Teste 2: Processos de Negócio – BPM – BPMN

Juliana Jenny Kolb

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Teste 2: Processos de Negócio – BPM – BPMN

Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.

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#1. (CESPE – SEDF/2017) Os propósitos da modelagem de processos incluem melhorar o entendimento do negócio, apoiar treinamentos de pessoas e criar uma representação que facilite a análise.

#2. (CESPE – SEDF/2017) De acordo com o guia BPM CBOK, a agregação de atividades e comportamentos executados por seres humanos ou máquinas para alcançar um ou mais resultados é um conceito que se refere à cadeia de valor.

#3. (CESPE – SEDF/2017) Com referência à gestão de processos e às técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue o próximo item. 
  Gerenciamento de Processos de Negócio — ou Business Process Management (BPM), como é conhecido internacionalmente — é um método cuja utilidade limita-se ao mapeamento e à modelagem de processos de negócios.

#4. (CESPE – SEDF/2017) Com referência à gestão de processos e às técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue o próximo item. 
 Um processo de negócios inclui eventos, regras, atores e tarefas.

#5. (CESPE – SEDF/2017) Com referência à gestão de processos e às técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue o próximo item. 
Processos de gestão e processos de apoio são dois dos três tipos em que se classificam os processos de negócios. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Os processos de negócio podem ser classificados em três tipos: </br>

Processo Primário </br>

  • É um processo tipicamente interfuncional ponta a ponta que agrega valor diretamente para o cliente. Processos primários são frequentemente referenciados como processos essenciais ou finalísticos, pois representam as atividades essenciais que uma organização executa para cumprir sua missão. </br>
  • Esses processos constroem a percepção de  valor pelo cliente por estarem diretamente relacionados à experiência de consumo do produto ou serviço. </br>
  • Exemplos: ver Cadeia de Valor ( ) </br>

Processo de Suporte/Apoio </br>

  • Existem para prover suporte a processos primários e processos de gerenciamento. </br>
  • Processos de Suporte não entregam valor diretamente para os clientes. </br>

Processo de Gerenciamento/Gestão </br>

  • Tem o propósito de medir, monitorar, controlar atividades e administrar o presente e o futuro do negócio. </br>
  • São necessários para assegurar que a organização opere de acordo com seus objetivos e metas de desempenho. </br>
  • Não agregam valor diretamente ao cliente. </br>
  • A disciplina de BPM constitui um conjunto de capacidade de negócio que abrange desenhar, implementar, monitorar, controlar e melhorar continuamente processos de negócio. Esses processos que compõem a disciplina de Gerenciamento de Processos de Negócio são exemplos de processos de gerenciamento. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse:  Gerenciamento de  Processos de Negócio ( )

#6. (CESPE – SEDF/2017) Com referência à gestão de processos e às técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos, julgue o próximo item. 
Diagramas, mapas e modelos de processos são termos sinônimos e dizem respeito a representações gráficas dos processos de negócios. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Na prática, diagrama, mapa e modelo são diferentes estágios do desenvolvimento, cada qual agregando mais informações e utilidade para o entendimento, análise e desenho de processos. </br>

  • Diagrama </br>

Um diagrama retrata os principais elementos de um fluxo de processo, mas omite detalhes menores de entendimento dos fluxos de  trabalho. </br>

  • Mapa </br>

Um mapa fornece uma visão abrangente dos principais componentes do processo e apresenta maior precisão do que um diagrama. Tende a agregar maior detalhe acerca do processo e de alguns relacionamentos mais importantes com outros elementos, tais como atores, eventos e resultados. </br>

  • Modelo </br>

Um modelo implica a representação de um determinado estado do negócio (atual ou futuro) e dos respectivos recursos envolvidos, tais como pessoas, informação, instalações, automação, finanças e insumos. </br>

Como é utilizado para representar com mais precisão, requer mais dados acerca do processo e dos fatores que afetam seu comportamento. </br> </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Diagrama x Mapa x Modelo de Processos ( )

#7. (IBFC – EBSERH/2017) Assinale a alternativa correta. A Notação de Modelagem de Processos de Negócio (BPMN – Business Process Model and Notation) é um padrão para modelagem de processos de negócios e fornece uma notação gráfica para a especificação de processos de negócios. O BPD (Business Process Diagram) é uma técnica baseada em fluxogramas e muito semelhante ao diagrama da UML (Unifed Modeling Language) denominado:

#8. (IBFC – EBSERH/2017) Assinale a alternativa correta. O Gerenciamento de Processos de Negócio (Business Process Management – BPM) é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio. Assim como no Gerenciamento de Projetos temos o famoso PMBOK, em Gerenciamento de Processos de Negócio temos, na sua terceira versão, o:

#9. (FCC – PGE-MT/2016) A gestão dos processos do sistema de qualidade pode ser efetuada usando o ciclo PDCA. Essa sigla é a abreviatura de 

#10. (COMPERVE – UFRN/2016) A análise de processos é uma das etapas do ciclo de feedback preconizado pelo Business Process Management (BPM). Com relação a essa análise, avalie as afirmações abaixo: 
 I A análise de sensibilidade (what-if) observa o tempo dedicado a cada atividade dentro do processo. 
 II O gargalo é uma restrição na capacidade que gera uma fila no processo, não podendo ocorrer no entorno de hands-on. 
 III A análise de causa raiz é uma técnica de análise dos processos que permite descobrir post mortem o que causou o resultado. 
 IV Os handoffs geram uma elevada probabilidade no atraso do processo.
 Estão corretas as afirmativas  ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Correto:  </br>

III A análise de causa raiz é uma técnica de análise dos processos que permite descobrir post mortem o que causou o resultado.  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Análise de Causa-Raiz ( )  </br>   </br>

IV Os handoffs geram uma elevada probabilidade no atraso do processo   </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Handoffs ( )    </br>   </br>

Errado:   </br>

 I A análise de sensibilidade (what-if) observa o tempo dedicado a cada atividade dentro do processo.   </br>

Esta análise auxilia na compreensão das seguintes características do processo:  </br> 

        • Capacidade de resposta do processo. Essa é uma medida de quão bem o processo irá lidar com mudanças nos vários parâmetros do processo.  </br>
        • Variabilidade do processo. Essa é uma medida de como a saída do processo se modifica conforme variam os parâmetros do processo.  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Análise de Sensibilidade (what-if) ( )   </br>   </br>

II O gargalo é uma restrição na capacidade que gera uma fila no processo, não podendo ocorrer no entorno de hands-on.   </br>

Gargalo é uma restrição de capacidade que cria uma fila.  </br> 

As seguintes perguntas podem ajudar a compreender a natureza de gargalos:  </br> 

        • Quais são os fatores que contribuem para o gargalo: pessoas, sistemas, infraestrutura, fatores organizacionais?  </br>
        • O gargalo ocorre em torno de handoffs?  </br>
        • O gargalo é  resultado de uma restrição interna ou externa? Qual é a natureza da restrição? Disponibilidade de recurso?     Regras? Dependências de processo?  </br>

Para ler mais sobre o assunto, acesse: Gargalos ( )

#11. (CESPE – FUNPRESP-JUD/2016) No que se refere a gestão de processos, julgue o item subsequente, relativo a conceitos da abordagem por processos, bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 
 Objetivos, regras, eventos e atores são alguns dos elementos formadores dos processos de negócios.

#12. (CESPE – FUNPRESP-JUD/2016) No que se refere a gestão de processos, julgue o item subsequente, relativo a conceitos da abordagem por processos, bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 
 A realização da análise de processos é indicada em momentos de introdução e uso de novas tecnologias, de reorganizações corporativas e de percepção da existência de problemas de desempenho.

#13. (CESPE – FUNPRESP-JUD/2016) No que se refere a gestão de processos, julgue o item subsequente, relativo a conceitos da abordagem por processos, bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 
Na análise de processos, o desenho do novo processo (to be) é condição para a utilização da técnica de análise de lacunas (gap analysis). 

#14. (CESPE – FUNPRESP-JUD/2016) No que se refere a gestão de processos, julgue o item subsequente, relativo a conceitos da abordagem por processos, bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 
No refinamento de processos, devem-se considerar, pelo menos, os seguintes vetores: a melhoria do desempenho, o custeio de atividades e o relacionamento com o cliente.

#15. (CESPE – FUNPRESP-JUD/2016) No que se refere a gestão de processos, julgue o item subsequente, relativo a conceitos da abordagem por processos, bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 
Atividades somente representam um processo quando dispostas em uma sequência lógica de execução para o alcance de um ou mais resultados.

#16. (CESPE – FUNPRESP-JUD/2016) No que se refere a gestão de processos, julgue o item subsequente, relativo a conceitos da abordagem por processos, bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 
A medição, o monitoramento, o controle, a garantia da eficiência e a eficácia da organização são características dos processos de apoio.

#17. (CESPE – FUNPRESP-JUD/2016) No que se refere a gestão de processos, julgue o item subsequente, relativo a conceitos da abordagem por processos, bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 
No desenho de processos, são desenvolvidas as atividades necessárias para a criação de representações dos processos já existentes ou ainda em fase de projeto.

#18. (FCC – AL-MS/2016) A modelagem de processos BPM é considerada importante pela sua capacidade de fornecer a compreensão da empresa e dos mecanismos utilizados para o seu funcionamento. Uma das abordagens adotadas em tal metodologia preconiza que os processos de negócio de uma organização

#19. (CESPE – TCE-PR/2016) Assinale a opção correta, relativa a BPM.

#20. (CESPE – TCE-PR/2016) Com base no BPM CBOK, bem como na literatura pertinente, assinale a opção correta, acerca de gestão do negócio orientada por processos.

#21. (CESPE – TCE-PR/2016) À luz do BPM CBOK e da literatura pertinente, assinale a opção correta, acerca dos papéis e das responsabilidades inerentes à gestão orientada por processos.

#22. (CESPE – TCE-PR/2016) Assinale a opção correta a respeito de indicadores de desempenho.

#23. (FCC – Prefeitura de Teresina – PI/2016) Considere a figura abaixo que representa um processo diagramado com a notação BPMN. 
 
  Neste caso, I, II e III são símbolos que representam, correta e respectivamente, ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.

Se você ficou com dúvidas, acesse: Business Process Modeling Notation (BPMN) ( )

#24. (FCC – Prefeitura de Teresina – PI/2016) Um Analista de Sistemas da Prefeitura de Teresina deve modelar alguns processos, pela primeira vez, para fazer a análise desses processos. Após a modelagem ele deverá obter requisitos de melhoria junto aos stakeholders a fim de ponderar sobre melhorias futuras e otimização dos fluxos de trabalho. Um desenho dos processos otimizados será feito, simulado e implantado após as revisões e aprovação dos envolvidos. 
 Essa situação envolve o mapeamento de processos antes e depois das melhorias e de acordo com as melhores práticas propostas. Na técnica de mapeamento de processos, o primeiro modelo (análise) e o melhorado (desenhado) são tratados, respectivamente, como modelos

#25. (FCC – Prefeitura de Teresina – PI/2016) A década de 1990 foi marcada pela Reengenharia de Processos de Negócios que apregoava uma mudança radical nos processos como forma de obter um salto qualitativo. Ao influxo desse movimento, verificou-se uma grande difusão dos sistemas integrados de gestão, utilizados para automação dos processos de negócios, podendo-se citar como exemplos: 
 I. ERP − Enterprise Resource Planing; 
 II. BPM − Business Process Management; 
 III. CPM − Critical Path Method; 
 Está correto o que consta APENAS em

#26. (CESPE – TCE-SC/2016) A respeito dos indicadores de desempenho na administração pública, julgue o item a seguir. 
 Os componentes básicos de um indicador de desempenho incluem a medida, grandeza puramente qualitativa que permite classificar as características, resultados e consequências dos produtos, processos ou sistemas; e a fórmula, um padrão matemático que expressa a forma de realização do cálculo.

#27. (CESPE – TCE-SC/2016) Na modelagem de processos de negócio, o BPMN (business process model and notation) requer que os gateways sejam representados com círculos e as atividades, com retângulos arredondados.

#28. (VUNESP – UFABC/2016) A sequência de atividades realizadas desde o início da demanda até a entrega do produto ou do serviço, objetivando a geração de resultados para o cliente, ou usuário, chama-se

#29. (CESPE – TRE-PI/2016) De acordo com o CBOK 3, o gerenciamento de processos de negócio

#30. (CESPE – TRE-PI/2016) Com base no CBOK 3, assinale a opção correta acerca das características de um gerenciamento eficaz quando se utilizam indicadores de desempenho de processos.

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