Juliana Jenny Kolb
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Teste 1: Redação Oficial
Questões extraídas de concursos públicos e/ou provas de certificação. Cada teste apresenta no máximo 30 questões.
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#1. (CESPE – TCU/2015) Dado o emprego de “Atenciosamente” como fecho do documento, é correto inferir que as autoridades às quais o expediente se destina pertencem, necessariamente, à mesma hierarquia do remetente. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Fechos para Comunicações </br>
O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: </br>
a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:
Respeitosamente, </br>
b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:
Atenciosamente, </br>
Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Manual de Redação da Presidência da República ( )
#2. (CESPE – TCU/2015) Apesar de conter dois documentos importantes — que aparecem como Anexos I e II —, a forma de apresentação do texto bem como as estruturas linguísticas nele empregadas permitem afirmar que essa comunicação oficial não funciona como mero encaminhamento de documentos.
#3. (CESPE – SERPRO/2013) O documento abaixo constitui exemplo de um tipo de comunicação oficial que, salvo algumas adaptações, segue o padrão ofício. Na correspondência oficial apresentada, o emprego da primeira pessoa do singular, por meio das formas verbais “Submeto” e “permitindo-me sugerir”, embora não represente uma postura de modéstia, possibilitou que o assunto fosse comunicado de modo claro e impessoal, o que se verifica pela ausência, no corpo do texto, de impressões individuais e parciais do remetente.
#4. (CESPE – SERPRO/2013) O documento abaixo constitui exemplo de um tipo de comunicação oficial que, salvo algumas adaptações, segue o padrão ofício. A forma de tratamento empregada no vocativo “Senhora Presidenta da República” está adequada ao gênero de correspondência oficial expedida e à autoridade a que está dirigida. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Usa-se Vossa Excelência, para as seguintes autoridades: </br>
-
- a) do Poder Executivo: Presidente da República; Vice-Presidente da República; Ministros de Estado; Governadores e Vice-Governadores de Estado e do Distrito Federal; Oficiais-Generais das Forças Armadas; Embaixadores; Secretários-Executivos de Ministérios e demais ocupantes de cargos de natureza especial; Secretários de Estado dos Governos Estaduais; Prefeitos Municipais.
-
- b) do Poder Legislativo: Deputados Federais e Senadores; Ministros do Tribunal de Contas da União; Deputados Estaduais e Distritais; Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais; Presidentes das Câmaras Legislativas Municipais.
-
- c) do Poder Judiciário: Ministros dos Tribunais Superiores; Membros de Tribunais; Juízes; Auditores da Justiça Militar. </br> </br>
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo:
-
-
- Excelentíssimo Senhor Presidente da República,
-
-
-
- Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,
-
-
-
- Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.
-
As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo: </br>
-
-
- Senhor Senador,
-
-
-
- Senhor Juiz,
-
-
-
- Senhor Ministro,
-
-
-
- Senhor Governador. </br>
-
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Manual de Redação da Presidência da República ( )
#5. (CESPE – SERPRO/2013) O documento abaixo constitui exemplo de um tipo de comunicação oficial que, salvo algumas adaptações, segue o padrão ofício. No documento oficial em questão, verifica-se a apresentação do problema que reclama a adoção da medida ou do ato normativo proposto e também da medida que deve ser tomada ou do ato normativo que deve ser editado para solucionar o problema.
#6. (CESPE – TCU/2015) A finalidade comunicativa do expediente em apreço é fornecer informações sobre datas e sobre procedimentos que todas as unidades do TCU deverão observar quando do envio de processos para arquivamento.
#7. (FAU – E-Paraná Comunicação – PR/2017) O emprego dos pronomes de tratamento na Redação Oficial e Comercial são conhecimentos essenciais para o profissional que irá trabalhar com o processo de comunicação escrita nas organizações. Neste sentido, marque a alternativa correta que corresponde ao pronome de tratamento das seguintes autoridades respectivamente: Vice-Presidente da República, Reitor de Universidade, Arcebispo:
#8. (COMPERVE – UFRN/2017) Na Universidade Federal do Vale do Assú, o chefe de gabinete do reitor necessita enviar um memorando para a Pró-Reitora de Graduação, convocando-a para uma reunião com os representantes discentes, cuja pauta se refere às reclamações sobre a central de atendimento ao aluno. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o pronome de tratamento a ser usado na abertura da correspondência e os termos do fechamento do memorando devem ser, respectivamente, ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Correto: Senhora Pró-Reitora e Atenciosamente. </br> </br>
– Senhora </br>
Como visto, o emprego dos pronomes de tratamento obedece a secular tradição. São de uso consagrado: </br>
Vossa Excelência, para as seguintes autoridades: </br>
a) do Poder Executivo; </br>
b) do Poder Legislativo : </br>
c) do Poder Judiciário: </br>
As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo: </br>
Senhor Senador, </br>
Senhora Pró-Reitora. </br> </br>
– Atenciosamente </br>
O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: </br>
a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:
Respeitosamente, </br>
b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:
Atenciosamente, </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Manual de Redação da Presidência da República ( )
#9. (FGV – Prefeitura de Salvador – BA/2017) Você precisa comunicar a agenda de uma visita a uma autoridade que deve ser tratada como Excelência. Assinale a opção que apresenta a frase correta.
#10. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) A elaboração de uma correspondência pode envolver o trabalho de mais de um profissional. Numa correspondência, “signatário” é quem
#11. (IDIB – CRO-BA/2017) Assinale a alternativa que apresenta o uso correto do pronome de tratamento ao redigir uma correspondência endereçada ao prefeito de uma cidade:
#12. (IDIB – CRO-BA/2017) No uso correto dos pronomes em documentos oficiais, o termo “vossa excelência” é utilizado nas seguintes situações, EXCETO:
#13. (VUNESP – TJ-SP/2017) Um funcionário do Judiciário que precise encaminhar um documento oficial a um juiz iniciará seu texto da seguinte forma:
#14. (Quadrix – CFO-DF/2017) No que se refere à correspondência oficial, julgue o próximo item. Em ofício encaminhado a ministro de Estado, deve ser empregado o vocativo Vossa Excelência Senhor Ministro. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo: </br>
Excelentíssimo Senhor Presidente da República, </br>
Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional, </br>
Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal. </br>
As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo: </br>
Senhor Senador, </br>
Senhor Juiz, </br>
Senhor Ministro, </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Manual de Redação da Presidência da República ( )
#15. (Quadrix – TERRACAP/2017) De acordo com o MRPR, o vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é
#16. (UFU-MG – UFU-MG/2017) Em relação aos aspectos de tratamento nas redações oficiais, assinale a alternativa correta.
#17. (FUNRIO – SESAU-RO/2017) O seguinte tipo de documento é usado exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Manual de Redação da Presidência da República ( )
#18. (COSEAC – UFF/2017) De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, o pronome de tratamento empregado em comunicações dirigidas aos reitores de universidades é:
#19. (COSEAC – UFF/2017) O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Deve-se usar para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República, o fecho de comunicação:
#20. (COPEVE-UFAL – Prefeitura de Maceió – AL/2017) Assinale a alternativa correta em relação aos pronomes de tratamento utilizados em correspondências oficiais.
#21. (FGV – ALERJ/2017) Na redação oficial, em caso de um aluno dirigir um requerimento ao Reitor de uma universidade, o tratamento adequado é o de:
#22. (IF-CE – IF-CE/2017) Sobre redação de documentos oficiais, é correto afirmar-se que
#23. (FAU – E-Paraná Comunicação – PR/2017) Conforme o Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2002, revisado e ampliado) o Padrão Ofício no Brasil é composto por três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma. Neste sentido, marque a alternativa que apresenta os três tipos de expediente do Padrão Ofício,
#24. (FGV – Prefeitura de Salvador – BA/2017) A modalidade de comunicação interna entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em um mesmo nível ou em níveis diferentes, é denominada
#25. (FGV – Prefeitura de Salvador – BA/2017) Acerca de comunicações oficiais, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. ( ) Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e a circular. ( ) Nos documentos do padrão ofício, deve ser utilizada, preferencialmente, fonte do tipo Times New Roman de corpo 20 no texto em geral, 16 nas citações e 12 nas notas de rodapé. ( ) O ofício é expedido exclusivamente por Ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o aviso é expedido para e pelas demais autoridades. As afirmativas são, respectivamente, de cima para baixo: ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
– Falso – Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e a circular. </br>
Correto: Avisos, Ofício e memorando. </br> </br>
– Falso – Nos documentos do padrão ofício, deve ser utilizada, preferencialmente, fonte do tipo Times New Roman de corpo 20 no texto em geral, 16 nas citações e 12 nas notas de rodapé. </br>
Correto: a) deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé; </br> </br>
– Falso – O ofício é expedido exclusivamente por Ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o aviso é expedido para e pelas demais autoridades. </br>
Correto: Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Manual de Redação da Presidência da República ( )
#26. (FGV – Prefeitura de Salvador – BA/2017) A respeito do Memorando, as afirmativas a seguir estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a. ? A correção aparecerá no rodapé da questão, caso você erre ou não selecione uma opção de resposta.
Errado: </br>
– É a modalidade de comunicação entre unidades administrativas, de um mesmo órgão, que estejam hierarquicamente em mesmo nível. </br>
Coreto: O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. </br> </br>
Para ler mais sobre o assunto, acesse: Manual de Redação da Presidência da República ( )
#27. (IF-TO – IF-TO/2017) A partir da comunicação hipotética apresentada, Memorando n.º 22/2017 – JAL/IFA/2017, julgue as afirmativas a seguir: I. O redator acertou ao identificar o destinatário pelo cargo que ocupa, e não pelo nome, já que se trata de um memorando. II. Por questão de polidez, o redator do memorando em questão deveria ter registrado o primeiro parágrafo da seguinte forma: “Vimos, pelo presente, solicitar, por gentileza, que Vossa Excelência nos informe os nomes dos docentes do Campus Paraíso do Araguaia que possuem habilitação em Química e Filosofia, para que possamos emitir convite para elaboração de questões destinadas ao próximo vestibular do CampusJalapão, do IFA”. III. Para demonstrar seu reconhecimento quanto à informação a ser-lhe prestada, o redator, no memorando em questão, deveria ter arrematado o texto com a seguinte redação: “Em agradecimento, externamos votos de estima e apreço”. IV. O emprego do fecho “Atenciosamente” indica que o destinatário do memorando em questão ocupa cargo de hierarquia equivalente ou superior à do cargo ocupado pelo signatário. V. No segundo parágrafo do memorando, em vez de utilizar o pronome “desse”, o redator deveria ter empregado o pronome “deste”, já que tal pronome remete ao Campus Paraíso do Araguaia, onde se encontra o destinatário da comunicação. Considerando as afirmativas I, II, III, IV e V desta questão, e com base nos atributos da redação oficial, assinale a alternativa correta.
#28. (IF-TO – IF-TO/2017) Considerando que a Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins, deseje emitir comunicação oficial à Direção-geral do campus, com vistas a solicitar equipamentos para a sala de laboratório do curso, assinale o expediente a ser empregado em tal comunicação.
#29. (NC-UFPR – ITAIPU BINACIONAL/2017) Sobre memorandos, considere as seguintes afirmativas: 1. Por ser uma modalidade de comunicação eminentemente interna, a linguagem do memorando não precisa ser formal. 2. Havendo espaço, os despachos aos memorandos devem ser feitos no próprio documento. 3. Memorandos são uma modalidade restrita à comunicação entre unidades administrativas de mesma hierarquia. Assinale a alternativa correta.
#30. (Quadrix – CFO-DF/2017) Nos memorandos, que constituem correspondência interna nos órgãos públicos, admite-se o emprego de gírias e jargões, desde que característicos da área de atuação do setor ao qual se destine o documento.