Juliana Jenny Kolb
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Teste 1: CMMI v 1.3
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Ambos permitem que a organização atinja níveis de maturidade. Para ler mais sobre o assunto, acesse: CMMI ( ) I. BSC (Balanced Scorecard) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, criada em 1992 por Robert Kaplan e David Norton. Seu objetivo é reunir os elementos-chave para poder acompanhar o cumprimento da estratégia. </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: BSC ( ) </br> </br> II. O modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute), da Universidade Carnegie Mellon. Seu objetivo atestar a maturidade dos processos de desenvolvimento da organização. </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: CMMI ( ) </br> </br> III. O PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) é um plano para definir a evolução de TI em uma organização. </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: PDTI ( ) </br> </br> IV. MPS-BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) é um projeto que possui como objetivo aumentar a maturidade dos processos de software das empresas brasileiras, a um custo acessível. </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: MPS-BR ( ) Correto: </br> Quando situados no nível 1 de capacidade do CMMI, os processos são usualmente ad hoc e caóticos. </br> </br> Errado: </br> Em contrapartida, quando Para ler mais sobre o assunto, acesse: Modelo em Estágios ( ) Nível 2: Gerenciado / Gerido (repetitivo) </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: Modelo em Estágios ( ) Errado: </br> I. Gerência de Configuração e Gerência de Requisitos são áreas de processo que aparecem Nível 2: Gerenciado / Gerido (repetitivo) </br> Correto: </br> </br> II. O nível 1 corresponde ao nível em que a maturidade do processo é imprevisível. </br> </br> III. O nível “Quantitativamente gerenciado” inclui a área de processo “Desempenho de processo organizacional”. Nesse nível são incluídas análises estatísticas do processo. </br> </br> Para ler mais sobre o assunto, acesse: Modelo em Estágios ( )Results
#1. (CESPE – TCU/2015) De acordo com o CMMI, o uso da representação contínua permite que a organização atinja níveis de maturidade. Por outro lado, o uso da representação por estágios permite que a organização atinja níveis de capacidade.
?
A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
#2. (FCC – 2014 – TRF – 3ª REGIÃO) Os modelos do CMMI são descritos em termos de áreas de processo, metas e práticas. Áreas de processo são conjuntos de práticas relacionadas em uma determinada área que, quando executadas coletivamente, satisfazem um conjunto de metas consideradas importantes para causarem uma melhoria significativa naquela área. São áreas de processo relacionadas diretamente à Engenharia de Requisitos no CMMI:
#3. (IESES – IFC-SC/2014) A Governança em TI, segundo os autores Weill e Ross (2012), é um Modelo que define direitos e responsabilidades pelas decisões que encorajam comportamentos desejáveis no uso de TI. Com relação a essa definição analise os itens a seguir: I. BSC (Balanced Scorecard) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, criada em 1992 por Robert Kaplan e David Norton. Seu objetivo é reunir os elementos-chave para poder acompanhar o cumprimento da estratégia. II. O modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute), da Universidade Carnegie Mellon. Seu objetivo atestar a maturidade dos processos de desenvolvimento da organização. III. O PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) é um plano para definir a evolução de TI em uma organização. IV. MPS-BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) é um projeto que possui como objetivo aumentar a maturidade dos processos de software das empresas brasileiras, a um custo acessível. A sequência correta é:
?
A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
#4. (CESPE – TCU/2015) Quando situados no nível 1 de capacidade do CMMI, os processos são usualmente ad hoc e caóticos. Em contrapartida, quando situados no nível 2, os processos são gerenciados de modo proativo por meio do entendimento dos inter-relacionamentos entre as atividades de processo e de medições detalhadas do processo, produtos de trabalho e serviços.
?
A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
situados no nível 2, (nível 3) os processos são gerenciados de modo proativo por meio do entendimento dos inter-relacionamentos entre as atividades de processo e de medições detalhadas do processo, produtos de trabalho e serviços. </br> </br>#5. (CESPE – ANATEL/2014) Tendo como referência o modelo CMMI (capability maturity model integration), versão 1.3, e o guia geral de serviços de melhoria de processos do software brasileiro (MPS.BR), versão 2012, julgue os itens seguintes. A norma NBR ISO/IEC 12207 — uma das bases técnicas para a definição do modelo MPS — é aplicável não só ao desenvolvimento de produtos de software, mas também à aquisição de sistema ou serviço.
#6. (CESPE – SUFRAMA/2014) No CMMI, a gestão de requisitos e o planejamento de projetos são áreas chave no nível 2, considerado como repetitivo.
?
A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Modelo em Estágios </br> </br>
#7. (FCC – DPE-AM/2018) O CMMI versão 1.3 possui duas representações e estas representações permitem à organização utilizar diferentes caminhos para a melhoria de seus processos de acordo com seu interesse. As representações trabalham com Process Areas − PAs e para cada PA são definidos dois conjuntos de metas para as quais são recomendadas práticas. De acordo com o CMMI:
#8. (CESPE – TRF – 1ª REGIÃO/2017) A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório elaborado por uma empresa de consultoria, acerca da qualidade de software e de contratações de soluções de TI e gestão de projetos em uma organização. I Para melhoria da qualidade do software da organização, é necessário implantar um processo para confirmar que o produto de trabalho do processo ou do projeto atende apropriadamente os requisitos especificados. II A organização implantou os dois processos necessários para se atingir o nível de maturidade G — Parcialmente Gerenciado — do MPS.BR. III A contratação de empresa terceirizada para auxiliar a implantação do MPS.BR na organização foi realizada mediante a métrica homem-hora. Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item seguinte. Para se atender ao item I, podem-se utilizar tanto o processo verificação do MPS.BR quanto os subsídios encontrados na área do processo verificação do CMMI.
#9. (CESPE – TRF – 1ª REGIÃO/2017) A seguir são apresentados três itens extraídos de um relatório elaborado por uma empresa de consultoria, acerca da qualidade de software e de contratações de soluções de TI e gestão de projetos em uma organização. I Para melhoria da qualidade do software da organização, é necessário implantar um processo para confirmar que o produto de trabalho do processo ou do projeto atende apropriadamente os requisitos especificados. II A organização implantou os dois processos necessários para se atingir o nível de maturidade G — Parcialmente Gerenciado — do MPS.BR. III A contratação de empresa terceirizada para auxiliar a implantação do MPS.BR na organização foi realizada mediante a métrica homem-hora. Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item seguinte. Infere-se do item II que a organização já atingiu necessariamente o nível de maturidade 2 — Gerenciado — do CMMI.
#10. (PUC-PR – TJ-MS/2017) Considere as afirmações sobre o Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) do programa MPS.BR: I. O Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW) tem como base técnica a NBR ISO/IEC 12207, o CMMI-DEV® e o P-CMM® (People Capability Maturity Model) . II. O nível de capacidade do nível F inclui os atributos de processo dos níveis G e F para todos os processos relacionados no nível de maturidade F e G. III. As avaliações conjuntas do modelo MR-MPS-SW e o CMMI-DEV podem ser adotadas pelas organizações para, entre outros aspectos, otimizar o tempo e o esforço do processo. IV. As avaliações conjuntas do modelo MR-MPS-SW e o CMMI-DEV versão 1.3 não fazem sentido, porque o modelo MR-MPS-SW tem sete níveis de maturidade e o modelo CMMI-DEV versão 1.3 tem cinco níveis de maturidade. Sobre as assertivas, está CORRETO o contido apenas em
#11. (IBFC – TJ-PE/2017) A área de TI (Tecnologia da Informação) necessita de um software para o controle de versões para obter a certificação CMMI (Capability Maturity Model Integration). Uma solução livre seria:
#12. (UPENET/IAUPE – UPE/2017) As 22 áreas de processo do CMMI são agrupadas em quatro categorias de afinidade. Qual dos itens abaixo apresenta uma área de processo que faz parte da categoria de Gestão do Processo?
#13. (UPENET/IAUPE – UPE/2017) Para que um certo nível de maturidade no CMMI seja atingido, é necessário que algumas áreas de processo sejam desenvolvidas pela organização. Com relação a isso, é CORRETO afirmar que, se a organização não desenvolver o processo de
#14. (UPENET/IAUPE – UPE/2017) Indique em qual nível CMMI estão inseridas as KPAs (Key Process Areas ou áreas-chave de processo) abaixo: ( ) Gerenciamento de Configuração (CM) ( ) Análise e Medição (MA) ( ) Validação (VAL) e Verificação (VER) ( ) Planejamento de Projetos (PP) ( ) Desenvolvimento de Requisitos (RD) Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
#15. (FCC – TRE-PR/2017) Considere que o Tribunal Regional Eleitoral esteja considerando a possibilidade de implantar um modelo de referência para qualidade de software. Um Técnico com especialidade em Programação de Sistemas após fazer um comparativo entre o primeiro nível de maturidade do CMMI versão 1.3 e do MR-MPS-SW, afirmou que o primeiro nível de maturidade do MR-MPS-SW corresponde ao
#16. (COPESE – UFPI – UFPI/2017) O CMMI (Modelo Integrado de Maturidade em Capacitação) é um modelo de referência para avaliação da maturidade dos processos de software de uma organização. Sobre o CMMI, analise as afirmativas a seguir: I. Gerência de Configuração e Gerência de Requisitos são áreas de processo que aparecem a partir do nível 3. II. O nível 1 corresponde ao nível em que a maturidade do processo é imprevisível. III. O nível “Quantitativamente gerenciado” inclui a área de processo “Desempenho de processo organizacional”. Nesse nível são incluídas análises estatísticas do processo. Está correto somente o que se afirma em:
?
A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
a partir do nível 3. </br>
#17. (Quadrix – CFO-DF/2017) O padrão CMMI é considerado por muitos especialistas como um modelo muito simples, que basicamente é composto por um conjunto de áreas de processos relacionadas às atividades de processos de software e um número de metas a ser atingido por uma organização.
#18. (Quadrix – CFO-DF/2017) De acordo com o padrão CMMI, no nível de maturidade executado, para uma área de processo, as metas associadas a esta área são satisfeitas e, para todos os processos, o escopo de trabalho a ser realizado é explicitamente definido e comunicado apenas para os chefes de equipe.
#19. (FCC – ARTESP/2017) Em relação aos modelos de qualidade CMMI versão 1.3 e MPS.BR, é correto afirmar:
#20. (IADES – Fundação Hemocentro de Brasília – DF/2017) O CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo de referência que tem por objetivo a melhoria dos processos de uma organização. A sua premissa básica é que a qualidade de um sistema ou produto é fortemente influenciado pela qualidade do processo utilizado no respectivo desenvolvimento. O modelo possui 22 áreas de processo organizadas nas seguintes categorias:
#21. (FCC – TRE-SP/2017) Considere, por hipótese, que o TRE-SP esteja em busca de uma certificação de qualidade de software. Antes da escolha, uma equipe de Analistas realizou uma comparação relativa ao tratamento da Garantia da Qualidade entre o MR-MPS-SW e o CMMIDEV 1.3. Este comparativo indica, corretamente, que o
#22. (CESPE – SEDF/2017) No que se refere ao CMMI, julgue o próximo item. Uma das limitações associadas à adoção do CMMI consiste na necessidade de especialistas altamente capacitados cuja única função seja promover a melhoria dos processos da empresa, o que aumenta muito o custo de implementação e manutenção do nível CMMI
#23. (CESPE – SEDF/2017) No que se refere ao CMMI, julgue o próximo item. Para obter um dos níveis do CMMI, grandes organizações devem ser avaliadas em sua totalidade, desde o nível mais baixo (como o nível de laboratório, por exemplo) até o nível mais alto, o que legitima a qualidade da organização.
#24. (FCC – TRT – 20ª REGIÃO (SE)/2016) Um técnico trabalha em uma organização que atingiu o nível de maturidade 4 do CMMI (quantitativamente gerenciado). Para atingir este nível, todas as áreas de processo dos níveis de maturidade anteriores e as áreas de processo do nível de maturidade atual precisam atingir o nível de capacidade
#25. (COPEVE-UFAL – UFAL/2016) Dadas as afirmativas sobre os modelos de maturidade CMMI e MPS.BR, I. Possuem o objetivo de avaliar continuamente a qualidade do software que está sendo desenvolvido. II. Ambos defendem a necessidade de haver uma preocupação com a melhoria contínua do processo utilizado para o desenvolvimento de software. III. Ambos estruturam o processo de maturidade em cinco níveis. IV. O modelo MPS.BR foi constituído a partir da composição de práticas recomendadas por outros modelos de maturidade existentes, como, por exemplo, o CMMI. verifica-se que está(ão) correta(s)
#26. (CESPE – TCE-PR/2016) A categoria gerência de processos do CMMI-DEV contempla a área de
#27. (FCC – ELETROBRAS-ELETROSUL/2016) Para que uma empresa que utiliza o CMMI-DEV atinja o nível de maturidade 4 (quantitativamente gerenciado) em seus processos, é necessário que todas as áreas de processo dos níveis anteriores e também as áreas de processo deste nível, que são
#28. (FUNRIO – IF-PA/2016) CMMI é um modelo de avaliação de qualidade organizacional de processos para o desenvolvimento de produtos e serviços. De acordo com esse modelo, o nível de maturidade de uma organização é classificado em cinco níveis. Assinale a alternativa com uma característica associada ao Nível 2.
#29. (CESPE – POLÍCIA CIENTÍFICA – PE/2016) O comitê gestor de TI de uma organização detectou as seguintes necessidades para a aplicação de padrão de qualidade aos processos de desenvolvimento de software no órgão: I implantar melhoria no planejamento dos projetos, com o objetivo de estabelecer e manter um plano que defina as atividades do projeto; II implantar processo que vise gerenciar o desempenho da organização com vista a atingir os objetivos de negócio; III implantar processo que gerencie as aquisições de produtos de fornecedores externos que possuam acordo formal com o órgão; IV alcançar, nos próximos seis meses, o nível 1 de capacidade nos processos gestão de requisitos e gestão de risco; V alcançar, em até um ano após a obtenção do nível de capacidade pretendido em IV, o nível de maturidade 2. Tendo como referência a situação hipotética apresentada no texto 8A7AAA, assinale a opção correta com base nos conceitos e práticas do CMMI-DEV.
#30. (CESPE – POLÍCIA CIENTÍFICA – PE/2016) O comitê gestor de TI de uma organização detectou as seguintes necessidades para a aplicação de padrão de qualidade aos processos de desenvolvimento de software no órgão: I implantar melhoria no planejamento dos projetos, com o objetivo de estabelecer e manter um plano que defina as atividades do projeto; II implantar processo que vise gerenciar o desempenho da organização com vista a atingir os objetivos de negócio; III implantar processo que gerencie as aquisições de produtos de fornecedores externos que possuam acordo formal com o órgão; IV alcançar, nos próximos seis meses, o nível 1 de capacidade nos processos gestão de requisitos e gestão de risco; V alcançar, em até um ano após a obtenção do nível de capacidade pretendido em IV, o nível de maturidade 2. A respeito da situação hipotética apresentada no texto 8A7AAA, assinale a opção correta relativamente aos conceitos e às práticas do CMMI-DEV.