Teste 1: Processos de Negócio – BPM – BPMN

Juliana Jenny Kolb

Home > Simulados on-line  > Questões de Concursos > Tecnologia da Informação (TI) > Questões BPM

Materiais de Estudo disponíveis

Apostila on-line  Material estudo concursos

Teste 1: Processos de Negócio – BPM – BPMN

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

Results

#1. (VUNESP – TCE-SP/2015) Dentre as formas de notação utilizadas para modelar o BPM (Business Process Management ou Gerenciamento de Processos de Negócio) estão as opções

#2. (CESPE – TRE-PE/2017) De acordo com o B P M C BOK 3, o mapeamento de processos ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

  • Mapa </br>

Um mapa fornece uma visão abrangente dos principais componentes do processo e apresenta maior precisão do que um diagrama. Tende a agregar maior detalhe acerca do processo e de alguns relacionamentos mais importantes com outros elementos, tais como atores, eventos e resultados. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Diagrama x Mapa x Modelo de Processos ( )

#3. (CESPE – TRE-PE/2017) Descrição das figuras: A primeira figura mostra uma folha de papel em branco; a segunda figura mostra uma folha de papel com uma seta branca na parte superior; a terceira figura mostra uma folha de papel com uma seta preta na parte superior e três barras verticais, centradas, na parte inferior do papel. 
 De acordo com a B P M N (business process modeling notation), as figuras descritas representam, respectivamente,

#4. (VUNESP – TCE-SP/2015) Segundo a notação BPMN, há os gateways (ou pontos de decisão). Considere as seguintes figuras representando 2 gateways: bpm2 Esses gateways representam os tipos:

#5. (CESPE – TRE-PE/2017) O B P M (business process management)

#6. (CONSULPLAN – TRF – 2ª REGIÃO/2017) Analise as afirmativas que versam sobre gestão de processos, técnicas de mapeamento, análise, simulação e modelagem de processos, marque V para as verdadeiras e F para as falsas. 
( ) Gestão de Processos ou Business Process Management (BPM) é o alinhamento dos objetivos estratégicos da organização, projetando e implementando arquiteturas de processos, estabelecendo sistemas de medidas dos processos que alinham com os objetivos da organização, e educar e organizar os administradores para que possam administrar efetivamente os processos. 
( ) No Planejamento do Processo deve-se descrever o propósito do processo, a definição de seus objetivos e os resultados pretendidos. Deve-se estabelecer, ainda, um orçamento levando em consideração o espaço e os recursos necessários, as pessoas e os equipamentos requeridos e planejar como o processo será estabelecido e mantido. 
( ) No Gerenciamento do Processo devem ser coletados dados dos resultados obtidos e compará-los com os objetivos preestabelecidos. Se os objetivos não foram atingidos a contento, devem ser implementadas ações para determinar as causas dos desvios e implementadas as devidas correções.  
A sequência está correta em  ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto:

– Gestão de Processos ou Business Process Management (BPM) é o alinhamento dos objetivos estratégicos da organização, projetando e implementando arquiteturas de processos, estabelecendo sistemas de medidas dos processos que alinham com os objetivos da organização, e educar e organizar os administradores para que possam administrar efetivamente os processos. 

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Business Process Management (BPM) ( )

– No Planejamento do Processo deve-se descrever o propósito do processo, a definição de seus objetivos e os resultados pretendidos. Deve-se estabelecer, ainda, um orçamento levando em consideração o espaço e os recursos necessários, as pessoas e os equipamentos requeridos e planejar como o processo será estabelecido e mantido. 

– No Gerenciamento do Processo devem ser coletados dados dos resultados obtidos e compará-los com os objetivos preestabelecidos. Se os objetivos não foram atingidos a contento, devem ser implementadas ações para determinar as causas dos desvios e implementadas as devidas correções.

#7. (IADES – Fundação Hemocentro de Brasília – DF/2017) No que tange aos conceitos pertinentes a gerenciamento de processos, assinale a alternativa correta. 

#8. (UFMT – UFSBA/2017)  Para a modelagem de processos, podem ser utilizadas várias ferramentas, sendo que uma das mais antigas e mais utilizadas é um diagrama, uma representação esquemática da sequência de um processo. Qual a nomenclatura dessa ferramenta? 

#9. (CESPE – SEDF/2017) O mapeamento de processos requer medição e controle do desempenho dos processos para que se possam estabelecer metas, objetivos e indicadores para monitoramento dos processos e de seus resultados.

#10. (CESPE – SEDF/2017) Modelagem e redesenho de processos são técnicas equivalentes: ambas se caracterizam pela intervenção direta sobre os processos com o objetivo de melhorar seu desempenho nas organizações.

#11. (CESPE – SEDF/2017) As técnicas utilizadas tipicamente nas etapas de modelagem, de análise e de melhoria dos processos compreendem a análise de custos, de ciclo de tempo, de padrões, de lacunas e de sistemas de informação.

#12. (TRE/MA-IESES/2015) Na figura abaixo usando a notação BPMN apresenta-se um gateway exclusivo. Esse tipo de notação serve para:
xor

#13. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) Julgue o item a seguir, com relação à engenharia de software.
O modelo de negócio é definido como um desenho das atividades sequenciadas geradas por entradas e que geram também saídas, apoiadas por artefatos específicos.

#14. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) Julgue o item a seguir, com relação à engenharia de software.
O uso adequado das técnicas de modelagem de negócio produz como resultados a estabilidade do ambiente organizacional, por meio de processos bem elaborados, o que evita possíveis alterações.

#15. (CESPE/UnB – TCDF/ANAP – 2014) Julgue o item a seguir, com relação à engenharia de software.
Utilizando-se a técnica de modelagem To-Be, é possível demonstrar a forma com que os processos estão ou são desenhados no momento de sua análise.

#16. (FCC – SEFAZ/SP/2013) O BPMN é uma notação gráfica de modelagem de processos de negócio. A especificação dos processos de negócios no padrão BPMN chama-se Business Process Diagram (BPD) ou Diagrama de Processos de Negócio. O BPD que modela o processo Atendimento a reclamações é mostrado na figura abaixo.
bpm3
Neste BPD, devem ser representadas as seguintes atividades:
a. Responder reclamação;
b. Analisar reclamação;
c. Receber reclamação;
d. Solicitar documentos de suporte.
bpm2

#17. (FCC – SEFAZ/SP/2013) Dentre as técnicas de modelagem de processos mais difundidas atualmente está o IDEF (Integrated DEFinition). A figura abaixo mostra a hierarquia de processos no IDEF 0.
bpm4
A associação correta dos grupos I, II e III com a hierarquia de processos no IDEF 0 está expressa em:

#18. (FCC – SEFAZ/SP/2013) No intuito de facilitar a organização e assimilação dos conhecimentos relativos ao BPM, o BPM CBOK foi estruturado em 9 áreas específicas de conhecimento, sendo todas inter-relacionadas e evolutivamente complementares. A área de conhecimento que “identifica métodos e ferramentas para avaliar os níveis de maturidade de gerenciamento de processos, juntamente com as áreas requeridas de prática de BPM que podem melhorar as condições da organização. Várias estruturas de processos de negócio são discutidas, junto com a noção de integração de processos, ou seja, a interação de vários processos entre si e os modelos que vinculam o desempenho, as metas, tecnologias, pessoas e controles (financeiros e operacionais) às estratégias corporativas e aos objetivos de desempenho” é a de

#19. (FCC – SEFAZ/SP/2013) Sobre o BPM, considere:
I. Os quatro pilares do BPM são Valores, Crenças, Liderança e Cultura.
II. Fatores-chave que impactam o ciclo de vida BPM são: organização, definição de processo, responsabilidade, patrocínio, medição, consciência, alinhamento, TI e metodologia BPM.
III. Um elemento-chave do BPM é a identificação e definição de controles operacionais e financeiros informatizados.
IV. O ciclo de vida BPM inclui Organização e Estratégia, seguido por Planejamento, Análise de workflow, Gerenciamento de Desenho, Transformação e Carga, finalizando com o Gerenciamento de TI.
Está correto o que se afirma APENAS em

#20. (IESES – TRE-MA/2015) Na modelagem de processo usando BPMN existem diferentes tipos de notações. Como demonstrado na figura, um gateway exclusivo baseado em evento serve:
bpm

#21. (FCC – TRT – 24ª REGIÃO (MS)/2017)  Uma das definições de processo, no âmbito das organizações, é um conjunto de meios articulados de forma organizada para alcançar os resultados pretendidos. Entre as ferramentas utilizadas na gestão de processos se inclui o

#22. (CESPE – TRE-PE/2017) Assinale a opção que apresenta áreas de conhecimento restritas à perspectiva orientada a processos do B P M C BOK 3.

#23. (CESPE – TRE-PE/2017) Uma ampla implementação organizacional de B P M (business process management) requer, obrigatoriamente, a ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: 

– otimização do desenho de processos alinhada aos objetivos estratégicos, por meio de novas capacidades. 

Uma implementação organizacional ampla de BPM, frequentemente, requer a introdução e desenvolvimento de:

    • Novas disciplinas – EA,  planejamento de transformação, gerenciamento de portfólio de processos, gerenciamento de desempenho e gerenciamento de mudanças.

 

    • Novas capacidades que alavanquem essas disciplinas – otimizar o desenho de processos alinhados com objetivos estratégicos, implementar processos de negócio e melhorias de processos, monitorar o desempeno de processos,  tratar perdas de desempenho, responder a mudanças e capitalizar oportunidades de melhoria nos  processos.

 

    • Novos processos de negócio, papéis e tecnologias implementadas especificamente para prover suporte à coordenação ponta a ponta do gerenciamento de processos.

 

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Fases do BPM – Agir ( )

#24. (CESPE – TRE-PE/2017) Assinale a opção correta a respeito de indicadores de processos de negócio.

#25. (CESPE – TRE-PE/2017) A respeito das tecnologias e técnicas de mapeamento, modelagem e melhora de processos de negócio, assinale a opção correta. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto: </br>

– As tecnologias de B P A (business process analysis), E A (enterprise architecture) e repository são utilizadas para modelagem de processos. </br> </br>

Errado: </br>

Durante a modelagem de processos, são utilizadas as B R M S (business rules management systems) e a B P A (business process analysis). </br>

Modelagem: BPA, EA, BPMS. </br>

BRMS: Simulação, Desenho e Armazenamento de regras de negócio e Execução de regras de negócio. </br>

BPA: Análise de processo, Modelagem de processos, Arquitetura de processos e Simulação </br> </br>

– S O A (service oriented architecture) e E A I (enterprise application integration) são tecnologias utilizadas para o mapeamento de processos. </br>

Usados apenas na Interface para aplicação. </br> </br>

– A B A M (business activity monitoring) contribui para a arquitetura e a melhoria de processos de negócio</br>

BAM: Análise de processo, Interface para aplicação, Geração de aplicação e Medição de processo. </br> </br>

 – As B R M S (business rules management systems) são utilizadas para a execução da melhoria de processos</br>

BRMS: Simulação, Desenho e Armazenamento de regras de negócio e Execução de regras de negócio. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Tecnologias BPM ( )

Ver Resultado

 

Deixe uma resposta