Teste 2: Pontuação

Juliana Jenny Kolb

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Teste 2: Pontuação

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões, selecionadas randomicamente.

Results

#1. (FCC –  TRF – 5ª REGIÃO/2017)  [Em torno da memória] 
       Na maior parte das vezes, lembrar não é reviver, mas refazer, reconstruir, repensar, com imagens e ideias de hoje, as experiências do passado. A memória não é sonho, é trabalho. Se assim é, deve-se duvidar da sobrevivência do passado “tal como foi”, e que se daria no inconsciente de cada sujeito. A lembrança é uma imagem construída pelos materiais que estão, agora, à nossa disposição, no conjunto de representações que povoam nossa consciência atual. Por mais nítida que nos pareça a lembrança de um fato antigo, ela não é a mesma imagem que experimentamos na infância, porque nós não somos os mesmos de então e porque nossa percepção alterou-se. 
       O simples fato de lembrar o passado, no presente, exclui a identidade entre as imagens de um e de outro, e propõe a sua diferença em termos de ponto de vista. 
A exclusão da vírgula altera o sentido da frase: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br>

As imagens mais ricas do passado estão nos artistas, que são mais imaginosos.

  • Se retirarmos a vírgula, muda completamente o sentido, deixa de ser explicativa, passando a ser restritiva. </br>

 

Dica:

1) SEMPRE BUSCO LOGO O ”QUE” PRONOME RELATIVO. </br>

2) POIS, SEM A VÍRGULA, O “QUE”  É RESTRITIVO, E COM A VÍRGULA EXPLICATIVO. </br>

#2. (FEPESE – JUCESC/2017) Assinale a alternativa que está de acordo com a norma culta.

#3. (UFPA – UFPA/2017) No trecho “A sociedade civil (inclusive os defensores dos direitos humanos e da paz) e os ativistas ecológicos devem ser reconhecidos e protegidos como grupos essenciais para a construção de um mundo não violento.” (linhas 51 a 53), afirma-se que os parênteses poderiam ser substituídos por  
I vírgulas.  
II ponto e vírgula.  
III hifens.  
IV travessões.  
V dois-pontos.  
Estão CORRETOS os itens 

#4. (PUC-PR – TJ-MS/2017) Você não resiste a uma livraria. Mesmo sabendo que já tem vários livros ainda não lidos em casa, (1) entra e sai com novas aquisições. (2) Ou faz o mesmo na internet ao receber um e-mail avisando que alguns livros do assunto pelo qual você tem interesse estão em promoção. Resultado: você tem uma pilha de leituras muito maior do que realmente consegue ler. Quem é apaixonado por livros (3) provavelmente se identifica com a situação descrita. Isso acontece tanto que existem grupos de apoio sobre o assunto em redes sociais voltadas para leitores, como o Goodreads. 
 Existe uma palavra em japonês que define a sensação já bem conhecida por leitores e compradores ávidos de livros: “tsundoku”. Trata-se do hábito de comprar materiais de leitura e deixá-los em uma pilha sem nunca serem livros. Em entrevista ao Quartz, o professor de japonês (4) Sahoko Ichikawa, da Universidade Cornell, dos Estados Unidos, explicou que o termo teve origem no século 19 e que “tsunde” significa empilhar coisas e “oku”, (5) deixá-las de lado por um tempo.  
Sobre a pontuação dos trechos numerados no texto, assinale a alternativa CORRETA.

#5. (PUC-PR – TJ-MS/2017) Em uma conferência que escreveu sobre o destino da literatura, Lima Barreto afirmava: “Entrando no segredo das vidas e das coisas, a literatura reforça nosso natural sentimento de solidariedade com nossos semelhantes, explicando-lhes os defeitos, realçando-lhes as qualidades e zombando dos fúteis motivos que nos separam uns dos outros. Ela tende a obrigar a todos nós a nos tolerarmos e a nos compreendermos; e, por aí, nós nos chegaremos a amar mais perfeitamente na superfície do planeta que rola pelos espaços sem fim”. 
 A ideia de que a arte pode ter uma função na sociedade, seja como elemento de união entre os homens, seja pelo potencial de transformação da sociedade, era cara ao escritor carioca, homenageado da 15.ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Sua literatura incluía os suburbanos, negros, despossuídos de toda sorte e, nesse sentido, promovia um olhar da elite letrada sobre tais personagens esquecidos na trama urbana, bem como abarcava seus temas e reivindicações. Um tipo de arte que perdeu o sentido por longas décadas na história da literatura brasileira, mas que nos últimos anos tem mostrado sua pertinência atemporal. 
A palavra “despossuídos” recebe acento gráfico pelo mesmo motivo que

#6. (FURB – ISSBLU/2015) 

Considere as seguintes afirmações: 
 I- Em “─ Mestre, o que houve?” e “Mas nós, humanos, nem sempre espertos […]”, as vírgulas são obrigatórias e isolam, respectivamente, um vocativo e um aposto. 
II- As palavras “centenário”, “alfarrábios”, “enciclopédia” e “providências” recebem acento gráfico porque são paroxítonas terminadas em ditongo crescente. 
 III- O uso de palavras antônimas, por exemplo, “celibate” e “celebrate”, pode ter efeito cômico e ambíguo, conforme a afirmação da autora no sétimo parágrafo. 
 Assinale a alternativa correta:

#7. (FURB – Pref. Blumenau-SC/2009) Algumas das frases a seguir apresentam erros de pontuação. Identifique as corretas: 
 1) Robertino, também é professor de Física, profissão, que adotou, desde que se formou em nossa Universidade. 
 2) Ele, sofreu apenas um puxão de orelha, enquanto todos os demais foram suspensos. 
 3) Assessores parlamentares, são pagos, digase de passagem com o nosso dinheiro, para trabalhar, não para distribuir pizza em plenário. 
 4) Havia, naquele momento, um clima de descontentamento no ar, manifestado apenas nas expressões fechadas da maioria dos presentes àquela cerimônia. 
 5) Numa plataforma, um grupo nos detém o passo: uma mulher, sentada no chão, conta histórias a umas seis ou sete crianças extasiadas. 
 Quanto à pontuação, estão corretas as frases:

#8. (Quadrix – CRO-PR/2016) 
   
 As palavras “está” e “dúvida” estão corretamente acentuadas nos quadrinhos. Assinale a alternativa em que as palavras sejam acentuadas, respectivamente, por essas mesmas regras.

#9. (Quadrix – CRO-PR/2016) 
   
A respeito do uso da vírgula no balão do último quadrinho, assinale a afirmação correta.

#10. (FCJ – CIGA/2014) Das frases a seguir, retiradas de correspondências oficiais, só uma está corretamente pontuada. Qual?

#11. (SOCIESC – Companhia Águas de Joinville-SC/2010) Assinale a alternativa em que o texto não esteja corretamente pontuado.

#12. (FEPESE – JUCESC/2017) Leia o texto.
Açaí é bom, mas engorda.
Sabe aquele grupo de antocianinas que auxiliaria o corpo a expulsar as gordurinhas a mais? Ele também está presente no açaí, uma das frutas tipicamente brasileiras, riquíssima no pigmento. Mas, calma lá, você provavelmente já ouviu falar que açaí engorda. E é preciso botar isso em preto no branco.
Ele é calórico porque possui um elevado teor de lipídios, justifica o pesquisador Evaldo Silva, da Universidade Federal do Pará. O que se deve ressaltar, no entanto, é que a fruta contém ácidos graxos insaturados, gorduras de perfil semelhante às do azeite de oliva. Ou seja, para o coração, consumido sem exagero, é um coquetel maravilhoso de gordura benéfica com antocianina. Numa tigela você também garante fibras e proteínas. Mas, se o ponteiro da balança já incomoda, o melhor é escolher outros ingredientes cheios do pigmento.
Analise as afirmativas feitas sobre o texto.
1. O título é formado por duas orações coordenadas que estabelecem entre si uma relação de oposição.
2. O trecho sublinhado no texto ressalta características positivas do açaí. Para conseguir isso, o autor vale-se da conjunção coordenada “no entanto” que traz sentido de conclusão do que foi dito na frase imediatamente anterior.
3. A conjunção “no entanto” está posta entre vírgulas porque está deslocada no período.
4. Pela leitura do texto, conclui-se que seu autor indica açaí para todas as pessoas.
5. Pela leitura do texto, pode-se concluir – mesmo sendo leigo no assunto – que antocianinas é um pigmento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

#13. (FCC – PGE-MT/2016) Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte. A teoria unificada Os físicos vivem atrás de uma teoria unificada do Universo que explique tudo. Todo o mundo persegue a tal teoria unificada, ou unificadora, por trás de tudo. Só varia o tudo de cada um. As religiões têm suas teorias unificadas: são suas teologias. Diante de um religioso convicto você está diante de alguém invejável, alguém que tem certeza, que chegou na frente da ciência e encerrou a sua busca. A ciência e as grandes religiões monoteístas começaram da mesma diversidade – os deuses semi-humanos da Antiguidade, as deduções empíricas da ciência primitiva – e avançaram, com a mesma avidez, do complicado para o simples, do diverso para o único. Só que o monodeus da ciência ainda não mostrou a sua cara. Na política e nos assuntos do mundo também existe a busca da explicação absoluta, da teoria por trás de tudo. A teoria unificadora não requer esforço, é justamente um pretexto para não pensar. No fundo, o que nos atrai não é a explicação unificadora. Pode ser a teoria mais fantástica, não importa. O que nos atrai é a simplicidade. O melhor de tudo é a desobrigação de pensar. (Adaptado de: VERISSIMO, Luis Fernando. O mundo é bárbaro. São Paulo: Companhia das Letras,2008, p. 59-60) A colocação de ambas as vírgulas está plenamente adequada na frase:

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