Teste 2: Interpretação de Textos

Juliana Jenny Kolb

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Teste 2: Interpretação de Textos

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) texto22016unicentro Assinale em qual das alternativas o conectivo empregado mantém o sentido da fala da personagem “Portanto, não vou cair na mediocridade do corte e costura”:

#2. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) texto22016unicentro Marque a alternativa correta. No terceiro quadrinho, os pontos de exclamação reforçam o sentido de:

#3. (TJ-PR – TJ-PR/2014) textoCalvin Um dos recursos mobilizados por Bill Watterson para produzir o efeito de humor é a argumentação de Calvin. Assinale a alternativa que apresenta uma argumentação análoga à do quadrinho.

#4. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto3 Considere as seguintes afirmativas sobre expressões empregadas como recursos coesivos para a continuidade do texto:
1. “Como se” (linha 8) introduz uma afirmação que se contrapõe ao anteriormente dito.
2. “Mesmo se” (linha 14) introduz uma afirmação que complementa e confirma o anteriormente dito.
3. “Ou” (linha 18) introduz uma retificação, que coloca em evidência o conceito de tempo psicológico.
4. “Assim” (linha 26) equivale a “dessa forma” e introduz uma afirmação que complementa e conclui o anteriormente dito.
Assinale a alternativa correta.

#5. (TJ-PR – TJ-PR/2014) O gráfico a seguir faz parte do relatório da pesquisa “Tolerância social à violência contra as mulheres”, realizada pelo IPEA, versão retificada publicada em 04/04/2014. grafico1 Assumindo o pressuposto de que o IPEA tenha analisado uma amostra significativa da população brasileira e tendo como referência as informações contidas no gráfico, assinale a alternativa INCORRETA.

#6. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto1 Assinale a alternativa correta sobre algumas expressões usadas no texto.

#7. (FURB – ISSBLU/2015) blu-texto1 Assinale a alternativa correta:

#8. (FURB – ISSBLU/2015) blu-texto1 Lya Luft usou a história de um monge como (assinale a alternativa correta):

#9. (FURB – ISSBLU/2015) blu-texto1
Releia um trecho do sétimo parágrafo: “[…] desperdiçamos tempo, vida e energia sofrendo por bobagens, arruinando as alegrias, ignorando afetos, trabalhando mais do que seria necessário para a nossa dignidade, curtindo mais o negativo do que o positivo, quando afinal a ordem divina metafórica é que não precisamos fazer o sacrifício do celibato, mas celebrar a vida.”
Sobre esse trecho, considere as seguintes afirmações e identifique a(s) correta(s):
I- Lya Luft empregou “celibato” em sentido figurado, pois, segundo ela, a ordem divina é celebrar e não viver inutilmente uma vida de sacrifícios, amarga, sem proveitos.
II- O vocábulo “celibato” foi empregado em sentido real ou denotativo, levando em conta que o monge celibatário opta por uma vida de sacrifícios, afasta-se do convívio social e deixa de celebrar a vida, como muitos de nós.
III- Em “[…] a ordem divina metafórica é que não precisamos fazer o sacrifício do celibato […]”, há uma oração substantiva predicativa.
A alternativa correta é:

#10. (FURB – ISSBLU/2015) blu-texto1
Em algumas passagens do texto, Lya Luft usa o recurso da enumeração, a fim de enfatizar suas ideias. Assinale a alternativa em que há um exemplo completo desse recurso:

#11. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) texto32016unicentro Constitui opinião sobre os fatos apresentados no texto, apenas a alternativa:

#12. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) texto32016unicentro Quanto à organização do terceiro parágrafo do texto, assinale a alternativa correta no que se refere à relação estabelecida:

#13. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) texto32016unicentro Em relação às expressões retiradas do texto: “assim como” e “além de”, assinale a alternativa correta quanto à função que elas desempenham:

#14. (TJ-PR- TJ-PR/2014) tj-texto1 “ Como pontua Shirky, todas as tecnologias que motivaram essas revoluções têm uma assimetria: quando são boas em gerar conversas, não são boas em gerar grupos, e vice-versa” . Aplicando-se essa observação à internet, é correto afirmar:

#15. (TJ-PR- TJ-PR/2014) textoCalvin Os elementos verbais e não verbais do quadrinho permitem afirmar que, segundo Calvin: 1. se os seres humanos fossem realmente inteligentes se preocupariam com a preservação ambiental. 2. seres inteligentes procuram fazer contato com outros seres inteligentes. 3. o desmatamento pode ser um atrativo para os extraterrestres, pois poderia facilitar o pouso de suas naves na Terra. 4. as formas de vida inteligente fora da Terra sabem que os humanos são seres perigosos. Assinale a alternativa correta.

#16. (TJ-PR- TJ-PR/2014) textoCalvin Assinale a alternativa que apresenta uma resposta adequada à pergunta no título do texto.

#17. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto1 Segundo o texto, a mudança fundamental introduzida no jornalismo a partir da internet foi:

#18. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto2 Considere as seguintes afirmativas sobre expressões utilizadas para dar continuidade ao texto:
1. O uso de “pois” (linha 2) introduz uma explicação que abrange a caracterização que o autor faz dos três tipos de amor.
2. “Essa condição” (linha 6) retoma “é preciso controlar o nível desse neurotransmissor dentro do cérebro” (linha 4).
3. A expressão “todas” (linha 19) não se refere a quaisquer ratazanas-do-deserto, mas somente àquelas que foram incluídas no experimento do doutor Young.
4. O uso de “enfim” (linha 21) tem uma função delimitadora e sinaliza o início da conclusão do texto.
Assinale a alternativa correta.

#19. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto3 “Uma das maiores vítimas dessa correria moderna é nossa conexão com a natureza” (linha 21). Segundo o autor, a conexão com a natureza é vítima porque:

#20. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto3 Ao longo do texto, observa-se uma alternância entre formas (pronomes ou verbos) de primeira pessoa do singular, de primeira pessoa do plural e de terceira pessoa. Considere as seguintes afirmações sobre esse uso:
1. A primeira pessoa do plural é predominante e revela que o autor inclui a si próprio e aos leitores na maior parte de suas afirmações.
2. Em três parágrafos do texto, o autor faz afirmações específicas sobre si mesmo, o que é marcado por formas de primeira pessoa do singular.
3. A primeira pessoa do plural no texto abarca, além do autor e do leitor, uma infinidade de outras pessoas que compartilham as mesmas experiências sobre as quais Gleiser escreve.
4. O uso constante de formas na terceira pessoa do singular marca o distanciamento e objetividade com que o autor aborda o tema.
Assinale a alternativa correta.

#21. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto1 Tendo como ponto de partida a caracterização feita por Clay Shirky para os períodos da revolução nos meios de comunicação social, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Comunicação unilateral, de um para muitos.
2. Comunicação bilateral, de um para um.
3. Comunicação bilateral, de muitos para muitos.
( ) Primeiro período.
( ) Segundo período.
( ) Terceiro período.
( ) Quarto período.
( ) Quinto período.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

#22. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto2 Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas sobre a organização argumentativa do texto:
( ) A tese do autor está expressa na última frase do primeiro parágrafo e corresponde a duas afirmativas interligadas pelo conector portanto.
( ) O experimento relatado no segundo parágrafo tem a função de validar a segunda parte da tese.
( ) O experimento relatado no terceiro parágrafo tem a função de validar a primeira parte da tese.
( ) Na conclusão, o autor adota um ponto de vista sobre o uso dos medicamentos para reduzir o sofrimento associado às perdas afetivas que apresenta diferenças em relação à perspectiva apresentada nos parágrafos anteriores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

#23. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto2 Com base no texto, é correto afirmar:

#24. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto3 Identifique se os seguintes trechos do texto são apresentados pelo autor como fatos (F) ou opiniões (O):
( ) “ Os celulares tornaram-se parte integral de nossa existência, um apêndice tecnológico que nos define como indivíduos” . (linhas 6-7)
( ) “ (…) como verificamos assim que pousa um avião e todo mundo se precipita para ligar seu iPhone ou seu Galaxy (…)“ . (linhas 7-8)
( ) “ Muita gente me pergunta se o tempo está mudando, passando mais rápido” . (linha 15)
( ) “ O ócio é algo que consideramos quase que pecaminoso (…)“ . (linhas 18-19)
( ) “ O tempo está passando mais rapidamente, ou assim o percebemos, porque cada vez temos menos controle sobre ele” . (linha 18)
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

#25. (TJ-PR – TJ-PR/2013) texto20131 Identifique as seguintes afirmativas acerca do primeiro parágrafo como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Apresenta uma sequência de fatos, o que qualifica o texto como narrativo.
( ) Há nele um plano de hipóteses que são confirmadas ao final do texto.
( ) O recurso da repetição é nele explorado com finalidade estilística.
( ) Os fatos são apresentados em ordem crescente de gravidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

#26. (TJ-PR – TJ-PR/2013) texto20131 A partir da leitura do texto, é correto afirmar:

#27. (TJ-PR – TJ-PR/2013) texto2013_neuro  Dado o objetivo de criação do neuro – “estimular o consumo e a oferta de serviços e produtos na região, dinamizando a microeconomia local e criando oportunidades para os moradores” –, avalie se há convergência com esse objetivo nos seguintes excertos do texto:
1– “O principal entrave é a instalação de uma instituição financeira em uma região de alta criminalidade”. (linhas 7 e 8)
2– “A maioria dos moradores nunca teve uma conta bancária”. (linhas 10 e 11)
3– “(…) os neuros serão emprestados conforme a capacidade produtiva ou necessidade dos tomadores”. (linha 17)
4– “Produtores de comidas podem passar a vender para os próprios vizinhos”. (linha 18)
Há relação de convergência com o objetivo de criação do neuro nos itens:

#28. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto2 Com base no texto, é correto afirmar:

#29. (TJ-PR – TJ-PR/2014) tj-texto3 A partir do ponto de vista do autor do texto, é correto afirmar:

#30. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) texto22016unicentro Assinale a alternativa correta em relação à tirinha. É possível identificar o efeito de ironia no fato de:

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