Teste 1: Planejamento Estratégico – PETI

Juliana Jenny Kolb

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Teste 1: Planejamento Estratégico – PETI

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

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#1. (TJ-PR – TJ-PR/2013) Considere as seguintes funções:
   1– Proporcionar maior interação entre a organização e seu meio ambiente.
   2– Determinar instâncias e dar coerência ao processo decisório.
  3– Definir objetivos e linhas de ação mais oportunos e adequados e estabelecer mecanismos de avaliação e controle.
  4– Coordenar e otimizar a alocação de recursos.
  São funções do planejamento estratégico:

#2. (TJ-PR – TJ-PR/2013) Sobre as forças externas que criam a necessidade de mudança organizacional, é correto afirmar:

#3. (FCC – TRT – 24ª REGIÃO (MS)/2017) O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região desenvolveu o mapa estratégico do PETI 2015-2020 mostrado na figura abaixo. 
   
No mapa estratégico, de acordo com os fundamentos do Balanced Scorecard − BSC, 

#4. (IFPI – IFPI/2016) Uma empresa constatou que necessita se utilizar da Tecnologia da Informação (TI) para fins estratégicos. Sendo assim, qual (is) do(s) item(ns) abaixo é(são) maneira(s) de se utilizar a TI como ferramenta estratégica? 
I. Fornecer soluções inovadoras para os desafios empresariais. 
II. Aplicar criativamente tecnologia para produzir bens de forma mais eficiente e a um custo menor. 
III. Criar novos produtos e serviços e novos modelos de negócios.

#5. (FCC – TRT-20ª REGIÃO (SE)/2016) Considere, por hipótese, que as seguintes tarefas relacionadas à Tecnologia da Informação estão sendo consideradas no Tribunal Regional do Trabalho: 
I. Avaliar o uso atual e futuro da Tecnologia da Informação. 
II. Orientar a preparação e a implementação de planos e políticas para assegurar que o uso da Tecnologia da Informação atenda aos objetivos do negócio. 
III. Monitorar o cumprimento das políticas e o desempenho em relação aos planos. 
IV. Coordenar a implantação de um modelo de boas práticas de gestão em todas as instâncias da organização. 
Estão de acordo com o conjunto de tarefas definidas pela norma NBR ISO/IEC 38500:2009, que estabelece um modelo para Governança corporativa de TI, APENAS os itens 

#6. (CESPE – POLÍCIA CIENTÍFICA – PE/2016) Acerca do planejamento estratégico de negócios e de TI, assinale a opção correta.

#7. (CESPE – TRT – 8ª Região (PA e AP)/2016)Considerando que a tecnologia da informação (TI) tem papel imprescindível no contexto das organizações públicas brasileiras e que, por isso, é importante a realização de um bom planejamento de TI que viabilize e potencialize a melhoria contínua do desempenho organizacional, assinale a opção correta.

#8. (FCC – CNMP/2015) Considerando o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação – PETI e o Planejamento Estratégico Empresarial – PEE, é correto afirmar que o

#9. (FCC – TCM-GO/2015) Os Tribunais elaboram seus Planejamentos Estratégicos de Tecnologia da Informação – PETIs como o primeiro desdobramento dos planejamentos estratégicos institucionais, o que demonstra o reconhecimento de que a tecnologia é um dos meios capazes de contribuir fortemente para a melhoria dos serviços prestados pelos Tribunais brasileiros. Estes PETIs devem

#10. (CESPE – TJ-SE/2014) Considera-se que o ambiente de TI esteja inserido em um ambiente classificado como fábrica, caso sofra baixo impacto da carteira de aplicação em desenvolvimento e alto impacto da funcionalidade das atividades de TI.

#11. (CESPE – TJ-SE/2014) O PETI compreende o planejamento de projeto com uma visão inicial do cronograma e dos recursos necessários para projetos específicos de sistemas de informação.

#12. (CESPE – TJ-SE/2014) Com relação ao plano estratégico de tecnologia da informação (PETI) e ao planejamento estratégico de negócio, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que a sigla TI, sempre que empregada, se refere à tecnologia da informação. No PETI, além de ser definida a metodologia de desenvolvimento a ser adotada pela empresa e serem formalizados os resultados específicos a serem alcançados por cada área funcional, são escolhidos os procedimentos e processos relevantes para os setores da organização.

#13. (CESPE – TJ-SE/2014) Com relação ao plano estratégico de tecnologia da informação (PETI) e ao planejamento estratégico de negócio, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que a sigla TI, sempre que empregada, se refere à tecnologia da informação.  Em consonância com os sistemas de informação inovadores e capazes de gerar vantagem competitiva para a organização, o planejamento deve orientar os objetivos de negócio de acordo com as estratégias de TI.

#14. (CESPE – TRT – 17ª Região (ES)/2013) Com relação ao planejamento estratégico de TI (PETI), julgue o item a seguir. 
  Na definição da estratégia de outsourcing, devem ser levados em consideração fatores como a velocidade das mudanças tecnológicas, o custo interno e a crescente complexidade da TI, o que exige especialistas em vários assuntos.

#15. (CESPE – TRT – 17ª Região (ES)/2013) Com relação ao planejamento estratégico de TI (PETI), julgue o item a seguir. 
  A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats) não deve ser realizada no PETI como parte do diagnóstico da situação atual da área de TI, uma vez que essa análise pode ser obtida no próprio planejamento estratégico da empresa.

#16. (CESPE – TRT – 17ª Região (ES)/2013) Com relação ao planejamento estratégico de TI (PETI), julgue o item a seguir. 
  No PETI, os dois principais objetivos da padronização da arquitetura de TI são facilitar a adaptação, na plataforma atual, de novo hardwarecontratado e diminuir a necessidade de capacitações dos profissionais de TI.

#17. (CESPE – TCE-RO/2013) Julgue o item a seguir, acerca de planejamento estratégico de tecnologia da informação (TI). 
 A matriz SWOT pode ser utilizada como ferramenta auxiliar para determinar as responsabilidades durante o processo de elaboração do planejamento estratégico de TI.

#18. (CESPE – SERPRO/2013) Considerando que a administração estratégica é o processo contínuo e circular que visa manter a organização como um conjunto integrado ao ambiente, julgue os itens subsequentes, referentes a planejamento estratégico e BSC (balanced scorecard).  
 A visão empresarial de uma organização pode ser monitorada com base em indicadores apropriados que permitam descrever sua evolução financeira, o comportamento dos seus clientes, o desenvolvimento dos seus processos internos e o nível de aprendizado e crescimento da empresa.

#19. (FCC – TRT – 9ª REGIÃO (PR)/2013) Analise as afirmativas: 
  I. O CobiT 4.1 define as atividades de TI em um modelo de processos genéricos com 4 domínios que mapeiam as tradicionais áreas de responsabilidade de TI: planejamento, construção, processamento e monitoramento. Esses domínios são Planejar e Organizar, Adquirir e Implementar, Entregar e Suportar e Monitorar e Avaliar.  
  II. Na sua formulação, o PETI-JT seguiu a metodologia Balanced Scorecard, que vem sendo adotada como padrão no âmbito dos Tribunais para os seus processos de planejamento estratégico institucional e de TI. A concepção do BSC compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.  
  III. Dentre os objetivos estratégicos do PETI-JT, em relação ao tema “Excelência no Atendimento”, o indicador 1 – tempo de atendimento às solicitações dos magistrados e servidores, tem como meta atender 100% dos incidentes em no máximo 5 minutos até 2014.  
  IV. Os níveis de maturidade do CobiT 4.1 são designados como perfis de processos de TI que a empresa reconheceria como descrição de possíveis situações atuais e futuras. São designados como um modelo inicial, em que não se pode avançar para o próximo nível sem antes se ter cumprido todas as condições do nível inferior. O modelo de maturidade do CobiT, como no enfoque original SEI CMM, busca medir os níveis de maneira precisa de forma a certificar que aquele nível foi exatamente atingido. 
  Está correto o que se afirma APENAS em

#20. (PUC-PR – TJ-MS/2017) O Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC), situado no nível  estratégico, é um documento que complementa o Planejamento Estratégico da Organização, por meio do planejamento de sistemas de informação, conhecimentos e informática, possibilitando a definição de objetivos específicos para a área de TI. Sobre a elaboração e constituição de um PETIC, avalie as seguintes afirmações: 
 I. A fase de Análise do Portfólio atual de TI considera, dentre outros aspectos: os projetos e serviços e seus respectivos status; execução do orçamento de TI; melhorias requeridas e já registradas; quantidade de mudanças no portfólio no período analisado. 
 II. O PETIC está posicionado no nível de Estratégico e Tático, subsidiando que ocorra o cascateamento dos objetivos diretamente para os Planos de Ação para o nível da Operação. 
 III. O plano considera a estratégia para sourcing, ou seja, a definição de terceirização ou adoção de outra estratégia para os recursos humanos da TI. É possível definir esta parte do plano após ter ocorrido o levantamento das necessidades de aplicações, arquitetura de TI, infraestrutura de TI e capacidade requerida. 
 É CORRETO apenas o que se afirma em:

#21. (CESPE – TRT – 10ª REGIÃO (DF e TO)/2013) As organizações mais desenvolvidas podem incluir, em seu planejamento estratégico institucional, mapas estratégicos e resultados avaliados quantitativamente, tais como balanced score card, o que possibilita a identificação mais precisa das necessidades de informação e dos serviços de TI associados.

#22. (CESPE – TRT – 10ª REGIÃO (DF e TO)/2013) Necessidades de informação são atendidas por sistemas de informação especializados, cujo desenvolvimento deve ser identificado para cada ciclo de planejamento estratégico de TI, razão por que as necessidades de TI devem ser estabelecidas na forma de uma lista fechada de sistemas de informação especializados a serem implantados.

#23. (CESPE – TRT – 10ª REGIÃO (DF e TO)/2013) Estratégias organizacionais são identificadas a partir do planejamento estratégico institucional, de modo que a não elaboração desse planejamento pela organização impossibilita o reconhecimento de suas necessidades de informação alinhadas com as necessidades de negócio.

#24. (CESPE – TRT – 10ª REGIÃO (DF e TO)/2013) A contratação de solução de TI deve ser sempre precedida de planejamento, elaborado em harmonia com o PDTI, em alinhamento com o planejamento estratégico institucional.

#25. (CESPE – TRT – 10ª REGIÃO (DF e TO)/2013) É vedada a contratação pela administração pública de soluções de TI que não tenham sido previstas explicitamente no PETI ou no PDTI.

#26. (CESPE – TRT – 10ª REGIÃO (DF e TO)/2013) Uma das vantagens da aplicação da técnica SWOT (strenghts, weaknesses, opportunities, threats), durante o planejamento de TI, consiste na realização de análise dos ambientes de TI externos e internos à organização, com vistas à identificação de fatores de influência existentes.

#27. (CESPE – TRT – 10ª REGIÃO (DF e TO)/2013) O PETI é um instrumento de planejamento de nível estratégico, enquanto o PDTI é um instrumento de planejamento de nível tático, o que explica estar o PDTI alinhado ao PETI, que, por sua vez, deriva do PEI.

#28. (CESPE – TRT – 10ª REGIÃO (DF e TO)/2013) O planejamento de TI para a esfera pública deve ser feito com base no procedimento de elaboração de plano diretor de TI, o qual deve ser elaborado exclusivamente para cada órgão da administração pública, sendo empregado para justificar as contratações de TI pelo próprio órgão.

#29. (ESAF – DNIT/2013) No processo de elaboração do planejamento estratégico, a etapa que se segue à elaboração dos cenários prospectivos é a de:

#30. (CESPE – TCU/2015) A técnica de estabelecimento da estratégia por força diretiva pressupõe que cada empresa tenha uma orientação sobre a direção que deve ser seguida.

#31. (CESPE – TCU/2015) Acerca da gestão e do planejamento estratégico, julgue os itens subsequentes.
Uma organização não contrariará a natureza do seu campo de atuação, caso atue estrategicamente em uma área de negócio fora da abrangência de sua missão.

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