Teste 1: Pontuação

Juliana Jenny Kolb

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Teste 1: Pontuação

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões, selecionadas randomicamente.

Results

#1. (INAZ do Pará – DPE-PR/2017) Em “uma doméstica conseguiu juntar, ao longo dos anos, o suficiente para comprar uma quitinete no centro de São Paulo.”, as vírgulas foram empregadas para:

#2. (VUNESP – CRBio – 1º Região/2017) Assinale a alternativa em que a pontuação está empregada corretamente e preserva o sentido original do texto.

#3. ( IESES – GasBrasiliano/2017) Analise as proposições abaixo. Em seguida, assinale a alternativa que contenha a análise correta sobre as mesmas.
I. Em: “todas as teorias, apesar das diferenças, são tributárias de um mesmo princípio, já intuído pelos gregos na Antiguidade”, a simples substituição da expressão “de um mesmo princípio” por “de uma mesma raiz” não alteraria a correção do período.
II. As duas vírgulas presentes no trecho a seguir isolam duas orações coordenadas e uma subordinada: “Certas palavras não encontram equivalentes exatos em outros idiomas, as estruturas sintáticas são muito diferentes, mas o sentido geral das frases tende a permanecer o mesmo”.
III. A palavra “tampouco”, destacada no texto, tal como foi empregada, expressa sentido de “também não”.
IV. Em: “não há nada que possamos pensar que algum grego já não tenha pensado”, o verbo haver é impessoal.

#4. ( IESES – GasBrasiliano/2017) Analise as proposições abaixo. Em seguida, assinale a alternativa que contém a resposta correta.
I. Em: “ninguém mais se entenderia”, a palavra “ninguém” é um pronome indefinido e ocupa a função de sujeito determinado.
II. Em: “Por muitos séculos, um desvio da norma gramatical foi considerado um erro”, a vírgula empregada está separando um adjunto adverbial antecipado.
III. Em: “Se nada mudasse, a língua seria estática”, a vírgula isola uma oração coordenada.
IV. Em: “a forma inovadora pode derrotar as até então estabelecidas”, a palavra “até” é acentuada por ser uma palavra monossílaba tônica.

#5. ( COPEVE-UFAL – Prefeitura de Maceió – AL/2017) Aprenda a escolher o corte certo da carne
Coxão mole, patinho, alcatra… O boi se divide em 21 cortes e, na hora do preparo, a escolha certa faz toda a diferença! Entenda quais são as carnes de “primeira” e de “segunda” para seus pratos.
Você vai ao açougue e encontra uma vitrine repleta de peças de carne. À primeira vista, qualquer uma delas parece servir perfeitamente para aquele suculento picadinho… Só que não! O boi é dividido em 21 partes e seus cortes são classificados como “de primeira” (macios e mais caros) e “de segunda” (mais duros e baratos), e cada tipo é indicado para uma receita específica. “O valor nutritivo dos diferentes tipos de carne é praticamente o mesmo. A diferença está na maciez e na quantidade de nervo e gordura”, afirma a nutricionista Clorisana Abreu. O músculo, por exemplo, fica numa parte do corpo do animal que exige mais esforço. Daí, as fibras enrijecem e deixam o corte endurecido. Já o filé-mignon está localizado numa parte menos usada do boi – por isso é o tipo mais macio. […]
Disponível em: .Acesso em: 17 fev. 2017.
No período destacado O músculo, por exemplo, fica numa parte do corpo do animal que exige mais esforço, justifica-se o emprego das vírgulas por

#6. (FURB – ISSBLU/2015) blu-texto1 Considere as seguintes afirmações:
I- Em “─ Mestre, o que houve?” e “Mas nós, humanos, nem sempre espertos […]”, as vírgulas são obrigató- rias e isolam, respectivamente, um vocativo e um aposto.
II- As palavras “centenário”, “alfarrábios”, “enciclopédia” e “providências” recebem acento gráfico porque são paroxítonas terminadas em ditongo crescente.
III- O uso de palavras antônimas, por exemplo, “celibate” e “celebrate”, pode ter efeito cômico e ambíguo, conforme a afirmação da autora no sétimo parágrafo.
Assinale a alternativa correta:

#7. ( FEPESE – CIDASC/2017) Assinale a alternativa que apresenta correta pontuação.

#8. ( Fundação La Salle – SUSEPE-RS/2017) sem policia
  Sobre os sinais de pontuação do texto, considere as afirmativas abaixo.
 I – A segunda vírgula, na linha 07, poderia ser retirada, sem prejuízo às normas de pontuação vigentes.
  II – Na linha 17, a vírgula depois do vocábulo “Hoje” poderia ser retirada, sem prejuízo às normas de pontuação vigentes, por se tratar de um adjunto adverbial de pequena extensão.
  III – As vírgulas antes e depois da expressão “nos últimos dias”, linha 30, poderiam ser substituídas por travessão duplo, sem prejuízo às normas de pontuação vigentes.
 Das afirmações acima, qual(is) está(ão) correta(s)?

#9. ( COPEVE-UFAL – Prefeitura de Maceió – AL/2017) quadrinho
  Dadas as afirmativas sobre os aspectos morfossintáticos dos quadrinhos,  
  I. O pronome demonstrativo ESTA, 1º quadrinho, foi corretamente empregado, já que expressa proximidade de quem se manifesta com o objeto referente.
  II. A linguagem verbal do 2º quadrinho foi constituída por apenas um período simples.
  III. A vírgula, que aparece no 2º quadrinho, está de acordo com as orientações gramaticais, uma vez que aparece isolando um termo explicativo.
 IV. O termo TODA A PROVA, presente no 3º quadrinho, apresenta idêntica classificação sintática que AS QUESTÕES, no 3º quadrinho. 
  Verifica-se que está(ão) correta(s)  

#10. ( IADES – CRF – DF/2017) perigo Tendo como referência apenas as regras de ortografia, acentuação gráfica e pontuação vigentes, assinale a alternativa correta

#11. ( FUNDEP (Gestão de Concursos) – UFVJM-MG/2017) Como os animais realmente enxergam o mundo […] Os sons do silêncio
  A história de Hans, um cavalo alemão, mostra bem a capacidade de observação e associação dos animais que criamos. No começo do século 20, ele se tornou celebridade por acertar equações matemáticas. O dono escrevia na lousa uma conta como 1/2 + 1/3 e pedia a resposta ao animal. Ele batia a pata cinco vezes no chão, esperava uns segundos e batia mais seis vezes. Ou seja: 5/6. O dono dizia ter treinado o animal por dez anos.
 Pura malandragem do treinador. Por trás do “raciocínio lógico” do equino, o que havia era uma capacidade ímpar de observação. Ele conseguia perceber sinais sutis no rosto do dono, que o público não tinha como observar. E, assim, descobria quando deveria bater ou não as patas no chão. Ou seja: um cavalo pode ser um ótimo parceiro de truco.
  Cães e gatos também. Eles reparam, associam e memorizam tudo. Cada gesto, cada barulho. Tudo serve de pista sobre o próximo passo do dono. Aquele tilintar de chaves sempre vem antes da despedida. O cheiro do perfume também precede a sua saída. Eles guardam e aprendem com esses sinais. Sabem quando você está prestes a ir embora – e demostram toda a tristeza que sentem nesses momentos…
 É quase impossível escapar do radar dos cães e dos gatos. Os felinos escutam ainda melhor que os cães. E absurdamente mais do que você. Um som que passe dos 20 mil hertz (o extremo do agudo) fica inaudível para nós. Já os gatos ouvem até 60 mil hertz. Os cachorros chegam aos 45 mil hertz. Isso porque os dois evoluíram caçando roedores, então conseguem captar os sinais hiperagudos que os ratinhos emitem para se comunicar. Nem o som das vibrações corporais dos cupins passa batido pelos gatos. Até o som de lâmpadas fluorescentes (sim, elas fazem barulho), eles conseguem captar. Segundo a especialista em comportamento animal Temple Grandin, da Universidade do Colorado, se você estiver conversando no térreo, seu gato vai ouvir e reconhecer sua voz lá do décimo andar. Insano.
  Eles ouvem sons naquilo que para nós é silêncio. […]
  CASTRO, Carol. Como os animais realmente enxergam o mundo. 
  Superinteressante. Disponível em: . Acesso em: 3 mar. 2017 (Fragmento adaptado).
 Releia o trecho a seguir.
  Por trás do “raciocínio lógico” do equino, o que havia era uma capacidade ímpar de observação.
  Nesse caso, as aspas foram utilizadas para:

#12. (UNICENTRO – UNICENTRO/2016) Assinale a alternativa que contém a pontuação correta:

#13. (CESPE – TCU/2015)
teto_tcu_socidadesantigas
Na linha 8, o emprego de vírgula logo após “H. Summer Maine” prejudicaria a correção gramatical do período.

#14. (FGV – IBGE/2016) A frase abaixo, de Millôr Fernandes, que exemplifica o emprego da vírgula por inserção de um segmento entre sujeito e verbo é:

#15. Assinale a letra que corresponde ao único período de pontuação correta

#16. Assinale a letra que corresponde ao único período de pontuação correta

#17. Assinale a pontuação errada:

#18. Dadas as sentenças:
1. Quase todos os habitantes daquela região pantanosa e afastada da civilização morrem de malária.
2. Pedra, que rola, não cria limo.
3. Muitas pessoas observavam com interesse, o eclipse solar.
Deduzimos que:

#19. Correto:

#20. Correto:

#21. Correto:

#22. Correto:

#23. Correto:

#24. Assinale o item correto:

#25. ( FCC – TRT – 24ª REGIÃO (MS)/2017) A alternativa que apresenta um comentário correto acerca da pontuação de um trecho do texto é: 

#26. ( FCC – TRT – 24ª REGIÃO (MS)/2017) As peças em geral trazem à tona temas referentes ao Pantanal e às populações indígenas, são feitas em cores da paisagem regional e, além da fauna e da flora, podem retratar tipos humanos e costumes da região. (3o parágrafo) 
Após o deslocamento da expressão destacada, sem alterar o sentido da frase original, o uso da vírgula fica correto em: 

#27. ( MPE-RS – MPE-RS/2017) ignorancia
 Considere as seguintes afirmações sobre o uso do sinal de ponto e vírgula no texto.
 I. A ocorrência da linha 02 poderia ser substituída por uma vírgula.
 II. A ocorrência da linha 21 poderia ser substituída por dois-pontos.
 III. A ocorrência da linha 28 poderia ser substituída por ponto final.

#28. ( CESPE – TRE-PE/2017) Seriam mantidas a correção gramatical e o sentido original do texto CG1A1AAA, caso, no trecho “Como lembra Marilena Chaui, a cidadania se define pelos princípios da democracia, significando necessariamente conquista e consolidação social e política” (l. 21 a 23), 

#29. ( CESPE – TRE-PE/2017) cg3 
  A correção gramatical do texto CG3A1AAA seria mantida caso  

#30. ( IADES – Fundação Hemocentro de Brasília – DF/2017) Com relação à pontuação, assinale a alternativa que apresenta trecho do texto em que a inserção da vírgula é facultativa.

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