Questões – Verbos

Juliana Jenny Kolb

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Questões – Verbos

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

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#1. (IBADE – SEJUDH – MT/2017) Sobre os elementos destacados do fragmento “Não porque ela sofresse dessas severas desnutrições africanas – embora passasse fome -, mas pelo que eu saberia dela depois.”, leia as afirmativas.
I. A oração entre travessões – EMBORA PASSASSE FOME – possui valor concessivo.
II. O modo das formas verbais SOFRESSE e PASSASSE é determinado sobretudo pelas relações que se verificam entre o conteúdo das orações.
III. A palavra QUE é uma conjunção integrante.
Está correto apenas o que se afirma em:

#2. (TJ-PR – TJ-PR/2013) “Muitos isolaram-se em casas com paredes de chumbo que, descobriu-se, tornavam fracas as ondas mentais, diminuindo, mas infelizmente não impedindo, a telepatia e a tragicomédia de um entendimento total, completo e absoluto.”
Sobre as relações sintáticas do período acima, considere as seguintes afirmativas:
1 O trecho “a telepatia e a tragicomédia de um entendimento total, completo e absoluto” funciona como complemento tanto de “diminuindo” quanto de “impedindo”.
2 O pronome “que” tem como antecedente “paredes de chumbo”.
3 O trecho “que, descobriu-se” constitui uma oração.
4 Tanto em “isolaram-se” quanto em “descobriu-se”, o pronome “se” indica impessoalidade.
Assinale a alternativa correta.

#3. (FURB – ISSBLU/2015) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, correlacionando os verbos indicados à sua devida conjugação:
  Primeira coluna
  1. “─ Imagine, imagine!” ─ verbo imaginar ─ sexto parágrafo
  2. “[…] embora a gente se ache,[…]” ─ verbo achar ─ oitavo parágrafo
  3. “[…] curtindo mais o negativo […]” ─ verbo curtir ─ sétimo parágrafo
  4. “[…] e o ancião, como estará?” ─ verbo estar ─ terceiro parágrafo
  5. “Ser mais feliz […]” ─ verbo ser ─ oitavo parágrafo
  6. “[…] onde só os monges iniciados entram.” ─ verbo entrar ─ segundo parágrafo
  7. “Pessoalmente, sempre acreditei […]” ─ verbo acreditar ─ sétimo parágrafo
  8. “[…] ele quer folhear uma enciclopédia […]” ─ verbos querer, folhear ─ segundo parágrafo
  9. “[…] mais do que seria necessário […]” ─ verbo ser ─ sétimo parágrafo
  10. “A palavra de ordem, a recomendação, a essência, não era celibate*[…]” ─ verbo ser ─ sexto parágrafo
  Segunda coluna
  ( ) presente do indicativo
  ( ) pretérito perfeito do indicativo
  ( ) pretérito imperfeito do indicativo
  ( ) futuro do presente do indicativo
  ( ) futuro do pretérito do indicativo
  ( ) presente do subjuntivo
  ( ) infinitivo impessoal
  ( ) gerúndio
 ( ) conjugação composta (perifrástica)
  ( ) imperativo afirmativo

#4. (CESPE – TCU/2015) texto_tcu_4maio O presente foi empregado nas formas verbais “atinge” (l.10), “marca” (l.14), “exige” (l.17) e “passa” (l.18) para indicar uma ação habitual, iniciada no passado e que se estende ao momento em que o texto foi escrito.

#5. (FCC – PGE-MT/2016) Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte. Pensar o outro A expressão “colocar-se no lugar do outro” é antes um clichê da boa conduta que uma prática efetivamente assumida. É mais fácil repetir a fórmula desse pré-requisito para uma discussão consequente do que levar a efeito o que esta implica. Quem, de fato, é capaz de se colocar no lugar do outro para bem discernir um ponto de vista alheio ao seu? Qualquer pessoa que, por exemplo, frequente as redes sociais, sabe que, numa discussão, os argumentos de um contendor não levam em conta a argumentação do outro. Em vez de se contraporem ideias em movimento, batem-se posições já cristalizadas. A rigor, não há propriamente confronto: cada um olha apenas para si mesmo. Há a convicção de que aceitar a razão do outro é perder a própria. Por que não avaliar que o exame dos argumentos alheios pode ser uma forma de fortalecer os nossos? E se os nossos forem de fato mais fracos, por que não abdicar deles, acolher a verdade que está do outro lado e fortalecer-nos com ela? A dinâmica de um debate deve admitir o pensamento crítico, que é, e deve ser sempre, um pensamento disposto à crise. A vida não para de nos mostrar que é com os momentos críticos que mais aprendemos. Colocar-se no lugar do outro inclui a possibilidade de querer ficar nele: por que não admitir que a razão pode estar do outro lado? Negar o outro é condenar-nos à imobilidade – essa irmã gêmea da morte. (MELLO, Aristides de, inédito) Quanto à concordância e à articulação entre tempos e modos, está plenamente correto o emprego das formas verbais na frase:

#6. (PUC-PR – TJ-MS/2017) Em uma conferência que escreveu sobre o destino da literatura, Lima Barreto afirmava: “Entrando no segredo das vidas e das coisas, a literatura reforça nosso natural sentimento de solidariedade com nossos semelhantes, explicando-lhes os defeitos, realçando-lhes as qualidades e zombando dos fúteis motivos que nos separam uns dos outros. Ela tende a obrigar a todos nós a nos tolerarmos e a nos compreendermos; e, por aí, nós nos chegaremos a amar mais perfeitamente na superfície do planeta que rola pelos espaços sem fim”. 
 A ideia de que a arte pode ter uma função na sociedade, seja como elemento de união entre os homens, seja pelo potencial de transformação da sociedade, era cara ao escritor carioca, homenageado da 15.ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Sua literatura incluía os suburbanos, negros, despossuídos de toda sorte e, nesse sentido, promovia um olhar da elite letrada sobre tais personagens esquecidos na trama urbana, bem como abarcava seus temas e reivindicações. Um tipo de arte que perdeu o sentido por longas décadas na história da literatura brasileira, mas que nos últimos anos tem mostrado sua pertinência atemporal. 
 Sobre os mecanismos sintáticos destacados no texto, assinale a alternativa CORRETA. 

#7. (FGV – IBGE/2016) O termo em função adjetiva sublinhado que está substituído por um adjetivo inadequado é:

#8. (FGV – IBGE/2016) Em todas as frases abaixo o verbo ter foi empregado no lugar de outros com significado mais específico. A frase em que a substituição por esses verbos mais específicos foi feita de forma adequada é:

#9. (IBADE – Prefeitura de Rio Branco – AC/2017) “’O teu cabelo não nega, mulata, porque és mulata na cor; mas como a cor não pega, mulata, mulata eu quero o teu amor.’”
 A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir.
  I. A forma verbal NEGA, no contexto, é intransitiva.
 II. TEU é um pronome substantivo possessivo.
 III. Nas duas últimas ocorrências a palavra MULATA é, respectivamente, VOCATIVO e SUJEITO.
 Está correto apenas o que se afirma em:  ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto:  I. A forma verbal NEGA, no contexto, é intransitiva.  </br>

“O teu cabelo não nega, …” -> Verbo Intransitivo: Os verbos intransitivos são os que possuem sentido completo, não necessitando de um complemento. </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Verbos ( )  </br>  </br>

Errado:  II. TEU é um pronome substantivo  ADJETIVO possessivo.  </br>

” … eu quero o teu amor.’”  -> Adjetivo: quando apenas acompanha o substantivo. Exemplos: “teu cachorro”, “meu amor”,  … </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Pronomes ( )  </br>  </br> 

Correto:  IIII. Nas duas últimas ocorrências a palavra MULATA é, respectivamente, VOCATIVO e SUJEITO.  </br>

“… mas como a cor não pega, mulata, mulata eu quero o teu amor.’” </br>

Primeira “mulata”: Vocativo: é o termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipotético. </br>

Segunda “mulata”: Sujeito: é alguém ou algo de quem/do que se fala. </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Sujeito e Vocativo ( )

#10. (FURB – ISSBLU/2015) 

Assinale a alternativa correta:

#11. (CESPE – PC-GO/2016) 
   
  Quanto aos termos empregados no texto CB1A1AAA, às ideias nele contidas e à ortografia oficial da língua portuguesa, assinale a opção correta.

#12. (COPEVE-UFAL – UFAL/2016)
É a moda
Da menina muda
Da menina trombuda
Que muda de modos
E dá medo.
[…]
Dadas as afirmativas quanto às palavras homônimas muda (verso 2) e muda (verso 4) destacadas no poema,
I. O primeiro termo classifica-se como adjetivo, e o segundo, como verbo.
II. Os termos constituem-se como parônimos.
III. Os termos constituem-se como homônimos homógrafos.
verifica-se que está(ão) correta(s)

#13. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) As receitas têm a função de orientar quem se aventura na cozinha, para que a comida seja aquela que realmente esperamos saborear depois de pronta. Para nos ajudar, é elaborado um passo a passo de ações, em sequência, e para isso é comum o emprego do modo imperativo dos verbos. A receita que segue não foge à regra, mas foi modificada, e os verbos estão no infinitivo. Se mudarmos para a terceira pessoa do singular do imperativo afirmativo, como ficarão os verbos destacados? 
 Assinale a resposta correta: 
 Uva com calda de chocolate e paçoca de amendoim 
  100 gramas de uva de mesa sem semente 
 40 gramas de chocolate meio amargo 
 40 gramas de nata 
 20 gramas de paçoca de amendoim grapa 
 1. Congelar as uvas. 
 2. Derreter o chocolate, em banho-maria. 
 3. Juntar a nata e a grapa ao chocolate derretido. 
 4. Colocar a uva na taça e polvilhar com a paçoca esfarelada. 
 5. Finalizar com um fio da calda de chocolate. 
 6. Servir em seguida. 

#14. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) As frases que seguem contêm lacunas que devem ser completadas com verbos nos tempos e modos indicados nos parênteses. 
 1) Naquele momento de tensão, _______________ a calma, conservando nossas atitudes coerentes. (manter – Pretérito Perfeito do Indicativo) 
 2) As crianças _______________ durante a tarde toda com os jogos que haviam ganhado dos padrinhos. (entreter-se – Pretérito Prefeito do Indicativo) 
 3) _______________ o trabalho todo ou não haverá pagamento para nenhum de vocês. (refazer – Imperativo Afirmativo) 
 4) Estamos aqui hoje para conferir o projeto que tu _______________ a fazer para nossa casa. (dispor-se – Pretérito Perfeito do Indicativo) 
 5) Antes da discussão, Leandro _______________ que dançassem uma valsa com os padrinhos. (propor – Pretérito Mais-que-Perfeito do Indicativo) 
  Assinale a alternativa cujos verbos  completam corretamente as lacunas:

#15. (CS-UFG –  CELG/GT-GO/2017) desperdicio No texto, o aspecto linguístico responsável pelo direcionamento interpretativo de que a situação ecológica é preocupante revela-se por meio

#16. (UFPR – TJ-PR/2013) “Embora embaladas com números e linguagem científica, tais conclusões apenas repisariam o pedestre conceito de que dinheiro não traz felicidade, não fosse que ambicionam influir na formulação das políticas públicas” (linhas 32–33). Considere verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas sobre o uso da forma verbal assinalada:
( ) O verbo está conjugado em uma forma do subjuntivo.
( ) O verbo está conjugado em uma forma do futuro.
( ) A forma verbal poderia ser substituída por “fossem repisar”.
( ) A forma verbal imprime à oração um estatuto de hipótese.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

#17. (IESES – IGP-SC/2017) 
 
Em se tratando de classes de palavras, vamos pôr atenção aos verbos constantes no quarto parágrafo do texto. Nas alternativas que seguem, foram feitas análises sobre os tempos e modos aí empregados.  
 Assinale a única alternativa em que a análise está correta.

#18. (COPS/UEL – FOMENTO-PR/2013) 
   
Quanto ao termo “porém”, na linha 13, assinale a alternativa correta.

#19. (Quadrix – CRO-PR/2016) 
 
 É um exemplo de objeto indireto presente no primeiro parágrafo:

#20. (Quadrix – CRO-PR/2016) 
 
Assinale a alternativa que contenha uma correta transposição para a voz passiva de todos os verbos conjugados da oração “Os representantes do Ministério Público acompanharam a polícia na diligência que flagrou o odontólogo atendendo em sua clínica particular”, sem alterações significativas de sentido.

#21. (Quadrix – CRO-PR/2016) 
   
Em “mas eu ainda tenho uma dúvida”:

#22. (FCC – TRF – 5ª REGIÃO/2017)  As formas verbais atendem às normas de concordância e à adequada articulação entre tempos e modos na frase: 

#23. (IESES  – IGP-SC/2017) 
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Em se tratando de classes de palavras, vamos pôr atenção aos verbos constantes no quarto parágrafo do texto. Nas alternativas que seguem, foram feitas análises sobre os tempos e modos aí empregados. Assinale a única alternativa em que a análise está correta.   ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br>

– O verbo “deveria” está conjugado no futuro do pretérito do modo indicativo.  </br>

(Eu) radical -aria </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Futuro do Pretérito do Indicativo ( ) </br> </br>

Errado: </br>

– Nesse parágrafo há predomínio de verbos conjugados no modo subjuntivo.  </br>

Modo subjuntivo ou conjuntivo é o modo verbal que não expressa certeza, e sim uma dúvida ou desejo. </br> </br>

– Nesse parágrafo, há pelo menos um verbo conjugado no pretérito perfeito do modo indicativo.  </br>

pretérito perfeito do indicativo é usado para indicar uma ação que ocorreu num determinado momento do passado. Ex. caminhei. </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse:  Pretérito Perfeito do Indicativo ( ) </br> </br>

– O verbo “dirão” está conjugado no futuro do presente do modo subjuntivo.  </br>

“Dirão” Futuro do Presente Simples. </br>

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