Juliana Jenny Kolb
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Teste 1: Desenvolvimento Ágil
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
Results
#1. (CESGRANRIO – 2010 – IBGE) O XP (Extreme Programming) usa uma abordagem orientada a objetos como seu paradigma de desenvolvimento predileto. Nessa perspectiva, analise as afirmativas abaixo. I – A atividade de Codificação começa com a criação de um conjunto de histórias que descreve as características e as funcionalidades requeridas para o software a ser construído. II – O XP encoraja o uso de cartões CRC (ClassResponsibility-Colaborator) como um mecanismo efetivo para raciocinar sobre o software no contexto orientado a objetos. III – O XP emprega a técnica de refectoring na codificação, mas desaconselha a utilização da programação por pares. IV – A criação de testes unitários antes da codificação começar é uma prática do XP. V – Se um difícil problema de projeto é encontrado como parte do projeto de uma história, o XP recomenda a criação imediata de um protótipo operacional daquela parte do projeto. Estão corretas APENAS as afirmativas ? O XP recomenda que depois que as histórias forem elaboradas e o trabalho preliminar de projeto for feito, a equipe não avance para o código, mas, em vez disso, desenvolva uma série de testes unitários que exercitarão cada uma das histórias que devem ser incluídas na versão atual (incremento de software). O XP encoraja o uso de cartões CRC como um mecanismo eficaz para pensar sobre o software em um contexto orientado a objetos. Um conceito-chave durante a atividade de codificação é a programação em pares. O XP recomenda que duas pessoas trabalhem juntas em uma estação de trabalho para criar o código correspondente a uma história, “duas cabeças pensam melhor do que apenas uma”. Se um difícil problema de projeto é encontrado como parte do projeto de uma história, o XP recomenda a criação imediata de um protótipo operacional daquela parte do projeto.
#2. (CESPE – 2013 – TCE-RO) No método XP (eXtreming programming), os sistemas são concebidos a partir de uma metáfora e descritos em estórias do usuário. Esse método busca facilitar a comunicação com o cliente, entendendo a realidade deste e guiando o desenvolvimento com o uso de estória simples. ? A atividade de planejamento começa com a criação de um conjunto de histórias que descrevem as características e funcionalidades requeridas para o software a ser construído. Cada história é descrita pelo cliente e é colocada em um cartão de indexação. O cliente atribui um valor para a história, com base no valor de negócio global da característica ou da função. Membros da equipe XP avaliam cada história e lhe atribuem um custo (medido em semanas de desenvolvimento). O Projeto XP segue rigorosamente o princípio KIS (keep it simple, ou seja, preserve a simplicidade). O XP recomenda que depois que as histórias forem elaboradas e o trabalho preliminar de projeto for feito, a equipe não avance para o código, mas, em vez disso, desenvolva uma série de testes unitários que exercitarão cada uma das histórias que devem ser incluídas na versão atual (incremento de software). Uma vez criados os testes unitários, o desenvolvedor está preparado para focalizar o que precisa ser feito.
#3. (CESPE – 2013 – TCE-RO) Na metodologia Scrum, a equipe trabalha nos processos e não há cargos na equipe. Como um dos papéis necessários, o Scrum master deve garantir que o processo seja entendido e atuar como facilitador para ajudar a equipe. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
O Scrum Master serve a Equipe de Desenvolvimento de várias formas, incluindo: </br>
• orientar a Equipe de Desenvolvimento na sua auto organização e multidisciplinaridade; </br>
• ensinar ou liderar a Equipe de Desenvolvimento para criar um produto de alto valor; </br>
• Remover impedimentos para o progresso da equipe de desenvolvimento; </br>
• Facilitar os eventos do Scrum quando solicitado ou necessário; </br>
• Orientar a Equipe de Desenvolvimento no ambiente organizacional no qual o Scrum ainda não é amplamente adotado e compreendido. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: SCRUM ( )
#4. (FCC – 2011 – INFRAERO) Para gerenciar uma equipe de desenvolvimento de software, que utiliza a metodologia ágil XP, ? Um conceito-chave durante a atividade de codificação é a programação em pares. O XP recomenda que duas pessoas trabalhem juntas em uma estação de trabalho para criar o código correspondente a uma história, “duas cabeças pensam melhor do que apenas uma”.
#5. (FCC – INFRAERO/2011) Em relação às regras do Scrum, é INCORRETO afirmar:
#6. (CESPE – ANATEL/2009) Entre as metodologias de desenvolvimento de software atualmente empregadas destacam-se as abordagens embasadas no modelo unificado e as abordagens ágeis. O uso das técnicas de test-driven design, refactoring, design patterns e pair programming é, entre os modelos acima, maior nas abordagens do modelo unificado. Por outro lado, o uso de ferramentas CASE-UML é mais comum nas abordagens ágeis.
#7. (CESPE – TCU/2015) O método para a implantação de mudanças denominado Kanban não prevê papéis nem cerimônias específicas.
#8. (CESPE – TRE-TO/2017) Assinale a opção que apresenta um recurso da metodologia ágil Scrum utilizado para representar o progresso diário de um projeto.
#9. (FCC – TRF – 5ª REGIÃO/2017) Um Analista Judiciário está trabalhando no primeiro projeto utilizando a metodologia Scrum de um Tribunal. Ao assumir o papel de Scrum Master, dentre as suas funções está
#10. (CONSULPLAN – TRE-RJ/2017) Scrum é considerado um método ágil geral, mas, ao invés das abordagens técnicas tradicionais específicas da engenharia de software, seu foco está no gerenciamento do desenvolvimento iterativo. Ele não prescreve o uso de práticas de programação, como programação em pares e desenvolvimento test-first, mas pode ser utilizado com abordagens ágeis mais técnicas, como XP, para fornecer um framework de gerenciamento do projeto. O ciclo Sprint, do scrum, pode ser resumido em quatro passos; assinale-os.
#11. (FUNCERN – IF-RN/2017) Scrum é uma metodologia ágil usada para gerenciamento e planejamento de projetos de software. Essa metodologia define alguns perfis, como
#12. (FCC – DPE-RS/2017) Considere que um sistema está sendo desenvolvimento na Defensoria Pública e algumas das práticas adotadas são listadas a seguir: − O Time de Desenvolvimento funciona de forma auto-organizada, sendo composto por profissionais que realizam o trabalho de entregar uma versão do sistema que seja funcional e que incrementa o produto “Pronto” ao final de cada sprint. Somente quem integra o Time de Desenvolvimento cria incrementos. − Para desenvolver o sistema podem ser criadas várias sprints. Cada sprint é uma iteração que segue o ciclo PDCA. Ao final de cada sprint bem sucedida o time terá produzido um incremento potencialmente integrável, ou seja, com qualidade, testado, completo e pronto, por isso são realizadas reuniões de planejamento para definir a meta de cada sprint. − O desenvolvedor escreve um teste que falha, faz este teste passar da maneira mais simples possível e, por fim, refatora o código. Esta prática visa a criação de código limpo, atuando como uma ferramenta de apoio na qualidade do desenvolvimento de sistema. Um Técnico em Informática afirma, corretamente, que
#13. (FCC – DPE-RS/2017) Considere que uma Analista está participando de um projeto sendo desenvolvido na Defensoria Pública com base nas práticas SCRUM. Ela faz parte do Time de Desenvolvimento, que foi estruturado e autorizado pela Defensoria para organizar e gerenciar seu próprio trabalho. Como parte integrante do Time de Desenvolvimento, uma situação envolvendo a Analista, que respeita as regras do SCRUM, é apresentada em:
#14. (CETRO – AMAZUL/2015) Assinale a alternativa que não apresenta um princípio/ valor da metodologia de desenvolvimento de software XP (Extreme Programming).
#15. (FCC – TRE-PR/2017) Considere que um Analista Judiciário é membro do Time Scrum e está participando de uma reunião de 4 horas, na qual ocorrem as atividades: − O Product Owner esclarece quais itens do Backlog do Produto ficaram e quais não ficaram “Prontos”. − O Time de Desenvolvimento discute o que foi bem, quais problemas ocorreram dentro da Sprint e como estes problemas foram resolvidos. − O Time de Desenvolvimento demonstra o trabalho que está “Pronto” e responde as questões sobre o incremento. − O Product Owner apresenta o Backlog do Produto tal como está e, se necessário, projeta as prováveis datas de conclusão baseado no progresso até a data. − É feita uma análise da linha do tempo, orçamento, potenciais capacidades e mercado para a próxima versão esperada do produto. O Analista está participando da Reunião
#16. (FCC – TRE-PR/2017) Na etapa inicial do método MAgil estão previstas as atividades ilustradas no diagrama abaixo. De acordo com as práticas Scrum, o
#17. (FCC – TRE-PR/2017) A etapa “Elicitar Requisitos” do método MAgil objetiva identificar, detalhar, documentar e fazer o gerenciamento dos requisitos que compõem os itens da Sprint, conforme os padrões de modelagem do projeto ou do Time Scrum. Dentre as entradas desta etapa encontram-se: − Visão do produto. − Itens da Sprint. − Entrevistas, brainstorming, questionários. − Ferramentas e modelos de documentos. Na técnica de Elicitação de Requisitos
#18. (FUNCAB – CREA-AC/2016) Uma equipe de desenvolvimento está utilizando o SCRUM como modelo de desenvolvimento ágil. Nesse caso, o componente desse modelo que representa a visão geral do produto, definindo o que deve ser feito, assim como suas prioridades e a ordem em que deve ser realizado, é o:
#19. (CESPE – TRE-BA/2017) A reunião de planejamento da sprint do Scrum é o evento em que
#20. (FUNCAB – CREA-AC/2016) No método de desenvolvimento de sistemas ágil denominado Método de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos, ou DSDM, o ciclo interativo de Iteração de Modelos Funcionais é aquele no qual se:
#21. (CESPE – TRE-BA/2017) Considerando uma situação hipotética com o uso da XP (eXtreme Programming) concomitante com Scrum em um projeto de desenvolvimento de software em uma organização, julgue os seguintes itens. I É viável a utilização do TDD (Test Driven Development) na fase de sprint, de modo que se escreva o teste automático antes da codificação. II O princípio da integração contínua da XP deve ser utilizado especificamente na retrospectiva da sprint com vistas a integrar a equipe scrum. III Integrantes da equipe scrum podem realizar a programação do código em pares, o que proporciona, entre outras vantagens, o nivelamento de conhecimento da equipe. IV O conceito de requisito “pronto” continuaria válido, contudo, inviabilizaria o refactoring, pois é proibitivo inserir o mesmo item (requisito) em várias sprints. Estão certos apenas os itens
#22. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Com relação aos elementos do Scrum, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda. 1. Sprint. 2. Scrum Diária. 3. Revisão da Sprint. 4. Retrospectiva da Sprint. ( ) Reunião para inspeção das novas funcionalidades implementadas. ( ) Reunião com foco no aprimoramento do processo. ( ) Reunião de 15 minutos para identificação dos impedimentos. ( ) Ciclo completo de desenvolvimento de duração fixa que, ao final, resulta em um incremento de produto. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo
#23. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) Uma das características do método XP é o uso de um modo de desenvolvimento orientado a testes frequentes, o que garante a entrega de uma única versão do sistema inteiro, testado e validado.
#24. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) No TDD, o refatoramento do código deve ser realizado antes de se escrever a aplicação que deve ser testada.
#25. (VUNESP – TCE-SP/2015) No Desenvolvimento Orientado a Testes (TDD), os casos de teste que definem o recurso a ser implementado devem ser elaborados
#26. (FCC – 2014 – TRF – 3ª REGIÃO) Os modelos ágeis de desenvolvimento de software têm menos ênfase nas definições de atividades e mais ênfase na pragmática e nos fatores humanos do desenvolvimento. Um destes modelos enfatiza o uso de orientação a objetos e possui apenas duas grandes fases: 1 − Concepção e Planejamento e 2 − Construção. A fase de Concepção e Planejamento possui três disciplinas (chamadas de processos): Desenvolver Modelo Abrangente, Construir Lista de Funcionalidades e Planejar por funcionalidade. Já a fase de Construção incorpora duas disciplinas (processos): Detalhar por Funcionalidade e Construir por Funcionalidade. Já a fase de Construção incorpora duas disciplinas (processos): Detalhar por Funcionalidade e Construir por Funcionalidade. O texto acima apresenta a metodologia ágil conhecida como ? O Feature-Driven Development (FDD) ou Desenvolvimento Orientado a Funcionalidades é uma metodologia ágil que consiste em: - desenhar um protótipo do produto; - montar uma lista de funcionalidades desse produto; - planejar e desenvolver por funcionalidade.
#27. (FCC – 2014 – TRF – 3ª REGIÃO) Scrum é um modelo utilizado no desenvolvimento ágil de software. No Scrum um dos conceitos mais importantes é o sprint, que consiste em um ciclo de desenvolvimento que, em geral, vai de duas semanas a um mês. No início de cada sprint é feito um …… I , no qual a equipe prioriza os elementos do ……II a serem implementados e transfere esses elementos para o ……III , ou seja, a lista de funcionalidades a serem implementadas no ciclo que se inicia. A equipe se compromete a desenvolver as funcionalidades e o ……IV se compromete a não trazer novas funcionalidades durante o mesmo sprint. As lacunas I, II, III e IV são preenchidas, correta e respectivamente, por
#28. (CESPE – 2013 – INPI) No Scrum, o Product Owner (PO) é responsável por definir a visão do produto e remover os impedimentos, enquanto o Scrum Master (SM) é responsável por elaborar e manter o Product Backlog, bem como por ajudar o PO a executar suas atividades diárias. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
O Dono do Produto (PO) é responsável por maximizar o valor do produto e do trabalho da equipe de desenvolvimento. O Dono do Produto é a única pessoa responsável por gerenciar o backlog do produto. O Scrum Master serve a Equipe de Desenvolvimento de várias formas, incluindo: • orientar a Equipe de Desenvolvimento na sua auto organização e multidisciplinaridade; • ensinar ou liderar a Equipe de Desenvolvimento para criar um produto de alto valor; • Remover impedimentos para o progresso da equipe de desenvolvimento; • Facilitar os eventos do Scrum quando solicitado ou necessário; • Orientar a Equipe de Desenvolvimento no ambiente organizacional no qual o Scrum ainda não é amplamente adotado e compreendido. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: SCRUM ( )