Questões – Tipos de Discursos

Juliana Jenny Kolb

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Questões – Tipos de Discursos

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões, selecionadas randomicamente.

Results

#1. (COMPERVE – MPE-RN/2017) A Política Nacional de Participação Social (PNPS), instituída pelo decreto 8.243/2014 com esse propósito, foi suspensa pelo Parlamento em meio à refrega política que toma conta do país.
A palavra em destaque designa um gênero discursivo que objetiva, entre outros propósitos comunicativos,

#2. (COMPERVE – MPE-RN/2017) A Política Nacional de Participação Social (PNPS), instituída pelo “decreto” 8.243/2014 com esse propósito, foi suspensa pelo Parlamento em meio à refrega política que toma conta do país.
No gênero discursivo designado pela palavra em destaque,

#3. (FUNRIO – SESAU-RO/2017) “Recessão quer dizer queda do Produto Interno Bruto (PIB), quando um país produz em um determinado período menos do que em momentos anteriores”.
Esse segmento do primeiro parágrafo exemplifica um texto do gênero:

#4. (COSEAC – UFF/2017) “Aos 20 anos escreveu suas memórias. Daí por diante é que começou a viver. Justificava-se:
– Se eu deixar para escrever minhas memórias quando tiver 70 anos, vou esquecer muita coisa e mentir demais. Redigindo-as logo de saída, serão mais fiéis e terão a graça das coisas verdes”.
A construção dos parágrafos acima configura uma estrutura predominantemente:

#5. (COSEAC – UFF/2017)
o verde
O texto “O verde” é predominantemente uma:

#6. (IBEG – IPREV/2017) Dia Mundial da Aids é comemorado com palestra e caminhada
O Dia mundial de luta contra a AIDS é celebrado nesta quinta-feira, 1º, e desde esta quarta, palestras alusivas ao dia foram realizadas no Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap).
Tema como ‘Um novo olhar na prevenção do HIV’, foi proferido pela médica Leila Regina Amorim, que falou sobre novas alternativas para prevenção da doença. Leila aproveitou para falar sobre formas de prevenção.
“Hoje trabalhamos a prevenção combinada, que é um conjunto de ações que visam analisar o ser como um todo e, não só a orientação de usar preservativo. Mas, também, outras situações de onde o paciente foi exposto”.
Ela fala sobre a profilaxia pós-exposição ao vírus HIV (PEP), para aqueles indivíduos que estiveram em uma situação sexual de risco, “é possível fazer uso das medicações, numa forma de evitar complicações”.
A profilaxia pré-exposição (PREP), vem mostrando eficácia em sua atuação, mas ainda não está disponível no Brasil, “a perspectiva é de que no início do ano que vem, ela seja implantada no nosso país”, revela. O novo medicamento, segundo Leila, não será para todas as pessoas, mas aquelas que têm risco maior de adquirir a doença.
O Cedap é uma unidade da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), referência na Bahia para diagnóstico e tratamento de HIV/AIDS e doenças sexualmente transmissíveis. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, nos horários das 7h às 17h, e está localizado à Rua Comendador José Alves Ferreira, 240, Garcia – Salvador.
Do ponto de vista da tipologia textual, de acordo com seus elementos, tem-se um texto: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br> </br>

Dissertativo:   </br>

– Objetivo, analisar, interpretar e explicar.  </br>

– Apresenta uma postura crítica, no tempo presente.  </br>

– Apresenta a estrutura: introdução argumentação conclusão.  </br> </br>

Errado: </br> </br>

Narrativo:  </br>

– Objetivo, contar um fato, real ou fictício.  </br>

– Apresenta personagens (principal, secundários,terciários).  </br> </br>

Descritivo:  </br>

– Objetivo, reprodução mental, apontando características minuciosas.  </br>

– Fixa, como uma fotografia.  </br> </br>

 

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )

#7. (EDUCA – CRQ – 19ª Região (PB)/2017)
metamorfose
O texto A Metamorfose, de Luis Fernando Veríssimo,é qualificada como exemplo de crônica. A caracterização do texto como crônica ocorre porque: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

A crônica é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano.  </br>

O texto é curto e de linguagem simples (LEVE), o que o torna ainda mais próximo de todo tipo de leitor e de praticamente todas as faixas etárias. A sátira, a ironia, o uso da linguagem coloquial demonstrada na fala das personagens, a exposição dos sentimentos e a reflexão sobre o que se passa estão presentes nas crônicas.  </br>

 Características da crônica:  </br>

• Narração curta;  </br>
• Descreve fatos da vida cotidiana;  </br>
• Pode ter caráter humorístico, crítico, satírico e/ou irônico;   </br>
• Possui personagens comuns;  </br>
• Segue um tempo cronológico determinado;  </br>
• Uso da oralidade na escrita e do coloquialismo na fala das personagens;  </br>
• Linguagem simples.   </br> </br>

Para entender melhor o assunto, acesse: Tipologias e Gêneros Textuais ( )

#8. (TJ-PR – TJ-PR/2013) texto2013_chumbo
Identifique as seguintes afirmativas acerca do primeiro parágrafo como verdadeiras (V ) ou falsas (F ):
( ) Apresenta uma sequência de fatos, o que qualifica o texto como narrativo.
( ) Há nele um plano de hipóteses que são confirmadas ao final do texto.
( ) O recurso da repetição é nele explorado com finalidade estilística.
( ) Os fatos são apresentados em ordem crescente de gravidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

#9. (FGV – ALERJ/2017) Observe o seguinte período, retirado do livro O Crime do Padre Amaro, do escritor português Eça de Queiroz: “A tarde caía quando d. Maria e Amélia voltaram para a cidade. Amélia adiante, calada, chibatava a sua burrinha, enquanto d. Maria vinha palrando com o moço da quinta, que segurava a arreata”
O segundo período do mesmo segmento do romance O Crime do Padre Amaro, deve ser classificado como: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

 

Correto: </br>

Descritivo, pois apresenta o detalhamento minucioso dos fatos/estados.    </br> </br>

Descritivo:  </br>

– Objetivo, reprodução mental, apontando características minuciosas.   </br>

– Fixa, como uma fotografia.   </br> </br>

Errado:  </br> </br>

Narrativo:  </br>

– Objetivo, contar um fato, real ou fictício.  </br>

– Apresenta personagens (principal, secundários,terciários).  </br> </br>

Dissertativo:   </br>

– Objetivo, analisar, interpretar e explicar.  </br>

– Apresenta uma postura crítica, no tempo presente.  </br>

– Apresenta a estrutura: introdução argumentação conclusão.  </br> </br>

Para entender melhor o assunto, acesse: Tipologias e Gêneros Textuais ( )

 

 

#10. (FGV – ALERJ/2017) Texto 2 – Comunicação Política na Suíça
Os cidadãos suíços são convocados a se pronunciar periodicamente, de quatro a cinco vezes por ano aproximadamente, sobre um total de quinze temas da atualidade política. Além de cada uma dessas votações populares, os cidadãos são convidados a dar suas opiniões (votando simplesmente sim ou não) sobre três ou quatro problemas de interesse nacional, aos quais se acrescentam alguns tópicos especiais dos cantões e das comunas. Esse sistema repousa sobre a iniciativa popular e sobre o referendum, que permitem a uma minoria, respectivamente 100.000 cidadãos, no caso da iniciativa popular, e 50.000, no caso do referendum, obrigar o conjunto do país a se interessar sobre o que a preocupa.
O texto 2 representa o modelo didático de textos; sobre a estrutura desse gênero textual, a afirmativa INADEQUADA é: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

O texto didático é um gênero textual com objetivos pedagógicos. É disposto de maneira a que todos os leitores tenham a mesma conclusão. Por este motivo, é considerado um texto utilitário.   </br>

A construção de um texto didático é feita de maneira conceitual, primando pela necessidade do interlocutor de compreender o assunto exposto com base.   </br>

Características:   </br>

    • Objetividade;  </br>
    • Impessoalidade;   </br>
    • Linguagem acessível ao nível de conhecimento do leitor;  </br>
    • Abordagem que permite uma única e específica interpretação;   </br>
    • Frequentemente usado em programas de ensino-aprendizagem;   </br>
    • Adaptação dos sentidos para a mais clara compreensão da mensagem;   </br>
    • Coesão.     </br> </br>

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#11. CONSULPLAN – TRF – 2ª REGIÃO/2017)
mentes livres
Por sua estrutura e características, o texto em análise deve ser classificado como

#12. (IADES – Fundação Hemocentro de Brasília – DF/2017) Doação de sangue
Ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue. Ninguém está livre de sofrer um acidente, de passar por uma cirurgia ou por um procedimento médico em que a transfusão seja absolutamente indispensável.
Como não existe sangue sintético produzido em laboratórios, quem precisa de transfusão tem de contar com a boa vontade de doadores, uma vez que nada substitui o sangue verdadeiro retirado das veias de outro ser humano.
Todos sabemos que é importante doar sangue. Mas,quando chega a nossa vez, sempre encontramos uma desculpa – Hoje está frio ou não estou disposto; nesses últimos dias, tenho trabalhado muito e ando cansado; será que esse sangue não me vai fazer falta… – e vamos adiando a doação que poderia salvar a vida de uma pessoa.
Sempre é bom repetir que o sangue doado não faz a menor falta para o doador. Consequentemente, nada justifica que as pessoas deixem de doá-lo. O processo é simples, rápido e seguro.
Considerando a relação existente entre as informações e as sequências linguísticas que constituem o texto, é correto afirmar que nele predomina a ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto – Dissertativo:    </br>

– Objetivo, analisar, interpretar e explicar.

– Apresenta uma postura crítica, no tempo presente.

– Apresenta a estrutura: introdução argumentação conclusão.     </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )

#13. (NC-UFPR – UFPR/2017)
trump
Sobre o gênero textual, é correto afirmar que se trata de um texto: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br>

Argumentativo:  </br>

– Objetivo, convencer a aceitar o argumento. </br>

– Apresenta opinião do autor. </br> </br>

Errado: </br>

Informativo:  </br>

– Objetivo, transmitir informações. </br>

– Produções textuais objetivas e claras. </br>

– Isento de duplas interpretações. </br> </br>

Dissertativo:  </br>

– Objetivo, analisar, interpretar e explicar. </br>

– Apresenta uma postura crítica, no tempo presente. </br>

– Apresenta a estrutura: introdução argumentação conclusão. </br> </br>

Narrativo: </br>

Os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. Sua estrutura é dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho. </br>

– Objetivo, contar um fato, real ou fictício. </br>

– Apresenta personagens (principal, secundários,terciários). </br> </br>

Descritivo: </br>

Os textos descritivos se ocupam de relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento. Dessa forma, são textos repletos de adjetivos os quais descrevem ou apresentam imagens a partir das percepções sensoriais do locutor (emissor). </br>

– Objetivo, reprodução mental, apontando características minuciosas. </br>

– Fixa, como uma fotografia. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )

#14. (NC-UFPR – UFPR/2017)O que é e onde fica o mesentério, o ‘novo’ órgão do corpo humano identificado por cientistas
A primeira menção ao mesentério publicamente conhecida foi feita por Leonardo da Vinci em um de seus escritos sobre a anatomia humana no início do século 16.
Mas essa parte do corpo, que até bem pouco tempo era considerada apenas um ligamento do aparelho digestivo, acaba de ser reclassificada.
Ao fim de um estudo que durou mais de seis anos, cientistas acreditam agora que a estrutura é, na verdade, um órgão único e contínuo.
Trata-se, portanto, da mais nova descoberta no corpo humano.
“A descrição anatômica de cem anos atrás era incorreta. Este órgão está longe de ser fragmentado; é uma estrutura simples, contínua e única”, assinalou J. Calvin Coffey, pesquisador do University Hospital Limerick, na Irlanda, responsável pela equipe que realizou a descoberta.
A reclassificação foi publicada em um artigo assinado por Coffey e por seu colega Peter O’Leary na prestigiada revista científica The Lancet Gastroenterology & Hepatology.
“No estudo, que foi revisado e aprovado por colegas, dizemos que agora temos um órgão no corpo que até esta data não era reconhecido como tal”, assinalou Coffey. […]
Sobre o gênero textual do texto, considere as seguintes afirmativas:
1. Trata-se de um texto argumentativo, em que o autor expressa sua opinião sobre o assunto.
2. Trata-se de um texto descritivo, por apresentar uma descrição do novo órgão do corpo humano.
3. Trata-se de um texto informativo, caracterizado por informações dadas pelo autor, sem contudo expressar a própria opinião sobre o assunto.
Assinale a alternativa correta.

#15. (FGV – IBGE/2016) Texto – A eficácia das palavras certas
Havia um cego sentado numa calçada em Paris. A seus pés, um boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava: “Por favor, ajude-me. Sou cego”. Um publicitário da área de criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz e com o giz escreveu outro conceito. Colocou o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora.
Ao cair da tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmola. Seu boné, agora, estava cheio de notas e moedas. O cego reconheceu as pegadas do publicitário e perguntou se havia sido ele quem reescrevera o cartaz, sobretudo querendo saber o que ele havia escrito.
O publicitário respondeu: “Nada que não esteja de acordo com o conceito original, mas com outras palavras”. E, sorrindo, continuou o seu caminho. O cego nunca soube o que estava escrito, mas seu novo cartaz dizia: “Hoje é primavera em Paris e eu não posso vê-la”.
(Produção de Texto, Maria Luíza M. Abaurre e Maria Bernadete M. Abaurre)
O título dado ao texto:

#16. (CESPE – Câmara dos Deputados/2012) imagem-012 O texto pode ser classificado como didático por ser marcado pela repetição de vocabulário e ausência de elementos subjetivos.  ? O texto apresenta reflexões do autor.

O texto didático é um gênero textual com objetivos pedagógicos. É disposto de maneira a que todos os leitores tenham a mesma conclusão. Por este motivo, é considerado um texto utilitário. </br>

A construção de um texto didático é feita de maneira conceitual, primando pela necessidade do interlocutor de compreender o assunto exposto com base. </br>

Características: </br>

  • Objetividade </br>
  • Impessoalidade </br>
  • Linguagem acessível ao nível de conhecimento do leitor </br>
  • Abordagem que permite uma única e específica interpretação </br>
  • Frequentemente usado em programas de ensino-aprendizagem </br>
  • Adaptação dos sentidos para a mais clara compreensão da mensagem </br>
  • Coesão </br>

Para entender melhor o assunto, acesse: Tipologias e Gêneros Textuais ( )

#17. (FUNCAB-EMDUR/2014) Em “– Não é! Você não é todo concreto, PORQUE SEU MEDO NÃO É CONCRETO. Você não é completamente concreto, só um pouco.” o trecho destacado estabelece ideia de:

#18. (CESPE – TCE-SC/2016) tipologia1Nesse texto, de natureza informativo-argumentativa, busca-se convencer o leitor de que a integridade, como qualidade de órgãos e entidades públicas, contribui para que os agentes do serviço público atuem prevenindo a corrupção e em prol do interesse público

#19. (FCC – TRT – 3ª REGIÃO (MG)/2015)  tipologia2Na construção do poema, predomina o tipo ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br> </br>

Narrativo:  </br>

Os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. Sua estrutura é dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.  </br>

– Objetivo, contar um fato, real ou fictício.  </br>

– Apresenta personagens (principal, secundários,terciários).   </br> </br>

Errado:  </br> </br>

 

Dissertativo:   </br>

– Objetivo, analisar, interpretar e explicar.  </br>

– Apresenta uma postura crítica, no tempo presente.  </br>

– Apresenta a estrutura: introdução argumentação conclusão.   </br> </br>

 

Descritivo:  </br>

Os textos descritivos se ocupam de relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento. Dessa forma, são textos repletos de adjetivos os quais descrevem ou apresentam imagens a partir das percepções sensoriais do locutor (emissor).  </br>

– Objetivo, reprodução mental, apontando características minuciosas.  </br>

– Fixa, como uma fotografia.   </br> </br>

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#20. (FCC – TRT – 3ª REGIÃO (MG)/2015)  tipologia3Uma característica do gênero crônica verificável no texto é:

#21. (CESPE- FUB/2015) tipologia4O texto é essencialmente argumentativo, haja vista a quantidade de adjetivações que foram utilizadas para convencer o leitor de que os projetos da UnB são positivos. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Resposta: Falso  </br> </br>

Errado – Argumentativo:   </br>

– Objetivo, convencer a aceitar o argumento.  </br>

– Apresenta opinião do autor.   </br> </br>

Correto – Dissertativo:   </br>

– Objetivo, analisar, interpretar e explicar.  </br>

– Apresenta uma postura crítica, no tempo presente.  </br>

– Apresenta a estrutura: introdução argumentação conclusão.    </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )

#22. (CESPE- FUB/2015) tipologia5O texto é essencialmente narrativo, haja vista a predominância do emprego de formas verbais no pretérito. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto – Narrativo:  </br>

Os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. Sua estrutura é dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho. </br>

– Objetivo, contar um fato, real ou fictício.  </br>

– Apresenta personagens (principal, secundários,terciários).   </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )

#23. (INAZ do Pará – DPE-PR/2017) Saúde na balança
Por muito tempo, as pessoas acreditaram que uma criança gorda tinha mais saúde que a magra. Assim, pais e avós julgavam que uma pessoa bem alimentada tinha de ser bastante rechonchuda. Até hoje, algumas pessoas acreditam nisso. Mas saiba que nem sempre quem come mais é saudável…
O alimento tem duas funções no organismo: fornecer substâncias essenciais e fornecer energia. Exemplos de substâncias essenciais são proteínas, algumas gorduras, vitaminas e sais minerais – como o corpo humano não fabrica alguns componentes dessas substâncias, elas têm de vir do alimento. Além disso, aquilo que comemos fornece a energia para todas as funções do nosso organismo: enxergar, escutar, manter os órgãos funcionando…
Se comemos a mesma quantidade de energia que gastamos em nossas atividades diárias, mantemos o peso constante. Mas, se comermos mais do que gastamos, essa energia em excesso se acumula na forma de gordura. Aí é que começa o perigo.
Apesar de importante para os animais e seres humanos, a gordura pode trazer vários problemas quando se acumula de forma exagerada. A obesidade (excesso de gordura no corpo) favorece o aparecimento de doenças como diabetes (excesso de açúcar no sangue) e hipertensão (aumento da pressão arterial) em jovens. E isso ninguém deseja.
Mas sabe quais são as causas que contribuem para que você (ou aquele amigo da escola) fique obeso? Há duas explicações para isso. Sobre uma já falamos: o exagero de refrigerantes, doces ou biscoitos – quando, na verdade, o ideal é comer mais frutas e verduras.
A segunda causa para a obesidade é a falta de exercícios. […]
A construção do texto em seu sentido é:

#24. (CS-UFG – CELG/GT-GO/2017)Leia o texto a seguir para responder à questão.
Fontes renováveis serão protagonistas no futuro da energia do Brasil
Até 2050, a demanda por energia elétrica no Brasil deve triplicar, segundo estimativas da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Ministério de Minas e Energia. Atendê-la com um sistema confiável, sustentável e acessível aos consumidores é um desafio. E ao mesmo tempo, apresenta uma série de boas oportunidades não só de negócio, mas de desenvolvimento da indústria nacional, de formação de mão de obra qualificada e de inclusão social.
[…]

Fontes renováveis e diversificação da matriz
Com cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de território cortado por rios caudalosos, mais de sete mil quilômetros de litoral, bem como condições climáticas favoráveis, não surpreende que o Brasil já tenha quase 90% de sua matriz energética elétrica renovável.
O problema é que mais da metade dela está concentrada em energia hidrelétrica, o que ficou evidente com a seca que assolou o País em 2015, e acabou por contribuir para a elevação do preço da energia nacionalmente. “Mas toda crise tem seu lado positivo”, diz Marcos Costa, da GE.
“Percebemos que não podemos ser tão dependentes da geração hidrelétrica, precisamos diversificar”. Fontes alternativas não faltam. Segundo Ferreira, da CPFL, se explorássemos todo potencial de geração de energia eólica e solar do país, por exemplo, que soma 440 mil MW, já teríamos três vezes mais energia que toda nossa capacidade instalada atualmente, que é de 140 mil MW.
Hoje, porém, a capacidade instalada de geração eólica, a mais desenvolvida das duas, é de pouco mais de 6 mil MW, ou 4,8% do total, segundo dados do Boletim Mensal de Monitoramento do Sistema Elétrico, de setembro de 2015, do Ministério de Minas e Energia.
Pode parecer pouco, mas não é. Afinal, o primeiro leilão para esse tipo de geração de energia foi em 2009, como lembra Elbia Silva Gannoum, da ABEEólica. “Começamos há pouco mais de cinco anos e já somos a 10ª economia do mundo em geração de energia eólica, e o 4º País do mundo que mais aumentou a capacidade instalada em 2014”, diz.
“Geramos 40 mil postos de trabalho, investimos R$ 18 bilhões no ano passado, e vamos gerar mais de 50 mil postos de trabalho em 2015, com outros R$ 22 bilhões investidos”. As perspectivas e o ritmo de crescimento são tão bons que a estimativa é de que, até 2025, 25% da matriz de energia brasileira poderão ser de energia eólica. E ainda há a solar, de biomassa e outras variações de energia térmica.

Em relação ao gênero textual, o texto se situa, predominantemente, na esfera

#25. (CS-UFG – CELG/GT-GO/2017)Leia o texto a seguir para responder à questão.
Pesquisa da UFG utiliza bambu em sistema de tratamento de esgoto
Um projeto da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, está usando bambus para criar sistemas de tratamento de esgoto. Entre as vantagens, segundo os pesquisadores, está o baixo custo de implantação e a diminuição do risco de contaminação do solo e do lençol freático. Além disso, há possibilidade de reaproveitamento da água tratada, do adubo e a utilização das plantas já crescidas para vá- rias finalidades, que vão do artesanato à construção.
Professor da Escola de Agronomia da UFG, Rogério de Araújo Almeida explica que o objetivo é fazer com que o esgoto, após uma primeira fase de tratamento, passe por tanques onde estão plantados os bambus, que farão uma espécie de filtragem da água, que pode ser reutilizada posteriormente na agricultura ou devolvida aos córregos.
De acordo com Almeida, no sistema utilizando os bambus, o esgoto passa por várias etapas. Para um tratamento primário, o material é depositado em um tanque no qual a matéria orgânica vai para o fundo e a água fica na parte superficial. Em seguida, o líquido passa para os tanques em que foram plantados os bambus. “O solo já é eficiente sozinho no tratamento dessa água, porque filtra as impurezas. Nele também é formada uma colônia de bactérias que vai consumir a matéria orgânica presente. O bambu também absorve essa água, liberando ela pela evapotranspiração para o ar”, explicou Almeida. Ao final, a água sairá tratada, sem risco de contaminação para o meio ambiente.
O sistema de tratamento pode usar a água de duas maneiras, segundo o professor. “Podemos perder toda a água do esgoto, fazendo com que a planta absorva todo o líquido e, pela evapotranspiração, não sobre nada nos tanques. Com isso, não teria risco nenhum de contaminação, mas também não haveria um reaproveitamento direto da água, o que às vezes não é vantajoso”, explicou.
Na segunda opção, a água que saiu dos barris com os bambus, já tratada, pode ser devolvida para o lençol freático, sem risco de contaminação, ou até mesmo pode ser usada na agricultura. Além disso, seria possível tratar a matéria orgânica que ficou depositada no fundo dos tanques para utilizar como fertilizante.
Almeida destaca que, em áreas rurais, por exemplo, esse sistema é uma boa opção para compensar a falta de saneamento básico. Na cidade, o tratamento pode ser feito em algum edifício residencial, onde o esgoto vai para algum tanque, no qual a matéria orgânica vai para o fundo e a água pode ser retirada e tratada nos barris com bambus em alguma praça.
Além de atuar na área ambiental, o projeto também pode ser uma alternativa para resolver problemas sociais, como a falta de renda ou moradia. “O bambu é um subproduto de todo esse sistema de tratamento. Como ele está sempre sendo irrigado, tem a matéria orgânica, ele cresce três vezes mais rápido do que o normal. Com tanta produção assim, ele pode ser reaproveitado de várias maneiras, do artesanato à construção”, explicou o professor.
Nas zonas rurais, o bambu pode ser usado para constru- ção de cercas e até na produção de carvão. Existem pessoas que estão usando o vegetal para construir casas e até bicicletas para vender. “As possibilidades são imensas. O ser humano precisa buscar soluções inteligentes para os problemas e essa é uma boa alternativa”, concluiu o professor.
Quanto ao modo de organização, o texto é predominantemente: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto:   </br>

Dissertativo:    </br>

– Objetivo, analisar, interpretar e explicar.  </br>

– Apresenta uma postura crítica, no tempo presente.  </br>

– Apresenta a estrutura: introdução argumentação conclusão.     </br>  </br>

Errado:    </br>

Narrativo:  </br>

Os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. Sua estrutura é dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.  </br>

– Objetivo, contar um fato, real ou fictício.  </br>

– Apresenta personagens (principal, secundários,terciários).    </br> </br>

Descritivo:  </br>

Os textos descritivos se ocupam de relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento. Dessa forma, são textos repletos de adjetivos os quais descrevem ou apresentam imagens a partir das percepções sensoriais do locutor (emissor).  </br>

– Objetivo, reprodução mental, apontando características minuciosas.  </br>

– Fixa, como uma fotografia.    </br> </br>

Injuntivo: </br> 

O texto injuntivo, também chamado de texto instrucional, é aquele que indica uma ordem, de modo que o locutor (emissor) objetiva orientar e persuadir o interlocutor (receptor); por isso, apresentam, na maioria dos casos, verbos no imperativo. </br>

– Objetivo, sequenciar comandos. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )

#26. (UEM – UEM /2017) comida O texto “Comida: não deixe estragar” é uma ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Em relação aos Gêneros apresentados, a grande dúvida ficaria entre Notícia e Reportagem. </br>  </br>

Entendendo a diferença: </br>  </br>

reportagem enquadra-se entre os textos do jornalismo opinativo, enquanto a notícia está entre os textos do jornalismo informativo. </br>  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )

#27. (FEPESE – JUCESC/2017) Leia o texto.
Enfim casados. Venho agora da prainha, aonde os fui embarcar para Petrópolis. O casamento foi ao meio-dia em ponto, na matriz da Glória, poucas pessoas, muita comoção. Fidélia vestia escuro e afogado, as mangas presas nos pulsos por botões de granada, e o gesto grave. D. Carmo, austeramente posta, é verdade, ia cheia de riso, e o marido também. Tristão estava radiante. Ao subir a escadaria, troquei um olhar com mana Rita, e creio que sorrimos; não sei se nela, mas em mim era a lembrança daquele dia de cemitério, e do que ouvi sobre a nova viúva do Noronha. Aí vínhamos nós com ela a outras núpcias. Tal era a vontade do Destino.
Machado de Assis. Memorial de Aires – excerto.
Analise as afirmativas feitas sobre o texto.
1. Trata-se de um texto descritivo e narrativo.
2. O texto retrata as personagens, sem se deter no que elas estão fazendo.
3. O texto disserta sobre um casamento e conta como agiam as personagens.
4. A frase sublinhada no texto apresenta um pronome em próclise.
5. Em: “…troquei um olhar com mana Rita, e creio que sorrimos” há uma relação de subordinação entre a primeira e a segunda oração.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

1. Trata-se de um texto descritivo e narrativo.  </br>

Correto: Apresenta personagens (narrativo) e descrições detalhadas, como se estivesse descrevendo uma fotografia (Descritivo). </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )  </br>  </br>

2. O texto retrata as personagens, sem se deter no que elas estão fazendo.   </br>

Errado: detalha cada ação dos  personagens, exemplo: “D. Carmo, austeramente posta, é verdade, ia cheia de riso, e o marido também.” </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )  </br> </br>

3. O texto disserta sobre um casamento e conta como agiam as personagens.  </br>

Errado: não disserta, narra e descreve. </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )  </br> </br>

4. A frase sublinhada no texto apresenta um pronome em próclise.  </br>

Correto: “aonde os fui embarcar para Petrópolis”A palavra “aonde – conjunção subordinada” atrai o pronome. </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Pronomes ( )  </br> </br>

5. Em: “…troquei um olhar com mana Rita, e creio que sorrimos” há uma relação de subordinação entre a primeira e a segunda oração.   </br>

Errado: A segunda oração não depende da primeira – relação de coordenação.  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Orações Subordinadas ( )

 

#28. (FEPESE – JUCESC/2017) Leia o texto.
Muito obrigado, disse ela angustiada em sua mesa de trabalho. Preciso enviar, anexo a este ofício, os documentos solicitados por meu chefe, incumbência que eu mesmo recebi dele. Não concentro-me na atividade por causa do barulho deste ambiente de trabalho. Já coloquei um aviso no mural, em que escrevi em maiúsculas: “É proibido a conversa durante o expediente de trabalho”, mas de nada adiantou. Obrigado, mais uma vez por sua interferência.
Sobre o texto, avalie as afirmativas que seguem.
1. O texto apresenta cinco desvios de concordância nominal.
2. A palavra “anexo” deveria estar no plural “anexos” para a correção da frase.
3. O aviso posto no mural está corretamente redigido.
4. O texto é uma narrativa.
5. Não há desvio na colocação do pronome na expressão sublinhada, pois há corretamente uma ênclise.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br>

1. O texto apresenta cinco desvios de concordância nominal. </br>  </br>

2. A palavra “anexo” deveria estar no plural “anexos” para a correção da frase. </br>

O adjetivo, “ANEXO” concorda com seu substantivo correspondente, neste caso, com “os documentos”. </br>  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Concordância Verbal e Nominal ( ) </br>  </br>

4. O texto é uma narrativa.  </br>

Os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço.  </br>  </br>

Para entender melhor o assunto, acesse: Tipologias e Gêneros Textuais ( )

#29. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto1 Este texto foi publicado sob a rubrica “ coluna” na revista Galileu. Essa caracterização de gênero o coloca no grupo dos textos de opinião da mídia impressa. A partir dessa perspectiva, a inserção em discurso direto observada após o quarto parágrafo tem como funções:
1. indicar que parte do texto é transcrição de uma entrevista.
2. simular a intervenção de um leitor fictício, que espera encontrar no texto o tema anunciado no início do primeiro parágrafo.
3. demarcar no texto o início de um diálogo mais efetivo com o leitor, que se manifesta nos últimos parágrafos.
4. fazer a transição entre uma linguagem escrita, formal, e uma linguagem coloquial, que passa a ser dominante nos parágrafos finais do texto.
Estão corretas as funções caracterizadas nos itens:

#30. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Em relação à finalidade dos textos de diferentes gêneros, considere as afirmações:
I. O resumo tem por finalidade apresentar fatos essenciais contidos em um texto.
II. O artigo científico pode se referir à apresentação de um relatório escrito de estudos a respeito de uma questão específica ou à divulgação de resultados de uma pesquisa realizada.
III. A carteira de identidade ou Registo Geral (RG)serve para confirmar a identidade da pessoa e para solicitação de outros documentos.
Assinale a alternativa correta.

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