Teste 2: Planejamento Estratégico – PETI

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões Planejamento Estratégico – PETI

facebook 2018 - Concurso CRM-PR - Tecnologia da Informação (Analista, Programador e Técnico)

Materiais de Estudo disponíveis

Apostila on-line facebook Questões - Planejamento Estratégico - PETI

Teste 2: Planejamento Estratégico – PETI

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (PUC-PR – TJ-MS/2017) No dia 27 de abril de 2017, o CEO da United Airlines enviou um e-mail aos participantes do programa de fidelidade retratando-se sobre o ocorrido no início do mesmo mês, com a retirada forçada de um passageiro já embarcado, que teve repercussões muito negativas à imagem da Organização. Parte do conteúdo é apresentado abaixo e retrata a materialização do conceito de “alinhamento estratégico”: 
 “ … Ao longo das últimas semanas, estivemos trabalhando com forte senso de urgência para responder a duas perguntas: 
 como isso pôde ocorrer e de que forma podemos assegurar que nunca mais aconteça algo semelhante? 
 Aquele fato ocorreu porque nossas políticas corporativas foram colocadas acima dos valores que compartilhamos. 
 Nossos procedimentos impediram que nossos funcionários fizessem o que eles sabem ser o certo. … 
 Além disso, lançaremos um novo aplicativo para os nossos funcionários que lhes permitirá realizar diretamente gestos de boa vontade na forma de milhas, créditos de viagem e outras comodidades quando estivermos em falta com você. …  “  
 A respeito do conteúdo acima e a relação com o conceito de alinhamento estratégico, avalie as afirmações a seguir: 
 I. Alinhamento estratégico é o processo de transformar a estratégia do negócio em estratégias e ações de Tecnologia da Informação que garantam que os objetivos de negócio sejam apoiados. 
 II. O alinhamento estratégico é bidirecional, ou seja, da estratégia do negócio para a estratégia de Tecnologia da Informação e vice-versa, pois a Tecnologia da Informação pode potencializar estratégias de negócio que seriam impossíveis de ser implantadas sem o auxílio da tecnologia da informação. No caso da United Airlines, vê-se apenas a direção da estratégia de negócios para a área de Tecnologia da Informação. 
 III. O alinhamento estático é a derivação da estratégia de TI a partir da concepção do Plano Estratégico ou de Negócios da empresa e o alinhamento dinâmico ocorre a cada marco de revisão do Plano Estratégico ou de Negócios, conforme agendado previamente na sua institucionalização.

#2. (ESAF – DNIT/2013) O processo de alinhamento estratégico entre a Tecnologia da Informação (TI) e o negócio pressupõe a existência de um plano estratégico corporativo para servir de referência para o alinhamento. O documento que apresenta as estratégias da TI e de que forma estas estratégias estão alinhadas com as estratégias de negócio é o:

#3. (CESPE – TCE-ES/2012) A infraestrutura de uma empresa e o pessoal de suporte são recursos de TI que devem ser gerenciados com base no alinhamento estratégico.

#4. (CESPE – TJ-AL/2012) Com relação ao alinhamento estratégico de TI nas organizações, assinale a opção correta.

#5. (FCC – TST/2012) Existem diversas formas de se dividir o Planejamento Estratégico de TI em etapas, todas levando ao mesmo princípio. Uma dessas formas indica a existência das seguintes etapas: 
 I. Identificação de como as tecnologias da informação emergentes podem auxiliar a alcançar os objetivos da empresa. 
 II. Análise e identificação dos processos mais críticos da empresa. 
 III. Conhecimento de todos os processos de negócios da empresa. 
 IV. Identificação e eliminação de procedimentos e práticas de TI obsoletas e/ou desnecessárias. 
 A ordem indicada para a consecução dessas etapas é a representada pela sequência

#6. (CESPE – TRE-RJ/2012) O levantamento dos grandes desafios estratégicos da organização deve ser iniciado a partir de um mapa estratégico ou construto similar, que contenha a tradução do planejamento em termos de dimensões ou perspectivas.

#7. (PUC-PR – TJ-MS/2017) O Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC), situado no nível estratégico, é um documento que complementa o Planejamento Estratégico da Organização, por meio do planejamento de sistemas de informação, conhecimentos e informática, possibilitando a definição de objetivos específicos para a área de TI. Sobre a elaboração e constituição de um PETIC, avalie as seguintes afirmações: 
 I. A fase de Análise do Portfólio atual de TI considera, dentre outros aspectos: os projetos e serviços e seus respectivos status; execução do orçamento de TI; melhorias requeridas e já registradas; quantidade de mudanças no portfólio no período analisado. 
 II. O PETIC está posicionado no nível de Estratégico e Tático, subsidiando que ocorra o cascateamento dos objetivos diretamente para os Planos de Ação para o nível da Operação. 
 III. O plano considera a estratégia para sourcing, ou seja, a definição de terceirização ou adoção de outra estratégia para os recursos humanos da TI. É possível definir esta parte do plano após ter ocorrido o levantamento das necessidades de aplicações, arquitetura de TI, infraestrutura de TI e capacidade requerida. 
 É CORRETO apenas o que se afirma em:

Ver Resultado

Deixe uma resposta