruídos na comunicação.

 

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Modelos de Comunicação ( )

#27. (FGV –  Câmara de Salvador – BA/2018) A comunicação formal da Câmara dos Vereadores de certo município está sendo realizada por meio do Twitter e do Facebook, que nesse caso são exemplos de:  ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

  • meio/canal: método usado para transmitir a mensagem;

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Modelos de Comunicação ( )

#28. (CCV-UFC –  UFC/2017) Acerca dos elementos fundamentais do processo de comunicação: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

      • feedback/retroação: retorno do entendimento. É a forma de verificar se a mensagem foi entendida corretamente ou se existiram ruídos na comunicação.

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Modelos de Comunicação ( )

#29. (CESPE –  IPHAN/2018) Em contexto organizacional, a comunicação ocorre quando se tem envio de informação exclusivamente por uma pessoa a outra.

#30. (UFBA –  Unilab/2018) A conversa informal é uma fonte essencial de informação para o controle interno da organização.

Ver Resultado

Deixe uma resposta