Teste 1: Oracle

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões Oracle

Materiais de Estudo disponíveis

Apostila on-line 1596_64x64

Teste 1: Oracle

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (FCC – SEFAZ/SP/2013) No desenvolvimento de seus bancos de dados, a Express utiliza o sistema gerenciador de bancos de dados Oracle. Considerando o Oracle 11g, é possível criar visões materializadas, cuja principal característica é

#2. (IESES – TRE-MA/2015) Uma função PIPELENED, que é uma função de tabela em PL/SQL ORACLE produz como resultado:

#3. (IESES – TRE-MA/2015) NO PL/SQL do ORACLE, o pacote DBMS_CRYPTO permite a escolha de uma constante que determina o algoritmo de criptografia e o tamanho da chave usada. A constante ENCRYPT_3DES_2KEY tem um tamanho de chave de:

#4. (IESES – TRE-MA/2015) No procedimento em PL/SQL ORACLE abaixo, o parâmetro IN serve para:
PROCEDURE define_atividade
(ultima_data_in IN DATE,
tarefa_desc IN OUT VARCHAR2,
prox_data_out OUT DATE)

#5. (Quadrix – CFO-DF/2017) A respeito do sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) Oracle em ambiente Linux, da arquitetura de banco de dados relacional e da metodologia de desenvolvimento Scrum, julgue o item.
Para realizar uma conexão local em um banco de dados Oracle por meio de uma linha de comando no ambiente Linux, é suficiente digitar, com o usuário Oracle, sqlplus /nolog e, posteriormente, pressionar a tecla .

#6. (FEPESE – JUCESC/2017) Assinale a alternativa que indica o pacote (package) que deve ser usado em bancos de dados Oracle Enterprise 11g R2 para SQL Tuning Automático.

#7. (FEPESE – JUCESC/2017) Assinale a alternativa correta sobre CURRENT_ DATE e SYSDATE da tabela Oracle Dual.

#8. (FEPESE – JUCESC/2017) RMAN é uma ferramenta/solução Oracle de:

#9. (FGV – ALERJ/2017)O SGBD Oracle 11g armazena logicamente seus dados em tablespaces e fisicamente em datafiles associados à tablespace. Considere um banco de dados com a tablespace tbs_03.Para aumentar esse banco, adicionando o datafile tbs_f04.dbf à tablespace tbs_03, deve-se executar o comando:

#10. (FGV – ALERJ/2017)Quando uma instância é iniciada, o SGBD Oracle 11g aloca uma área de memória e inicia processos de background.A memória alocada para variáveis de sessão, como informações de logon e outras informações necessárias por uma sessão do banco de dados, é a:

#11. (IF-SE – IF-SE/2016) Com relação ao gerenciamento de TABLESPACES no SGBD Oracle, podemos AFIRMAR:

#12. (CESPE – TRT – 8ª Região (PA e AP)/2016) Assinale a opção referente ao arquivo que grava todas as mudanças realizadas no DataBase e que é utilizado somente para recuperação de uma instância em um SGBD Oracle.

#13. (FCC – TRT – 14ª Região (RO e AC)/2016) No Oracle Reports Builder 11g, na janela de boas-vindas (Welcome to Reports Buider), é possível escolher algumas opções para iniciar os trabalhos, dentre elas:

#14. (FGV – IBGE/2016) No SQL Server 2012, tabelas que possuem índices do tipo clustered equivalem no Oracle, do ponto de vista da organização dos dados, às tabelas do tipo:

#15. (FGV – IBGE/2016) João faz a manutenção de uma aplicação que acessa um banco de dados Oracle. Entretanto, essa aplicação é utilizada por vários clientes, cada um deles com suas próprias instalações e usuários, o que eventualmente causa erros na localização das tabelas e outros objetos. Num cenário como esse, uma boa prática é referenciar os nomes das tabelas por meio de:

#16. (FGV – IBGE/2016) Analise os comandos Oracle RMAN para extração de backups a seguir:
I. BACKUP INCREMENTAL LEVEL 0 DATABASE;
II. BACKUP INCREMENTAL LEVEL 1 CUMULATIVE DATABASE;
III. BACKUP INCREMENTAL LEVEL 1 DATABASE;
É correto afirmar que o comando:

#17. (IBFC – EBSERH/2017) Os Bancos de Dados PostgreSql e Oracle possuem alguma similaridade. É o caso do operador de concatenação desses dois Bancos de Dados, que para ambos é representado por:

#18. (FCC – TRT – 14ª Região (RO e AC)/2016) No Oracle Reports Builder 11g, na janela de boas-vindas (Welcome to Reports Buider), é possível escolher algumas opções para iniciar os trabalhos, dentre elas:

#19. (FCC – TRT – 23ª REGIÃO (MT)/2016) Após um DBA criar um usuário executando a instrução CREATE USER Paulo IDENTIFIED BY abcd;, o usuário Paulo ainda não tem nenhum privilégio. Para conceder a ele o privilégio de sistema para criar tabelas e views o DBA deve digitar no Oracle 11g, a instrução

#20. (INSTITUTO AOCP – CASAN/2016) Quando ocorrem vazamentos d’água nas cidades, os técnicos da Casan utilizam um aplicativo no qual informam o raio do vazamento e recebem de volta o valor da área atingida. Esse aplicativo realiza consultas à tabela AREAS do banco de dados Oracle 10g. A tabela foi construída por meio de um código PL/SQL que está demonstrado na sequência. Sabendo disso, assinale a alternativa correta sobre o código em questão.
oracle

#21. (CESPE – MEC/2015) Uma forma de monitorar um banco de dados envolve realizar consultas em visões do dicionário de dados como, por exemplo, a visão DBA_THRESHOLDS do Oracle 11g, que contém uma linha para cada alerta ativo no banco de dados, até que ele seja fechado ou redefinido.

#22. (CESPE – TCU/2015) Como parte de um conjunto de instruções, o comando Oracle PL/SQL a seguir significa que, quando se tentar armazenar um valor duplicado em uma coluna que seja chave primária de uma tabela, será disparada uma exceção predefinida na linguagem; e serão desfeitas apenas as instruções escritas no contexto do SAVEPOINT nome_point.
EXCEPTION WHEN DUP_VAL_ON_INDEX THEN ROLLBACK TO nome_point;

#23. (CESPE – TCU/2015) Se, em uma tabela de nome Cliente, a chave primária for NrCliente, então o comando Oracle SQL a seguir será bem-sucedido em eliminar a coluna NrCliente dessa tabela, qualquer que seja a condição dos registros do banco de dados.
ALTER TABLE Cliente DROP (NrCliente) CASCADE CONSTRAINTS;

#24. (INSTITUTO AOCP – EBSERH/2015) A manipulação de datas em SQL sempre demanda particular atenção. Em Oracle, quais cuidados devem ser tomados ao armazenar a data (7/ maio/1970) no banco de dados?

#25. (CONSULPLAN – TRE-MG/2015) Atualmente, os sites da internet não são utilizados apenas para armazenamento e/ou recuperação de textos. O fluxo multimídia tem aumentado consideravelmente e já é responsável por grande parte do tráfego de dados da internet.
Em virtude disso, os bancos de dados passaram a armazenar conteúdo multimídia, como áudio e vídeo. Em função desse crescimento, a partir do Oracle Database 8, uma nova classe de tipos de bancos de dados foi introduzida, conhecida como LOBs, ou Large Objects. Eles podem ser utilizados para armazenar referência a arquivos, dados de caractere, e dados binários, que podem conter imagens, músicas, vídeos executáveis etc. Há quatro tipos de Large Object, sendo que um desses é usado para armazenar dados de caractere multibyte (utilizado para os caracteres que não estejam no idioma inglês). De acordo com o exposto, assinale a alternativa que apresenta esse LOB.

#26. (FCC – CNMP/2015) Considere a sintaxe de instrução Oracle a seguir:
oracle1
Sobre esta sintaxe, é correto afirmar que

#27. (FCC – TJ-AP/2014) O parâmetro PCTREE do sistema gerenciador de bancos de dados Oracle 11g estabelece

#28. (FCC – TRT – 1ª REGIÃO (RJ)/2014) O sistema gerenciador de Bancos de Dados Oracle 11g armazena as tabelas de dicionário de dados na tablespace

#29. (FCC – TRT – 13ª Região (PB)/2014) Um banco de dados Oracle possui uma tabela chamada processo com os seguintes campos:
numero_processo ……………………………. number (5)
sequencia_processo ………………………….number (2)
digito_processo ……………………………… number (2)
ano_processo …………………………………..number (4)
orgao_processo ………………………………..number (1)
regiao_processo ……………………………….varchar2 (5)
vara_processo …………………………………..number (4)
Após a tabela ter sido criada, observou-se um requisito informando que campo vara_processo deve permitir apenas valores entre 0 e 28. Para adicionar tal restrição na tabela deve-se digitar a instrução

#30. (FCC – TRT – 13ª Região (PB)/2014) O Oracle 11g possui ferramentas para gestão de banco de dados que fornecem orientação específica sobre como lidar com os principais desafios de gestão de dados. Uma dessas ferramentas analisa comandos SQL e faz recomendações de como melhorá-los. Esta ferramenta pode ser executada automaticamente durante os períodos de manutenção (normalmente à noite). Durante cada execução automática, ela seleciona consultas SQL de alta carga (high-load) e gera recomendações para ajustar essas consultas. Permite realizar análises estatísticas, criação de perfis SQL, análise de caminho de acesso e análise de estruturas SQL.
O texto descreve uma ferramenta conhecida como

Ver Resultado

msg

Deixe uma resposta