Juliana Jenny Kolb
Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI)
Questões – TV Digital
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
#1. (COMVEST UFAM – UFAM/2015) No processo de Compressão de Imagens digitalizadas, os blocos transformados são quantizados conforme o critério escolhido, visando a eliminar os coeficientes menos significativos, dentro de um critério de degradação ou não da imagem a ser processada. Dentre os métodos de quantização de maior destaque listados a seguir, assinale o método usado em TV Digital:
#2. (CESPE – FUB/2016) Para criar sequência de acordo com o padrão definido para TV digital no Brasil, denominado ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), é preciso configurar a compressão de áudio para MPEG-4 AAC, e a de vídeo para MPEG-4 AVC (H.264).
#3. (CESPE – TJ-SE/2014) O sistema de TV digital brasileiro, inspirado no padrão japonês, utiliza a modulação BST-OFDM (Band Segmented Transmission-Orthogonal Frequency Division Multiplexing). Nesse sistema, o sinal OFDM equivale à transformada direta rápida de Fourier.
#4. (FUNCAB – PRODAM-AM/2010) Um sistema de TV digital emprega um esquema de detecção e correção de erros composto por um código de bloco concatenado com um código convolucional. No transmissor a sequência de entrada de vídeo, recebida a uma taxa de bit de 12 Mbps, é agrupada regularmente em blocos de 180 bytes. A cada bloco o codificador adiciona 20 bytes de redundância e, em seguida, os dados resultantes são encaminhados ao codificador convolucional, cuja taxa de codificação é igual a 2/3. Portanto, a taxa de transmissão total do sistema deTV digital é igual a:
#5. (CESGRANRIO – Petrobras/2012) Considerando-se um sistema de comunicação, em relação à codificação de sinais, as características contínuo e discreto estão, respectivamente, relacionadas aos sinais
#6. (CESPE – ANATEL/2006) Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos básicos e a elementos de um sistema de transmissão digital. Uma importante vantagem da transmissão digital em relação à analógica é o fato de que na primeira pode-se usar repetidores regenerativos, que possibilitam a transmissão de informação por distâncias maiores com menor deterioração.
#7. (CESPE – ANATEL/2006) A codificação de canal torna os dados transmitidos menos vulneráveis aos efeitos das imperfeições do meio de transmissão, tais como ruído, desvanecimento e interferências.
#8. (CESPE – ANATEL/2006) A taxa máxima, em bps, com que dados digitais podem ser transmitidos por determinado canal depende da largura da banda passante desse canal, mas independe do valor da potência de transmissão, que determina apenas o alcance da transmissão.
#9. (CESPE – ANATEL/2014) A técnica de redução da potência de transmissão da estação do SBTVD consiste em utilizar a potência mínima necessária para a prestação do serviço de TV digital de maneira adequada. Essa é uma das alternativas disponíveis para mitigação da interferência, como, por exemplo, no caso de estações do SBTVD causarem a saturação do receptor da estação base do sistema de comunicação que opera na faixa de 700 MHz.
#10. (FCC – TRF – 5ª REGIÃO/2017)Um Analista Judiciário foi solicitado a fornecer informações técnicas relativas a um sistema multimídia a ser implantado no Tribunal, que envolvia TV de alta definição, videoconferência, vídeo sob demanda etc. O Analista afirmou, corretamente, que
#11. (IF-CE – IF-CE/2017) Foi adotado para a concepção do sistema brasileiro de televisão digital – SBTVD, o padrão de transmissão de TV
#12. (FCC – TRT – 23ª REGIÃO (MT)/2011) A partir de 2017 o Brasil terá todas as emissoras de TV transmitindo sua programação em canais digitais. Para as emissoras de TV isso significa uma grande mudança. Em termos técnicos, uma significativa diferença entre a transmissão de TV digital e a analógica é que
#13. (CESPE – DPU/2010)Com a tecnologia digital, a convergência de mídias tornou-se possível. Com o desenvolvimento da TV Digital integrada a uma rede de telecomunicações, como uma banda larga ou modem, por exemplo, o usuário terá, cada vez mais, maior possibilidade de interação em tempo real. Acerca da TV digital no Brasil, assinale a opção correta.
#14. (COSEAC – UFF/2015) O padrão de conexão para sinal digital de alta definição nos aparelhos de TV é o:
#15. (CESPE – ANATEL/2006) A discussão a respeito do padrão de TV digital adotado no Brasil envolveu a escolha entre os padrões atualmente existentes no mundo – australiano, chinês e japonês – e a proposta de criação de um sistema brasileiro de TV digital.
#16. (CESPE – Câmara dos Deputados/2012) A técnica de modulação digital 64QAM, que é representada em um diagrama polar com 16 símbolos em cada quadrante, também denominado diagrama de constelação, é um dos parâmetros que mede a qualidade do sinal de TV digital.
#17. (CESPE – Câmara dos Deputados/2012) Uma das características do sistema norte-americano de TV digital denominado ATSC é a robustez na recepção com aparelhos móveis.
#18. (CESPE – Câmara dos Deputados/2012) No projeto de instalação de uma estação de TV Digital — de elaboração obrigatória, segundo o Ministério das Comunicações —, o contorno protegido a ser considerado tem valor de 70 dB:, o mesmo usado no projeto de uma estação de TV analógica.
#19. (CESPE – ANATEL/2006) Para se transmitir TV digital de alta definição por um canal com largura de 6 MHz, é necessário que se use um codificador de fonte com capacidade de compressão adequada.
#20. (FCC – TRT – 23ª REGIÃO (MT)/2011) O início das transmissões da TV Digital e a convergência desse meio de comunicação com as novas tecnologias possibilitam novas características de linguagem, como o hipertexto/hipermídia, que pode proporcionar melhor
#21. (EXATUS – BANPARÁ/2015) Depois que o sinal da TV analógica deixar de ser emitido, que destinação será dada à frequência que ficará ociosa?
#22. (CESPE – Câmara dos Deputados/2012) No SBTVD, a banda de 6 MHz do canal de transmissão é dividida em 13 segmentos: 12 segmentos são utilizados para transmissão de HDTV ou de até 4 programas de TV com resolução standard e um segmento é usado para a transmissão de até 2 programas de TV para recepção com aparelhos portáteis — o denominado one-seg.
#23. (CESPE – STF/2013) Julgue o seguinte item , quanto aos aspectos técnicos do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Os dados especificados nas tabelas de serviços de informação podem ser utilizados para uma grade de programação eletrônica.
#24. (CESPE – Câmara dos Deputados/2012) A taxa de erro de modulação (MER, do inglês modulation error rate) é uma das medidas básicas para avaliar a qualidade do sinal recebido em uma transmissão de TV digital. Ela mede, em radianos ou graus, o erro médio de fase dos símbolos recebidos.
#25. (Quadrix – SEDF/2017) No que diz respeito a espectro eletromagnético e sistemas de televisão VHF/UHF, julgue o item subsecutivo. As frequências em que opera a TV digital brasileira pertencem à faixa VHF, que vai de 3 MHz a 30