Teste 1: Orientação a Objetos e UML

Juliana Jenny Kolb

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Teste 1: Orientação a Objetos e UML

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (CESPE – 2013 – INPI) Na UML, os diagramas de classe, de objetos e de componentes representam visões estáticas do sistema.

#2. (CESPE – 2013 – TCE-RO) A UML foi projetada primariamente para o processamento de dados simbólicos. Ela é uma linguagem formal matemática, tendo sido pioneira em aplicações como administração automática de armazenamento, linguagens interpretadas e programação funcional.

#3. (FCC – 2011 – INFRAERO) Para captar os requisitos funcionais de um sistema pode-se utilizar a UML. O diagrama mais adequado para essa finalidade é o diagrama de

#4. (CESGRANRIO – 2008 – Petrobrás) classe1 A figura acima mostra um diagrama de classes UML desenvolvido para um projeto em que ainda não se sabe em que linguagem será realizada a implementação. Sobre o diagrama, assinale a afirmação correta

#5. (FCC – 2011 – INFRAERO) Em UML, ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br> </br>

– diagramas de instalação são diagramas estruturais e  têm a função de visualizar a configuração de um  conjunto de nós de processamento e dos componentes em execução em cada nó.  </br>

Errado: </br>

– diagramas de componentes são diagramas de comportamento com a função de visualizar um conjunto  de componentes e as suas relações.  </br>

  • Diagrama de componentes (Estruturais) da UML ilustra como as classes deverão se encontrar organizadas através da noção de componentes de trabalho.
  • Para ler mais sobre o assunto, acesse: Diagramas  de  Componentes ( ) </br> </br>

– diagramas de classes têm como função visualizar  um conjunto de objetos e as suas relações num determinado instante de tempo.  </br>

  • O Diagrama de Classes é, com certeza, o mais importante e utilizado diagrama da UML. Seu principal enfoque está em permitir a visualização das classes que comporão o sistema com seus respectivos atributos e métodos, bem como em demonstrar como as classes do diagrama se relacionam, complementam e transmitem informações entre si.
  • Para ler mais sobre o assunto, acesse: Diagrama de Classes ( ) </br> </br>

– os requisitos identificam as funcionalidades pretendidas no sistema para cada perfil de usuário, com  base nos diagramas de iteração.  </br>

– uma classe abstrata é uma descrição de um conjunto de objetos que compartilham os mesmos  atributos, operações e relações.  </br>

  • Uma classe abstrata é desenvolvida para representar entidades e conceitos abstratos. A classe abstrata é sempre uma superclasse que não possui instâncias. Ela define um modelo (template) para uma funcionalidade e fornece uma implementação incompleta – a parte genérica dessa funcionalidade – que é compartilhada por um grupo de classes derivadas. Cada uma das classes derivadas completa a funcionalidade da classe abstrata adicionando um comportamento específico.
  • Para ler mais sobre o assunto, acesse: Classes Abstratas ( )

#6. (FUNCAB – SESACRE/2014) No diagrama de casos de uso, as pessoas ou entidades externas que integram, interagem ou desempenham algum papel no sistema, são conhecidas como:

#7. (ESAF – 2004 – CGU) No desenvolvimento Orientado a Objetos usando UML, um prefixo é incorporado a um nome de atributo ou nome de operação para indicar a visibilidade da propriedade. Com relação ao prefixo utilizado com esta finalidade, é correto afirmar que os atributos ou operações

#8. ( FURB – ISSBLU/2015) Sobre o diagrama de atividades da UML, é correto afirmar que: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correta

– Utiliza elementos como barras de bifurcação e ponto de ramificação.

Erradas

Exige utiliza as raias de natação para modelar os métodos de um sistema.

– Permite representar as classes de interface mais importantes de um sistema. as atividades que compõem um processo do sistema e o fluxo de controle.

– Tem como objetivo principal modelar as trocas de mensagens entre objetos.  modelar a execução de atividades sequenciais ou concorrentes.

É usado com mais frequência em conjunto com o diagrama de implantação.

Para ler mais sobre o assunto, acesse:  Diagrama de Atividade ( )

#9. (FURB – ISSBLU/2015) Atualmente, a especificação do padrão UML está na versão 2.5 e são disponibilizados vários diagramas. A figura abaixo representa que diagrama da UML? diagrama_sequencia ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

O Diagrama de Sequencia procura determinar de eventos que ocorrem em um determinado processo, ou seja, quais condições devem ser satisfeitas e quais métodos devem ser disparados entre os objetos envolvidos e em que ordem durante o processo específico.

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Diagrama de Sequência ( ).

#10. (ESAF – 2004 – CGU) Na modelagem com UML, o Diagrama de Casos de Uso fornece

#11. (ESAF – 2004 – CGU) Analise as seguintes afirmações relativas à UML:
I. A identidade de objeto é a propriedade pela qual cada objeto, dependendo apenas de sua classe ou estado, pode ser identificado e tratado como uma entidade distinta de software. Este princípio de dependência entre a identidade de um objeto e seu estado viabiliza a herança nas linguagens orientadas a objetos.
II. Na UML, a construção da generalização é representada como uma seta com uma ponta “aberta” e permite ao desenho indicar tanto a herança simples quanto a herança múltipla.
III. Um atributo será considerado de estado quando puder assumir valores infinitos com transições ilimitadas entre eles.
IV. Uma associação na UML representa um conjunto de vínculos de relacionamento entre instâncias de classe.
Estão corretos os itens:

#12. (ESAF – 2004 – CGU) Na modelagem com UML, um Diagrama de Seqüência mostra interações de objetos organizados em uma seqüência de tempo

#13. (FUNCAB – SESACRE/2014) Na UML 2.0, é considerado um diagrama comportamental:

#14. (IESES – TRE-MA/2015) No metamodelo da UML existe referência para um conjunto de diagramas, dentre eles estão:

#15. (IESES – TRE-MA/2015) No metamodelo da UML existe referência para os elementos do diagrama de caso de uso. Esse diagrama serve para apontar:

#16. (FURB – ISSBLU/2015) Considerando o exemplo de diagrama de casos de uso que mostra um vendedor que opcionalmente consulta o SPC e que tanto o vendedor como o entregador precisam verificar pagamentos atrasados, que relacionamentos deveriam substituir as letras A, B e C (nesta ordem)? casodeuso1 ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Os relacionamentos de extensão (extend) são utilizados para descrever cenários opcionais de um caso de uso.

Os relacionamentos de inclusão indicam obrigatoriedade, ou seja, quando indicamos que um Caso de Uso possui um relacionamento de Inclusão com outro, a execução do primeiro obriga também a execução do segundo.

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Caso de Uso – Associações ( )

#17. (IESES – TRE-MA/2015) Uma classe associativa é usada em um diagrama de classe em UML quando:

#18. (IESES – TRE-MA/2015) Na UML, o relacionamento do tipo agregação compartilhada usado no diagrama de classes serve na situação de: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Agregação é um tipo especial de associação onde tenta-se demonstrar que as informações de um objeto (chamado objeto-todo) precisam se complementadas pelas informações contidas em um ou mais objetos de outra classe (chamados objeto-parte). </br> 

Este tipo de associação tenta demonstrar uma relação Todo-Parte entre os objetos associados. </br>  </br> 

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Agregação ( )

#19. (FGV – IBGE/2016) Em Orientação a Objetos, para que uma subclasse de uma classe possa ter seu próprio comportamento, e mesmo assim compartilhar algumas das funcionalidades da classe pai, deve-se implementar: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Questão um tanto polêmica, mas, segue comentário de Hugo R:

“Quando diz que uma subclasse tem comportamento próprio, significa que ela pode fazer outra implementação de métodos da superclasse, o que, de fato, caracteriza polimorfismo.”

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Polimorfismo ( )

#20. (UEL/COPS – UEL/2015) Sobre diagramas UML, assinale a alternativa correta.

#21. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Sobre os diagramas da UML, assinale com V (verdadeiro) ou F(falso) as afirmações que seguem:
I. ( ) O objetivo do Diagrama de Caso de Uso é auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente. Nesse diagrama é apresentada uma coleção de objetos, seus relacionamentos e as mensagens entre eles.
II. ( ) O Diagrama de Classes representa uma coleção de classes e seus relacionamentos. Os atributos e métodos representam as características dos objetos e operações da classe, respectivamente. Os tipos de relacionamentos entre as classes podem ser: Associação (Agregação/ Composição), Generalização e Dependência.
III. ( ) O diagrama de sequência mostra uma perspectiva orientada por tempo de como as mensagens entre os objetos são trocadas para a realização de uma operação. Tanto a solicitação quanto a resposta de um objeto a outro são entendidas como mensagens.
IV. ( ) Os diagramas de atividade são semelhantes aos diagramas de sequência, representam o fluxo de controle de uma atividade para outra. A principal diferença é que no diagrama de atividade o tempo não é mais representado por linhas horizontais e sim por numeração.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Errado </br>

I. ( ) O objetivo do Diagrama de Caso de Uso é auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente.-> Ok </br>

Nesse diagrama é apresentada uma coleção de objetos, seus relacionamentos e as mensagens entre eles. -> Diagrama de Sequência.  </br>  </br>

Correto </br>

II. ( ) O Diagrama de Classes representa uma coleção de classes e seus relacionamentos. Os atributos e métodos representam as características dos objetos e operações da classe, respectivamente. Os tipos de relacionamentos entre as classes podem ser: Associação (Agregação/ Composição), Generalização e Dependência. </br> </br>

Correto </br>

III. ( ) O diagrama de sequência mostra uma perspectiva orientada por tempo de como as mensagens entre os objetos são trocadas para a realização de uma operação. Tanto a solicitação quanto a resposta de um objeto a outro são entendidas como mensagens. </br> </br>

Errado </br>

IV. ( ) Os diagramas de atividade são semelhantes aos diagramas de sequência (Diagramas de Estados), representam o fluxo de controle de uma atividade para outra. A principal diferença é que no diagrama de atividade o tempo não é mais representado por linhas horizontais e sim por numeração.  Os estados no Diagrama de Atividade mudam para um próximo estágio quando uma ação é executada (sem ser necessário especificar nenhum evento como no Diagrama de Estado) </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: UML ( )

 

#22. (NC-UFPR –  ITAIPU BINACIONAL/2017)  Com base no diagrama abaixo, considere as seguintes afirmativas relacionadas à notação e ao que esse diagrama representa. 
 1. A associação entre Lista e Item é do tipo composição e indica que o objeto todo deve gerenciar a criação e destruição de suas partes. 
 2. A associação entre Item, Música e Vídeo representa uma herança múltipla. 
 3. tocar() é uma operação polimórfica, significando que, quando uma mensagem é despachada em tempo de execução, uma correspondência é determinada em tempo de execução de acordo com o tipo do objeto. 
 4. A classe Segue deve possuir atributos ou operações para justificar sua representação como classe de associação. 
 5. Em tempo de execução, a classe Item precisa ser instanciada para que as classes Música ou Vídeo possam ser utilizadas. 
  
  Assinale a alternativa correta ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Errado: 1. A associação entre Lista e Item é do tipo composição e indica que o objeto todo deve gerenciar a criação e destruição de suas partes.  </br>

        • Agregação: Agregação é um tipo especial de associação onde tenta-se demonstrar que as informações de um objeto (chamado objeto-todo) precisam se complementadas pelas informações contidas em um ou mais objetos de outra classe (chamados objeto-parte)

Errado: 2. A associação entre Item, Música e Vídeo representa uma herança múltipla.  </br>

        • Herança Simples.

Correto: 3. tocar() é uma operação polimórfica, significando que, quando uma mensagem é despachada em tempo de execução, uma correspondência é determinada em tempo de execução de acordo com o tipo do objeto.  </br> </br>

Correto: 4. A classe Segue deve possuir atributos ou operações para justificar sua representação como classe de associação.  </br> </br>

Errado: 5. Em tempo de execução, a classe Item precisa ser instanciada para que as classes Música ou Vídeo possam ser utilizadas.  </br>

        • Classes abstrata não pode ser instanciada.

       

       

 

 

#23. (CESPE – 2008 – STJ) Se uma classe abstrata declara uma interface, essa classe tipicamente contém declarações de métodos, mas não corpos de métodos; a interface não pode ser implementada por classes que herdem da classe abstrata. Em diagramas UML, a classe abstrata pode ser identificada colocando-se seu nome em itálico, e relacionamentos de dependência podem ser representados por setas tracejadas entre clientes da interface e a classe abstrata.

#24. (FCM – IF Baiano/2017)  Uma referência para um objeto de subclasse pode ser convertida implicitamente em uma referência para um objeto de superclasse porque um objeto de subclasse é um objeto de superclasse, por herança. Existem, portanto, maneiras possíveis de misturar e corresponder referências para superclasse e referências para subclasse com objetos de superclasse e objetos de subclasse. (DEITEL & DEITEL, 2003, p.446). 
 Analise as afirmativas abaixo com relação à possibilidade de se misturar as referências às subclasses/superclasses e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso. 
 ( ) Fazer referência a um objeto de superclasse com uma referência para superclasse é simples e direto. 
 ( ) Fazer referência a um objeto de subclasse com uma referência para subclasse não é direto. 
 ( ) Fazer referência a um objeto de subclasse com uma referência para superclasse é simples e direto, porque o objeto de subclasse também é um objeto de uma superclasse. 
 ( ) Fazer referência a um objeto de superclasse com uma referência para subclasse é simples e direto. 
 De acordo com as afirmações, a sequência correta é

#25. (FCC – 2012 – TCE-AP) Considere o seguinte diagrama UML: uc1 O número 1 e símbolo 1..* que aparecem ao lado das classes Nota Fiscal e Itens se referem à restrição de

#26. (CESPE – 2008 – STJ) As características a seguir estão corretas para um modelo construído com a UML: pacotes contêm colaborações; as colaborações estão documentadas via diagramas de interação e diagramas de classe; as colaborações descrevem realizações de casos de uso; os padrões de projeto (design patterns) empregados no modelo estão representados via colaborações parametrizadas.

#27. (IBFC – EMBASA/2017) Quanto aos fundamentos básicos de programação orientada a objetos, relacione os quatro conceitos abaixo com os respectivos significados mencionados logo em seguida: 
 CONCEITOS: 
 (1) herança. 
 (2) método. 
 (3) polimorfismo. 
 (4) encapsulamento. 
 SIGNIFICADOS: 
 (A) definem as habilidades dos objetos. 
 (B) é o princípio pelo qual duas ou mais classes, derivadas de uma mesma superclasse, podem invocar métodos que têm a mesma identificação mas comportamentos distintos. 
 (C) é o mecanismo pelo qual uma classe pode estender outra classe ou, ainda, ser estendida de outra classe. 
 (D) consiste na separação de aspectos internos e externos de um objeto

#28. (CESPE – 2008 – STJ) Em um modelo construído com a UML, estão corretas as seguintes características de diagramas de atividades: separações (forks) e junções (joins) são empregadas quando há atividades em paralelo; cada junção tem uma transição de entrada e várias de saída; cada separação tem várias transições de entrada e uma de saída; atividades estão agrupadas em raias separadas por linhas.

#29. (CESPE – 2008 – STJ) As seguintes características estão corretas para um modelo construído com a UML: nos diagramas de componentes, há módulos de código representados por componentes; há diagramas de componentes onde dependências de compilação estão representadas por setas tracejadas entre componentes; nos diagramas de utilização (deployment), alguns nós representam unidades computacionais, outros representam dispositivos periféricos.

#30. (CESPE – 2013 – INPI) O diagrama de casos de uso é utilizado para mostrar o fluxo de trabalho, detalhando as decisões do caminho tomado durante a execução das tarefas.

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