Teste 1: Interpretação de Textos

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos >  Conhecimentos Gerais >  Língua Portuguesa > Questões Interpretação de Textos

Teste 1: Interpretação de Textos

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Assinale a alternativa correta sobre o texto “Estiagem”, abaixo:
pt1

#2. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) A diferença do salário de admissão de homens e mulheres diminuiu pelo segundo ano consecutivo. Em 2015, ela ficou em 12,10%, apontam dados do Ministério do Trabalho referentes ao mercado formal de empregos.
A aproximação se deu porque a remuneração dos homens se deteriorou mais. O salário inicial masculino caiu 2,3%, e o feminino, 0,34%.
Em janeiro, os homens ingressaram no mercado com um salário R$ 100 mais baixo do que o valor de entrada dos demitidos – ou seja, o rebaixamento continuou.
Entre as mulheres, a tendência foi a mesma, mas a piora foi de R$ 70.
“As atividades mais atingidas pela crise são indústria e construção civil, tradicionalmente masculinas”, diz Lucia Garcia, coordenadora de pesquisas do Dieese (centro de estudos dos sindicatos).
(Fonte: Folha de São Paulo, Caderno Cotidiano, 08/03/2016)
De acordo com o texto:

#3. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Entra em casa. É tarde e seu marido está lendo na cama. Diz-lhe que Rosinha esteve doente. Não recebeu seu recado avisando que só voltaria de noite? Não, diz ele.
Os tipos de discurso aparecem no texto na seguinte ordem:

#4. (FGV – IBGE/2016) Texto – A eficácia das palavras certas
Havia um cego sentado numa calçada em Paris. A seus pés, um boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava: “Por favor, ajude-me. Sou cego”. Um publicitário da área de criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz e com o giz escreveu outro conceito. Colocou o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora.
Ao cair da tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmola. Seu boné, agora, estava cheio de notas e moedas. O cego reconheceu as pegadas do publicitário e perguntou se havia sido ele quem reescrevera o cartaz, sobretudo querendo saber o que ele havia escrito.
O publicitário respondeu: “Nada que não esteja de acordo com o conceito original, mas com outras palavras”. E, sorrindo, continuou o seu caminho. O cego nunca soube o que estava escrito, mas seu novo cartaz dizia: “Hoje é primavera em Paris e eu não posso vê-la”.
(Produção de Texto, Maria Luíza M. Abaurre e Maria Bernadete M. Abaurre)
O título dado ao texto:

#5. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Assinale a alternativa que contém elementos de coesão apropriados:

#6. (FGV – IBGE/2016) A frase abaixo que exemplifica uma incoerência é:

#7. (FGV – IBGE/2016) “Havia um cego sentado numa calçada em Paris. A seus pés, um boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava: “Por favor, ajude-me. Sou cego”. Um publicitário da área de criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz e com o giz escreveu outro conceito. Colocou o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora”.
O texto pertence ao modo narrativo de organização discursiva, caracterizado pela evolução cronológica das ações. O segmento que comprova essa evolução é:

#8. (INTEGRI BRASIL – Câmara de Votorantim-SP/2016) interpretacao1 O texto, quando salienta que Votorantim tem escolas, luz da ciência, faz alusão à:

#9. (INTEGRI BRASIL – Câmara de Votorantim-SP/2016) interpretacao1 É possível compreender do texto, exceto:

#10. (FGV – IBGE/2016) “Havia um cego sentado numa calçada em Paris. A seus pés, um boné e um cartaz em madeira escrito com giz branco gritava: “Por favor, ajude-me. Sou cego”.
A respeito dos componentes e do sentido desse segmento do texto, é correto afirmar que:

#11. (FCC – PGE-MT/2016) Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte. Pensar o outro A expressão “colocar-se no lugar do outro” é antes um clichê da boa conduta que uma prática efetivamente assumida. É mais fácil repetir a fórmula desse pré-requisito para uma discussão consequente do que levar a efeito o que esta implica. Quem, de fato, é capaz de se colocar no lugar do outro para bem discernir um ponto de vista alheio ao seu? Qualquer pessoa que, por exemplo, frequente as redes sociais, sabe que, numa discussão, os argumentos de um contendor não levam em conta a argumentação do outro. Em vez de se contraporem ideias em movimento, batem-se posições já cristalizadas. A rigor, não há propriamente confronto: cada um olha apenas para si mesmo. Há a convicção de que aceitar a razão do outro é perder a própria. Por que não avaliar que o exame dos argumentos alheios pode ser uma forma de fortalecer os nossos? E se os nossos forem de fato mais fracos, por que não abdicar deles, acolher a verdade que está do outro lado e fortalecer-nos com ela? A dinâmica de um debate deve admitir o pensamento crítico, que é, e deve ser sempre, um pensamento disposto à crise. A vida não para de nos mostrar que é com os momentos críticos que mais aprendemos. Colocar-se no lugar do outro inclui a possibilidade de querer ficar nele: por que não admitir que a razão pode estar do outro lado? Negar o outro é condenar-nos à imobilidade – essa irmã gêmea da morte. (MELLO, Aristides de, inédito)
A resolução de efetivamente “colocar-se no lugar do outro” constitui,

#12. (FGV – DPE-MT/2015)
CHARGE
A charge é produzida com alusão

#13. (FGV – DPE-MT/2015)
CHARGE
A fala do primeiro personagem mostra o emprego de uma variação popular da língua portuguesa falada, o que é demonstrado

#14. (FCC – INFRAERO/2011) Primeiras estórias é, certamente, o melhor livro para começar a entender Guimarães Rosa. Com uma variedade de temas e situações onde se encontram exemplares de vários tipos de conto − do fantástico ao anedótico, passando pelo psicológico, o autobiográfico e o satírico − Guimarães Rosa mantém seu estilo próprio com uma estrutura mais assimilável pelo leitor, em consequência do próprio gênero conto. O tratamento que é dado aos temas também é diversificado: ora patético, ora jocoso, ora sarcástico, lírico, erudito e popular.
A maioria dos contos desenrola-se numa região não especificada, mas reconhecível como a das obras anteriores, embora seu cenário seja apenas esboçado. E isso porque, como há um estilo Guimarães Rosa, há também um mundo, um universo Guimarães Rosa perfeitamente identificável, no sentido de que sua obra criou um âmbito próprio, um espaço geográfico e temporal que não se demarca por latitudes e longitudes, nem pelo calendário. É o espaço que circunscreve seus míticos personagens, e tão amplo como aquele outro, o mundo real, de cujos habitantes esses personagens são outras tantas facetas.
De acordo com o texto, é correto afirmar:

#15. (FCC – INFRAERO/2011) Leia o texto abaixo e as afirmações I, II e III feitas em seguida.
Panorama é o nome dado, grosso modo, a qualquer vista abrangente de um espaço físico, ou seja, é uma ampla vista geral de uma paisagem, território, cidade ou de parte destes elementos, normalmente vistos de um ponto elevado ou relativamente distante.
A palavra foi originalmente cunhada na segunda metade do século XVIII pelo pintor irlandês Robert Barker para descrever suas pinturas “panorâmicas” de Edimburgo. O vocábulo é formado por dois termos do grego antigo – pan, que significa “total”, e órama, que significa “vista”.
I. A expressão grosso modo equivale a de modo genérico.
II. O segmento originalmente cunhada poderia ser substituído, preservando-se o sentido e a correção, por gravada de modo original.
III. Em normalmente vistos de um ponto elevado ou relativamente distante, a utilização do termo normalmente indica serem os pontos de observação mencionados os únicos que permitem caracterizar uma imagem como panorâmica.
Tendo como base o texto acima, está correto o que consta em

#16. (CESPE – SERPRO/2013) pt 1
A partir das ideias e dos argumentos suscitados pelo texto, julgue:
Da leitura do texto infere-se que o novo milênio engloba a era do conhecimento, em que a vantagem competitiva decorrente da produção e comercialização de bens e serviços ocorrerá por meio da geração do conhecimento, que permitirá a manutenção do potencial inovador das organizações.

#17. (CETRO – AMAZUL/2015) texto1 texto2 texto3 De acordo com o texto, analise as assertivas abaixo.
I. Na realidade, não houve a detecção de submarinos em nenhuma ocasião. Em todas as vezes, os sinais haviam sido emitidos por lontras.
II. O submarino detectado em Estocolmo provocou grande mobilização militar na Suécia durante a Guerra Fria.
III. Ainda que a Rússia negue envolvimento e aponte para a Holanda, a situação expõe a preocupação crescente sobre as intenções russas na região do Mar Báltico.
É correto o que se afirma em

#18. (FUNCAB – SESACRE/2014) Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
– De uns tempos para cá, eu só penso naquilo.
– Eu penso naquilo desde os meus, sei lá,
onze anos.
– Onze anos?
– É. E o tempo todo.
– Não. Eu, antigamente, pensava pouco
naquilo. Era uma coisa que não me preocupava.
Claro que a gente convivia com aquilo desde cedo.
Via acontecer à nossa volta, não podia ignorar. Mas
não era, assim, uma preocupação constante. Como agora.
– Pra mim sempre foi. Aliás, eu não penso em
outra coisa.
– Desde criança?!
– De dia e de noite.
– E como é que você conseguia viver
com isso, desde criança?
– Mas é uma coisa natural. Acho que todo
mundo é assim. Você é que é anormal, se só
começou a pensar naquilo nessa idade.
– Antes eu pensava, mas hoje é uma
obsessão. Fico imaginando como será. O que eu vou
sentir. Como será o depois.
– Você se preocupa demais. Precisa relaxar.A coisa tem que acontecer naturalmente. Se você fica ansioso é pior. Aí sim, aquilo se torna uma angústia, em vez de um prazer.
– Um prazer?Aquilo?
– Pra você não sei. Pra mim, é o maior prazer
que um homem pode ter. É quando o homem chega
ao paraíso.
– Bom, se você acredita nisso, então pode
pensar naquilo como um prazer. Pra mim é o fim.
– Você precisa de ajuda, rapaz.
– Ajuda religiosa? Perdi a fé há muito tempo.
Da última vez que falei com um padre a respeito, só o
que ele me disse foi que eu devia rezar. Rezar muito,
para poder enfrentar aquilo sem medo.
– Mas você foi procurar logo um padre?
Precisa de ajuda psiquiátrica. Talvez clínica, não sei.
Ter pavor daquilo não é saudável.
– E eu não sei? Eu queria ser como você.
Viver com a perspectiva daquilo naturalmente, até
alegremente. Ir para aquilo assoviando.
– Ah, vou. Assoviando e dando pulinho. Olhe,
já sei o que eu vou fazer. Vou apresentar você a uma
amiga minha. Ela vai tirar todo o seu medo.
– Sei. Uma dessas transcendentalistas.
– Não, é daqui mesmo. Codinome Neca.
Com ela é tiro e queda. Figurativamente falando, claro.
– Hein?
– O quê?
– Do que é que nós estamos falando?
– Do que é que você está falando?
– Daquilo. Da morte.
–Ah.
– E você?
– Esquece.
VERISSIMO, Luis Fernando. In: Novas Comédias da Vida Privada. PortoAlegre: L&PM, 1996. p. 43-44.
O principal traço de comicidade do texto se manifesta:

#19. (FGV – DPE-MT/2015) Os sete erros que devem ser evitados em tempos de seca
O primeiro desses “erros” era “usar água da chuva para beber, tomar banho e cozinhar”. Segundo o aviso, “A água da chuva armazenada em casa não pode ser usada para beber, tomar banho e cozinhar porque ela contém uma alta concentração de poluentes atmosféricos, que podem causar mal à saúde. Essa água só é indicada para consumo com tratamento químico, feito somente por especialistas, não bastando ferver ou filtrar. Por isso, é melhor usá-la apenas na limpeza da casa”.

#20. (CESPE – Câmara dos Deputados/2012) imagem-012 O texto pode ser classificado como didático por ser marcado pela repetição de vocabulário e ausência de elementos subjetivos.  ? O texto apresenta reflexões do autor.

O texto didático é um gênero textual com objetivos pedagógicos. É disposto de maneira a que todos os leitores tenham a mesma conclusão. Por este motivo, é considerado um texto utilitário. </br>

A construção de um texto didático é feita de maneira conceitual, primando pela necessidade do interlocutor de compreender o assunto exposto com base. </br>

Características: </br>

  • Objetividade </br>
  • Impessoalidade </br>
  • Linguagem acessível ao nível de conhecimento do leitor </br>
  • Abordagem que permite uma única e específica interpretação </br>
  • Frequentemente usado em programas de ensino-aprendizagem </br>
  • Adaptação dos sentidos para a mais clara compreensão da mensagem </br>
  • Coesão </br>

Para entender melhor o assunto, acesse: Tipologias e Gêneros Textuais ( )

#21. (FUNCAB-EMDUR/2014) Em “– Não é! Você não é todo concreto, PORQUE SEU MEDO NÃO É CONCRETO. Você não é completamente concreto, só um pouco.” o trecho destacado estabelece ideia de:

#22. (CESPE – TCE-SC/2016) tipologia1Nesse texto, de natureza informativo-argumentativa, busca-se convencer o leitor de que a integridade, como qualidade de órgãos e entidades públicas, contribui para que os agentes do serviço público atuem prevenindo a corrupção e em prol do interesse público

#23. (FCC – TRT – 3ª REGIÃO (MG)/2015)  tipologia2Na construção do poema, predomina o tipo ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br> </br>

Narrativo:  </br>

Os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. Sua estrutura é dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.  </br>

– Objetivo, contar um fato, real ou fictício.  </br>

– Apresenta personagens (principal, secundários,terciários).   </br> </br>

Errado:  </br> </br>

 

Dissertativo:   </br>

– Objetivo, analisar, interpretar e explicar.  </br>

– Apresenta uma postura crítica, no tempo presente.  </br>

– Apresenta a estrutura: introdução argumentação conclusão.   </br> </br>

 

Descritivo:  </br>

Os textos descritivos se ocupam de relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento. Dessa forma, são textos repletos de adjetivos os quais descrevem ou apresentam imagens a partir das percepções sensoriais do locutor (emissor).  </br>

– Objetivo, reprodução mental, apontando características minuciosas.  </br>

– Fixa, como uma fotografia.   </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )

#24. (FCC – TRT – 3ª REGIÃO (MG)/2015)  tipologia3Uma característica do gênero crônica verificável no texto é:

#25. (CESPE- FUB/2015) tipologia4O texto é essencialmente argumentativo, haja vista a quantidade de adjetivações que foram utilizadas para convencer o leitor de que os projetos da UnB são positivos. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Resposta: Falso  </br> </br>

Errado – Argumentativo:   </br>

– Objetivo, convencer a aceitar o argumento.  </br>

– Apresenta opinião do autor.   </br> </br>

Correto – Dissertativo:   </br>

– Objetivo, analisar, interpretar e explicar.  </br>

– Apresenta uma postura crítica, no tempo presente.  </br>

– Apresenta a estrutura: introdução argumentação conclusão.    </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )

#26. (CESPE- FUB/2015) tipologia5O texto é essencialmente narrativo, haja vista a predominância do emprego de formas verbais no pretérito. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto – Narrativo:  </br>

Os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. Sua estrutura é dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho. </br>

– Objetivo, contar um fato, real ou fictício.  </br>

– Apresenta personagens (principal, secundários,terciários).   </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tipologia e gênero textual ( )

#27. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) texto2016unicentro No que se refere aos gêneros textuais, assinale a alternativa correta:

#28. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Considere o trecho a seguir: “[…] a romântica ideia de que somos livres e de que temos em nossas mãos todo o sistema decisório é uma quimera […]”
A reescritura em que não se altera o sentido original desse período é:

#29. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) texto2016unicentro Em relação à palavra “que”, usadas nas linhas 1 e 4 do texto, é incorreto afirmar que:

#30. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Em relação à finalidade dos textos de diferentes gêneros, considere as afirmações:
I. O resumo tem por finalidade apresentar fatos essenciais contidos em um texto.
II. O artigo científico pode se referir à apresentação de um relatório escrito de estudos a respeito de uma questão específica ou à divulgação de resultados de uma pesquisa realizada.
III. A carteira de identidade ou Registo Geral (RG)serve para confirmar a identidade da pessoa e para solicitação de outros documentos.
Assinale a alternativa correta.

Ver Resultado

Deixe uma resposta